A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

Priscila Souza 07/04/2024

Acho que li errado
Simplesmente chato. Li o livro todo, achei bem chato e depois fui ler resenhas e comentários sobre ele. Me surpreendi com todas as reflexões e análises filosóficas que várias pessoas fizeram desse livro, mas ele não me provocou nenhuma reflexão. Inclusive eu só soube que ele se transformou numa barata, depois que eu li algumas resenhas (se eu soubesse antes, jamais teria lido, odeio baratas). Pq no livro, ele não deixa claro isso (ou a informação simplesmente me passou batida), pela descrição, eu jurei que era um besouro ou algo do tipo.

Thais Caroline 09/04/2024

Uma leitura singular
Eu comecei a ler o livro com a expectativa de entender porque motivo isso aconteceu com o Gregor e também de talvez ver ele retornar à sua forma humana.
Quando acabei o livro me senti um pouco frustrada por não ter entendido tão bem o conceito e fui atrás de assistir e ler algumas resenhar pra ver se me clareava um pouco os pensamentos, já que por ser um livro clássico talvez eu tenha esperado algo dele que não era a proposta.
E sinceramente, foi a melhor coisa que fiz, após ver diversos vídeos e resenhas do livro pude entender qual é a ênfase que o autor quis dar ao mostrar o Gregor como um inseto ?repugnante?, ou seja, o quanto nós só temos valor para as pessoas enquanto atendemos as expectativas delas sobre nós, que ao primeiro sinal de desapontamento com suas ações você passa a ser pouco a pouco desvalorizado é inútil.

Recomendo a leitura e pretendo reler em breve.

Laísa 09/04/2024

A desumanidade escancarada
Esse livro é realmente uma obra prima. A escrita de Kafka é maravilhosa, ele é genial, após ler o livro fui pesquisar sobre o autor e fiquei impactada, sugiro que façam o mesmo.

A história desse livro me fez pensar em como a sociedade é tão desprezível. É louco pensar que alguém considerado "útil" passa a ser desprezado por que teve alguma mudança, ou não oferece mais benefícios e não é mais conveniente. No decorrer do livro, a história fica cada vez pior, o sentimento de incomodo cresceu dentro de mim, uma sensação horrível, e a conclusão é um soco no estômago.

Diliane1 11/04/2024

Um livro bem escrito. É ruim de ler pra quem tem fobia deste monstro. A história nos faz pensar na vida. Pra que vivemos?

alinedeoliva 12/04/2024

Intranquilo
Não sei exatamente o que esperava desse clássico, mas com certeza não era esse sentimento de desolação, esse amargor.
Finalizei o livro com um medo íntimo meu fantasiosamente descrito: ser vista pelos que amo e me dedico como um fardo quando não tiver mais a serventia prevista.

Keyth 16/04/2024

Vai sem medo
Estou arrependida de ter enrolado a leitura de A Metaformose por pensar que seria difícil e teria que usar todos os meus neurônios; foi bem o contrário disso. É um livro com uma linguagem fácil e muito fluído.

Minha consideração final é: esse livro é a resposta daquela trend "amor você me amaria mesmo se eu me tornasse uma minhoca?"

(Extra: tô surpresa como essa versão de bolso é confortável de ler. O papel é de boa qualidade, tem uma diagramação muito boa e tem respiro nas margens.)

Rimylles.Silva 28/04/2024

A metamorfose
Essa leitura é muito incômoda! Gregor Samsa amanhece transformado em um inseto. A partir daí, seguimos todos os problemas que s família enfrenta para escondê-lo, já que é uma aberração. Ele certamente sofre com a repugnância da família para com ele, o sentimento de solidão, pois ele passa a viver preso dentro do seu quarto. No fim, a própria irmã deseja que ele morra para que possam voltar a viver uma vida normal.

Brendha.Pinheiro 29/04/2024

Não gostei
Não gostei, achei muito sofrimento e não estou na vibe sofrência, achei muito amplo tbm, curto e demorei pra ler porque o livro não me prendeu.

fernanda 01/05/2024

Adorei! sei que a mensagem é diferente e bem mais profunda, mas esse livro inteiro transmite perfeitamente o sentimento de como é ser uma adolescente fodida

Afonnso 01/05/2024

Um clássico necessário
Um livro que nos leva a refletir sobre a importância que temos para as demais pessoas. Você vai se preocupar com o que os outros pensam de você ou simplesmente vai viver? A utilidade que temos para os outros pode evaporar em vista da necessidade que teremos de alguém.

OliverCN 03/05/2024

O livro é muito bom, a história do Gregor traz uma certa angústia até. Pena q não me prendeu muito.
Às vezes me identifico com o Gregor.

fefaaaa 03/05/2024

N entendi porrah nenhuma
Meu deus que livrinho confuso, na metade do livro eu ficava confusa e na outra metade eu ficava em choque com as coisas que aconteciam

Hamiro.Marinho 04/05/2024

Algumas coisas são tristes
Confesso que espera um pouco mais de tapa na cara ou passagens que me fizessem refletir porém foi um livro rápido, não consegui me identificar tanto com os personagens, somente fui passando a desgostar de uns e ficar triste por outros mas em suma é um ótimo livro porém um pouco triste se você trocar a metamorfose por depressão.

Raphaeladp 04/05/2024

0,5/5
Me deu uma certa angústia ao ler esse livro, não via a hora dele terminar. Não queria abandonar porque não sou de fazer isso, mas vontade não faltou.

Não que o livro seja ruim, mas acho que imaginar uma barata gigante durante toda a leitura me deu um desconforto imenso.

Tirando esse ponto, o livro causa uma reflexão em até que ponto somos importantes pra alguém e se vale a pena se manter em um lugar onde não é bem vindo.