Separados pelo Holocausto

Separados pelo Holocausto Monica Hesse

Resenhas - Separados pelo Holocausto

Daiana.Rozestolato 20/04/2024

Intenso do começo ao fim
Sofia uma menina judia é levada junto com sua família para um campo de concentração.
Todos da sua família foram mortos, restando apenas ela e o irmão, que sofreram nesse campo.
Sofia foi resgatada e dali começou sua procura pelo irmão.
Ela queria recomeçar sua vida ao lado do irmão.
Queria lembrar de como era ter alguém da família por perto.
Livro bom, escrita fluida mais pra mim ficou uma incógnita sobre o irmão Abek.
Uma história de superação e de força.
Força pra reconstruir uma nova vida após ter se perdido de si mesma.
Após passar por todas as barbaridades que passou. Quanto trauma todos os sobreviventes passaram.
Uma triste realidade de todos os sobreviventes da segunda guerra mundial.

val 08/04/2024

Poderia ter sido verdade
A obra é muito bem pensada e conduzida. Uma ficção que a gente pode imaginar que poderia ser uma história real. A angústia da procura pelo irmão, as consequencias mentais de uma vítima dos campos de concentração, as tentativas de retomar uma vida "normal" depois de tudo... A gente consegue sentir tudo isso junto com a personagem. Não dá pra ser indiferente a isso.

Manymony 08/03/2024

?Não sei o que é mais inimaginável para mim: se o mal e a crueldade viscerais do Holocausto ou se a esperança inabalável que os sobreviventes conseguiram extrair dele. Não sei qual é mais inimaginável, mas sei a qual devemos aspirar.?

Já li alguns livros sobre o holocausto, mas este foi o primeiro que conta o depois, como os sobreviventes encontraram o mundo e foram juntando seus cacos para seguir em frente.

Sempre chocante.

Alelorencastro 11/02/2024

"- De Abek até Zofia - disse a ele. - A a Z - ele disse de volta"
Após ser libertada do campo de concentração e passar por um período de recuperação em um hospital na Polônia, Zofia sai em busca do irmão Abek, de quem foi separada durante a guerra. Lutando incessantemente com suas memórias, na tentativa de separar o que de fato aconteceu e o que foi invenção de sua mente, ela não mede esforços para encontrar seu irmão. Nessa busca ela conhece diversas pessoas que sobreviveram aos horrores da guerra e que estão em busca de um recomeço. Quando enfim consegue discernir os fatos reais sobre a vida de seus familiares, ela precisa decidir qual caminho seguir: a tristeza (verdade) indescritível ou o final feliz. "Escolha amar"...

"Para me trazerem a este momento, centenas de coisas teriam que acontecer em ordem, e todas aconteceram. Nenhum desses são os milagres que eu estava procurando. Mas são milagres mesmo assim".

Larissa.@estantedalari22 05/02/2024

Emocionante!!
Eu gosto muito de ler histórias que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, e esse romance histórico é maravilhoso e traz a história da busca incessante de uma irmã por seu irmão.

É um livro que traz grandes lições e nos ensina um pouco mais sobre o que aconteceu depois do horrível holocausto. Eu super recomendo esse livro!

LariJ 31/01/2024

Surpreendente
Conta a história de Zofia, sobrevivente do holocausto e sua jornada na busca por seu irmão, seu passado e sua história. Sua mente confusa já não co segue distinguir o que foi real e o que é fantasia de suas memórias doloridas das atrocidades que sofreu. E mesmo após a libertação do campo, Zofia sente que somente encontrando seu irmão é que ela também poderá ser livre. Uma história de ficção mas baseada em diversos relatos reais de sobreviventes do holocausto. Surpreendente e também triste pois sabemos que tudo aquilo aconteceu de verdade.

Karin 10/01/2024

Um livro que já me fisgou nas primeiras páginas e aborda um período menos explorado da segunda guerra, o depois.

Helen Moya 23/12/2023

Como todos livros que li e que narram os horrores do holocausto, este tb nos faz viajar por lugares e acontecimentos terríveis. E ao longo da narrativa vemos como alguns sobreviventes conseguem se reerguer de maneiras variadas. Mas que na sua maioria a busca por algum familiar é que torna os dias futuros possíveis.

Dominoni 10/08/2023

Escolher amar
Após a guerra os sobreviventes tiveram que procurar por seus parentes, familiares. A esperança de reencontrar qualquer coisa que ao menos o lembre de sua família. Até onde você iria para encontrar um irmão?

Gislene.Batalha 13/07/2023

Separados pelo holocausto
Abuk e Sofia ,após verem toda sua família assassinada, são levados para Bikernau e lá são separados.
Após o término da guerra, Zofia inicia a busca por seu irmão.
Como Zofia encontrará seu irmão em um mar de desaparecidos?

Alan (@coracaodeleitor) 05/06/2023

Aquele tipo de livro que a gente termina aos prantos. Eu já li muitos livros sobre esse tema, mas esse ganhou um lugar especial no meu coração. Realmente uma leitura forte e tocante.

Alessandra.Lantimant 27/05/2023

Simplesmente perfeito! ?Qual é a expectativa mínima que tenho de decência humana em uma guerra que foi totalmente desumana??

Clauclau/Eu leio sim e daí 23/05/2023

Separados pelo Holocausto
Nesse romance histórico, iremos acompanhar em estado bruto, a trajetória dolorosa, sacrificante, angustiante e cheia de incertezas de uma jovem judia, Zofia Lederman, que se viu liberta dos Campos de Concentração no fim da Segunda Guerra Mundial. Apesar de tanto sofrimento ao ser subjugada, maltratada, desnuda de sua inocência e dignidade , tendo de exercer o tempo em que passou no maldito cativeiro a serviços forçados, algo a mantinha viva, era a promessa feita para seu irmão caçula Abek. Eles iriam se encontrar para reescreverem suas novas histórias. Apesar de estar com sua saúde mental e física abalada ela irá enfrentar todos os riscos, percalços e descrenças para encontra-lo. Mas, será que no meio de tantos desaparecidos ela ainda o encontrará?
Opinião: Uma leitura extremamente chocante, rica em detalhes e muita fluida. Apesar de muito triste, com muitos traumas pós-guerra, não deixa de ser um enredo enriquecedor. Aqui pude sentir a amargura como os sobreviventes saíram de sua clausura de abusos, com a alma doente. Internamente eles morriam, quase sempre. Todo dia eles morriam um pouco. Eles apenas queriam ter o direito de viver e não serem julgados. Mas, julgados por quê? Um enredo onde a esperança de dias melhores pode acontecer, mas nem sempre como o planejado, e que se pode escolher seguir, ou esperar e manter-se na inércia da dúvida. Adorei!

site: https://www.instagram.com/euleiosimedai/