A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

1 | 2 | 3 | 4 | 5

BrendaSabbi 01/09/2023

Não gostei dessa versão que comprei do livro, andei pesquisando algumas outras e vi que tem várias frases que faltou aq o q dificultou muito no meu entendimento da obra, porém mesmo assim o q o livro me transmitiu foi uma solidão da parte do Gregor, como se ele só fosse um produto, um meio da família ganhar dinheiro, um meio de fazer dinheiro pro patrão dele e que a partir do momento que ele não podia mais fazer isso ele deixou de servir, se tornou um peso e tanto que no final a família fica aliviada com a morte dele
leti 02/09/2023minha estante
Comprei essa versão há alguns dias e estou começando a ler, será que vale a pena eu ler ou vou para a versão completa?

BrendaSabbi 02/09/2023minha estante
Acho melhor ler outra versão de vdd

leti 02/09/2023minha estante
Ok, obrigada

isasas 12/05/2024minha estante
Primeira resenha verídica ?

Samara 19/08/2023

Eu me vi com vontade de chorar em várias partes desse livro. A maneira como tratavam o Gregor era simplesmente triste demais. Eles não precisavam dele, e o Gregor ao perceber isso começou a definhar por dentro, que dor aaaa.

_Sam_ 11/09/2023

Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.
Esse livro é diferente. Isso é perceptível já no início: como uma história já inicia no clímax? Mais que isso, como uma história assim consegue se manter intrigante do início ao fim? É minha primeira leitura do Kafka e o quanto é transmitido através das palavras desse livro é fenomenal. Já vim com uma espectativa alta pelas fortes aclamações que o livro sempre recebe, mas ainda assim terminei surpreso. Conhecendo a problemática relação do autor com sua família, especialmente o pai, a obra às vezes se parece como um desabafo pelas entrelinhas acerca da rejeição e do sentir-se deslocado. Poderia dizer muito mais, porém deixarei que o livro fale por si só; um clássico que merece o título que recebe, uma escrita genial e uma história marcante.

DanteSw 13/09/2023

Da pro gasto
Um bom livro, mas ao ler senti a falta de alguma coisa na escrita/história. Podemos sentir a solidão de gregor durante as páginas e esse é o grande charme de toda história.
Mas eu esperava muito mais dela.

Helen.Caroline 17/09/2023

Uma metáfora importante
Ainda me encontro refletindo sobre essa história, mas acredito que o autor trouxe uma importante mensagem, uma que critica abertamente algumas relações familiares, e a forma como cada pessoa enxerga o seu valor no mundo.

Gregor Samsa sempre pensou na família antes dele mesmo. Altruísta e trabalhador, sempre buscou o melhor para sua família. Trabalhou incansavelmente para pagar a dívida do pai, enquanto planejava uma melhor educação para sua irmã mais nova.

E o que ele recebeu em troca disso? Ingratidão.

No momento em que mais precisou de apoio familiar, em uma situação que não era escolha dele, eles o desprezaram e negligenciaram as suas necessidades.

Apesar de simples e curta, essa história é importante, porque ela nos faz refletir sobre as relações familiares, e ainda faz uma crítica à exploração no trabalho.

Vanny 22/09/2023

KD meu setembro amarelo
Comecei lendo a história do baratão achando que era uma analogia sobre como o capitalismo desumaniza e acaba com a gente e saí deprimida quando percebi sobre o que realmente era

Stefany.Borborema 24/09/2023

Genial
Terminei esse livro e sei que vou pensar nele por um bom tempo, toda a forma que essa história é contada de forma crua, passando por relações familiares, humanização, desumanização, a problematização do trabalho, e quando um ser humano é considerado um fardo.
Tô estupefata até agora por essa obra incrível que está gerando muitas reflexões em mim.

FlAvia1579 25/09/2023

Simples
Admito que me decepcionei com esta edição que comprei,percebi que tiraram algumas partes do livro que o tornou meio "raso". O que posso notar que o sentimento de vazio é o mesmo. Nunca senti tanta pena por uma personagem como senti por Gregor.

Yulee Zin 30/09/2023

A barata gigante que há em nós
Havia alguns anos que pretendia ler algo do Kafka, especificamente "A Metamorfose". Obra referenciada inúmeras vezes na literatura e em nichos da música e audiovisual, Não é de se admirar que tenha me despertado interesse, seja pela premissa absurda, seja pela biografia do autor. Possíveis spoilers abaixo, mas acredito que todos saibam do que se trata.

O livro conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que acorda em seu quarto como um inseto gigante. Alguns deduzem que seja um besouro (como o diretor David Cronenberg bem diz no prefácio), mas a ideia mais comum é de que seja uma barata. E assim se segue: a confusão, o medo e a conformidade de passar o resto de seus dias como esse ser repugnante do tamanho de um homem.

A novela de Kafka gera inúmeras interpretações. A inspiração no expressionismo alemão, o absurdismo como um retrato da realidade, mostra o lado mais cruel da história. Gregor quem sustentava a família, mas quando se torna um estorvo o ignoram, o abandonam e fazem questão de aprender a viver sem ele até a inevitável morte. Se trocarmos a metamorfose literal do protagonista por uma subjetiva, como uma súbita doença, essa negligência familiar torna-se ainda mais injustificável.

"A Metamorfose", é um livro profundo. Filosófico em essência, mesmo com uma trama simples e direta, suscita diversas reflexões. Li feliz e saí devastada, enxergando em mim mesma um baratão. Amei.

Nota: 5 + ??

Kallyta.Cristian 01/10/2023

Metamorfose - 10/10
Sinceramente, foi um estilo de livro que eu não estou acostumada e gostei muito.

A escrita não é difícil e facilmente consegui entender os sentimentos de Gregor e sua tristeza.

Uma ótima crítica e mostrou como a família de Gregor era a prisão dele.

No fim, minha nota é 10/10

Maria Helena 03/10/2023

Logo no início já consegui sentir como seria uma leitura impactante, e até o final foi. Infelizmente o Gregor só foi útil para sua família quando ele poderia prover por todos, após a sua metamorfose a sua família nem o via mais como ser humano, em nenhum momento procuraram se comunicar com ele, Gregor trabalhou para cuidar da sua família e quando ele precisou não foi cuidado.
Para mim também pode ser uma alusão para as pessoas que sofrem algum tipo de deficiente ou até mesmo alguma questão psicológica. Ademais, os últimos momentos do Gregor partiu meu coração.

bwobiiz 12/10/2023

Reflexivo
Faz muito tempo que quero ler esse livro e posso afirmar q me impressionei e alcançou minhas expectativas, me fez refletir muito tanto na minha vida quanto nas metáforas e oq a metamorfose de Gregor realmente significa e oque Franz Kafka quis representar mexeu muito comigo. O final foi bem impactante e repugnante, ao longo do livro você entende (ou pelo menos tenta) os motivos que Gregor ficou de tal jeito, e na minha visão retrata uma metáfora a depressão causada pelo seu cansaço no trabalho e tratamento que leva de sua família, o jeito como Gregor perde seu apetite, é indiferente a se limpar, a sair do quarto, me lembra muito essa questão. Com certeza vou levar esse livro pra minha vida.

julinha 22/10/2023

é um livro muito bom, e pelas metáforas adotadas, é tocante. me senti mais tocada ainda depois de ler a biografia do kafka.
é um daqueles livros de leitura obrigatória, recomendo pra todo mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5