As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Maísa 12/11/2023

Emocionante!
Uma história de superação e esperança diante das atrocidades e barbáries durante os muitos anos de instabilidade, fome e guerra no Vietnã. Um livro doloroso e sensível, difícil de não se emocionar!

?Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza?.

Júh ^^ 10/12/2023

Sobre perdão, amor e esperança
Que livro doloroso e lindo, me senti arrebatada quando por fim a história entrou em meu coração. Gosto muito de acompanhar esses livros que vão tratando de gerações, foi muito impactante e importante entender os contextos das histórias de cada personagem. A que mais me emocionou foi da avó, mas a da mãe é bem pesada também. Que bom que a neta conseguiu passar por tudo isso mantendo firme a esperança de que as coisas dariam certo. Não é um livro fácil na medida que há muitas das atrocidades cometidas na guerra descritas com precisão. A jornada de muitos deles com certeza se reflete de alguma forma na realidade também.
Gostei do final e já esperava que nem tudo seria feliz, porém achei bem crível. As marcas da guerra permaneceram em todos e mesmo eles vivendo um dia de cada vez ainda é impossível esquecer de tudo que passaram. Esse é um livros que também nunca pegaria pra ler se não fosse pelo clube da TAG. Amo quando me tiram da minha zona de conforto.

Priscilla154 11/01/2024

Não sei como demorei tanto pra ler
Simplesmente apaixonante. Apesar de ser uma história muito triste, que por muitas vezes me levou as lágrimas e me fez pensar o quanto nossa vida hoje é fácil. Tbm me passou uma mensagem de perseverança, confiança em quem amamos e o quanto devemos agradecer pelas pequenas alegrias.

Marcelo1415 24/09/2023

Comovente
Guerras são narradas do ponto de vista dos ganhadores; sempre nos apresentando um lado; do bem e do mal, nós e eles. mas ela vai muito mais além de estar certo ou errado. é sobre as famílias que são separadas e histórias que são ceifadas. um livro triste mas que ao mesmo tempo mostra que sempre há um futuro ao qual devemos ansiar.

Guilherme 24/09/2023

Incrível e marcante
Um mergulho no passado do Vietnã, essa narrativa envolvente te transporta para uma cultura assombrada pela guerra, injustiça e famílias divididas. Admiro muito o povo vietnamita, sobrevivente dessa grande tragédia do século passado

Juliana 27/10/2023

O amor é a cura?
Uma história emocionante sobre uma família enfrentando as oscilações governamentais e a Guerra entre os anos de 1930 a 1980.
Além dos relatos tristes de um povo enfrentando a fome, instabilidade governamentais e Guerra, o livro consegue imprimir um plano de fundo de esperança. Uma mãe lutando para criar um lugar seguro para a sua família, mesmo quando todas as adversidades encontram o seu caminho?
O livro é profundo, sensível, doloroso, mas também acolhedor

Maria V 07/11/2023

Ficção história está ganhando um lugar no meu coração e esse livro veio para confirmar isso.

Mesmo se tratando de um tema tão pesado, o livro consegue ser sensível e leve. Em meio a uma história de guerra, há amor. O amor de uma família.

A história também mostra a resiliência de um povo, vietinamita e deixa um sentimento de esperança no final que no futuro as coisas possam melhorar se mantivermos a história viva. Conhecendo a história, suas atrocidades, não cometeremos o mesmo erro.

maribaciega 27/02/2024

Um livro com narrativas antigas, de Diêu Lan contando sua história à sua neta e Huong falando sobre sua vida e momentos da guerra. A descrição das história são bem detalhistas e tristes, por serem contadas em momentos difíceis dos vietnamitas, mas ao mesmo tempo, o livro passa uma ar de esperança, porque mesmo diante das dificuladades, a mesagem que fica é na maior parte positiva.

deborahalmeidac 17/01/2024

Desgraçou minha cabeça
Fiquei muito abalada. Confesso que tive certa dificuldade com os nomes e provérbios, mas nada que atrapalhasse a leitura. Que história envolvente, cheia de camadas. Não tenho tanto contato com produções culturais do Vietnã. Acaba que o foco sempre vai pro ?lado? dos Estados Unidos, né? Mas quero ler mais livros vietnamitas. Amei muito!

Ingrid fields 19/09/2023

Tocante
"Se eu tivesse um desejo, não iria querer nada extravagante, apenas um dia normal, em que todos pudéssemos estar juntos como uma família, um dia em que poderíamos apenas cozinhar, comer, conversar e rir. Imaginei quantas pessoas ao redor do mundo estavam tendo um dia normal e não sabiam como isso era sagrado e especial.?

Que livro envolvente e triste, muito sofrimento pra uma vida só, incrível como nos apegamos e odiamos os personagens, como a autora consegue demonstrar tão maravilhosamente bem a dualidade de cada um e como esse livro nos faz perceber a ruindade das pessoas tanto quanto a bondade, livro muito comovente, chorei lendo e com certeza um dos meus favoritos do ano ??

Victor Vale 27/12/2023

Acostumado com a retórica propagandista americana, fui surpreendido por um Vietnã repleto de pérolas de sabedoria e paciência, algo para se trazer para a vida. De uma história recente repleta de invasões e barbaridades, que, mesmo que criando monstros, não destruiu o altruísmo e o senso de comunidade entre o povo que se chamam de irmão e irmã, tios e avós entre si. Os foram construídos nessa forja do sofrimento, renúncia e perdas, sem perder o senso de família e o norteamento dado pelo caráter e respeito aos ancestrais, principalmente a avó Diéu Lan, espinha dorsal da família e da história.

Patricia.Lima 24/09/2023

Romance histórico imprescindível
Terminei. Demorei bastante para ler, não sei se foi o livro ou meu estado de espírito nestes dias, mas em algums momentos o livro me deu sono.
No ultimo terço do livro, a estória desenrolou, ficou mais ágil, as coisas começaram a fazer sentido e o livro melhorou muito!
Mas, vale muito a pena insistir, pois o livro traz uma visão diferente da guerra do Vietnan. Na verdade sobre muito da história do Vietnan. E uma ótima visão sobre o sistema político vigente.
É meio moroso sim, mas todos deveriam ler.

Ana Lívia Mourão 23/11/2023

Obra ganhadora de vários prêmios em 2021, narra a história de 4 gerações de uma família vietnamita enfrentando a ?Grande Fome?, a ?Reforma Agrária? e a ?Guerra do Vietnã?. O livro é narrado pela Goiaba e pela sua avó, com idas e vindas pela história. Doloroso, potente, histórico??o livro é a versão vietnamitas do clássico ?As vinhas da Ira?, abrange tudo, desde essa fome na qual ninguém fora do Vietnã ouviu falar, na década de 1940, até a guerra do Vietnã?. Um livro necessário, que aborda sobre o país e sobre a guerra de uma ótica que não seja americana.

Aline 16/11/2023

Um canto de esperança
Eu não sabia nada sobre o Vietnã. Apenas o que dizem os livros de História sobre a Guerra do Vietnã, e o que uma cartão telefônico antigo dizia sobre a origem de uma das minhas frutas preferidas (bacupari), mas que hoje a internet desmente...
Então, ler esse livro pra mim foi um grande aprendizado! E confesso que fiquei bastante emocionada com a força de vontade e a esperança do povo vietnamita...
As lágrimas me inundaram por diversos momentos no curso da leitura! Super indico.

"Os eventos turbulentos de nossa história não apenas separaram as pessoas, como também imprimiram nelas um sentimento de culpa por coisas sobre as quais não havia controle".

"Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza".