Como eu era antes

Como eu era antes Amber Smith

Resenhas - Como eu era antes

Ludy 22/10/2023

O livro é escrito em primeira pessoa com o ponto de vista da protagonista Eden, dividido por partes, nas quais representam cada ano escolar da Eden, com uma narrativa realista, comovente e alucinante, e em muitos momentos, o leitor se sente angustiado, querendo fazer algo para mudar a realidade da personagem.

Desde as primeiras páginas, o enredo já é impactante, apresenta muitos gatilhos, então é importante ver os avisos antes de iniciar a leitura.

Nos deparamos com uma protagonista que faz de tudo para se reencontrar depois de um episódio traumático, na qual muita de suas decisões não são as corretas, mas com a solidão e sem o apoio. é o único caminho que ela acha conhecer.

Posso dizer que, ao fim da leitura, eu estava em lágrimas e torcendo para que a mesma fique bem e consiga encontrar apoio daqueles que deveriam ter-lhe protegida e muitas vezes negligenciaram as suas obrigações como pais.

Dani Ferreira SS 05/02/2024

Comecei achando q seria um romance fofo e sai com depressão
Gente, q livro pesado mas ao mesmo tempo maravilhoso!!!
Não tem como vc não sofrer com a Eden, não entender o pq dela fazer tudo o q faz depois, apesar de não justificar ela agir como uma babaca com todos, da pra entender o pq.
Achei q série único, mas vai sair uma continuação e já estou ansiosa pra como tudo vai desenrolar na vida da Edy. Espero q tenha o foco do Josh no meu de tudo ??

Quacs 25/02/2024

Cada página é um soco no estômago. algumas desgraças só abrem a ciranda de mais e mais desgraças ??
Gabyz.z 25/02/2024minha estante
...de você

bookaholiccrow 17/12/2023

Tenho nem palavras
Um livro extremamente interessante e que aborda um tema sensível de uma maneira real e crua, sem perder a sensibilidade.

Eden foi estuprada, e após esse evento, sua vida muda de maneira caótica, onde ela tenta se reencontrar e apagar o passado. Até que ela se perde.

É uma leitura angustiante (não tenho gatilhos), então preze pela sua saúde mental. Mas ao mesmo tempo, é uma leitura necessária, é um ensinamento para que deixemos de julgar o próximo porque não sabemos seu passado, não sabemos pelo que eles passaram.

Em todo o momento fiquei me perguntando o que podemos fazer e como devemos nos portar nesses casos, se estamos sendo abertos e preocupados com nossos amigos e familiares, se somos confiáveis o suficiente para que eles confiem em nós.

Ver a Eden se perdendo é angustiante demais, e no final é tão tranquilizante ver que ela enfim consegue uma rede de apoio. Minha única reclamação é que o livro acaba aí e não temos
uma conclusão.

Isa 01/11/2023

Que livro
Esse livro chegou a ser difícil de ler, me senti agoniada o livro todo juro, que tortura, o final
me fez pensar que temos saída para tudo!!

Wilza.Mary 01/05/2024

Emocionante
Aquele livro que nos faz repensar sobre vários aspectos. O abuso sexual sempre será um tema a ser discutido. Porque sempre a vítima tem que se calar? O medo ele trava. Prende. E nesse livros vemos isso. Muito bom

Iandara.Couto 10/09/2023

Pqp, que livro ruim.
Sem pé nem cabeça.
Personagem toda fodida.
Vc não entende nada do começo ao fim.
Não entendi o propósito do livro.
Liice_brito 15/01/2024minha estante
Horrível. Fraquíssimo

Ana Claudia 07/04/2024

Doloroso e cruel! Impactada!
Que história!!

Éden é uma adolescente de 14 anos que nutre uma paixão platônica pelo melhor amigo de seu irmão Ela tem um coração muito bom e está sempre disposta a ajudar todo mundo. No entanto, em 5 minutos a sua vida vira de cabeça para baixo e isso é irreversível!

Éden é estuprada por Kevin na sua cama dentro de sua casa e a partir daí ela deixa de existir e uma Éden traumatizada, fria, triste, rebelde e completamente em choque e silenciada por ele. Éden não consegue conversar com ninguém sobre o que aconteceu, também não consegue lidar com isso (como que consegue sozinha??), suas atitudes e comportamentos suplicam por ajuda, mas ninguém da atenção. Ela se fecha, seus sentimentos mudam, ela não consegue verbalizar nada.Ela não consegue nem se afastar do seu agressor porque Kevin é o melhor amigo de seu irmão e frequenta a sua casa. Éden se sente acuada porque Kevin fica falando que se ela contar o que aconteceu ninguém vai acreditar nela.

Tudo muda quando a namorada de Kevin o acusa de estupro e o mundo dele desmorona. É chegada a hora de Éden dizer o que aconteceu com ela aos 14 anos.

Que história triste, pesada, cruel! A temática desse livro é dolorosamente triste para as mulheres: o estupro. É uma leitura que fui nocauteando a cada página ao ver todo o sofrimento de Éden, a agonia de ela não conseguir conversar com ninguém e guardar calada um trauma gigante. A todo momento eu só queria que ela falasse, que tivesse coragem para enfrentar seu agressor, de expô-lo. Mas entendo que é difícil demais!

Essa história mostra um outro lado de um estupro que é mostrar o ponto de vista e o psicológico de Eden depois do ato. É angustiante, é doloroso, é cruel. Te faz refletir sobre o peso que o abuso tem sobre a vida da vítima.

A história é dividida em quatro partes e vamos acompanhar como a vida de Éden muda e como ela sobrevive a esse terrível acontecimento. A autora soube tratar esse tema com muita sensibilidade.

Meias de Abelha 03/03/2024

Uma história que fará você refletir muito!
Logo no começo da história, já nos deparamos com uma cena que nos faz refletir e sentir angústia, junto com a Eden. As sensações, os pensamentos, as suas decisões sobre o ocorrido. Ela está em choque, e nós leitores, também ficamos.

Edy resolve não contar para ninguém, o que o melhor amigo de seu irmão - Kevin, a fez. Mesmo porque, Kevin é considerado da família, e como ele mesmo disse: "Ninguém irá acreditar em você."
Ela tenta conviver com isso, com seus pesadelos, medos e "nojo" toda vez que ele passa as férias de final de ano, com eles.
Todas as pessoas próximas à ela, sente sua total mudança de comportamento, já que Edy, resolve viver a vida saindo com vários homens, bebendo, fumando e indo em várias festas. Tudo isso, para suprir seu passado e xingamentos na escola.

Até o dia que Kevin é acusado pela própria namorada, e tudo desmorona. Tudo gira em torno de Edy revelar a polícia tudo o que aconteceu.

Em vários momentos, tive vontade de xingar Edy, mas vamos entendendo conforme a leitura, que muitas meninas / mulheres passam por isso e sofrem caladas, pelo medo, pelas ameaças. E isso é doloroso para todos.

Siga o Meias no Instagram e no Tik Tok e fique por dentro de todas as novidades no mundo literário.

@meiasdeabelha

My 25/11/2023

Muito bom!
Relato muito cru de uma realidade cada vez mais comum. Confesso que por muito pouco, quase abandonei a leitura. Sorte a minha por ter insistido até o final?

Andressa 18/02/2024

Um dos melhores livros que já li.

É chocante, é duro e acima de tudo é real, muito real.
Não é uma leitura fácil, o livro já se inicia com a cena do abuso, e você acaba se sentindo igual a principal (Eden), sem saber o que está acontecendo, até que você e ela, ao mesmo tempo, passa a entender. É brutal.
O peso de tudo que aconteceu, vai consumindo tudo o que ela é, já foi ou poderia ter sido. É angustiante vê a pessoa morrer em vida, não se importar mais com nada, e querer sentir de alguma forma algo, mesmo que isso acabe te destruindo ainda mais.
Demorou anos até ela encontrar a força que precisava. E até mesmo nessa força, você sente a dor que a consome.

Chorei junto com a Eden em várias partes desse livro.

É desesperador imaginar que essa situação está ocorrendo em algum lugar nesse exato momento.

Super recomendo a leitura.
Aguardando ansiosa o segundo livro.

Colapso literário 15/02/2024

Sim, se você é fã de Colleen Hoover, você vai amar essa leitura.
Visivelmente devorei, então posso afirmar que a escrita é bem fluída e te prende demais!
Vale a pena? Sim, mas não achei nada Uaaaaaal

Luana Freiire 03/04/2024

RESENHA - COMO EU ERA ANTES
NOTAS: 5/5???
PAGINAS: 350

+16
Possui g@tilh0s

Sobre o livro
Eden sempre foi uma boa garota e nunca causou nenhum tipo de problema, ela tem um irmão mais velho e é apaixonada pelo melhor amigo dele desde sempre... Kevin sempre esteve em sua casa e perto de todos então é difícil de acreditar que ele possa ser alguém tão ru1m... em uma noite ele entrou no quarto de Eden e @bus0u , ela tinha apenas 14 anos, uma pré-adolescente que sempre esteve ao lado dele...  Eden sabe que precisa contar a alguém mas acredita que ninguém jamais acreditaria nela pois ele cresceu em sua casa e seus pais o tratam como um filho.
Eden percebe que o mundo pode ser cru3l e decide guardar seu segredo mais 0bscur0 até porque ele também a ame@çou... se ela contar vai m@tá-la e ninguém jamais iria acreditar em uma palavra dela pois ela sempre teve essa paixão jovem por ele.
Agora iniciando um novo ano no colégio e longe de seu agr3ssor ela começa agir de forma diferente, ninguém está entendendo o que aconteceu para que ela se fechasse ainda mais... Mara é sua melhor amiga, mas ela também prefere não contar nada por med0, por verg0nha e por ra1va.
Mas algo de bom acontece em sua vida, ela conhece Josh, um jogador do time de basquete fofo que também possui problemas familiares e que a trata melhor do que todo mundo, mas não é isso que ela deseja... ela mudou, ela só deseja algo carnal, ela não quer ficar próxima de ninguém, ela não deseja nada de bom, ela só deseja esconder o que se passa dentro do seu próprio coração e mente.
Josh foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida, mas ele chegou em um momento em que ela está destruída e ela não consegue mais se importar com os sentimentos do outros, ela está quebrada e só precisa esquecer.
Mentlras, segredos, maI comportamento, bebldas, festas e muitos garotos.
Essa é a nova vida de Eden.

O que achei
Esse é um livro bastante d0lor0so e é difícil falar sobre ele.
Logo no primeiro capitulo já sabemos o que aconteceu com Eden, vamos ver que após o @bus0 ela acredita que não é verdade, que tudo não passa de imaginação, ele é o melhor amigo do irmão dela... é impossível fazer algo assim, mas ao se levantar da própria cama constata que tudo foi real, que ela foi usada e ali onde deveria ser seu lugar seguro já não passa de um local de um crlme terrlvel... e ao descer para a própria cozinha precisa encarar o mesmo cara na cozinha dos pais.
Realmente foi uma leitura que me arrancou lagrimas desde o início.
Vamos acompanhar Eden nos últimos anos da escola, o livro está dividido em quatro partes para entendermos como Eden está sobrevivendo a tudo o que aconteceu pois a cada dia algo dela fica mais endurecido, a antiga Eden já não existe, a boa menina morr3u e a ralva é o que a consume. Eden já não se importa com nada e usa tudo o que é possível para esquecer a própria d0r e a cada dia ela se transforma ainda mais em alguém que ninguém reconhece.
É uma leitura que prende muito o leitor, aos poucos vamos tentando entender o que se passa na cabeça da Eden por toda a situação... esse livro me fez refletir em como podemos julgar ser fácil denunciar uma pessoa, mas lendo essa história e vendo como Eden está agindo podemos perceber que nada é fácil, tudo é incrivelmente dol0r0so,  as vezes alguém  que te conhece tão bem não consegue perceber o que está errado, que não fazem a pergunta certa... era isso que ela precisava, de alguém que perguntasse o que aconteceu com ela, se ela estava precisando de ajuda e isso quebr0u meu coração em mil pedaços.
Um livro muito sensível, te faz refletir, você sente tudo o que ela está passando, te toca e vai te fazer chorar.
Recomendo.

literallu 02/12/2023

Que livro ?
Prepara os lencinhos, porque você vai se emocionar e sofrer juntinho com a Eden e como ela lida com a vida após ter sofrido um abuso dentro da própria casa, no seu próprio quarto e por alguém próximo da família no qual ela é obrigada a conviver. Sabe não julgo em nada o modo como ela lidou com tudo, acho que cada vítima lida de um modo e foi bem sensível e responsável a forma que autora trabalha isso.