A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A metamorfose

IndieIngrid 21/01/2024

Algo para se pensar
A Metamorfose foi o primeiro livro que tive o prazer de ler das edições Nano da Antofagica. Admito que estranhei quando abri o pacote e me deparei com essa edição de bolso, ela literalmente, cabia no meu bolso.

E quando comecei a folhear o livro, percebi que não era uma história de fantasia com as quais estou acostumada, e sim, algo para se pensar. Não há um arco de herói para Gregor Samsa, e ainda sim, o considerei muito. À primeira vista, como um pobre trabalhador absorvido pelo trabalho, estabelecido como financeiramente responsável pela família como um todo, e sua preocupação em chegar ao trabalho...

Me deu certo ranço quando os familiares passaram a lhe deixar de lado, tive de me recordar da época a qual foi escrita, e que de novo, não era uma fantasia comum, onde todos aceitam a transformação do protagonista.

Gregor se torna um parasita indesejado, e até Grete, sua irmã que a princípio foi a única a tentar adaptar a casa a ele, acabou por abandoná-lo.

Tive de parar de pensar muito até entender sobre o que se tratava esse livro, os textos adicionais no QR CODE ao fim do livro ajudaram um bocado, a conhecer o autor e a protagonista, o que ele era e representava e como nos representava.

Ao fim, consigo entender Gregor, e o fim de sua família, não sei o que levo disso, mas com toda certeza posso afirmar que é um livro para ser lido com calma.

morillu 11/01/2024

Não vire um baratão
O livro em questão revela-se uma narrativa impactante, surpreendendo-me com sua trajetória trágica. o protagonista, metamorfoseado de maneira inusitada, desperta dependência e desconforto em sua família. a trama habilmente construída por kafka explora a dualidade de sentimentos, transformando o amor familiar em um fardo pesado. o desenrolar da história culmina em um fim paradoxal, onde a morte do protagonista é recebida com alívio pela família, evidenciando a complexidade das relações. a mensagem sutil do autor ressoa, destacando como mudanças imprevistas podem abalar estruturas familiares outrora sólidas. em suma, a obra é uma poderosa reflexão sobre as nuances da vida familiar diante de transformações abruptas, deixando uma marca duradoura na compreensão do leitor

Estela 05/01/2024

Primeira leitura do Franz Kafka
Mesmo sempre ouvindo sobre A metamorfose de Gregor Samsa, está foi a primeira vez que tive contato com a história que vai muito além de um homem que acorda de seus sonhos intranquilos no corpo de uma barata.

O que mais me chamou a atenção foi ter feito a relação de que em 1915 o bournout já é descrito muito antes de ser considerado uma doença, Kafka descreve um personagem que trabalha a finco com algo que não gosta para manter luxos que não são seus, e um dia acorda e se vê sem capacidade de levantar para pegar o trem para o trabalho, e nesse primeiro deslize sua capacidade operacional é questionada colocando em dúvida tudo o que já fez.

Em seguida, o personagem é colocado à margem, não serve mais e se torna um fardo para sua família, lógico que nesse caso o personagem está na forma de um dos insetos mais temidos do mundo, mas a analogia que podemos fazer com diversas situações é incrível, e é isso que faz de A metamorfose um livro que rompe barreiras do tempo e sempre estará mesmo quando nós já formos considerados um trabalho feito pelo emprega.

clrss 27/01/2024

Uma super crítica
Essa já é uma história boa, mas relendo agora sabendo a sua crítica ao sistema capitalista é melhor ainda, quando li aos 11 anos não sabia e a escola que me obrigou a ler convenientemente não explicou isso, LEIAM ESSA OBRA

Indie.Ingrid 01/01/2024

Algo para se pensar

Giulianamodenesi 31/12/2023

Prefeito da coitadolândia
Meu Deus, pobrezinho!! Fiquei com tanta pena do Gregor, principalmente quando ele se referia a suas ?perninhas?. Essa leitura fez eu me questionar tantas coisas. Meus pais me amariam se eu me tornasse um inseto?
Ele que se doou tanto pela família, no fim tudo o que recebeu foi desprezo? uma temática que parece boba, mas gostei muito

therbooks 29/12/2023

Vindo de sonhos intranquilos
Com minha releitura do livro de Franz Kafka, posso confirmar que ele está na minha lista de favoritos. "A Metamorfose" é um livro que te faz refletir bastante sobre como se leva a vida.

"Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilos..."

JavaDeveloped 25/12/2023

Grotesco
O detalhamento, as agonias e a transformação de Samsa tornam este obra de Kafka bizarra. Mas não em um sentido ruim, todo esse processo é reflexivo e te faz ter algumas ideias fora das ? pelo menos acredito que não eram essas ? intenções do autor. Creio que serviu como inspiração para o filme ?A Mosca?, cujo sou fã.

Mi Anastacio 25/12/2023

A Metamorfose
Bom, o livro é muito conhecido, por conta disso, fui bastante atraída pelo o que se fala dele mas sem saber exatamente sobre o que se tratava. O livro te coloca na posição detalhada do que Gregor sente. Sério, até parece que o Kafka fez uma anatomia em uma barata ou passou muito tempo estudando uma. Por conta desta sua condição, o leitor fica entre a pena e a repulsa e eu acredito que realmente tinha sido essa a intenção do autor. Se houve a possibilidade, gostaria de que o livro fosse maior, com mais explicações e talvez um final diferente, um pouco mais feliz na verdade. Mas como mencionado anteriormente, muito possivelmente as coisas deviam acontecer como aconteceram mesmo.

stxefani 20/12/2023

AMANHA CERTAMENTE ACORDAREI COM SONHOS INTRANQUILOS
Tô muito impactada depois de ler esse livro, foram tantas as relações que consegui fazer comigo e com a sociedade atual que chega assustar
gregor samsa eu te entendo de tantas formas e eu nem precisei virar um inseto monstruoso pra sentir o mesmo que tu ;)

Paula 18/12/2023

E se fosse com você?
Em A metamorfose, conhecemos Gregor, um jovem adulto que se vê sem perspectiva de futuro, vive no automático e garante o sustento da família.
Mas em uma manhã comum, Gregor deixa de ser homem e se torna um inseto. Ele, que era visto como algo bem instruído, uma ótima companhia, passou a ser indesejado.
Kafka, provoca uma reflexão sobre a importância do homem enquanto, este, tem serventia perante aqueles que o cercam. E ainda confronta com a solidão humana e seus medos.
Uma excelente leitura.

Ibson 17/12/2023

Curto, mas tão profundo.
A metamorfose é um livro curto, mas que carrega tantas camadas nele. A relação do Samsa com a família e o trabalho é tão estranha e triste, sinto muita dó do pobre Gregor.

Me deixou muitas reflexões, principalmente a de que se acabarmos por algum motivo não proporcionando alfo "bom" para as pessoas que nos cercam e nos amam, elas vão ficar com a gente?

estantedogabs 11/12/2023

Comprei esse livro só pra completar a coleção da NANO, não sabia nada sobre ele. Fui pego bem de surpresa, as história é curta, mas bastante intensa. Fiquei completamente envolvido e chocado. Excelente.