A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Alexy4 30/09/2023

Me identifiquei com uma barata
Que clássico meus amigos, que clássico! Estava com expectativas altas para esse e ainda consegui me surpreendeu! Muito boa para analisar também! Amei!

Berenice.Thais 12/10/2023

Humanidade
Essa história acompanha Gregor Um rapaz que ao Acordar se transforma em um inseto e a sua convivência com a família como um inquilino indesejável mais tolerado até as coisas saírem do controle

Carol Gomes 27/10/2023

Bem interessante ler esse clássico, fiquei curiosa pra saber como acabava e não esperava muito o final.

iamatilda 06/12/2023

Genial demais!!!!

esses dias tava rodando minha tela do twitter e me deparei umas três vezes com memes desse livro aqui, aí fiquei com saudade mas me segurei para não ler de novo kkkkkkk preferi fazer a resenha mesmo (que tinha esquecido)

primeiramente, a tradução da editora tá maravilhosa (como sempre). Os livrinhos são minúsculos e são muito fofos tbm, achei a diagramação bem boa também

eu adoro as reflexões que tem aqui, o sentimento por trás de tudo e principalmente a história foda que foi criada. eu não seria capaz de ter essa criatividade toda não kkkkk

ah e todo mundo tem consciência que ele virou uma barata gigante né?? nao vejo outro inseto pra isso, talvez seja efeito mandela

Maria 07/11/2023

Tudo o que eu consigo pensar em escrever pra minha resenha desse livro é: ?????????????????????????

Felipe | @fe.ituras 13/11/2023

Acredito que as interpretações desta obra não variam muito em relação ao padrão presente em diversos textos e vídeos que a abordam. Mas levando em conta minha experiência pessoal, o tema que veio à minha mente foi depressão.

O estado em que Gregor se encontra após sua metamorfose me sugere uma metáfora para o estado depressivo, especialmente relacionado à rotina de trabalho extenuante do protagonista. Sendo que sua primeira preocupação, ao se encontrar no corpo de um inseto monstruoso, é como conseguirá se dirigir ao trabalho

Na minha visão, os verdadeiros monstros da história são sua família, que, a partir de sua transformação, o tratam apenas pela imagem que veem, não mais como o parente que lhes trazia o sustento. Essa realidade me assustou mais do que o acontecimento surreal envolvendo Gregor.

A Metamorfose é uma leitura rápida, sucinta e objetiva, repleta de possibilidades interpretativas e mensagens a serem transmitidas. Que bom que temos acesso à brilhante mente de Franz Kafka.

daphnemerces 15/11/2023

Releitura
Vou reler esse livro até enquanto eu viver!!!!
li algumas análises, por isso revisitei e percebi algumas coisas interessantes, por ex
-os pais ao perceberem q o gregor não saia do quarto, perguntavam se ele n ia trabalhar pois já estava atrasado....
-a primeira pessoa ao entrar no quarto foi o gerente q foi pessoalmente ver o pq do atraso kkkkk
-ele era o provedor da família, mas a partir do momento q não exercia mais essa função virou um inútil

entre outras observações.....

achei triste a parte do pai, eu li "cartas ao pai" e nossa me doeu ele ter chutado o gregor de volta ao quarto e dps ter jogado maçãs (oq levou ao início de eventos até a morte do gregor)

achei triste tbm depois q ele morre a família sente um alívio, conseguem sair de casa pra passear, como se estivessem libertos....e aí depositwm todas as apostas na irmã grete

acho q fala sim um pouco do capitalismo mas sei que tem outros assuntos e nuances, amo demaaaiisss

analice 24/11/2023

Metaformose
Com certeza vou me beneficiar com uma releitura desse em alguns anos. Não aproveitei tanto pois tinha que me esforçar muito para focar, por quaisquer razões.

Mas a linguagem é bem tranquila e a história é bem rápida.

sunflowerv6 27/11/2023

Sonhos Intranquilos
Me arrisco a dizer que aqueles que já se sentiram um inseto dentro de seus próprios corpos, quartos e famílias entendem essa história com mais nuances do que outros, talvez. A beleza da literatura sempre vai ter como um de seus pontos fundamentais a licença para a existência da subjetividade, então, a licença para que se interprete a história como senti-la e vive-lá da sua maneira. Seja a sua interpretação concentrada no capitalismo ou em doenças como a depressão, é inegável dizer que em ambas, aspectos como mesmo que a vida se torne labiríntica, a arte sempre é uma âncora que nos resgata, mesmo que só por alguns momentos. Assim, aqui fica tão evidente o quanto as relações se coisificaram pela utilidade que cada pessoa dispõe para a outra, e no fim do dia, quando a utilidade se extingue, todos os sentimentos de carinho que cresceram enraizados a ela consequentemente também somem. É sobre quando não importa o quanto você fale, suas palavras não passam de ruídos para quem não consegue te ouvir.

Que todos que se sentem ou são tratados como baratas possam ter minutos de paz com sons de violino.

Kafka, o profeta do absurdo. Gênio.

Gui 28/11/2023

Quando Gregor Samsa acordou dos seus sonhos intranquilos...
Existe algum tipo de magnetismo nessa obra que nos faz perder um pouco a noção de tempo e quantidade. É uma história pequena, menos de 100 páginas em uma edição de bolso, e ao mesmo tempo que, de fato, é uma leitura rápida, parece que estamos sugados em uma espiral de pensamentos existencialistas e melancólicos, quase uma viagem, no qual a sensação é a de não acabar nunca.

Gregor Samsa acordou num dia qualquer como uma barata, um monstro nojento e incapaz de continuar sua vida, destinado a passar o resto dos seus dias definhando no quarto até a sua morte precoce e, a partir de determinado momento, desejada pela sua própria família. Claro, a barata é uma metáfora, e a história aqui fica um pouco mais perturbadora quando percebemos que qualquer um pode acordar dos seus sonhos intranquilos como Gregor Samsa acordou: incapaz, e condenado a definhar até a morte.

Inapto e esquecido, a presença de Samsa não faz falta, mas sim a sua responsabilidade: o de patriarca da família. Por mais que seu pai ainda estivesse vivo, era Gregor quem cuidava de tudo, quem financiava as despesas e colocava comida na mesa. No entanto, uma única falha na exatidão da sua rotina foi o suficiente para ele perder tudo ? seu emprego, o apreço da sua família.

A Metamorfose pode ser um livro sobre acordar e se ver incapaz de seguir a sua vida, mas é também além disso, é uma crítica existencialista e muito triste a um sistema que nos obriga exatidão e perfeição, um sistema que não perdoa falhas e, caso um dia você acorde dos seus sonhos intranquilos diferente do que você foi nos outros dias, a única solução é morrer.

Victord_Alves 04/12/2023

Eu diria que é uma leitura bem curta e causa uma certa estranheza com a abordagem de uma pessoa se transformando em uma barata repentinamente. Confesso que não sei muito bem como interpretar essa leitura e não por ser de extrema dificuldade ou algo do tipo, mas por poder ser interpretado de muitas maneiras, mas o que posso dizer é que vale a pena essa leitura um tanto bizarra e curta para tomar suas próprias conclusões e definir o que representa esse clássico para si