Foi um péssimo dia

Foi um péssimo dia Natalia Borges Polesso

Resenhas - Foi um péssimo dia

realmarialuiza 23/06/2024

Natália, da infância para a adolescência...
Este livro me trouxe emoções, me trouxe uma sensibilidade, você realmente entende como funciona a cabeça de uma pessoa ansiosa, mais de uma criança, é mais forte ainda.

Eu recomendo todos a lerem este livro. ?

@raissa.reads 19/06/2024

"Foi um Péssimo Dia" é um livro com uma pegada bastante autobiográfica. Comecei a lê-lo sem saber muito, totalmente influenciada pela capa, e me envolvi numa novela simples em contexto, mas deliciosa de se ler numa tarde.

O livro se divide em duas partes: a primeira é dedicada à minha mãe, e a segunda ao meu pai. Na primeira parte, acompanhamos a infância de Natália no final dos anos 80, repleta de nostalgia e memórias. Vemos uma criança ansiosa, cheia de questionamentos e anseios, e observamos a dinâmica familiar e suas dificuldades financeiras, além dos primeiros conflitos entre seus pais.

No segundo relato, durante a adolescência, as questões de Natália se tornam ainda mais intensas enquanto ela começa a explorar seus interesses, relacionamentos e seu próprio corpo. À medida que aprende a se enxergar, também descobre como decifrar os adultos, que continuam sendo seres humanos falíveis em constante aprendizado. Natália percebe que seus pais não têm todas as respostas e que estão descobrindo a vida assim como ela.

Com altos e baixos, bons e maus dias, a vida segue seu curso. Não precisamos enfrentar tudo sozinhos, nem sempre conseguimos estar completamente satisfeitos, e está tudo bem. Amanhã é um novo dia para renovar a vida.

É uma leitura leve, não surpreendente, fluida e perfeita para uma tarde tranquila. Não é memorável, mas é um livro gostoso de levar para a praia e ler, refletindo sobre nossa própria infância e o que carregamos dela.

mirelleec 19/06/2024

Eu era uma criança, não uma idiota.
Gostei do conto, é bem fofinho, engraçadinho e tem umas partes para refletir.
Me remete muito aos filmes e séries brasileiras que tem como atriz principal meninas como Klara Castanho, Mel Maia ou até mesmo a Maísa.
É bem legal a transição de menina para adolescente e as situações em que a Natalia acaba se envolvendo. Só não dou 5 estrelas pois achei muito curto (parece que ficou faltando algo, apesar de serem só "relatos/episódios") e achei um pouco "densa" a sua escrita, apesar de ser fácil de ler.

P. G. S. ZAGO 18/06/2024

Sensibilidade e leveza
A honestidade da narrativa foi o que mais me conquistou. Falar sobre ansiedade na infância de forma tão aberta, sincera e sensível não é algo comum e a Natália faz isso de forma belíssima e com muita leveza. Adorei a divisão do livro entre mãe e pai e me emocionei com a forma como a autora consegue trazer, também, as perspectivas desses adultos, ainda que a história seja narrada pela adolescente.
O livro aborda temas profundos, como relações familiares, divórcio, ansiedade, orientação sexual, amizade e amadurecimento, sempre com um olhar sensível e muito reflexivo, além de trazer alívio cômico e referências dos anos 80 e 90. Uma leitura muito necessária para aproximar jovens e adultos e trazer luz a assuntos importantes.

Mariana 13/06/2024

Olhar sobre o passado
Comecei esse livro meio sem saber do que se tratava, influenciada pela capa bonita. só então fui entender que se tratava de partes da história da própria autora, o que foi bem interessante pra mim, já que gostei bastante do trabalho de natalia em "amora" e conhecer de onde vem essas inspirações é sempre gratificante.
o livro tem um tom de novela, com situações cotidianas que podem ou não chegar em algum lugar ou significar alguma coisa. a obra traz uma reflexão legal sobre olhar para o passado para entender quem se é no presente.
foi uma leitura, de modo geral, muito gostosa. só queria que o livro fosse mais longo para que eu conseguisse me conectar mais com a narrativa e com a personagem principal (que, no caso, não é bem uma personagem?). desse modo, se tornou um livro um pouco "esquecível", mas me fez uma ótima companhia enquanto o lia. :)

tpsunkyu 20/05/2024

Fortes emoções
Eu simplesmente esqueci que tinha representatividade lgbt e acabei me surpreendendo com o final mais do que deveria. E isso é bom, porque mostra o quão entretida eu fiquei na leitura.
Tive um misto de sensações lendo essa história. Me identifiquei, fiquei preocupada, ansiosa, pensativa e em alguns momentos ri.
Ler/ouvir sobre as experiências pessoais dos outros é sempre um acontecimento né?
Espero que mais pessoas possam ter a oportunidade de ler e que saibam apreciar da maneira certa.

Camile.Campos 08/05/2024

O livro retrata a transição de infância para adolescência de Natalia. Traz também sobre como os episódios de ansiedade podem paralisar uma criança que não tem as ferramentas para lidar com isso.
Um livro bem fácil e gostoso de ler!

emileysz 07/05/2024

Que livro lindo! bem diferente de tudo que eu estou acostumada a ler. adorei a escrita da Natalia e pretendo ler os outros livros dela

Charilson 06/05/2024

O livro é bom, mas achei um pouco cansativo apesar de ser curto.
A autora narra os desafios e descobertas da infância para a adolescência com um certo tom de inocência que torna o livro bom. Apesar de cansativo foi envolvente mas um pouco chato.

lelê 04/05/2024

Muito lindo esse livro. muito curtinho e otimo pra refletir sobre a vida. trata sobre emocional reais e sobre historias reais de familia. foi uma otima escolha ter lido esse livro como o primeiro do ano!

Luisa Dahmer 01/05/2024

Nostalgia
Leitura acolhedora e nostálgica. Gosto muito da escrita da Natália, já li todos os livros dela e esse não deixou nada a desejar.

Thay 07/04/2024

Vei, que livro bom. vi no story de israela e fui baixar imediatamente. a capa me chamou a atenção e já me conquistou. me senti abraçada por recortes da história de natália, a ansiedade que ela sente é tão bem descrita, sabe. houve ai uma identificação. gostei muito, quero ler mais livros dessa autora
Raela 09/04/2024minha estante
Leiaaaaa

Sabrina758 26/03/2024

Uma leitura rápida, reflexiva e muito fácil de se identificar. Nunca tinha lido nada dela antes e agora enchi minha lista de suas obras, pois adorei a escrita. Em "Foi um péssimo dia", temos acesso a memórias da infância e adolescência da autora em seu contexto familiar, escolar e auto descobertas. É perceptível que o que foi colocado nesse livro contribuiu para moldar quem a Natália é hoje.

Abrindo sobre a sua vida, descobrimos essa criança ansiosa e acelerada, com muitos questionamentos e anseios. Através do seu olhar, observamos a dinâmica familiar, a sobrecarga materna, as dificuldades financeiras e conflitos de interesse entre os pais, além da dificuldade que a Natália tinha de se conectar com o irmão mais novo.

Na adolescência, muitos desses questionamentos e problemas continuam se apresentando, mas temos uma Natália desbravando seus interesses, orientação sexual e menstruando pela primeira vez. Além disso, uma das coisas mais bonitas e simbólicas aqui foi quando compreendeu que, assim como ela, seus pais, e os adultos de forma geral, também são pessoas que não tem todas as respostas e ainda estão aprendendo, conforme vão vivendo.

Tem momentos e trocas agridoces, assim como dias bons e péssimos, como a vida se apresenta. A reação que a Natália tinha para situações ruins e negativas na infância se difere da que tinha na adolescência. É ai que percebemos sua maturidade e confiança, ao mesmo tempo que, com o seu desamparo e também o dos pais, de nem sempre conseguirem lidar com tudo, faz com que lembremos que tá tudo bem, independente da idade, querermos colo e conforto. Não conseguiremos, nem precisamos, lidar com tudo sozinhos e de forma satisfatória. Bons ou péssimos, nada como um dia após o outro.

Léo 25/03/2024

Natália
Romance que conta um pouco sobre a infância da Natália. Pequenas traumas que levamos para a vida adulta.

Dmattosss 12/03/2024

Algo diferente
Achei legal, nada muito surpreendente, mas é bem diferente do que eu tô acostumado a ler. Gostei da escrita da autora, o fato dela ser do sul, acho que gera uma identificação. Algumas situações são super reais, até mesmo comuns assim, pra algumas pessoas, então acho que me enquadro nisso. É um livro não muito leve, se você não estiver muito bem, mas é legal para passar o tempo por ser bem curtinho.