As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Manuh 29/10/2023

QUE LIVRO!
?A guerra pode destruir nossas casas, mas não pode extinguir nosso espírito?

Leitura difícil. Precisei fazer várias pausas?Apesar de fluída, o peso da narrativa te obrigada a parar?. Impossível não relacionar com a guerra atual em que o mundo está enfrentando.

Fica aquela pergunta: Norte X Sul - Será que realmente alguém venceu?
Na guerra, independente do lado, todos perdem.

Profundo e emocionante!

Raisa.Severo 19/06/2024

Romance envolvente e emocionante!
Já ouvimos muitas histórias sobre a Guerra do Vietnã e outras Revoltas que já ocorreram nesse país. Mas essa foi a primeira que li na versão de vietnamitas vítimas do sistema que tiveram suas vidas mudadas pela Guerra. Um romance envolvente desde o primeiro capítulo. Cenas fortes e chocntes mas com um final que nos acalenta como um chá quentinho ao final de um dia chuvoso.

Cris 12/06/2024

Ótimo
Esse livro pertence à série ?LIVROS QUE TODOS DEVERIAM LER?. Um livro sensível e muito triste. Impossível não ficar pensando no que está acontecendo em Israel/Palestina atualmente.

Dani 02/11/2023

Que livro maravilhoso! Profundo e sensível! Conta a história de uma família do Vietnã ao longo de toda a turbulenta história de guerras e sofrimento deste país. Uma lição de vida e resiliência

"As vidas humanas eram curtas e frágeis. O tempo e as doenças nos consumiam... Mas não importava quanto tempo vivêssemos, pouco ou muito.
Importava mais quanta luz conseguíamos lançar sobre
aqueles que amávamos e quantas pessoas tocávamos com nossa compaixão ?

Sofia.Bertoli 26/04/2024

Resenha
O livro de 2020, é centrada na família Tr?n, começamos a história em Hanoi, capital do Vietnã, em 1972, no meio de um bombardeio da força áera dos Estados Unidos. Ao longo da história vamos aprendendo mais sobre a vida da avó da personagem principal, H??ng e também da história do Vietnam, sobre a ocupação francesa, a ocupação japonesa durante a segunda guerra-mundial, a grande fome que a assolou o país, a reforma agrária e por fim a guerra com o Estados Unidos durante a Guerra fria. Mostra de forma dura e necessária as consequências dessas ações, que em sua maioria envolvia politica externa na população vietnamita.
Esse livro foi escrito pela autora vietnamita Nguy?n Phan Qu? Mai e foi baseado em experiências que sua própria família passou e também que outras centenas de famílias, que a autora entrevistou, passaram. É um livro que em diversos momentos é extremamente triste de ler, principalmente quando sabemos que as coisas descritas neles foram reais. Porém esse livro fala sobre a importância da família, da perseverança e bondade.

Lilian 05/11/2023

As montanhas cantam
A história gira em torno das lembranças da avó da protagonista e também seus relatos sobre os acontecimentos durante e após a guerra. Os problemas enfrentados pela sua vó acabam mudando a vida de toda a família, mas o amor que os unem é o combustível para seguir em frente.

Julya 07/11/2023

São tempos difíceis para os sonhadores
Uma história triste e pesada, escrita de forma leve e contagiante. este livro veio em boa hora e colocou luz nos assuntos relacionados à guerra e pós-guerra, tão delicados no momento atual que estamos presenciando a realidade entre israel e hamas. o tempo e espaço em que se passa a história podem ser outros, mas os efeitos da guerra serão sempre destruidores.

Paula 12/11/2023

Merece muita divulgação
Estou sem palavras! Esse livro já tinha me pegado pela capa e agora pela belíssima história!
Uma história de superação, amor, perdão, esperança, compaixão e resiliência.

Além de ser histórica de muito aprendizado, nos mostra um lado da guerra que não é contada.
Com certeza é o meu favorito do anooooo

???????
Jackcoriolano 12/11/2023minha estante
Amei seu entusiasmo por essa leitura. Foi um livro que me marcou também

Paula 12/11/2023minha estante
Pra mim, foi o melhor da TAG deste ano.. ???

Sara 23/11/2023

Acho que é o primeiro livro vietnamita que leio.
Achei forte e bonito? E triste também? Gostei de conhecer a história dessa família e um pouco sobre a história das guerras no país também!

Jacob.Almada 18/12/2023

Luz para as perspectivas
Uma história linda que simplesmente me deu uma perspectiva inesperada sobre o Vietnã e toda sua historicidade, tem momentos leves, momentos pesados, faz a gente rir e se emocionar, a guerra é muito bem explorada na perspectiva dos civis, e em especial a abordagem da reforma agrária provoca indignação e desconforto necessários, super recomendado.

deborattins 29/11/2023

Que livro impactante
Gostei demais da conta, tag inéditos com gostinho de curadoria. O livro é intenso, é através da narrativa das personagens principais e dos diálogos e cartas dos familiares que entendemos o quanto a guerra dilacera vidas independente de qual lado esteja.

Du Boffo 11/12/2023

Tal qual a vida, pontas soltas são irrelevantes para o todo
Um livro extremamente forte e emocionante.
O início me impactou de uma forma tão devastadora? Ver essa garotinha e sua avó correndo em meio às bombas foi de tirar o fôlego. Eu me via à procura por abrigo ou proteção também. ?? Que situação desumana. Eu não quero ter essa sensação nunca na minha vida. ?

Por mais que vivemos de uma forma na qual não temos controle algum das nossas vidas, em situação de guerra é tudo diferente. Ali, os Estados podem sim ter controle das vidas de inúmeras pessoas inocentes. Matar. Ferir. Mutilar. Traumatizar. E nessas situações que percebemos o quão malignos são os seres humanos, e o quão a dependência pelo Poder transforma as pessoas. Uma situação lamentável. ??

Aqui, acompanhamos a trajetória da garotinha Huong e sua fiel avó, Diêu Lan, na busca por unir a família após os atentados no Vietnã. Por entre idas e vindas, percas e desencontros, passado, presente e futuro, nos alimentamos por um fio de esperança. A esperança de dias melhores.

O que eu mais gostei aqui foi que a autora nos trouxe uma realidade próxima da vida real. Na qual, nem todos os combatentes retornavam. E, aqueles que retornaram, carregavam em si um trauma incurável, seja físico ou mental. Isso é uma verdade tão dolorida, que eu não consigo nem imaginar o sofrimento que essas pessoas enfrentaram. Então, por mais que seja um livro difícil de engolir, ele se torna necessário para entendermos o mundo em que vivemos. Infelizmente ?

Anna.Carolina 12/12/2023

Que história linda! Fiquei encantada com a resiliência da Lan. E a forma como mostrou o Vietnã me deixou com muita vontade de conhecer os lugares descritos no livro.

Carol Luques 16/12/2023

A história está ambientada no Vietnã (e foi a primeira vez que li algo de ficção sobre o país). Por isso, é aquele livro que agrega conhecimento histórico, social e cultural. A narrativa intercala o presente e o passado da família Trần, enfocando na avó Diêu Lan e na neta Huong e como a Guerra impactou a trajetória familiar.

Diêu Lan é uma mulher muito forte e, dessa mesma maneira, criou sua neta. As duas passaram por muitas perdas e sofrimentos. E, quando esperávamos que algo bom fosse acontecer, vinha um novo acontecimento ruim. Ou seja, é preciso ter muita estrutura emocional para seguir a leitura.

A escrita da Nguyên Phan Quê Mai é potente. De forma muito sensível e poética, ela mostra a violência da guerra e seus impactos para os civis, o que produziu em mim muita empatia pelo povo vietnamita. Por outro lado, a leitura também apresenta a esperança, a resiliência e a superação da família.

É uma história dolorosa e triste, especialmente porque, infelizmente, não cansa de se repetir na vida real... Recomendo muitíssimo a leitura, tanto para que possamos sempre estar sensíveis quanto por "escutar a voz" a partir da perspectiva do oprimido.