E foi assim que tudo mudou Thais Bergmann

Resenhas - E foi assim que tudo mudou

literallu 09/03/2024

Ok
É uma história bem legal pra falar a verdade, senti que faltou uma maior construção, mas o tema abordada é super importante e achei bem interessante a forma que ele foi lidada. Só que a resolução final em si, me deixou sentindo que poderia ser mais sabe?

maria12791 07/02/2024

Achei uma leitura fluida até certo ponto da história, mais pro final já tava lendo meio arrastada mas eh um livro bom e trata de assuntos importantes. Acho que teria gostado mais se tivesse me apegado mais aos personagens até pq achei o romance meio meia boca

alexsantoszx 25/03/2024

Esse livro é mágico, traz uma história muito envolvente e com ótimos personagens. É um livro marcado pelas amizades, relacionamentos e amadurecimento. Terminando de ler eu apenas quero uma continuação desse universo, sentirei falta de ler sobre esses personagens e principalmente de ler sobre o Vini e a Nina ?

Clara_88 14/09/2023

Esse livro tem uma escrita muito gostosinha me prendeu do começo ao fim com toda certeza um dos livros que mais gostei de ler eu recomendo demais

Israele1 05/11/2023

E foi assim que tudo mudou
Gostei, um livro adolescente que abordam assuntos interessantes que acontecem entre eles de uma forma leve, mesmo sabendo que são coisas difíceis de lidar; porque recomeços não são fáceis pra ninguém, mas recomeçar com medo de descobrir o seu passado torna tudo ainda mas difícil... e assim vc acaba se envolvendo com o desenrolar de toda a história. ???

LuAza73 16/11/2023

Amei
É um livro que aborda temas muito importantes de ser lidados, principalmente com jovens, enredo perfeito, um livro curtinho mas que tem muito a mostrar, eu amei muito!

Larissa 08/04/2024

Maior enganação
Me senti enganada por conta da capa do livro, achei que a história iria ser uma (????)e acabou sendo outra. Fora essa quebra de expectativas, não achei os personagens cativantes e achei a escrita básica, sem nada que chamasse a atenção.

Vitória 13/09/2023

E foi assim que tudo mudou
A Thais consegue tratar de assuntos tão sérios de uma forma leve sem tirar a importância dos mesmos.
Amo histórias sobre recomeços e essa foi uma das mais lindas que já li, aqueceu meu coração!

millena77 18/03/2024

Garota de Ipanema
O livro foi melhor do que eu imaginava! no começo achei que ia ser bem besta e previsivel mas foi tao alem. eu amei a leitura, que escrita deliciosa, eu simplesmente lia 50 paginas sem perceber de tao bom que é a escrita dessa mulher, uma escrita envolvente e muito boa.
vinicios vontade de guardar voce dentro de um potinho de tao querido q vc eh!
li em conjunto com minha amiga e nós duas amamos. ?
recomendo mt a leitura!! viva a literatura nacional

#MLV-GAMA
18/mar/24

Imyayamin 21/04/2024

Me decepcionei pela capa
Quando vi a capa pensei que fosse um romance safico, e por isso comprei, mas a história não tem absolutamente nada haver com isso
porém eu adorei a história, achei um livro muito bom, achei muito importante a proposta dele e o tópico que ele cita
toda garota na adolescência deveria ler
tatipimen 27/04/2024minha estante
Tava considerando comprar, obrigada ?

isa! 11/12/2023

“Nunca é tarde para recomeçar.”

Esse é um daqueles livros que lemos adolescentes sendo adolescentes, sem aquela pressão de tomar as decisões certas para o enredo não parecer, de certa forma, errado. É um livro simples, mas com uma premissa muito relevante: a questão de uma foto íntima vazada. Certamente, a maioria de nós já se deparou com uma situação como essa - não somente pelo vazamento, mas também pelo medo dele ocorrer. E, quando falamos sobre compartilhar alguma foto, geralmente, falamos sobre confiança também. Porque, assim como Nina aborda na história, o fato de você compartilhar sua intimidade com alguém está diretamente ligado à confiança que se possui no seu parceiro - e na mentalidade de achar que, não, ele nunca faria nada para te arruinar. Mas, até que ponto conhecemos as pessoas para saber que elas não fariam isso? Até que ponto conhecemos nossos amigos? Haha. Fica o questionamento. Portanto, esse livro nos ensina sobre como nunca é tarde para recomeçar e que, mesmo que pareça, nunca é o fim do mundo.

Uma foto íntima de Nina foi divulgada na página de fofocas do colégio e, desde então, sua vida se tornou um completo caos, repleto de desesperança e desconfiança, uma vez que a foto foi compartilhada pelo seu próprio ex namorado. Neste contexto, entra-se a questão da confiança, já que confiamos em uma pessoa o bastante para compartilhar algo íntimo - mesmo sabendo que, caso divulgado, é suficiente para danificar a sua reputação. De certa forma, a confiança é capaz de nos tornar ingênuos por acreditar que alguém nunca faria isso conosco? Quando falamos sobre confiança, nos tornamos burros por continuar acreditando que ela existe de verdade? Até que ponto uma pessoa é confiável? Confesso que sempre fui muito desconfiada em relação às pessoas ao meu redor, nunca sai contando meus segredos para qualquer um e muito menos compartilhando minhas intimidades - posso contar nos dedos as pessoas em quem verdadeiramente confio e, na verdade, acho isso algo excelente. Mas, ainda sim, acredito que o mundo seria melhor se pudéssemos de verdade confiar nas pessoas. Quem não, não é?

A história toma seu rumo quando Nina muda-se para Criciúma, enfrentando a dificuldade de ingressar em um novo colégio, repleto de estranhos - e não podemos negar que entrar em uma escola nova é o top 1 dos principais desafios da vida. Haha. Porém, Nina é muito bem recebida por suas novas colegas de classe e pelo grupo do teatro, em que Vinícius, seu velho amigo, está. Dessa forma, a convivência se torna muito facilitada assim como a aceitação dos pais diante de todo esse conflito de imagem. De verdade, gostei muito da relação dos pais de Nina, de toda a calmaria e todo o apoio que foi dado a superação disso tudo - isso é, sem dúvidas, um dos pontos positivos do livro, uma vez que a compreensão é essencial para a superação. Além disso, as amizades desfrutadas também são importantes, Nina conquista novamente essa confiança que havia sido perdida nas pessoas. Isso é, genuinamente, muito legal de acompanhar.

Maaaaaas. Haha. Tudo bem! Eu sei que eles têm a minha idade e eu também estou longe de lidar com as coisas da melhor forma. Porém, a forma como Nina lidou da metade até o final do livro foi péssima. Não do tipo “sou jovem e inconsequente”, mas sim do jeito “antes você se ferrando do que eu.” Se eu pudesse entrar no livro e ser capaz de dar um tapa no personagem, com toda certeza, bateria em Nina, porque o que ela fez com Vinícius foi pura falta de caráter. E, caramba! Compreendo todos os motivos que a levaram a fazer isso, mas, para mim, foi uma irresponsabilidade e uma falta de empatia gigantesca. Não me levem à mal, mas não acho que Vinícius mereça Nina, já que, na primeira oportunidade, a garota o encurrala sem ao menos se desculpar decentemente. E, ele ainda aceita na mesma hora! Viniiii, você é melhor do que isso. Ainda que não tenha achado o romance instigante e bem construído, gostei da forma como Vini a apoiou em todas suas decisões - até mesmo as burras!

Na minha opinião, a página das fofocas foi uma das melhores partes do livro. Porque, caramba! Isso tudo é tããããão real. Na região em que estudo, sempre aparece alguma página do Instagram explanando um montão de alunos de diferentes colégios. Haha. Nunca apareci em nenhuma delas - ainda bem! -, mas tenho que confessar que é imensamente divertido de acompanhar. E, lendo essa história, percebi que as coisas acontecem igualmente na vida real. Poderia correlacionar diversas situações reais da minha escola com as fofocas do livro - até mesmo do romance com o professor. Haha. Tenho que admitir que a minha história é ainda pior!

Por fim, essa é uma leitura simples, não existem reviravoltas mirabolantes e nem um romance que te fará encontrar com as nuvens, mas, ainda sim, é uma história de adolescentes enfrentando situações terríveis do ensino médio que, em algum momento, te proporcionará algumas lembranças pessoais - tanto da época da escola quanto das burrices feitas durante essa idade. Haha. Honestamente, na minha concepção, é um livro que tem um certo prazo de validade para ser lido, já que não acho que agradará um público mais velho - certamente, é um livro para os adolescentes, que desejam entrar no mundo da leitura. É uma leitura agradável, daquelas que lemos em uma cadeira de balanços após uma caminhada na praia. Haha. E, pelo amor de Deus! Cuidado ao enviar qualquer tipo de coisa para uma pessoa, porque a sua segurança é mais do que valiosa. E, quer saber? Mesmo que uma situação pareça o fim do mundo, ela não é. E, se for, tudo bem! Nunca é tarde para recomeçar.
arilopes 17/01/2024minha estante
uauu, um tema bem legal, principalmente, quanto é direcionado a adolescência ? o estágio que achamos que podemos confiar em todo mundo! confiar exige muito de você, é uma dualidade. confesso que sou muito bem reservado e seletivo com as pessoas que sabem sobre mim porque já tive a confiança roubada. e para ser franco, não confio totalmente em ninguém. estou tentando lembrar alguém em que confio de olhos fechados e não me vêem ninguém a mente, isso, por si só, já é conclusivo!

a questão das fotos íntimas é um evento canônico de todo adolescente. conheço meninas que passaram por isso, no fundamental e médio. acho que a educação sexual se faz necessário justamente por esses "contratempos".

eu aprendi a expressar meus sentimentos/pensamentos nas minhas resenhas baseado na confiança que tenho que pouquíssimas pessoas vão lê-las. é um risco, às vezes. qualquer pessoa pode ler algo e usar isso contra mim. nossas mágoas passadas ainda são mágoas. mas não temo tanto, afinal, não deveria haver medo em expressar nossas dores, medos ou pensamentos.

e não posso acreditar que a menina que lê para mobilizar a empatia e usa termos como açúcar para definir a personalidade de um personagem, prefere ver o outro se ferrando do que si mesmo. estava enganado e fazendo projeções erradas. você é muito perspicaz!

isa! 19/01/2024minha estante
JAHJAHAHAHA NAOOOOO!! você entendeu errado, ariiii! na verdade, eu provavelmente entraria na frente de um trem por qualquer pessoa. nunca seria capaz de preferir ver os outros se ferrando. e ai meu deus eu escrevi isso????KKKKKKKKKKK

arilopes 19/01/2024minha estante
você é máááá ?

Winter_shifter 14/04/2024

Que livro maravilhoso viu, eu realmente amei como o livro se desenvolveu. Muito bom para ter sido lido em menos de 24h. Se estão em dúvidas em ler ele, não tenha. É muito bom mesmo ?

anna 06/02/2024

E foi assim que tudo mudou
GENTEEEEEE!!! eu curti muito o livro! vc consegue se ver nos personagens e eu particularmente me identifiquei muito com a nina, personagem principal

o livro é super fluido e com a leitura muito fácil. uma linguagem simples e de fácil compreensão.

além de ser muito bom, esse livro é nacional! isso tornou o livro mais especial ainda

Heei_Poliiih 23/01/2024

Amei, uma leitura bem fluída.
A leitura é bem fluida e conta sobre uma menina chamada Catarina, que teve uma foto íntima vazada e tem que recomeçar a vida em outra cidade pois os babacas da escola antiga dela ficavam fazendo bullying com a mesma, então ela precisou se mudar, ela teve depressão por causa disso e agora que finalmente ela tá reconstruindo a vida dela fazendo novas amigas, retomando as aulas de teatro que é o que ela mais gostava de fazer, para o azar ou sorte dela acontece um reencontro com um garoto da sua ex escola (vulgo pesadelo) na atual e ela tá bem digamos que ansiosa, sempre com medo de tudo vir à tona novamente, então ela está tentando descobrir se ele sabe da tal foto vazada só que ainda não descobriu nada e ao longo do livro ela vai tirando essa dúvida. Infelizmente o mesmo que aconteceu com ela, acaba acontecendo com sua amiga Joana e ela fica no puro ódio quando percebe que ninguém tomou as devidas atitudes, então em um gesto impulsivo ela cria uma página de fofocas posta algo sobre Thiago (a pessoa que mostrou o vídeo íntimo de Joana.), e o desenrolar da história conta como ela continuou com as postagens, e as encrencas que essa página rendeu para ela, e também mostra ela se apaixonando aos poucos. È uma história deveras cativante, conseguimos sentir as emoções dos personagens e também a indignação ao ver a “vingança” de Catarina que acredito que não tenha sido da melhor forma, mas ao mesmo tempo consigo entender os seus motivos e no fim ela consegue perceber e lidar com as consequências de seus atos, Destarte recomendo muito esse livro, parece ser ótimo para sair da ressaca literária, pois tem uma escrita envolvente e a história aborda um tema sensível e de suma importância de uma maneira que nos prende cada vez mais a cada página, por isso favoritei ele.

site: https://www.instagram.com/p/C2dCBqQOOgm/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Senpaiiii 23/01/2024minha estante
Conseguiu me convencer a ler esse também ?? kkkkkk

Heei_Poliiih 23/01/2024minha estante
Aaaaa kkk amoo ??