As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Renata 02/03/2024

Temática diferente
Gostei muito do livro principalmente pela autora ser vietnamita mesmo. Nunca tinha lido nada desse tema então foi bem interessante. A forma como a autora escreve deixa até as coisas um pouco mais leves, então apesar de ter muitas partes tristes não é um livro super trágico e nem só com desgraças heueheueh

Jo Stein 12/12/2023

As Montanhas Cantam é uma poderosa exploração da resiliência de uma família no norte do Vietnã, abrangendo desde os horrores da Segunda Guerra Mundial até os anos após a derrota do governo do sul pelo norte. A protagonista, Dien Lan, personifica a coragem diante das adversidades, tendo vivenciado os horrores da guerra, a fome e outras crueldades, mas nunca perdendo a esperança na humanidade.

Mergulhada nas páginas desse livro senti a história de luta e dor das personagens de forma tão intensa e real que, em várias ocasiões, tive que parar pra respirar um pouco.
A autora demonstrou uma destreza única ao montar uma narrativa habilmente alternada entre as vozes de avó e neta, explorando o impacto do passado no presente, e equilibrando a crueldade da guerra com a compaixão da cultura vietnamita. Isso ofereceu uma visão profunda e multifacetada de uma parte da história do Vietnã, enquanto manteve uma conexão humana poderosa na trama.

Existem leituras que, de alguma forma, tocam o cerne da gente, e essa com certeza foi uma delas.

cesa 28/12/2023

As Montanhas Cantam
As Montanhas Cantam é um livro que se passa no Vietnã durante o século XX, retratando os diversos momentos históricos, desde a Reforma Agrária e a ocupação Francesa e Japonesa até o pós-guerra da guerra do Vietnã. Ao meu ver, o livro adotou uma postura bem neutra em relação a política da região, mostrando sempre os dois lados da moeda e acredito que isso seja importante para o pensamento crítico em relação aos fatos históricos. É um livro MUITO trágico e tem partes BEM pesadas mas acredito que foi necessário para abrirmos nossos olhos em relação às guerras que acontecem hj em dia e o quão prejudicial elas são pra todos em volta. Acredito que o livro foi bem fluído e tudo conseguiu se conectar no final.A árvore genealógica no começo do livro é crucial para não se perder com os nomes das personagens. Gostei bastante de como foi abordada a cultura vietamita e em como a autora utilizou os provérbios locais para dar essa imersão no livro, inclusive é de um provérbio que vem o nome do próprio livro. Gostei muito do final e, será que vem aí visitar Hanói algum dia?

Lestat da Ursal 10/11/2023

As montanhas cantam
As Montanhas Cantam nos leva ao Vietnã e gira em torno das memórias e relatos de uma família (principalmente da avó) sobre a fome, a guerra, etc. Não tem como negar o quanto esse livro é maravilhoso e profundo, mas não é fácil de ler, é sofrido porque o leitor sofre junto com os personagens.

Armele 29/10/2023

Desde as primeiras páginas tem tristeza nesse livro, essa foi a minha maior dificuldade em conseguir engatar na leitura, além dos termos vietnamitas! Mas depois que peguei o jeito engoli o livro em dois dias! A história é dilacerante, triste e é dolorosa de ler! Impossível não refletir sobre os acontecimentos atuais no Oriente Médio! É aquilo? em uma guerra ninguém ganha, ninguém perde, há apenas sofredores.

Aline 16/11/2023

Um canto de esperança
Eu não sabia nada sobre o Vietnã. Apenas o que dizem os livros de História sobre a Guerra do Vietnã, e o que uma cartão telefônico antigo dizia sobre a origem de uma das minhas frutas preferidas (bacupari), mas que hoje a internet desmente...
Então, ler esse livro pra mim foi um grande aprendizado! E confesso que fiquei bastante emocionada com a força de vontade e a esperança do povo vietnamita...
As lágrimas me inundaram por diversos momentos no curso da leitura! Super indico.

"Os eventos turbulentos de nossa história não apenas separaram as pessoas, como também imprimiram nelas um sentimento de culpa por coisas sobre as quais não havia controle".

"Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza".

Dani 01/10/2023

Breves comentários sobre
É um livro que conta a história dos últimos 100 anos do Vietnã (aquela história que todo mundo acha que sabe), mas que aqui é contada por uma vietnamita baseada em memórias da sua família e conhecidos.

Fernanda 02/11/2023

O livro é ótimo, passa uma realidade muito diferente, maaaas o tanto de coisas que iam acontecendo com os personagens principais me incomodaram um pouco. Ficou fictício algo que poderia ter sido mais natural. Ensinamentos impares

Lucia | @lucia_esta_lendo 01/10/2023

Uma leitura difícil
Não é um livro de fácil leitura.
Não, não é pela escrita. Mas sim por ser um conteúdo muito delicado. Vermos os horrores da guerra pelo ponto de vista dos civis vietnamitas nos faz ter uma real noção do quanto a guerra é cruel com todos os envolvidos.
Narrado de dois pontos de vista, em épocas diferentes, acompanhamos uma geração de família der desfeito para depois ser refeita.
Com certeza uma das melhores leituras deste ano.
Obrigada TAG por trazer leituras tão enriquecedoras.

Lory 13/10/2023

"A dificuldade dá luz à sabedoria"
Quantas pessoas ao redor do mundo estão tendo um dia normal e não sabem como isso é sagrado e especial?

Esse livro foi extremamente difícil de ler. Não por falta de fluidez ou de envolvimento, mas por pensar que, apesar de ser uma obra de ficção, as pessoas de fato VIVEM isso na realidade. É um soco no estômago a cada página.

A história é contada, revezando entre o presente e o passado de uma família vietnamita, os Tr?n, durante a guerra do Vietnã.

Na trama, Dieu Lan conta sua jornada à sua neta Huong, com quem possui uma conexão de encantar qualquer leitor. O sofrimento retratado ? da forma como é retratado ? te obriga a realmente precisar parar, e refletir, e respirar, e pegar fôlego, antes de continuar.

Ver relatos de guerra pelo ponto de vista das vítimas é sempre uma experiência única! Estudamos sobre eventos históricos nas aulas da escola, mas nunca se assemelha a relatos pessoais, mais intimistas, de quem viveu aquilo na pele.

Os capítulos são bem longuinhos, confesso que prefiro quando são mais curtos, mas, a trama te envolve tanto, que, no fim das contas, isso é um mero detalhe.

Esse livro me tocou profundamente, pois um sonho que sempre tive era o de escrever as histórias da minha própria avó e nunca consegui colocá-lo em prática. E me emociono ao ver essa ligação entre avó e neta que vemos aqui.

Nota 1000 ??

Ingrid fields 19/09/2023

Tocante
"Se eu tivesse um desejo, não iria querer nada extravagante, apenas um dia normal, em que todos pudéssemos estar juntos como uma família, um dia em que poderíamos apenas cozinhar, comer, conversar e rir. Imaginei quantas pessoas ao redor do mundo estavam tendo um dia normal e não sabiam como isso era sagrado e especial.?

Que livro envolvente e triste, muito sofrimento pra uma vida só, incrível como nos apegamos e odiamos os personagens, como a autora consegue demonstrar tão maravilhosamente bem a dualidade de cada um e como esse livro nos faz perceber a ruindade das pessoas tanto quanto a bondade, livro muito comovente, chorei lendo e com certeza um dos meus favoritos do ano ??

Maísa 12/11/2023

Emocionante!
Uma história de superação e esperança diante das atrocidades e barbáries durante os muitos anos de instabilidade, fome e guerra no Vietnã. Um livro doloroso e sensível, difícil de não se emocionar!

?Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza?.