Separados pelo Holocausto Monica Hesse

Resenhas - Separados pelo Holocausto

Elaine 09/10/2022

Sem palavras.
Eu ainda estou sem palavras.
O livro conta a história de Zofia, que após a guerra e após perder sua família está em busca do irmão Abek. A estória é rica em detalhes e a leitura é bem fluida. Não tem como ler e não sentir raiva pelo que aconteceu e ao mesmo tempo empatia por cada personagem que conhecemos.
A estória é surpreendente, estou sem palavras.
A autora deixa claro que os personagens são fictícios, mas todos os detalhes dos campos de concentração, a jornada e as cidades são verídicas. Vale a pena a leitura. Mas já aviso que vai causar danos irreversíveis a sua mente.
Não sei se vou superar um dia esse livro.
Rosani.Santana 29/10/2022minha estante
Nossa! Quero ler então

Julia.Faleiro 03/11/2022minha estante
Estória ksksksskskskks

Julia.Faleiro 03/11/2022minha estante
Recomendo o livro " Eu sobrevivi ao Holocausto"

Elaine 04/11/2022minha estante
Mas é estória que se chama quando é ficção igual é esse livro

Eduardo1304 18/11/2022

Separados pelo Holocausto
Livro muito bom , narrativa ótima, Alemanha, 1945 conta história de Zofia Lederman de dezoito anos em busca de seu irmão mais novo, Abek, foram os únicos membros de sua família a serem mandados para a fila da direita, para longe das câmaras de gás de Auschwitz-Birkenau. Todos os outros ? seus pais, sua avó e a tia ? foram para a esquerda, para a fileira da morte ?

Dominoni 10/08/2023

Escolher amar
Após a guerra os sobreviventes tiveram que procurar por seus parentes, familiares. A esperança de reencontrar qualquer coisa que ao menos o lembre de sua família. Até onde você iria para encontrar um irmão?

Zenaide.Mota 22/01/2023

A história fala sobre dois irmãos que se separaram no holocausto, busca incessante da irmã, Zofia, pelo irmão.
No final desta história, a importância do amor e de seguir em frente.
Pelo desenrolar, imaginei outro final e outros caminhos na história, mas não é um final "tradicional".
Gostei!

Faragao 14/11/2022

É uma ficção baseada em fatos reais e vale super a pena
Morri de tanto chorar com esse livro!
Na verdade, todos os livros que abordam o tema holocausto são extremamente difíceis e tristes.
Separados pelo Holocausto vai contar a história de Zofia, que consegue sobreviver aos horrores da guerra e parte em busca de seu irmão mais novo.
Ela não tem nenhuma ideia do paradeiro do irmão e percorre uma jornada intensa de busca, rodeada por gatilhos, mas também de autoconhecimento e inclusive amizade e romance.
A história apresenta dois plot twist de tirar o fôlego - confesso que não esperava nenhum.
Super recomendo esse livro! Muito bom mesmo

Josiane.Castro 22/10/2022

Surpreendente
Um livro sobre esperança, sobre crueldade, sobre o que nossa mente é capaz de aguentar e de criar. Uma frase da autora : ?Nao sei o que é mais inimaginável para mim: se o mal e a crueldade viscerais do Holocausto ou se a esperança inabalável que os sobreviventes conseguiram extrair dele. Não sei qual é a mais inimaginável, mas sei qua devemos aspirar. ?

Alan (@coracaodeleitor) 05/06/2023

Aquele tipo de livro que a gente termina aos prantos. Eu já li muitos livros sobre esse tema, mas esse ganhou um lugar especial no meu coração. Realmente uma leitura forte e tocante.

Manymony 08/03/2024

?Não sei o que é mais inimaginável para mim: se o mal e a crueldade viscerais do Holocausto ou se a esperança inabalável que os sobreviventes conseguiram extrair dele. Não sei qual é mais inimaginável, mas sei a qual devemos aspirar.?

Já li alguns livros sobre o holocausto, mas este foi o primeiro que conta o depois, como os sobreviventes encontraram o mundo e foram juntando seus cacos para seguir em frente.

Sempre chocante.

Alessandra.Lantimant 27/05/2023

Simplesmente perfeito! ?Qual é a expectativa mínima que tenho de decência humana em uma guerra que foi totalmente desumana??

Cah. 20/04/2023

Não sei se eu gostei ou detestei o final ...
Você se emociona pela busca de Zofia pelo irmão Abek, e até te causa certa " raiva " a insistência dela ...

E no final você descobre que o cérebro de Zofia em defesa bloqueou certas memórias ...

Mas se por um lado ela perdeu, por outro ela ganhou uma nova "família".

E como terminou a relação de Zofia e Josef, detestei ...

Arthurdamacenoo 12/05/2023minha estante
esse foi o melhor livro que eu já li...

Renata.Mieko 23/10/2022

Simplesmente maravilhoso.
O primeiro livro que li que conta a história logo após a libertação dos campos.

Annalisa 01/06/2024

Separados pelo Holocausto

Acho que realmente a maioria dos livros que li sobre a Segunda Guerra, acabam quando a guerra acaba. E acreditamos então, que tudo se revolveu e as pessoas voltarão a ter suas vidas ou pelo menos parte delas. Acho que realmente nunca parei para pensar sobre como tudo isso pós-guerra se resolveu. O quanto do caos havia ainda existi para ser absorvido. Separados pelo Holocausto nos da exatamente essa visão, sobre o fim de tudo, ou dependendo do ponto de vista, sobre o começo de tudo.

Zofia viu seu mundo desmoronar pouco a pouco com a invasão dos nazistas, viu seus amigos, vizinhos, parentes serem mortos. Viu sua família ser despedaçada, mas o pior de tudo foi sua própria mente aos poucos começar a falhar. Durante todo o tempo que Zofia esteve nos campos de concentração, existia apenas uma única missão em sua vida: sobreviver e encontrar seu irmão mais novo: Abek. Ela já sabia que todo o resto de sua família havia sido assassinada assim que chegaram aos campos, então, sua única esperança era poder um dia se reunir com o irmão.

E assim, quando finalmente os campos são libertados, Zofia está em condições físicas e emocionais tão desgastadas e severas que não há forças suficientes para conseguir lidar com tudo, sua mente está em fragmentos, suas memórias desapareceram, ela mal sabe o que é verdade, o que é passado ou o que sua mente inventou para ser capaz de sobreviver a todo horror, maaaass aquela única missão ainda ferve em seu coração e alma: ela precisa encontrar o irmão.

Quando ela se encontra minimamente recuperada, sai em disparada nesta missão, de cidade em cidade, de associação em associação e até mesmo campos para refugidos, Zofia embala uma busca que beira a loucura por seu irmão. Nada será capaz de fazê-la desistir disso. Neste caminho, Zofia encontra diversas de outras pessoas, de outras histórias dos demais sobreviventes do holocausto. E vai aos poucos tentando construir uma nova vida, uma nova chance para ela e seu irmãozinho. Tantas histórias já acabaram de forma ruim, e ela pede o tempo todo que a dela não seja mais uma sem esperança.

O livro é excelente! Extremamente bem escrito, envolvente. Sofrido e cheio de emoções. O que Zofia passou é só um pingo no oceano do que realmente representou a guerra para todos. O final é simplesmente arrebatador, nosso coração fica em pedacinhos mas ao mesmo tempo com um a sensação de esperança e de possibilidade de novos começos. Recomendo fortemente a leitura!

bieloliveirao 06/04/2023

Surpreendente
Não dava nada por esse livro, mais agora se tornou um dos meus favoritos (ganhei esse livro na última caixinha do skoob). Amei a forma que a autora abordou o tema, uma história de ficção que se passou depois da guerra, mesmo que os personagens não existam na vida real a história do livro é semelhante à muitas pessoas que passaram pela situação pós guerra, amei muito o livro e o final foi surpreendente. Recomendo