A Metamorfose

Resenhas - A Metamorfose

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amanda.Almeida 22/05/2024

Um grande clássico!
"A metamorfose" é uma metáfora genial, que traz ao leitor um misto de sensações, é um livro clássico, que permite uma leitura rápida e direta e se abre a múltiplas interpretações.
No meu ponto de vista o livro retrata a condição humana de um indivíduo excluído da sociedade, perdendo sua autonomia, sua importância, visto que vivemos num mundo que restringe seu valor ao que você produz. Em outras palavras "A metamorfose" é o puro retrato do capitalismo.
Na maioria dos trechos eu senti agonia, pena, tristeza, porque Kafka escreve de maneira contundente, realista, sensível, fluida, dentre outros adjetivos.
Pensei muito sobre o preconceito etário que permeia o mercado de trabalho, infelizmente estamos fadados a envelhecer e perder o valor que temos na sociedade, simplesmente por não produzir tanto.
"A metamorfose" é um livro que vale a pena ser lido, e questões humanitárias devem ser pensadas e refletidas.

Lucas.Fernandes 20/05/2024

Estranho, Nojento, Incompleto e Fascinante!
O final do livro é tão peculiar quanto o seu início, o que, por fim, torna a leitura excelente. Embora eu não tenha conseguido abordar a história de Gregor Samsa de uma perspectiva mais filosófica, apreciei sua dimensão literal, que funciona de forma eficaz.

O livro me deixou com inúmeras perguntas ao final. Apesar de geralmente não gostar de pontas soltas, gostei de permanecer em uma espécie de ignorância deliberada, uma sensação de perplexidade muito bem arquitetada e trabalhada.

É fácil compreender o renome de Franz Kafka através desta obra, pois a qualidade de sua escrita é inegável.

Nicole781 13/05/2024

A metamorfose
"A Metamorfose", escrita por Franz Kafka, é uma obra extraordinária que mergulha nas profundezas da condição humana. A história de Gregor Samsa, que acorda transformado em um inseto monstruoso, é uma metáfora poderosa sobre alienação, solidão e incomunicabilidade. Ao longo do livro, somos confrontados com a angústia de Gregor ao perceber sua completa exclusão da sociedade e o gradual abandono por parte de sua família, que o via como um fardo. A narrativa nos leva a questionar as relações familiares, a fragilidade do ego e a crueldade da indiferença humana. Kafka nos conduz por um labirinto de emoções, deixando-nos impactados e reflexivos sobre a natureza da existência e a nossa própria capacidade de compaixão.

isasas 12/05/2024minha estante
Primeira resenha verídica ?

Matheus656 10/05/2024

Muito interessante os Paralelos que Kafka faz e como a nós tiramos inúteis diante a sociedade capitalista quando não temos mais serventia como provedor de capital na visão do outro.

fabricio :) 07/05/2024

"Ele ansiava ver as ilusões daquela manhã se desfazerem..."
"transformar-se num inseto pode ser uma experiência estimulante e edificante para um ser humano medíocre que vive uma vida apagada."

depois de ler esse livro, a frase: "você só vale aquilo que tem" nunca fez tanto sentido.
pra mim, Gregor acima de qualquer coisa nunca foi um
"monstruoso inseto" e sim um homem desprovido de um amor ou afeto tratado como ralé ou algo totalmente descartável por aqueles que mais deveriam dar-lhe o conforto de uma familia.
cansado e debilitado de sua rotina, seu trabalho e sua vida de modo geral, partiu-se sozinho e isolado mas com um amor incondicional para com aqueles que não tiveram o mesmo no momento em que Gregor mais precisou.

de maneira geral é um livro inteligente e tocante quem em menos de 100 páginas te mostra um mundo de possibilidades de interpretações diferentes e de questionamentos!

INCRÍVEL

Cool_fatcharlie 06/05/2024

Mou baratão
Esse conto oferece uma visão bem crua e doída de como um trabalhador é pela sociedade. Eu me identifiquei mais do que gostaria.

Anabella.Silva 01/04/2024

Que depressão, literalmente
Desde que minha professora de Literatura comentou desse livro, fiquei com vontade de ler. A metamorfose é um livro curtinho, mas suuper reflexivo e cheio de metáforas (que eu amo)! Em geral, é um livro meio triste, mas vale a leitura. Porém, a escrita dele é meio chatinha, e só foi ficar legal mais pro fim. De qualquer forma, adorei a leitura!!!

Vannywxz 28/03/2024

"Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa se viu em sua cama metamorfoseando num monstruoso inseto."

AbobrinhaBaggins 28/03/2024

Para sempre diferente
Um caixeiro-viajante acorda após uma noite de sonos intranquilos e se vê transformado em um inseto gigante. A novela escrita por Franz Kafka por mais que pareça de início uma completa balbúrida literária na verdade é uma grande crítica ao amor que convém e à invalidez.
Gregor, antes o arrimo da família e agora um monstro distópico, não recebe mais o amor de sua família e passa a ser tratado com completo desprezo. Se antes seu pai beijava sua mão e sua irmã compartilhava doces sonhos, agora é enxotado para um quarto sujo e tratado selvagemente. Pelas informações dadas sobre o autor no livro, Kafka retrata à si como Gregor e seu pai como Sr. Samsa. Com uma infância marcada pela insegurança e ansiedade, seu pai que lhe atribuía altas expectativas começou a tratá-lo agressivamente. Da mesma forma, Sr. Samsa trata o filho anormalmente após um evento traumático do mesmo.
Por último, a invalidez. Imagine acordar após ter sofrido um acidente, um AVC ou infarto. Impedido de trabalhar, você até tenta negar e voltar à realidade, mas é impedido pela sua situação atual. Impossibilitado de trabalhar e agora sendo apenas mais uma boca na família, os Samsa ignoram Gregor à medida que a história avança. Confinado por quatro paredes, o inválido sofre a ação do tempo no corpo e mente.
Existem várias formas de interpretar "A Metamorfose", mas estas duas interpretações são as mais comuns e mais recorrentes. Kafka deixa mais uma reflexão para o seu legado crítico acerca da vida.

Heydudae 28/03/2024

victoritoot 19/03/2024

A Metamorfose
O livro conta a história de um caixeiro-viajante chamado Gregor Samsa, que em um belo dia, acorda metamorfoseado em um "monstruoso inseto", nas palavras de Kafka.

O seu desenvolvimento foi algo que me surpreendeu. Não esperava um texto tão simples, mas, ao mesmo tempo, tão profundo e complexo quanto o que li. O livro é cheio de momentos aonde podemos traçar uma ponte entre a vida de Gregor, e nosso mundo, sendo um prato cheio para fazermos analogias com nós mesmos.

Além de o autor, com maestria, fazer com que Gregor fique preso dentro de seus próprios pensamentos (já que ele só pode escutar, pois quando fala ninguém o compreende), ele também nos faz questionar o nosso valor tanto para a sociedade, quanto para a nossa família. Será que temos valor pelo aquilo que possuímos, pelo que produzimos, ou pelo que somos?

A obra tem momentos pesadíssimos, não no sentido de violência, mas de sentimentos, quando [SPOILER] os membros da família Samsa discutem sobre se deveriam ou não matar Gregor, você entende exatamente os dois lados, e sente o que o protagonista sente quando percebe que foi rejeitado pela própria família, e que agora, é apenas um peso para eles, decidindo, assim, morrer silenciosamente em seu quarto sem alertar ninguém.

Sobre o final, ele passa uma mensagem de que a vida segue e tudo passa. Por mais que não tenha me agradado tanto, e não é o final ao qual eu esperava, definitivamente não é um final ruim.

O livro também retrata em muitos sentidos a vida e sentimentos de Kafka, tornando ele sua obra-prima. É um livro muito bom e que, com certeza, merece uma leitura.

fer 14/03/2024

A metamorfose
Um clássico, muito bom.
o que acho mais interessante nele são as possibilidades de interpretação. o livro não explica a metáfora do inseto gigante, então cabe a nós leitores fazermos nossa própria ?leitura?.
vi uma pessoa falando que acredita que a moral do livro é que as pessoas só se importam conosco quando somos úteis para elas, o que achei muito interessante.
também vi outras pessoas comparando a situação de gregor com a depressão e/ou outras doenças mentais.
achei realmente muito interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5