O ato criativo

Resenhas - O ato criativo

1 | 2 | 3 | 4

pdrogouveia 19/02/2024

Uau!
Ainda em êxtase, sem muito para falar.
É indispensável para qualquer pessoa que tem a vida permeada por qualquer ofício artístico.
É aquele tipo de livro que vou ter sempre por perto, literalmente comigo, para abrir em páginas aleatórias e me deliciar com o que o universo quer que eu leia dele.
Perfeito perfeito perfeito!
Espiritual, prático, didático, esperançoso? um viço pro artista que sou.

paula_ti_na_mente 11/02/2024

Um manual útil
Quando comecei a ler ?O ato criativo?, o fiz pois venho extremamente travada, meses sem realizar minhas artes. Ele, apesar de clichê e bastante óbvio em muitos momentos - cheio de frases de impacto - me deu diversos insights de como encarar o processo criativo, trazer a criatividade de volta para mim. É um bom livro e recomendo para qualquer pessoa que seja curiosa e criativa.

Carole 10/02/2024

Imprescindível para artistas
Li esse livro há alguns meses (até achei que já tinha feito a resenha por aqui), e ainda estou impactada com a forma como ele mudou a minha visão sobre produzir arte.

No começo, o livro é mais lento e descreve alguns devaneios e insights, mas logo evolui para histórias de artistas reais do próprio Rick Rubin e de artistas com quem ele trabalhou.

É muito interessante ver como ele aborda todos os estágios da criação, da ideia à venda da obra. Essa leitura foi uma experiência, e eu recomendo para artistas que produzam qualquer tipo de arte!

b i a 06/02/2024

Para todos que buscam sobre si
O livro 'O Ato Criativo' de Rick Rubin é uma leitura inspiradora que aborda a arte como um propósito de vida. Destacando a criação da própria realidade, o autor ressalta que a inspiração está nos pequenos detalhes da vida. A obra enfatiza viver como um artista como uma prática engajada na qual não faz sentido dizer que não somos bons. Além disso, destaca a importância da jornada, quebrar regras e mudar perspectivas. O livro me impactou profundamente, e sugere a todos que se abram para a vida, surpresas e mudanças, independentemente de estarem envolvidos com arte ou não. Uma lição de vida recomendada para todos que buscam respostas sobre si mesmos.

Letícia 31/01/2024

Li esse bem devagarzinho. Achei muito inspirador. E refleti a bessa sobre debates que o autor trouxe.

É interessante pensar que todo mundo faz arte de alguma forma, todo mundo é meio artista ou tem potencial pra ser. Mas geralmente a gente não enxerga algumas das novas criações como arte. E na real, é isso mesmo, tudo pode ser arte, quem é que define senão nós mesmos? Mas será que essa arte que produzimos nos define?

Curti muito ler e enchi de post-it para retornar quando precisar de inspirações.

wowsogood 15/01/2024

A sua arte só você pode fazer.
Da sua experiência só você pode falar, você é a única pessoa que pode contar a história do seu ponto de vista, por isso a sua arte é tão preciosa para o mundo, independente de qual arte seja. A gente se prende muito ao que as pessoas vão pensar, julgar ou dizer sobre o que produzimos, quando nada disso importa. Importa colocar sua arte no mundo, seu ponto de vista e sua experiência de alguma forma para ser encontrada e motivar outras pessoas.

TamirisRomer 09/01/2024

Processos criativos e potencialidades
Rick Rubin, autor desse livro é um produtor musical de grandes nomes na música e com sua experiência aborda o processo criativo e a potencialidade de cada um de nós em criar arte. É uma leitura fluida, cheia de lições e reflexões não só sobre criar arte, mas se expressar e se posicionar de maneira autêntica no ?

Não sou música, pintora ou algo do tipo, mas sinto que o ato criativo está presente na minha maneira de ser e estar no mundo. Essas lições do livro vou levar pra vida!

Pablo Marcelo 01/01/2024

Para criativos
Se você busca sacadas e ideias de como ter sacadas e ideias, este livro, talvez, possa te ajudar. Ainda mais se esse processo for um tanto penoso pra vc.

Thaís 25/12/2023

Esse livro foi meu mantra enquanto lia.
Foi um convite a olhar para dentro e repensar sobre o modo criativo e a arte.
Há passagens lindas e dicas valiosas pra se fazer arte. Peguei o que pude. É um livro de cabeceira pra reler sempre que possível.

Raquel Paixão 07/12/2023

Uma aula!!
Mais do que falar sobre o ato criativo, o autor explora reflexões sobre quem somos, quais os nossos propósitos e como criar.
Embora seja escrito para artistas (músicos, escritores, pintores?), indico esse livro para todos, sem sombra de dúvidas. É uma aula de vida! Incrível e transformador. O melhor do ano de não-ficção. ??

Rodolfo_Domingos 13/11/2023

A criatividade como método
Um dos ótimos livros de 2023. Mesmo pra alguém que tem demandas criativas no trabalho, não tinha ideia de que esse assunto renderia tantos tópicos de conversa.

Tirando pelas divagações apaixonadas e etéreas, o livro é extremamente prático enquanto metodologia para um viver criativo.

Excelente.

Kayque.Ferreira 19/10/2023

Faz muitos anos que admiro o trabalho do Rick Rubin, ele é o responsável por produzir uma grande parte dos artistas que admiro, mas entender o trabalho dele mais de perto foi um privilégio.
É um livro diferente do que estou acostumado a ler ? geralmente leio biografias, romances e livros técnicos ?, esse é um livro técnico, mas com base na experiência de uma vida dedica a criação. As percepções dele são o que fazem desse livro ser interessante.
O livro me transportava para momentos e situações que já vivi criando arte, ele não expõe artistas e seus métodos e processos durante as gravações com ele, o que é uma pena, porque ele deve ter muitas histórias.
Entretanto, o livro é ótimo, recomendo todo aspirante a artista ler, repetindo: não é um livro técnico, mas é uma leitura gostosa e rápida.

Alexandre357 16/10/2023

Ninguém se torna criativo...
Talvez seja de senso comum as pessoas pensarem que ou vc nasce criativo, ou não nasce criativo, mas ai q tá, TODOS nós nascemos criativos, é como um musculo que precisa se desenvolver, se não estimularmos ele acaba atrofiando, e a forma de estimular esse musculo da criatividade é fazer as coisas de um jeito diferente, explorar o desconhecido, ouvir uma musica nova, de forma aleatória sem o principio da escolha, trabalhar em pé, até calçar os sapatos trocados, LITERALMENTE TUDO pode mudar sua percepção de mundo e pode afetar no resultado das atividades que você venha a desenvolver.

Se seu trabalho consiste em desenvolver conteúdos e isso n esta fluindo legal, experimenta mudar o ambiente de trabalho, ou trabalhar em outro tipo de dispositivo ou até mesmo, experimenta trabalhar NU!

Ser criativo vai além de pensar em ideias destrutivas, é "vestir a roupa" de uma realidade alternativa onde tudo é possível, e depois passa todas essas possibilidades pelos filtros da realidade e veja no que dá ;)

Amei o livro é uma excelente reflexão filosófica, uma abordagem diferente sobre criatividade.

@Marverosa 12/10/2023

Versão masculina da Cameron?
Bom livro de incentivo, mas me lembrou muitos conceitos do livro ?o caminho do artista? da Cameron, só que sem métodos.
Leitura leve e rápida

Barbstract 29/08/2023

Maravilhoso!
Um livro que traz insights pra você a todo momento, que sugere reflexões e diversos exercícios criativos. recomendo demais a leitura, me abriu muito a cabeça.

1 | 2 | 3 | 4