A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

eloisagroshevis 18/09/2023

Odeio edição de bolso, mas amei essa
(Só um comentário sobre essa Edição da Nanofágica)

Adorei que estão com preços bem em conta na amazon e são BEM naniquinhas, mas tem ótimos textos complementares num Qr Code no final, gostei gostei.

Acabei de terminar a leitura e meu sentimento é que tenho medo de um dia acordar e ser percebida, tanto por mim, quanto pelos outros, como um parasita repulsivo e sem utilidade.

E isso em vários sentidos tlg, tanto físico, de se tornar dependente fisicamente dos que estão ao meu redor e não ser capaz de mudar minha condição, ou mesmo sobre sexualidade e a percepção preconceituosa dos outros, ou sobre depressão e como ela te imobiliza e te aprisiona como o corpo metamorfoseado aprisionou o Gregor. Ou até pelas mudanças dentro do convívio familiar e como os conflitos internos podem te transformar de uma forma negativa e aprisionadora.
Sla, me fez pensar kk

É um livro TAO curtinho mas com tantas camadas que realmente acho que uma releitura só melhoraria a experiência. Gostei muito, talvez leia mais obras do Kafka.

(obs: TODA vez tenho que obrigar meu cérebro a se concentrar pra nao lançar um Franz KAFTA, hmmm dlc Kafta com vinagrete e limao skksks)
Gbshelby 18/09/2023minha estante
Você jamais verá um inseto como antes.

eloisagroshevis 18/09/2023minha estante
acabei de deixar a barata da vizinha ficar na minha cama mesmo, ta td bem ne? vai q ela ta limitada a um corpo que exclui ela no ambiente que é a casa da vizinha ne

Gbshelby 18/09/2023minha estante
Hahahaha boa

Malu 07/04/2024

Perder e esquecer a si mesmo, nunca foi tão desesperador.
Eu estou muito maravilhada no fim dessa leitura, pelo simples fato de como ela me incomodou, e não é uma sensação necessariamente ruim, ela de certa forma me move, me tira do conforto de uma literatura óbvia. Apesar de dramático e bem fantasioso, não existe escrito ali para mim as respostas. A narrativa vai cutucando e você vai se questionando até ler a ultima linha e perceber que não existe uma interpretação óbvia para a novela.

Imediatamente fui assistir um video da antofágica, de um profissional muito bom, onde ele nos dá contexto necessário para abrir nossa mente para as diversas interpretações. Acho que o livro é perfeito (tanto em sua edição quanto conteudo ;] ) as relações de trabalho descritas, a relação dele com a irmã, que é completamente definhada, viver junto com o gregor a sensação de não se sentir pertencente do corpo em que está e ser esquecido por sua familia, traz uma sensação incomoda de tristeza e me trouxe uma forte reflexão, um forte sentimento de o que um corpo significa, ver ele lentamente perder a humanidade foi triste, triste porque ele não percebia. Além da sensação de revolta com sua familia, porque um inseto, por que metamorfose? O que é isso afinal?

É sempre ótimo ler algo que me faça questionar o quanto eu sei e como é minha relação com a leitura.

Porque sabe aquele livro que você termina e fala, não, acho que preciso ir denovo, ainda não peguei a coisa? foi exatamente isso que senti, e acho que não dei o devido valor lendo pela primeira vez e peço perdão viu? erro terrivel...

Se for ler, leia sobre a vida de Kafka antes, é importantissimo para você entender ainda mais
profundamente a obra. E outra, ler novamente, certamente vou fazer isso...

Nunca mais vou me contentar em não saber interpretar uma obra, ou achar que é o suficiente. Uma leitura curta, com uma escrita dinamica. Perfeição.
alinedeoliva 12/04/2024minha estante
Li tua resenha e fui atrás da história do Kafka. Muito obrigada pela dica. Realmente me fez gostar ainda mais da obra.

Malu 14/04/2024minha estante
Ai que felicidade ouvir isso! é muito bom mesmo.

Prim 04/11/2023

Kafka e a metamorfose
Que novela curiosa.

Nos textos de apoio da edição da Antofágica, um dos autores convidados comenta que o Kafka costumava ler/contar suas histórias aos amigos com altas risadas. O autor convidado parecia achar isso surpreendente, tendo em vista o quão pessimista e angustiante seriam os textos kafkianos.

Pensando bem, em A metamorfose especificamente, não sei se há tanto pessimismo assim. E consigo imaginar o Kafka reunido com seus amigos e soltando gargalhadas ao contar a história infeliz do pobre Gregor Samsa.

Não me entendam mal. Deve ser terrível acordar e se descobrir metamorfoseado em um inseto monstruoso. Deve ser terrível passar por tudo que o Gregor passou, com o abandono e desprezo da própria família.

Mas cada linha é um deboche. Uma crítica mordaz à forma como o mundo é conduzido. É inteligente e espirituoso, mas cruelmente sincero e humano.

Eu poderia falar sobre as camadas interpretativas. Sobre minha leitura pessoal da situação narrada. Ou dizer simplesmente que gostei do livro e ponto.

Mas o que quero deixar aqui registrado foi a sensação de liberdade. Gregor se ver transformado, reclama, sente, é machucado e se encontra no fundo do poço por assim dizer. Mas encontra liberdade em momentos estranhos.

A família de Gregor também passa pelo mesmo processo. Tristeza profunda e então momentos de expiação e liberdade.

Não me parece uma novela tão bizarra como vi algumas pessoas falarem. Há diversas situações em que se pode fazer um paralelo. E não precisa de tanta imaginação assim, basta lembrar de como pessoas com doenças mentais ainda são estigmatizadas. Escondidas e esquecidas.

No fim das contas, valeu cada linha lida e é uma obra para ser relida de tempos em tempos.
Nicolas388 05/11/2023minha estante
Ahhh, esse livro é perfeito de tão agoniante!
Adorei sua resenha. Fiquei com vontade de ler nessa edição, a Antofágica é sempre caprichosa com seus livros, e os textos de apoio são sensacionais.

Prim 06/11/2023minha estante
Obrigada, Nick ^^! E super concordo com vc, a Antofagica é muuuito caprichosa. Uma das minhas editoras favoritas. Vale a pena comprar essa edição, seja a de bolso ou a normal (com ilustrações maravilhosas).

paixão 12/03/2024

Já dizia raul seixas
Eu vou ser bem sincera e dizer que esperava mais, não sei exatamente o que mas eu esperava. Acho que quando vamos ler clássicos a gente quer descobrir qual o fator X que transformou eles em clássicos e eu pensava que tivesse sido algo muito maior do que foi.
Obviamente não tiro os créditos do Kafka por ter escrito esse livro da forma tão singular como ele escreveu, nem da narrativa e da atmosfera envolventes que foram desenvolvidas. Ele é um grande escritor que trabalhou uma crítica social digna de relevância aqui.
Assim como o Gregor continuou se preocupando com coisas materiais e mundanas em sua forma animalesca, eu agiria da mesma forma, e acho que isso diz muito sobre o quão presos em convenções sociais nós estamos, e em como vivemos em busca de reconhecimento material do nosso esforço sem que ao menos nos conheçamos.
AnnadRezende 12/03/2024minha estante
Você descreveu exatamente o que eu senti após ler esse livro tmb

Fernanda Coelho 24/01/2024

É na nossa inutilidade que conhecemos o próximo.

Segue uma fala do Padre Fábio de Melo que retrata muito bem:

?Porque só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que, depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado. Por isso eu sempre peço a Deus para poder envelhecer ao lado das pessoas que me amem. Aquelas pessoas que possam me proporcionar a tranquilidade de ser inútil, mas ao mesmo tempo, sem perder o valor.?
Fabio 25/01/2024minha estante
Perfeita a analogia, Fer!

clara1052 08/09/2023

Mlk inseto kkkk
Cara... quantas emoções e reflexões num livro tao curto. Não é a toa que é um clássico. Fiquei extremamente triste com o final, com como as coisas se desenrolaram. NOSSA A IRMÃ DELE fiquei triste demais e mt brava tbm que isso... enfim meu primeiro livro do kafka e adorei, vou ler outros!!

Vinicius 13/09/2023

Bom mas sla...
Não me entenda mal é uma boa obra; é uma boa história, mas não funcionou muito bem pra mim, talvez seja pq foi linguisticamente complicado pra mim, mas em suma é definitivamente uma história muito inventiva que nos tras bastante reflexões.

Hugo Sales 14/09/2023

Obra máxima.
Um dos grandes clássicos da literatura. Ao meu ver, uma fábula sobre a depressão, como ela atinge as pessoas e as afasta do convívio social, tornando-se ao seus olhos (e principalmente aos olhos dos outros) um monstro incapaz cuja morte mais será uma alívio que qualquer outra coisa.

nicolle71 16/09/2023

Achei curto e brutal, definitivamente me fez refletir sobre certas coisas da minha vida, faz sentido ser um clássico

Lidy13 22/05/2024

Bom... Eu achei que seria uma leitura diferente, eu não curti muito, porém não é uma leitura ruim. Só não faz meu estilo de leitura. Coitado do Gregor.

Alexy4 30/09/2023

Me identifiquei com uma barata
Que clássico meus amigos, que clássico! Estava com expectativas altas para esse e ainda consegui me surpreendeu! Muito boa para analisar também! Amei!

Berenice.Thais 12/10/2023

Humanidade
Essa história acompanha Gregor Um rapaz que ao Acordar se transforma em um inseto e a sua convivência com a família como um inquilino indesejável mais tolerado até as coisas saírem do controle

Carol Gomes 27/10/2023

Bem interessante ler esse clássico, fiquei curiosa pra saber como acabava e não esperava muito o final.