Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

Talita566 30/04/2024

Uma bonita obra de realismo
fantástico, com todo poder da fantasia em metaforizar a realidade. Uma ode ao amor como
guia e fonte profunda de encantamento.

Ficou pra mim que, as muitas mortes em vida que enfrentamos podem nos fazer acreditar que a via do esquecimento é a condição para continuar seguindo. Pode até ser em algum momento, embora o passado insista em nos dar notícias, seja em sonhos ou em sentimentos inexplicáveis. Ainda que seja tentador esquecer da dor, ela é a matéria última de quem somos e o que nos tornamos. Abrir mão disso é seguir velando pelo passado no presente.

É bonito pensar que alguns outros que passaram por nossa vida são testemunha de quem somos. Guardiões de memórias. Na teia do esquecimento, precisamos das palavras de amores passados para desfiar a verdade.

Apesar disso kkkkk Por vezes achei a narrativa um pouco arrastada

Expedicionário Literário 29/04/2024

Cida ou Joana ?
Este livro, "Oração para Desaparecer" de Socorro Acioli, é muito emblemático e provoca reflexões profundas sobre vida e morte, fé e espiritualidade. Nele, somos apresentados aos “Inssurrectos”, sobre os quais temos poucas informações, mas são indivíduos que experimentam a morte e ressurgem em outro lugar para uma segunda chance. Algumas pessoas têm conhecimento desses fenômenos e se dedicam a facilitar a adaptação desses indivíduos após retornarem da morte.

A protagonista do livro possui dons sobrenaturais, como a capacidade de ver e falar com os mortos. Além disso, ela desperta em uma cova em Portugal, 49 anos após sua morte no Brasil, sem memória, o que é um dos mistérios intrigantes da trama. Assombrada por sonhos desconexos, ela é informada de que só recuperará suas memórias passadas através desses sonhos. Após sete anos em Portugal, ainda não recupera sua memória e já reconstruiu sua vida. Entretanto, descobre que Florice, uma das pessoas que a ajudou, escondeu um dos objetos que estava com ela na cova: um embrulho contendo uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que desencadeia suas lembranças do passado.

Esse é outro ponto da trama que nos deixa ansiosos para descobrir o desfecho: quando ela recuperar a memória, será que deixará para trás a vida que construiu em Portugal para retornar ao Brasil ou optará por apagá-la definitivamente e seguir adiante com essa nova oportunidade de vida? Confesso que essa possibilidade de acordar em outro lugar do planeta sem lembrar quem se é deve ser uma sensação perturbadora.

Além de abordar esses temas, o livro também faz referência sobre a colonização do Brasil pelos portugueses e a influência da fé na vida das pessoas. Amei a leitura e, sem dúvida, é um dos meus livros favoritos do ano.

Vitoria 29/04/2024

Socorro Acioli é daquelas autoras que a gente começa a ler e não consegue parar. A escrita dela é envolvente, e fisga a atenção até o desenrolar final.

Em Oração para desaparecer, que nos fisga logo de cara é essa personagem sem nome e sem memória, que ao contrário do que o título poderia sugerir, aparece em um local desconhecido, carregando muitas perguntas e nenhuma resposta.

MamaFioravante 29/04/2024

Perfeito sem defeitos!!!
Eu estou sem palavras...
A escrita da Socorro é maravilhosa
Suas histórias são maravilhosas
É muito aprendizado em poucas páginas
Um dia quero conhecer Almofala ??
Não tem mto o dizer, só leia!!!

Livia 29/04/2024

Diferente e intrigante
A historia é bem interessante, a leitura te prende desde o começo.
A escrita não me agradou muito, mas a curiosidade pela revelação do misterio foi maior.. kkkkk
Gostei os elementos da cultura nacional, principalmente em uma area pouco explorada. Muita coisa é respondida no final mas achei que ficou algumas pontas soltas.

Bea 28/04/2024

Curti a história, mas a narrativa não me prendeu tanto quando "A cabeça do santo" também da Socorro Acioli.

Mari Sorrah 28/04/2024

?Estar vivo é ser palavra na boca de alguém?
Impressionada com o quanto a Socorro Acioli consegue surpreender! Esse livro é uma grata surpresa!
Acompanhar o mistério, as dúvidas e os por quês, descobrir a história junto com a personagem faz a trama ser ainda mais interessante. Amei!

?Ela disse também que o grande erro da vida é perguntar para onde vamos. Isso não importa. O certo é decidir com quem.?

Caroline1321 28/04/2024

Achei desinteressante, não me conectei com a história.
Segui com a leitura até o fim por ser leitura desse mês do clube do livro que participo.

Escrita muito boa e bem fluida!

Steffani5 27/04/2024

Não sei o que aconteceu
Após ler A cabeça do santo, fui direto pra essa leitura, toda empolgada.
Tentei de todo jeito, mas não foi, a história não me "pegou". Terminei 2 livros antes de terminar esse.
Nos últimos capítulos, até que fluiu legal pra mim. Mas foi uma luta, de maneira geral.

Enfim, é o famoso "devo ter lido errado". Quem sabe eu leio de novo.

Ewerton Torres 27/04/2024

Sem palavras com a genialidade de contar uma história que Socorro tem. Eu já gostava de A Cabeça do Santo, agora com a história de Joana/Cida, estou encantado.

Maria 27/04/2024

O que a Socorro faz nesse livro é BRILHANTE. A primeira parte da narrativa é arrastado e muito mistérioso, demorou pra me conectar, mas quando chega no final dessa parte tudo se desenvolve lindamente as pontas vão se amarrando, aí a história cresce desparada. A terceira parte é incrível e empolgante, foi o que me fez amar o livro.
Com a cabeça do santo também tive essa experiência de ficar presa no começo meio arrastado.

A escolha das ambientações pro processo de desenvolvimento da personagem é foda!

A ideia ideia que o colonialismo molda cultura, nossa história, já perdeu a vez e aqui a Socorro traz de maneira ABSURDAMENTE LINDA o chamado da nossa ancestralidade, esse chamado vem e quando vamos de encontro a quem realmente somos, quem fomos e quem veio antes é como entrar numa tempestade de areia e quando saímos nada é o mesmo, nós nunca mais seremos os mesmo. É poderoso e é lindo.
Rimylles.Silva 28/04/2024minha estante
Ela é maravilhosa mesmo!

Adriana261 27/04/2024

Lindo
Mais uma lindeza de livro. Tão bom como Cabeça de Santo. Leitura fluida, sensível. Traz uma leitura do metaverso a sua maneira, nos folclores e tradições dos nossos povos originários. Um livro lindo para ler devagar e disfrutar.