A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Heydudae 28/03/2024

"Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa se viu em sua cama metamorfoseando num monstruoso inseto."

victoritoot 19/03/2024

A Metamorfose
O livro conta a história de um caixeiro-viajante chamado Gregor Samsa, que em um belo dia, acorda metamorfoseado em um "monstruoso inseto", nas palavras de Kafka.

O seu desenvolvimento foi algo que me surpreendeu. Não esperava um texto tão simples, mas, ao mesmo tempo, tão profundo e complexo quanto o que li. O livro é cheio de momentos aonde podemos traçar uma ponte entre a vida de Gregor, e nosso mundo, sendo um prato cheio para fazermos analogias com nós mesmos.

Além de o autor, com maestria, fazer com que Gregor fique preso dentro de seus próprios pensamentos (já que ele só pode escutar, pois quando fala ninguém o compreende), ele também nos faz questionar o nosso valor tanto para a sociedade, quanto para a nossa família. Será que temos valor pelo aquilo que possuímos, pelo que produzimos, ou pelo que somos?

A obra tem momentos pesadíssimos, não no sentido de violência, mas de sentimentos, quando [SPOILER] os membros da família Samsa discutem sobre se deveriam ou não matar Gregor, você entende exatamente os dois lados, e sente o que o protagonista sente quando percebe que foi rejeitado pela própria família, e que agora, é apenas um peso para eles, decidindo, assim, morrer silenciosamente em seu quarto sem alertar ninguém.

Sobre o final, ele passa uma mensagem de que a vida segue e tudo passa. Por mais que não tenha me agradado tanto, e não é o final ao qual eu esperava, definitivamente não é um final ruim.

O livro também retrata em muitos sentidos a vida e sentimentos de Kafka, tornando ele sua obra-prima. É um livro muito bom e que, com certeza, merece uma leitura.

fer 14/03/2024

A metamorfose
Um clássico, muito bom.
o que acho mais interessante nele são as possibilidades de interpretação. o livro não explica a metáfora do inseto gigante, então cabe a nós leitores fazermos nossa própria ?leitura?.
vi uma pessoa falando que acredita que a moral do livro é que as pessoas só se importam conosco quando somos úteis para elas, o que achei muito interessante.
também vi outras pessoas comparando a situação de gregor com a depressão e/ou outras doenças mentais.
achei realmente muito interessante.

etoiletitia 08/03/2024

Kafka e sua literalmente do absurdo
Acho interessante como ?A metamorfose? se tornou um clássico sem as pessoas de fato comentarem sobre o que é o livro.

Tive muita vontade de ler porque ? obviamente é um clássico e ? não sabia do que realmente se tratava. Sim, um homem se transforma em inseto e? o que acontece daí em diante? O maior spoiler que eu quis tomar na vida, não veio.

No começo a gente tem a clara evidência do capitalismo que adoece a gente. Se você virasse um inseto a primeira coisa que você se preocuparia é em ter que trabalhar? Óbvio que não. Só alguém muito doente teria esse pensamento.

E sem sentimentalismo aqui, vou dar razão a família do Gregor que não quis olhar na cara dele depois da metamorfose. Eu também odiaria ter que conviver com um inseto repugnante (sou a maior hater de insetos). Acho que o Kafka pegou pesado em escolher o pior animal possível, é até um tipo de teste moral com o leitor.

Só depois de ler esse conto eu percebi que não tem uma explicação certa, tudo se baseia em metáforas de estudiosos, e em interpretações diversas. Eu própria tive a ideia de que a transformação se deu pelo cansaço extremo de uma pessoa que não dava conta de levantar da cama por mais que quisesse dar o melhor para sua família.

É um texto que se pode tirar várias interpretações mas, acima de tudo, um texto que te faz pensar em como você está levando a sua vida.

Nathan.Buzzatto 07/03/2024

Gregor se torna um retrato de uma depressão.

Um belo dia, aquele jovem trabalhador exemplar e cheio de vida se despersonaliza: olha para si, mas não se reconhece, então desde o começo o narrador da história passa a ser, na verdade a voz do pensamento de Gregor.
Seus primeiros sinais são a despersonalização, a dificuldade em sair da cama, o senso de incapacitação.
Com o tempo, o jovem Gregor fecha-se em si mesmo, enquanto o narrador, alter-ego de sua própria consciência começa a ver na figura de seus familiares uma ameaça onde antes pensava ser refúgio.
Gregor tenta se expressar para sua família, mas percebe que não pode falar de si, é como se falasse um outra língua, e assim se sente incompreendido.
Gregor tem seus períodos de se esconder num canto embaixo do sofá, mas também tem suas alegrias, como ouvir o violino e passear pelo teto. Ele não é triste o tempo todo, o que faz com que as pessoas pensem ele está bem assim.
Gregor por fim se percebe como um peso para todos e por fim, sua pulsão pela vida perde força e ele se entrega à inanição.
Gregor morre, mas a voz do narrador continua e narra, não uma eternidade feliz para Gregor, mas o desaparecer de sua dor, mesmo o das feridas abertas pela violência de seu pai, e, por fim, a festa de sua familia por se livrarem dele.
A metamorfose, afinal não é de uma pessoa comum em algo fantástico, mas no niilismo do ciclo de uma enfermidade para a morte.

Diovana.Krauchemberg 31/01/2024

Interessante...
O livro conta a história de Gregor, um jovem que era responsável pelo sustento de sua família, um dia acordar e simplesmente ter virado uma barata.
Um jovem tão amado pela família e por se tornar um inseto, todos passam a destreza-lo e tratar ele com nojo.
Eu não sei, o livro não me impactou tanto quanto eu esperava, eu gostei da história mas não me prendeu tanto, não sei.

Barbarossauro 30/01/2024

Besouro ou barata?
Gosto de imaginar como um besouro, mas tudo me levar a crer que era uma barata, por conta de tamanha repulsa que causou em todos, familiares, leitores e hóspedes.

Conforme eu li o livro, fui me identificando com o protagonista, tem características muito sólidas e simples, jovem, trabalhador, cansado e em busca da validação do pai, não é difícil se imaginar no lugar dele.

Se eu fosse dar um conselho ao Gregor eu seria obrigada a seguir o mesmo, fácil falar e difícil fazer. Talvez se ele tivesse dado mais atenção a ele mesmo, não tivesse se obrigado a agradar a todos e buscar a aprovação do pai, talvez (bem talvez mesmo) ele teria vivido de uma forma menos amarga.

Monalisa.Ribeiro 26/01/2024

Doloroso
?Tudo quanto o mundo exige dos pobres, eles o cumpriam em grau extremo?

A história que se segue conta com uma mudança que se inicia com a alteração do corpo de Gregor, o personagem principal, que desencadeia diversas outras mudanças, como: emotivas, psicológicas e relacionais. Esta dirige-se a como a família do personagem (um pai, uma mãe e uma irmã mais nova) se comporta e reage, ao ver um rapaz, antes trabalhador (responsável pelas contas da família) e amado, que acabou se transformando em um monstruoso inseto.

Subsequentemente às transformações sofridas por Gregor, a família elabora novas formas de reestruturações para cuidar do seu sustento. Entretanto, pouco tempo depois ele é visto como um monstro e se recusam a se aproximar, a refazer laços, ocorrendo assim uma ruptura muito grande. À medida que a família vai se reorganizando, Gregor encontra-se cada vez mais sozinho, passando cada vez mais por problemas, situação esta na qual, devido também à incapacidade de se comunicar, ele vai ficando cada vez mais isolado.

Não foi uma leitura agradável ou facil, senti um desconforto, o autor consegue nos fazer refletir e se por no lugar do personagem, imaginando como seria estar em seu lugar.
É desesperador imaginar q ele não podia se comunicar e cada vez mais se sentia sozinho, cada vez mais sua família o via como um fardo e o isolava mais.

Manu 22/01/2024

1? de Frans Kafka
Há algum tempo já ansiava ler esse livro por ser tão mencionado em filmes, metáforas e até em uma novela popular (Avenida Brasil), e quando finalmente tive ele em mãos, me arrependi de não ter lido mais cedo.
Para mim é um estilo totalmente diferente, por ser bem direto e enigmático ao mesmo tempo, ter uma história tão profunda em tão poucas páginas, pelo diferencial me fez gostar ainda mais, e indicaria a qualquer um.
Muitas pessoas veêm e interpretam a metamorfose de um jeito único, mas para mim foi preciso, cruel e a verdadeira face do ser humano, e ao ver nossa baratona favorita sofrer tanto é impossível não comparar com situações tão diferentes mas tratadas de formas similares: desemprego, doença incurável, revolta dos filhos, capitalismo e diversas outras, enfim, uma obra de 100 anos atrás sendo uma das mais atuais que já li.

Thais645 22/01/2024

Não gostei muito
Conhecemos a história de um homem trabalhador, Responsável pelo sustento de sua casa e sem motivo aparente, ao acordar, descobre que virou um inseto. A partir daí veremos a reação de sua família e de seu chefe em relação a esta nova condição. mas na verdade é uma metáfora sobre alguém que sempre foi útil e por algum motivo X ?passa ser um estorvo ?velhice doença ?apesar de ser um livro curto a história do me prendeu, não gostei.

sasa 22/01/2024

Afinal, seríamos todos nós meros insetos desprezíveis?
Enquanto lia este livro, comecei a me questionar como minha família e o meu ciclo social reagiriam se eu me tornasse um ?inseto?, será que eles negligenciariam até a minha morte da mesma forma que a família de Gregor fez? Será que eu sou realmente importante para eles? Será que eles tentariam me esconder de todos, assim como eles fizeram? Vários ?serás? rondaram minha mente, mas acredito que este livro serve como reflexão de como nós tratamos alguém quando ela sofre por uma ?metamorfose?. No final, todos nós somos insetos que uma hora ou outra, irão passar por um processo de transformação. Seja por uma enfermidade que ninguém esperava, por algum acidente que nos impossibilita ou até por uma causa natural, como a idade, que por mais que possa ocorrer quando somos mais novos, é mais comum na velhice. Quantas vezes nós tiramos a humanidade de alguém e o tratamos como um animal apenas pelas limitações físicas, tomando decisões pelas mesmas e tirando o direito da mesma opinar? No final, todos nós passamos por uma metamorfose.

jhonatan.fgi 20/01/2024

Atenção: esse livro talvez dê paranoia
A história já começa de um jeito bastante amigável: Gregor Samsa acorda, sem explicação aparente, transformado num inseto.

Com isso, ele agora deve enfrentar os desafios que isso traz e como isso afetará o relacionamento com a família.

O livro tem uma linguagem simples, mas entre essas palavras de fácil compreensão se esconde uma profunda reflexão acerca de diversas questões:

As pessoas me amam pelo que eu sou de verdade?
As pessoas me abandonariam se eu mudasse de repente?
Quem sou eu de fato?

É um livro que vale imensamente a pena, mas, como eu disse no título, talvez dê uma paranoia, então não leia caso você esteja num momento muito frágil, pode conter gatilhos.

No geral, um belo presente de aniversário que eu ganhei. Leiam!

1 | 2 | 3 | 4 | 5