As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Andy Silva 23/12/2023

As histórias das grandes guerras, na maioria das vezes são sempre contadas, pelo ponto de vista dos vencedores. Mas e quanto aos inocentes, aos civis? E as mães, crianças, etc? O quanto a guerra afeta essas pessoas? Essa é a história de uma família que por gerações, sobreviveu ao horror que a guerra e suas faíscas, causaram nestas pessoas. É uma história muito forte, que em detalhes traz o pior lado q o ser humano pode aflorar, mas o quanto ele também pode ser guerreiro.

Eu gostei muito de tudo que li, apesar de ler por partes para digerir tudo que foi escrito. Na maioria das vezes, chorei com o que tava lendo, e dificilmente tenho essa reação tão aflorada quanto. Apesar dos pesares, as narradoras (avó e neta), contam suas histórias com dor, mas nunca deixando de lutar por um lugar melhor no mundo. Que surpresa boa (e um pouco triste, diga-se de passagem) para encerrar o ano.

Li em um comentário que esse era o tipo de livro que se pudéssemos esquecer, só pra ler tudo como se a fosse a primeira vez, esqueceria. E eu concordo, é um livro que gera muitas emoções. Recomendo demais!

Drika Bresolin 17/10/2023

Que história que faz parar pra pensar a cada novo capítulo. Intercalando entre passado e presente conhecemos a história da vovó Dieu Lan, uma mulher forte, guerreira que passou por tantas provações e momentos históricos em seu país que eu nem sequer imaginava. Não conhecia muito sobre a história do Vietnã, e com a leitura foi possível conhecer um pouco mais sobre a cultura e tudo que já sofreram.

Leitura necessária e que gostei muito

Ina 17/10/2023

A escrita é maravilhosa parecem que as palavras cantam no ouvido, e mesmo assim consegue retratar tanta tristeza e sofrimento, e de como foi a luta da comunidade e de das pessoas que relatam suas histórias e vivência

brusilvah 22/10/2023

Maravilhoso
Não sabia quase nada sobre o Vietnã e aprendi demais lendo esse livro. Até andei pesquisando mais coisas na internet pra complementar minha leitura. A experiência foi extremamente gratificante, por mais dura e triste que tenha sido o drama dos personagens da família Tran. A autora foi extremamente habilidosa ao costurar a trama junto a eventos reais da história do país. O livro parecia ter poucas páginas pra tanta informação, tanta gente, tanta história. Com certeza lerei mais trabalhos da autora e também de outros autores vietnamitas.

Gabrielle 25/10/2023

Essa leitura foi um pouco dolorosa, acho que em cada capítulo que eu lia eu parava e chorava porque dói, acho incrível como a leitura pode proporcionar isso.

O livro se concentra em duas personagens, uma menina e sua avó durante a guerra do Vietnã, porém temos os relatos da avó sobre o contexto histórico do Vietnã antes da guerra, é absurdamente triste.

Acho que como muitos (pelo que eu li nas resenhas) eu não tive contato com a história do Vietnã, e só tenho a agradecer por ser brasileira e não viver em um país marcado pela guerra. A guerra é cruel, e ler como os personagens sofrem mediante ao impacto causado durante e depois da guerra e mesmo assim conseguem manter a esperança é incrível.

Obs: sou muito ruim de geografia e não sabia que a Cochinchina existia

Leticia 26/10/2023

Sensacional
O livro é um relato de vida vivida no Vietnã. Que país sofrido, que povo persistente. Gosto desse estilo de leitura pois aprendo muito sobre novas culturas e sobre a história da nação.
Valeu muito a pena, recomendo demais.

Luan 27/10/2023

Ler esse livro em meio a tantas guerras sem sentido dá uma outra dimensão à tragédia da guerra, apesar do foco não ser a guerra em si, mas os horrores que a humanidade impõe a si mesma.

maahcamargo 12/01/2024

As montanhas cantam é uma linda narrativa em 1 pessoa que altera as narradoras nos permitindo uma visão profunda sobre o passado e o presente da família de Hùong. A história deles é profundamente triste e permeada de muitas perdas, mas também ensina muito sobre gentileza, humildade, perdão e esperança. A autora escreve muito bem e a narrativa é impecável! O livro é realmente bem pesado e consegue tocar todos os grandes acontecimentos e elementos que de alguma forma envolveram a história do Vietnam dos anos 1940 a 1980. Eu amei o livro apesar da dificuldade de engolir certas partes pesadas da história.

Manuh 29/10/2023

QUE LIVRO!
?A guerra pode destruir nossas casas, mas não pode extinguir nosso espírito?

Leitura difícil. Precisei fazer várias pausas?Apesar de fluída, o peso da narrativa te obrigada a parar?. Impossível não relacionar com a guerra atual em que o mundo está enfrentando.

Fica aquela pergunta: Norte X Sul - Será que realmente alguém venceu?
Na guerra, independente do lado, todos perdem.

Profundo e emocionante!

LAcia12 11/02/2024

Lindo!
Uma história cheia de nuances e com raízes fortes que nos apresenta a dor que só quem vive a guerra é capaz de suportar.
Eu levei bastante tempo pra ler apesar de estar bem envolvida porque tiveram passagens muito difíceis de violência, com as quais não sei lidar muito bem.
Mas o livro consegue ser envolvente, bem contextualizado e ainda que misture linhas cronológicas é fácil de acompanhar e compreender o início, meio e fim.

Dani 02/11/2023

Que livro maravilhoso! Profundo e sensível! Conta a história de uma família do Vietnã ao longo de toda a turbulenta história de guerras e sofrimento deste país. Uma lição de vida e resiliência

"As vidas humanas eram curtas e frágeis. O tempo e as doenças nos consumiam... Mas não importava quanto tempo vivêssemos, pouco ou muito.
Importava mais quanta luz conseguíamos lançar sobre
aqueles que amávamos e quantas pessoas tocávamos com nossa compaixão ?

Lilian 05/11/2023

As montanhas cantam
A história gira em torno das lembranças da avó da protagonista e também seus relatos sobre os acontecimentos durante e após a guerra. Os problemas enfrentados pela sua vó acabam mudando a vida de toda a família, mas o amor que os unem é o combustível para seguir em frente.

Julya 07/11/2023

São tempos difíceis para os sonhadores
Uma história triste e pesada, escrita de forma leve e contagiante. este livro veio em boa hora e colocou luz nos assuntos relacionados à guerra e pós-guerra, tão delicados no momento atual que estamos presenciando a realidade entre israel e hamas. o tempo e espaço em que se passa a história podem ser outros, mas os efeitos da guerra serão sempre destruidores.

Paula 12/11/2023

Merece muita divulgação
Estou sem palavras! Esse livro já tinha me pegado pela capa e agora pela belíssima história!
Uma história de superação, amor, perdão, esperança, compaixão e resiliência.

Além de ser histórica de muito aprendizado, nos mostra um lado da guerra que não é contada.
Com certeza é o meu favorito do anooooo

???????
Jackcoriolano 12/11/2023minha estante
Amei seu entusiasmo por essa leitura. Foi um livro que me marcou também

Paula 12/11/2023minha estante
Pra mim, foi o melhor da TAG deste ano.. ???