As Crônicas de Spiderwick

As Crônicas de Spiderwick Holly Black
Tony DiTerlizzi

Resenhas - As Crônicas de Spiderwick

Paulinha 08/10/2023

Tudo começou quando a família Grace se mudou para a propriedade dos Spiderwick e Jared Grace encontrou um livro misterioso, cheio de relatos e ilustrações, sobre um mundo mágico e perigoso que se esconde bem à vista. Agora, ele e seus irmãos, Simon e Mallory, vão embarcar em uma aventura com goblins, duendes e várias outras criaturas fantásticas!

Gabriel 11/10/2023

Muita nostalgia de infância
Sempre amei o filme mas nunca tinha lido os livros, e simplesmente amei, me lembrou muito os livros que lia quando criança, da Eva Furnari principalmente.
As histórias não tem taaanta profundidade, até por serem mais infantis, mas é um livro tão gostoso de ler, e as ilustrações deixam a experiência ainda mais legal, são tão lindas que dá vontade de ficar olhando por um tempão.
Deve ser uma experiência mágica ler essa história quando criança.

Ceifadora Potter 10/02/2024

Marcado no coração
"Agora, vemos que os seres encantados vão muito além do imaginário infantil."
Eu já sabia desse livro da minha autora favorita, a Holly Black, mas quando lançaram essa versão eu já pedi de amigo secreto de 2023 (e ganhei!). Não pensei que ia gostar tanto quanto eu amei, confesso. É um livro infanto juvenil (que não é tão infantil assim, tem umas partes bem macabras). Tem ensinamentos como o de confiança, cumplicidade e amizade, mas também o de cuidado e observar os pequenos detalhes que podem fazer diferença.
A história é muito bem desenvolvida, as ilustrações dão mais sentimento de pertencimento ao enredo e completa essa visão de mundo fantástico que os autores desenvolveram. Eu amo o mundo das fadas desde que tive o primeiro contato com ele por O Príncipe Cruel. A complexidade, os detalhes, os seres, que confesso que me conquistam muito. Mexe com o imaginário infantil e perpetua para a idade adolescente e adulta.
As personagens são variadas e cada uma tem suas características especiais que nos conquistam. Os humanos e as fadas se misturam, as vezes se dando bem, as vezes brigando por objetivos diferentes. Pensar que isso pode ser real nos deslumbra e nos assombra ao mesmo tempo, e isso deixa tudo mais interessante. Jared com sua curiosidade e intensidade, Simon com seu amor pelos animais e cuidado, Malorie com sua força e determinação, Tibério com suas falas que rimam e seus avisos, Gritalhão com seus apelidos maldosos e amor pelos gatos... Com certeza vai ser uma leitura para todos os outonos ?

castle1 08/02/2024

esse livro foi realmente uma viagem a minha infância, sempre fui totalmente viciado no filme, agora mais ainda, essa edição é linda com ilustrações maravilhosas. o livro, de fato, é infantil, mas isso não muda o fato dele ser divertido, amei demais
Leeth 09/02/2024minha estante
Pq deu 4 estrelas se amou? O que achou ruim?
Curiosidade mesmo.

castle1 18/02/2024minha estante
desculpa, não tinha visto teu comentário!!! não achei nada ruim, dei 4 estrelas pq esse livro é infantil e como já tenho 18 anos achei ele infantil Kkkk, mas, com certeza, se eu lesse na minha infância era 5 estrelas e favoritado

Leticia.Fantagussi 31/01/2024

O produto mágico de uma grande amizade
Como muitos que nasceram nos anos 2000, meu primeiro contato com As Crônicas de Spiderwick foi o filme de 2008, que me deixava com sentimentos bem conflitantes porque ao mesmo tempo em que eu amava as criaturas mágicas criadas por Holly e Tony, também tinha um certo medinho delas. Lendo a obra original agora, em 2024, eu entendo que era exatamente esse o tom que os autores queriam passar kkkkkk.

A história segue os irmãos Grace em sua jornada para uma nova casa, cheia de mistérios e segredos mágicos, enquanto também enfrentam suas próprias batalhas internas, como o abandono paterno e, no caso do pequeno Jared, como lidar com tanta raiva acumulada. A raiva do Jared e o jeito como Holly a desenvolve foi uma surpresa muito positiva pra mim (que só lembrava das criaturas mágicas e do final do filme kkkk). Foi muito bom ver uma criança aprendendo a lidar com esses sentimentos difíceis, vendo aos poucos como essa raiva podia faze-lo fazer e dizer coisas das quais logo se arrependia, mas também mostrando a sinceridade e a vulnerabilidade nesses sentimentos, uma vontade genuína de melhorar e só não saber como, tudo isso vindo de uma dor comum a tantas crianças, inclusive a mim: a separação dos pais, e principalmente, o desinteresse do pai em fazer parte da vida dos filhos. A magia e as criaturas mágicas do livro também fazem uma alusão à natureza do mundo real e em vários momentos a Holly e o Tony ressaltam como o ser humano fez e ainda faz mal às criaturas mágicas, como seu mundo está ameaçado por nossa causa e como é difícil e até perigoso para elas confiarem em nós. A única parte que me decepcionou um pouquinho foi a resolução do conflito final com o grande vilão, porque achei um pouco apressado demais.

Dito isso sobre a história em si, minha parte favorita (como ilustradora) foi ver o processo de desenvolvimento do livro no final! Eu amei ver os primeiros rascunhos do Tony e ver que muitas cenas surgiram primeiro de um desenho e depois foram escritas, além é claro, do próprio plot inteiro do livro ter vindo da vontade do Tony de escrever um guia de campo naturalista de criaturas mágicas (o que de alguma forma me lembrou de “Grimm, contos de terror”, uma das séries com a qual eu era mais obcecada na pré-adolescência, o que só aumentou ainda mais o sentimento de nostalgia rsrs). Minha maior e melhor surpresa logo no começo foi descobrir a quantidade IMENSA de ilustrações maravilhosas (praticamente uma a cada duas páginas) e esse “Caderno de esboços” no final esclarece muito bem porquê é assim. Então, em resumo, é um livro infantojuvenil bem rápido e gostosinho de ler, com muitas, muitas ilustrações lindas e uma coletânea de esboços ainda mais legal no final!

Feh (@library.of.the.witch) 28/04/2024

Há vários anos eu tenho vontade de ler as Crônicas de Spiderwick, e quando a Galera anunciou o lançamento nessa edição única lindíssima, finalmente pude ter a minha chance. E a leitura valeu cada segundo!

A história me prendeu muito, é uma leitura leve, mas com abordagem de assuntos complicados da vida. E as ilustrações te fazem mergulhar de cabeça nesse conto de fadas épico.

Natie 13/10/2023

Cheiro de infância e de um conto de fadas real.
O filme desse livro preencheu a minha infância e agora anos depois poder ler essa história linda, mágica e com várias ilustrações vívidas que nos transportam para a história? Foi além de mágico, foi inebriante.

É uma história para crianças, mas qie se tornou um afago na alma, principalmente no meu eu criança. Essa edição está belíssima.

Definitivamente quero reler todos os anos, que é o que eu faço com livros que me marcam que uma maneira mais suave (não os que me destroem).

Vitoria 20/12/2023

Amei demais poder ler essa história tão boa. Já tinha visto o filme quando criança e tem sim algumas diferenças mas os dois são maravilhosos!!!

Bruna.Caroline 17/11/2023

Que história fantástica ?
A leitura é fluida e os desenhos ajudam muito a imaginar as criaturas. Bem juvenil e divertido. Foi muito gostoso acompanhar essa aventura!

Marcooo 26/11/2023

Nostalgia e Originalidade
O livro é muito bom e a adaptação feita no filme apesar de antiga entrega com honestidade todo o conteúdo da saga.

O ponto forte além da fácil leitura através da escrita do autor, é sem dúvidas os desenhos magistrais feito pela dupla que além de contemplar a bela arte funciona pra elucidar cada cena e personagem da obra.

Sem dúvidas, um livro que deve ser lido por todos ao menos uma vez na vida.

maysabz 07/01/2024

"Jared Grace este lugar deixe"
Que experiência encantadora vislumbrar um dos meus filmes preferidos em seu formato original: as páginas. sou apaixonada por fantasia e fiquei feliz em ver que esse livro conta com a colaboração da Holly, uma escritora perfeita para o mundo fantástico.
Além disso, posso dizer que amei acompanhar as aventuras dos irmãos Grace, o Tibério, Gritalhão e todos esses personagens muito bem construídos. Também iria amar ler o próprio guia de campo de Arthur Spiderwick, objeto principal dessa história ??

Gabriela 20/03/2024

Muito especial e fascinante!
Esse livro me fez despertar um espírito aventureiro da minha infância, um gosto por fantasia leve e juvenil! Eu amei fazer essa leitura, ver as imagens que contém no livro, poder imaginar as cenas e me envolver na trama dos personagens.
Considero esse livro uma obra de arte, uma leitura para todas as idades e fases da vida, algo pra resgatar nossa criança interior e deixar o coração quentinho com as emoções da estória! Recomendo a leitura a todos!

estermm 03/01/2024

"Há um mundo invisível ao nosso redor"
As Crônicas de Spiderwick foi um filme que marcou minha infância, entretanto, até recentemente, não sabia que ele era uma adaptação de uma obra literária.

O livro narra a história dos irmãos Grace e a série de infortúnios que se seguem após estes encontrarem o guia de campo elaborado por seu tio-bisavô, onde estão catalogadas várias espécies de criaturas fantásticas, como fadas e duendes.

Os autores Tony Diterlizzi e Holly Black apresentam a história com um vocabulário simples e com descrições que incentivam a imaginação do leitor, mesmo que apresentem ilustrações de diversas cenas do livro. Por isso, As Crônicas de Spiderwick é uma ótima obra para alguém que está iniciando no mundo da leitura, principalmente jovens, uma vez que este é um livro infantojuvenil.

As Crônicas de Spiderwick é um livro com capacidade de encantar os amantes de histórias de fantasia, tendo inúmeras referências a diferentes obras, entre elas: As Crônicas de Narnia e Alice no País das Maravilhas.

Esta edição do livro faz jus ao nome que leva: Edição Completamente Fantástica. Além de possuir uma lindíssima capa com detalhes holográficos e de reunir os 5 livros do universo Spiderwick também possui uma representação do caderno de esboços de Diterlizzi, onde estão as primeiras representações gráficas das personagens e das criaturas. E, ainda, reúne 3 capítulos escritos por Holly Black, contando situações que ocorreram com diferentes personagens do livro, incluindo a história de como Gritalhão foi capturado pelos Goblins.

Eduardo1942 01/04/2024

Completamente Fantastico
Se existe perfeição na terra? Ss, existe, e esse livro é a prova disso!
A Holly como sempre sendo perfeita né, eu fico besta com a habilidade dessa mulher de fazer a gente se imergir nesse mundo fantástico, esse filme fez minha infância, e quando descobri do livro, e que ainda por cima é da minha autora favorita (por conta de príncipe cruel) eu não pude deixar de ler!!!
O livro tem bastante divergências com o filme, mas isso o torna melhor que o filme, pois tem mais detalhes, e tem cenas icônicas que infelizmente NN foram pro filme...
Tá esperando oq? Se joga nessa leitura e nesse mundo fi!!!