As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Alana 27/10/2023

Amei muito! Forte e tocante! Impossível não se emocionar com a força e bondade de ?vovó?, impossível não pensar e pensar na tristeza alastrada no Vietnã em todos os anos retratados no livro? melhor livro do ano da tag inéditos!

Amanda.Cristina 27/10/2023

Livro maravilhoso e envolvente, relatando através da história de uma família os desafios, dores e tristezas enfrentados pelo povo vietnamita.

Ariane.Pacanaro 27/10/2023

?? ?Minha avó costumava dizer que, quando nossos ancestrais morrem, eles não desaparecem simplesmente, mas continuam cuidando de nós.?

Betina.Iser 27/10/2023

Vietnã
É um livro que nos conta um pouco da história de um país marcado especialmente pelas guerras. Através desta obra é possível ver um Vietnã com muitos atributos, um povo forte, bravo e com costumes muito ricos. Além de toda a história, o livro é um romance, com mtos ensinamentos. Vale muito a leitura.

vet_leitora 30/10/2023

Esperança
*** "De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem disposta a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras." ***

RESUMO

Esse livro conta a história de uma família durante a Guerra do Vietnã, mostrando a visão dos civis e das pessoas que não puderam fugir da guerra, com as consequências dela em suas vidas mesmo após seu fim.

A invasão dos EUA ao Vietnã é mostrada como apenas a ponta do iceberg, com inúmeras agressões acontecendo à população tanto antes quanto depois desse período.

Huong é uma menina que aguarda o retorno de seus pais e tios que foram para a guerra enquanto permanece com sua avó, que conta à garota a história da família e tudo pelo que eles passaram.

Apesar de todos os sofrimentos pelos quais a avó de Huong passou, ela conta a sua história, a preserva e transmite, dando uma esperança para a história. Mesmo que privada de outras liberdades, contar a sua história é um jeito de se libertar.

*** "Eu mergulhei em 'As aventuras de um grilo'. Queria ser o grilo Mèn, deixando seu ninho para se aventurar no mundo, ver a vastidão da natureza, conhecer todos os tipos de pessoas, sentir o gosto da independência, causar travessuras e fazer novos amigos. No mundo de Mèn não havia guerra. Parecia que apenas os humanos travavam guerras entre si, causando sofrimento uns aos outros." (p.52) ***

CLASSIFICAÇÃO

Essa visão inovadora que o livro traz, de ver a história pelas lentes do outro lado, é muito importante. A maioria dos livros que temos do período mostram o extremismo capitalista norteamericano. Aqui, porém, vemos o extremo do outro lado, com o socialismo se erguendo no país.

Com uma história que dá um arrepio na espinha, "As montanhas cantam" traz a triste realidade que assolou todo um país, e ainda traz consequências para a população local.

O fim do livro traz a esperança de que se a história for contada, não é a ignorância que levará a humanidade a cometer esses erros novamente.

*Classificação indicativa: +14 (morte intencional, aborto, pena de morte,...)

beaschlemper 30/10/2023

Ler esse livro foi uma experiência muito diferente de qualquer outra leitura que eu já fiz. ele é feio, porém bonito. cru, porém humano. forte, porém sensível. duro, porém delicado. ele me despertou mil emoções, me comoveu, me arrancou lágrimas, me fez rir, mas me fez triste. esse livro é um emaranhado de opostos que pode te tirar risos num parágrafo e choros noutro.
com certeza entrou pra minha lista de favoritos.

Luana899 01/11/2023

Uma história densa, triste, envolvente do início ao fim. A escrita muito bem feita, nos leva ao Vietnã e nos traz um pouco da dor e feridas que as guerras causam. Gostei bastante dos personagens, todos profundos.

Denise.Mineiro 02/11/2023

Que livro lindo!!!!! Que história cheia de amorosidade? mesmo passando por todo sofrimento e por toda atrocidade que a guerra representa, essa história nos fala de amor? o amor de uma família que se manteve firme e unida mesmo quando não estavam perto um do outro, história de amor pela ancestralidade, história de luta de um povo que inspiram coragem e compaixão, como disse vovó Diêu Lan ?os desafios enfrentados pelo povo vietnamita ao longo da história são tão altos quanto a montanha mais alta.?

Nota 10,0

Vane 04/11/2023

Um dos melhores livros ?
Este livro é uma verdadeira LIÇÃO DE VIDA.
É emocionante. É pesado. Porém, traz uma perspectiva de vida transformadora.
O livro se torna difícil de ler, pois a dor das personagens se torna a nossa dor. Entretanto, nos traz a consciência do porquê as guerras sempre são narradas pelos vencedores porque aqueles que saem perdendo (até os que ganham) levam uma vida triste e um destino cruel.
Tomei um banho de água fria lendo este livro e precisei ressignificar muitos acontecimentos em minha própria vida.
Lendo este livro (e eu não li rápido, pois precisei digerir cada frase), quis abraçar as personagens principais de forma tão empática e quente para mostrar que nem tudo era dor. Mas, acreditem, as personagens são fortes para caramba! (-eu não teria tal força). Inclusive houve um perfeito equilíbrio no entrelaço da história de uma com a outra.
Só posso dizer que a experiência de ler este livro foi algo que fugiu do meu comum, todavia foi uma leitura que amei e que mudou minha vida em sua completude.
E, por fim, chorei. Chorei muito.

Moon 16/11/2023

5 estrelas
Dieu Lan e a neta Houng tentam sobreviver em meio aos bombardeios da guerra do Vietnã, enquanto esperam pelo retorno da família que está lutando na guerra em defesa do país. Enquanto se escondem em abrigos antiaérios, passam fome e medo, as duas se alimentam da esperança de rever os parentes, enquanto Dieu Lan relembra sua história de vida sofrida onde perdeu muitas pessoas durante a Segunda Guerra Mundial e o período da Grande Fome que assolou o Vietnã no final da guerra. A narrativa alterna entre as histórias da avó e os relatos da neta que anseia pela volta dos pais e tios, ao mesmo tempo que experimenta os sentimentos conturbados da adolescência. Uma história tocante sobre duas gerações entrelaçadas pelo amor e pelas experiências terríveis causadas pela guerra.

Uma história super tocante e forte que te faz repensar na vida e nas relações familiares, bem como te faz questionar a maldade do ser humano. Do início ao fim somos atravessados pela angústia dos relatos da Dieu Lan que sofreu demais quando jovem e relata isso de forma vívida e detalhada. Impossível não relacionar os acontecimentos da Guerra do Vietnã com o genocídio que esta acontecendo nesse momento na Palestina. A escrita da autora é poderosa e reveladora, a alternância de narração e os capítulos curtos ajudam mais ainda a manter o leitor preso. Gostei muito de poder ler um livro de uma autora Vietnamita e recomendo fortemente essa leitura, mas já aviso que os gatilhos são muitos!

Gatilhos: violência, estupro, tortura, morte, assassinato.

Letícia.Felix 24/12/2023

Um livro histórico, que retrata vários acontecimentos históricos do Vietnam e que te faz sofrer e admirar o povo desse país! É muito doido pensar tudo que a população do vietnam já teve que passar ao longo desses anos.

Debora.Oliveira 30/12/2023

Amo a seleção da Tag!
Me emocionei e aprendi muito com esse livro! Nunca tinha lido nada sobre a guerra do Vietnã e esse livro me surpreendeu demais!

Me arrancou diversas lágrimas! Uma leitura necessário para conhecermos sobre o contexto histórico!

?De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras.?

Bruna 05/01/2024

Um soco no estômago
Essa história é um soco em nosso estômago, nós que em muitos momentos reclamamos de coisas tão pequenas, tão fúteis... Essa história nos faz enxergar que o mundo fora da nossa bolha é perverso. O sofrimento desse povo, dessa família... Meu Deus, como doeu ler esse livro. Mas é um livro extremamente necessário.

Neusa Priotto 09/01/2024

Uma leitura forte. As vezes angustiante. Há tempos não sentia uma aflição e tristeza ao ler, mas, ao mesmo tempo não conseguia parar de ler e admirar essa mulher forte e guerreira com uma alma tão iluminada.
Tristeza, admiração e força definem este livro.

Carol2638 17/01/2024

O lado da história dos civis vietnamitas no contexto guerra
Que livro lindo! Não é spoiler, não se preocupem kkkk mas é a primeira vez que vejo qualquer informação relacionada as guerras do vietnã (que, na minha ignorância, só existia a que aconteceu entre os EUA x Vietnã) através dos vietnamitas. Um livro tocante, emocionante, diferente de tudo que já li sobre guerras. É nítido que a autora teve um trabalho árduo para pesquisar e relacionar contextos históricos, (possíveis historias reais? Quem sabe) com o ambiente os quais os personagens estavam inseridos.
Recomendo quem está afim de uma leitura densa e ao mesmo tempo que te fisga ate o fim. Vc quer saber cada história que a vovó de Huong conta para sua neta. Um espírito de pertencimento e ancestralidade muito forte neste livro. Eu amei!
Obs: É um livro que falará de muitas coisas de guerras , então, recomendo que olhem na internet quais gatilhos esse livro possui. Na minha opinião, não são pesados, mas cada pessoa sabe o que pode suportar e ta td certo! Boa leitura!