Para Ana, com amor

Para Ana, com amor Larissa Siriani

Resenhas - Para Ana, com amor

anaramous 15/04/2024

Esse livro dói muito, principalmente porque consigo me enxergar em cada palavra escrita pela autora
Ele possui muitos gatilhos, mas também é necessário ler e entender que nós precisamos de cura

palomavisconti 15/04/2024

Para a anorexia, com amor
Um relato intenso e doloroso em forma de narrativa ficcional de uma adolescente que cresce com uma relação de nojo e sofrimento com seu corpo e com a comida. Se esse tema for sensível para você, vá com calma, pois pode gerar gatilhos. Um livro real e transparente sobre todo processo de reconhecimento da doença e aceitação do tratamento. Triste, sensível e acolhedor, Para Ana, com amor é um abraço aos que precisam e um alerta também. Nunca deixe de buscar ajuda!

hafronita 26/03/2024

Da imagem deturpada à aceitação de um novo recomeço
Essa passagem pode ser metaforicamente descrita como uma jornada repetitiva através de um labirinto de pensamentos, onde a personagem Duda se encontra presa em um ciclo incessante de busca pela magreza, uma obsessão que a mantém cativa, mesmo diante de diferentes eventos e reflexões ao longo da narrativa. Ela precisa ser tudo, menos gorda. O impasse cíclico-psicólogo da trama está nessa afirmação anterior: a negação de um corpo fora dos padrões e a falta de autoconhecimento por influências de comentários do seu entorno. Duda é uma alma vagando em um corpo estranho, como se Duda estivesse aprisionada em uma pele que não é sua, em uma narrativa que não a representa. Ela se perdeu de si mesma e está lentamente se esvaindo. As pessoas ao seu redor, sejam amigos, parceiros ou família, estão perplexas e impotentes diante das batalhas mentais que consomem-.

E ela não entende.
Ela não entende eles.
Ela não se entende.
Ninguém a entende, se ela não se entender primeiro.

O leitor se encontra imerso na história ao lado da personagem, tentando entender suas motivações e desafios. No entanto, quanto mais nos esforçamos para compreender, mais percebemos a complexidade e dificuldade da situação de Duda. A narrativa é uma jornada marcada por luta, persistência e uma quantidade imensa de coragem necessária para enfrentar os desafios apresentados. Não há de se negar a compaixão, mesmo que complexa, em entender todos os meios, cenários e interligações do passado-presente-futuro em que, em nenhum, Duda está vivendo.

Não, Duda perdeu a vida.
Perdeu a vida junto das calorias que queria perder.
Perdeu a vida junto das pessoas que perdeu.
Ela apenas não podia se perder, não se novo.

Ana Eduarda é diagnosticada com anorexia atípica, e a medida que ela passa a se escolher, ao invés de dar nomes e cores aos personagens que estão na sua vida, Duda encara a si própria em sua jornada ? deixando de canto tudo aquilo que ela fez, de si, um pedaço de carapaça sem vida.

Melry.Carla 18/03/2024

Para Ana, com amor.
Eu nem consigo descrever o que senti ao terminar de ler esse livro. Só sei dizer que é necessário lê-lo.
Larissa foi profunda, mas também objetiva. Não fez rodeios, não fantasiou os fatos. Eles estão lá, puros e reais.
Transtorno Alimentar é sério, é algo que precisa ser observado e precisa de cuidado.
A autora, trouxe características reais e acima de tudo, ela trouxe possibilidades reais para o tratamento.
A rede de apoio de profissionais, amigos e família é o passo que levará ao tratamento, mas mostra também que é preciso a pessoa entender, perceber e querer essa ajuda.

Enfim, amei o livro.

dudarlly 17/03/2024

Para Duda, com amor
Fui ler o livro e saí refletindo sobre ele todo, é um livro que não te dá um tapa... ele te espanca.

Berry 05/03/2024

Com amor, ana
Eu amei o livro, o jeito que ele retrata o transtorno alimentar de forma realista e não estereotipada me deixou bem feliz. Conseguimos ver como a Duda se sente, pensa e como se vê, basicamente como é o mundinho dela. É um livro ótimo, leitura rápida, fluida, que prende muito a atenção, além dos capítulos pequenos!

RaquelTerezani 10/02/2024

Não, o tema não é leve, mas não fiquei com uma sensação ruim como outros livros com temas fortes que já tentei ler (e abandonei). O relato me atingiu de tal forma que senti fome lendo, cada vez que a protagonista falava há quanto tempo estava sem comer ou descrevia o que estava no prato, os cheiros, etc., meu estômago era afetado. Bom destacar que não senti repulsa em nenhum momento.

Gostei também que não há romance.

A leitura me prendeu como não acontecia há tempos. Daquele tipo "tenho que dormir cedo hoje, vou ler só dois capítulos" e acabar lendo dez.

Dos quatro livros que eu já li da autora, esse é meu preferido. É também o mais recente, então acredito que a escrita dela está evoluindo, reli vários parágrafos pensando "que foda, quero escrever assim quando eu crescer".

Para ler, refletir, torcer, solidarizar, enfim, recomendo demais!

Ana B 07/02/2024

Tô procurando ler mais livros nacionais. Encontrei esse livro e me interessei sobre o tema. Achei que a escritora soube descrever mto bem os sentimentos de uma pessoa com distúrbio alimentar. Durante a leitura nada me abalou, mas possui umas cenas gatilho, os pensamentos da protagonista com o próprio corpo também.

Achei legal

leobalarin 15/01/2024

PARA ANA, COM AMOR
?Antes de mais nada é bom alertar que é um livro muito forte e pode gerar bastante gatilho, principalmente por tratar de temas como distúrbios alimentares e questões com corpo ligados a dietas e emagrecimentos. ?Minha irmã me indicou esse livro e foi uma grande surpresa, a história é forte, real e faz você ficar extremamente incomodado (no bom sentido) e tocado.?Conhecemos Duda ou Ana Eduarda, uma mulher que está entrando na faculdade e tem inúmeras questões com seu corpo e isso faz com que ela se feche para todos seus relacionamentos, seja amoroso ou amizades e até mesmo com sua mãe. ?Ela não aceita o seu corpo e vive focada em querer emagrecer e está disposta a fazer de tudo pra que ela atinja esse resultado, e quando eu digo tudo é tudo, desde não comer, tomar apenas líquidos, fazer uso de laxantes para soltar o intestino até mesmo a prática de bulimia.
Na história Duda conhece Katia na faculdade e elas se tornam amigas, e ali elas se conhecendo um pouco melhor percebem que possuem as mesmas questões em querer serem magras a qualquer custo. Não fica explícito, mas na minha percepção as personagens têm disforia de imagem, onde se enxergam de um jeito que não condiz com a realidade. ?Essa amizade faz com que uma incentive a outra a seguirem firme nas dietas ou em simplesmente não comerem para atingir o resultado do ?corpo ideal?.?Obviamente que tudo isso gera consequências de saúde graves, além da saúde mental e em todas as relações das personagens, tudo é mostrado de forma muito real o que faz a história ser ainda melhor e mais comovente. ?Recomendo demais e se você estiver passando por algo assim, busque ajuda.

Mariana_ 04/01/2024

Um livro difícil....
Uma história sobretudo, real, cruel e visceral. Não recomendado para pessoas sensíveis. Contém gatilhos!!!! Leia com responsabilidade.

Blue.berry 28/12/2023

" Prefiro morrer do que ser gorda "
Esse livro foi uma série de socos bem na boca do estômago. Ele te atinge bem onde dói e principalmente te faz entender como uma pessoa com transtorno alimentar pensa, te faz enxergar como eles exergam.
Nesse livro vamos embarcar com duda para o fundo do poço, vamos ver ela se afastar de todos e até de si mesma, se perder cada dia mais. Mas também vemos ela perceber que precisa de ajuda pra sair desse poço, que garotas fortes podem pedir ajuda.
A Larissa soube desenvolver essa história muito bem, com capítulos curtos e fluidos e com uma escrita simples que aproxima você da personagem. Ela consegeu mostrar muito bem a importância de uma rede de apoio para pessoas com transtornos mentais e de como o tratamento nao vai ser eficaz ate que a pessoa entenda de verdade que precisa de ajuda. Tenho certeza que essa obra ainda vai abrir a mente de muita gente.

R4vi 22/12/2023

"Eu prefiro morrer a ser gorda"
Isso não foi um tapa na cara, foi um murro no corpo inteiro. A história é meio díficl de engolir, a autora retrata tudo de maneira dolorida e foi difícil etender quando era a personagem falando e quando era eu mesma pensando, a gente se mescla com ela, me identifiquei muito com a situação da Duda, ela não é fácil e muito menos tudoo que ela passa consigo mesmo e com a Kátia.

A leitura é super fluida, os capítulos são bem curtos(acho que os maiores tinham 3 ou 4 páginas) o que me pegou demais, porque sou do tipo "Só mais um capítulo e paro", só parei quando acabou, mas queria mais. A narradora tem vinte anos, então é super fácil de entender a história e se ver nela.

Achei muito maneiro a autora falar sobre como vemos as pessoas nas redes sociais e como são na vida real, as persoangens são maravilhosas, dei muitos gritos com a Kátia e me vi demais nos problemas entre a Duda e a Pri. Lidar com nosso corpo é difícil demais e conseguir ajuda pode ser mais ainda, é uma história muito real, Larissa Siriani acertou demais.
marytw 22/12/2023minha estante
Vey amei a tua resenha, com certeza vou ler esse livro. Agora uma pergunta aleatória que não tem a ver com o livro: amg, quando cê faz uma resenha e depois vai editar, ela edita ou não? Porque na minha até apagando a resenha não edita o texto, não sei se é só comigo que tá rolando isso, espero que não ??

R4vi 23/12/2023minha estante
Edita, mas meio que cria uma copia e tenho que apagar a antiga? (leiaa, é muito lindo)

marytw 23/12/2023minha estante
Então, tá igual ao meu amiga ? achei que era só o meu já tava entrando em depression

Maria.Clara 21/12/2023

Para Ana, com amor
Eu tenho tantas coisas pra escrever sobre esse livro, mas tudo expõem demais, então vou tentar sintetizar bem de uma forma que não seja desconfortável.
Eu odiei e amei ler esse livro, a Larissa te coloca dentro da cabeça da protagonista de um jeito que doi. Acho que eu nunca imaginei que pudesse ser tão ruim.
A escrita em si é muito fluida e envolvente, mas realmente muito repetitivo, não de um jeito ruim, se não fosse tão repetitivo acho que não doeria tanto.
Mas enfim, não sou uma ?garota forte?, como já quis ser, nem uma ?garota saudável?.

¿sarita? 20/11/2023

Senti uma sensação única lendo esse livro, uma mistura de pavor, identificação e tristeza.
acho totalmente problemático ter me identificado com o livro, mas foi reconfortante saber que tem mais pessoas que se sentem como eu?absolutamente tudo que a duda passa eu já passei e estou passando.
com certeza esta em um dos melhores livros que eu ja li.
espero que todas as pessoas que também tenham se identificado estejam bem.