As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Lety Valadares 28/10/2023

Amei
Historia real narrada em diferentes linhas temporais por duas Vietinamitas, a neta Goiaba, e a avó Diêu Lan.
As duas contam sua trajetória de sofrimento, resiliência e superação.
Viveram momentos duros na reforma agrária e na Guerra com EUA, o amor pela família e respeito a sua história e ancestrais fizeram com que Diêu Lan superasse todos os obstáculos que a vida lhe impôs.
Emocionante

Ana Livia 23/09/2023

As Montanhas Cantam
Eu adorei o livro, apesar da temática de guerra e violência.
É interessante ver a guerra por outra perspectiva, pela família de pessoas inocentes.
A família Trân tem uma vida cheia de obstáculos, sofrida. Vovó Diêu Lan é um ícone, passou por muitas coisas e não desistiu, é o centro da família e da narrativa.
Com muita história para ser contada, este livro me prendeu do começo ao fim.
pedroauday 23/09/2023minha estante
Tô enrolando ele, mas só pq não ando com o livro em baixo do braço ?

Laiza.Mafra 12/10/2023

Impossível não se emocionar com a história da família da vovó Dieu Lan. Uma história triste, escrita de uma forma linda e com muitas lições de vida do começo ao fim.

ericadavila 27/09/2023

Eu amei o livro. A escrita da autora é sensível, poética, a gente consegue sentir o aroma, o gosto das coisas só pela descrição dela. Me emocionei com a história da família da Dieu Lan e da Goiaba. Dieu Lan é uma mulher forte, que lutou pela sua família até o fim, que comeu o pão que o diabo amassou, mas sempre com esperança no futuro e nas pessoas, mesmo em meio ao terror das várias guerras e conflitos que assolaram o Vietnã. Vale a muito a pena a leitura.
Ally 27/09/2023minha estante
Estou extremamente ansiosa pra começar. O livro me encara todos os dias

ericadavila 27/09/2023minha estante
Vale muito a pena! Tomara que vc goste!

Erica.Barone 04/09/2023

Não sabia que o povo vietnamita era tão sofrido. Um livro muito comovente e bonito. A autora faz criticas a guerra e a política, mas da ênfase ao amor e a capacidade de superação. A escrita é outro ponto surpreendente. Traz a reflexão sem propagar sentimentos ruins. Excelente

@eleeoslivros 06/09/2023

Queria dar 10 estrelas pra esse livro mas não tem como.
que livro difícil de ler, denso, duro, mas cheio de amor.

@ruthlunang 24/10/2023

As montanhas cantam
Meio complicado avaliar esse livro.

Como a própria autora menciona nos agradecimentos, essa história foi escrita baseada nos acontecimentos da família e de conhecidos dela.

E que história sofrida, viu? E não tinha como ser diferente, já que tudo o que aconteceu foi em decorrência da guerra do Vietnã. Vi alguns comentários sobre o livro, dando nota baixa a ele, por se tratar de um livro anti-comunista.

Acho que as pessoas estão ligadas demais a ideologias políticas e se esquecem que são seres humanos que tomam decisões que podem ou não ter consequências negativas na vida das pessoas. Qualquer que seja o sistema político de um país, coisas ruins podem acontecer porque as pessoas podem ser grandes imbecis, e não é o fato de ser comunista ou capitalista que vai mudar isso.

Mas tenho que assumir que, de fato, nesse livro, a autora tentou passar um pano gigante no papel dos Estados Unidos na guerra. Sim, pelo que ela escreveu o governo comunista foi horrível no Vietnã. Mas os EUA foram bonzinhos? Claro que não. Mas a todo tempo ela induz o leitor a pensar que eles estavam ali como salvadores. Pelo menos foi essa a sensação que eu tive durante boa parte da leitura.

Enfim, a história é bem comovente e eu gostei bastante das personagens. De todo modo, a leitura vale super a pena pra gente conhecer pelo menos um pouquinho do que aconteceu durante esse período tão triste do Vietnã.

Porcuxa 17/12/2023

Um dos livros mais dolorosos que já li.
Inspirado na histórias de sua própria família, a autora conseguiu criar uma trama muito emocionante. As Montanhas Cantam acompanha a saga de uma família vietnamita que sofre com as consequências de guerras e conflitos no país, e como essas feridas perpassam gerações. Ainda assim, apenas de ser um livro muito forte e violento - afinal é ambientado num período de guerra - também é muito lindo pela resiliência e a forma que essa família sempre tenta encontrar um caminho de volta ao outro, ao amor e às suas raízes.

Gosto muito de ficção histórica, pois reflete vivências reais. Neste livro, temos uma linha do tempo bem abrangente da história do Vietnã: a Invasão do Japão, a Grande Fome, a Reforma Agrária e a Guerra do Vietnã. É muito interessante ler o outro lado da história. Além disso, nos aproximamos de uma cultura diferente e isso é sempre mágico de alguma forma.

Ler esse livro foi uma experiência! É um livro muito pesado, partes que podem trazer muitos gatilhos também, pois a guerra fere não só quem está lutando, mas quem também quem aguarda o retorno dos amados familiares, que quando voltam não são mais os mesmos.

Por fim, é muito lindo conhecer um pouco a cultura, a natureza e as tradições do país pelos olhos da escritora que também tenta trazer a beleza do lugar e de seu povo, afinal "o Vietnã não é apenas guerra."

Juliana 26/09/2023

A história recente do Vietnã a partir de uma outra perspectiva. Um livro denso, que precisa ser lido aos poucos. Impossível não pensar nos que sofrem com as guerras mundo a fora, soldados que são enviados para lutar guerras que não são deles, exageros e erros de entendimentos, ganância, imperialismo, fome. Uma parte cruel da humanidade.

Bianca 17/12/2023

Conhecendo o Vietnã
Ficção histórica belíssima, com momentos de agarrar o livro e outros de abandonar a leitura no meio. Muito bom.

Paola 11/10/2023

Leitura necessária
Como não recordar essa leitura em meio a tudo que estamos vendo nos noticiários ultimamente? A história se repete e se repete... mudam as pessoas, os "motivos", o cenário, mas todas as vezes é algo inaceitável, que infelizmente supera a ficção.
Eu fiquei bem feliz com a oportunidade de ter recebido esse livro com a Tag Inéditos, foi uma leitura difícil mas, repito, necessária.
Foi bem o que chamamos de sair da zona de conforto.
Enfim, eu gosto de ler sem saber muito sobre o que se trata e por isso essa resenha vai ser assim, bem superficial, mas garanto que vão se surpreender.
Super indico.

Joyce Helena 13/10/2023

Livro anticomunista, de uma autora pequeno-burguesa compradora, que destila mais ódio contra os comunistas do que contra os americanos, responsáveis por uma das maiores violências que a humanidade já assistiu.
Bittencourt 27/12/2023minha estante
Não poderia concordar mais!

Marcella.Honorato 27/09/2023

Interessante
Diferente de tudo que já li até agora.
É um livro tenso, leitura um pouco difícil, que te faz questionar o ser humano e sua maldade?

Teve momentos que me vi parando de ler e simplesmente desistindo da leitura e por vezes também me vi envolvida na leitura junto à Goiaba.

Tem muitos detalhes de embrulhar o estômago, momentos fofos e muito aprendizado.

1° recebido da TAG.

Pati 24/02/2024

Uma história triste que emociona e revolta
"As Montanhas Cantam" de Nguyen Phan Que Mai é uma obra tocante que nos leva por uma jornada profunda através da história e das gerações no Vietnã. A autora habilmente entrelaça as vidas de diversos personagens, oferecendo uma narrativa rica em detalhes e emoções.

A trama, que abrange décadas de turbulência histórica, captura a essência da resiliência humana diante das adversidades. A autora utiliza uma prosa poética para explorar temas como família, amor, guerra e a busca por identidade.

A obra não apenas apresenta um retrato vívido da cultura vietnamita, mas também revela a complexidade das relações humanas diante das circunstâncias desafiadoras. A narrativa cativante e os personagens envolventes tornam "As Montanhas Cantam" uma leitura emocionalmente poderosa que ressoa muito além das últimas páginas.