Separados pelo Holocausto Monica Hesse

Resenhas - Separados pelo Holocausto

Elaine 09/10/2022

Sem palavras.
Eu ainda estou sem palavras.
O livro conta a história de Zofia, que após a guerra e após perder sua família está em busca do irmão Abek. A estória é rica em detalhes e a leitura é bem fluida. Não tem como ler e não sentir raiva pelo que aconteceu e ao mesmo tempo empatia por cada personagem que conhecemos.
A estória é surpreendente, estou sem palavras.
A autora deixa claro que os personagens são fictícios, mas todos os detalhes dos campos de concentração, a jornada e as cidades são verídicas. Vale a pena a leitura. Mas já aviso que vai causar danos irreversíveis a sua mente.
Não sei se vou superar um dia esse livro.
Rosani.Santana 29/10/2022minha estante
Nossa! Quero ler então

Julia.Faleiro 03/11/2022minha estante
Estória ksksksskskskks

Julia.Faleiro 03/11/2022minha estante
Recomendo o livro " Eu sobrevivi ao Holocausto"

Elaine 04/11/2022minha estante
Mas é estória que se chama quando é ficção igual é esse livro

Arthurdamacenoo 12/05/2023minha estante
esse foi o melhor livro que eu já li...

Josiane.Castro 22/10/2022

Surpreendente
Um livro sobre esperança, sobre crueldade, sobre o que nossa mente é capaz de aguentar e de criar. Uma frase da autora : ?Nao sei o que é mais inimaginável para mim: se o mal e a crueldade viscerais do Holocausto ou se a esperança inabalável que os sobreviventes conseguiram extrair dele. Não sei qual é a mais inimaginável, mas sei qua devemos aspirar. ?

Renata.Mieko 23/10/2022

Simplesmente maravilhoso.
O primeiro livro que li que conta a história logo após a libertação dos campos.

Faragao 14/11/2022

É uma ficção baseada em fatos reais e vale super a pena
Morri de tanto chorar com esse livro!
Na verdade, todos os livros que abordam o tema holocausto são extremamente difíceis e tristes.
Separados pelo Holocausto vai contar a história de Zofia, que consegue sobreviver aos horrores da guerra e parte em busca de seu irmão mais novo.
Ela não tem nenhuma ideia do paradeiro do irmão e percorre uma jornada intensa de busca, rodeada por gatilhos, mas também de autoconhecimento e inclusive amizade e romance.
A história apresenta dois plot twist de tirar o fôlego - confesso que não esperava nenhum.
Super recomendo esse livro! Muito bom mesmo

Eduardo1304 18/11/2022

Separados pelo Holocausto
Livro muito bom , narrativa ótima, Alemanha, 1945 conta história de Zofia Lederman de dezoito anos em busca de seu irmão mais novo, Abek, foram os únicos membros de sua família a serem mandados para a fila da direita, para longe das câmaras de gás de Auschwitz-Birkenau. Todos os outros ? seus pais, sua avó e a tia ? foram para a esquerda, para a fileira da morte ?

Zenaide.Mota 22/01/2023

A história fala sobre dois irmãos que se separaram no holocausto, busca incessante da irmã, Zofia, pelo irmão.
No final desta história, a importância do amor e de seguir em frente.
Pelo desenrolar, imaginei outro final e outros caminhos na história, mas não é um final "tradicional".
Gostei!

JuBarbosa 28/01/2023

Pós holocausto
Eu adoro livros que falam sobre holocausto, acho que aprendo muito com eles, mas esse foi o primeiro que li que remete ao pós holocausto, mostrando como ficaram os judeus quando foram resgatados dos campos de concentração.
Foi muito interessante e agregagor ter essa visão, porque eu sempre me perguntei o que de fato aconteceu, para onde foram, como se recuperaram e como faziam para procurar parentes sobreviventes. Eu adorei o livro, que mesmo sendo fictício, ensinou bastante.

Belquis.Rosson 28/01/2023

Separados pelo Holocausto
Após a libertação dos Judeus Zofia inicia sua busca por seu irmão. Em meio a muitos acontecimentos ela não distinguie o real e o imaginário e quando pensa que encontro seu irmão a história toma um rumo surpreendente.

Lari 25/02/2023

Esperança Inabalável
Gosto de ler tudo que diz respeito a segunda guerra. Esse livro eu recebi em uma das últimas caixinhas do clube skoob e, como sempre, não procurei maiores informações sobre ele, li apenas a sinopse e acreditei se tratar de um relato de fatos reais.
A medida em que fui lendo percebi que o livro apenas estava ambientado na segunda guerra. Perdi um pouco o entusiasmo para ler, mas segui por ver que a história estava dividida em algumas partes, podendo, assim, ficar mais interessante ao desenvolver.
O livro é maravilhoso. São 3 partes do pós guerra, na Polônia - Alemanha.
O resumo final da autora, onde nos conta que apesar dos personagens não existirem, suas aflições, esperanças e trajetos de vida são baseados em histórias reais, contadas e arquivadas em memoriais sobre o holocausto.
É maravilhoso ler sobre como aquelas pessoas extremamente devastadas encontraram forças para continuar, mesmo com as piores condições, com uma população que ainda os rejeitavam. É inacreditável que tudo isso tenha existido, mas é incrível como a força e a união os mantiveram firmes e vivos para construírem uma nova vida, família e realidade.
O livro vale cada minuto de leitura.

Aninha 26/02/2023

Separados pelo holocausto
O que dizer desse livro?
Mto impactante, conta a história de 2 irmãos que foram separados pela guerra...Ao final da guerra, depois de sobreviver a todos os horrores possíveis, Zofia sai pelo mundo em busca de cumprir a promessa que fez ao irmão caçula, eles iriam se encontrar novamente...tem cenas mto comoventes e um final surpreendente...essa fala dela já no final do livro, serve de conselho a todos nós: "Acho que devemos encontrar milagres onde pudermos. Devemos amar as pessoas á nossa frente. Devemos nos perdoar pelas coisas que fizemos para sobreviver. Pelas coisas que quebramos. Pelas coisas que nos quebraram".
Recomendo mto essa leitura!!!

JESSICA BATISTA DA SILVA 07/03/2023

Separados pelo Holocausto
Gostei bastante a forma que a autora abordou o assunto sobre o Holocausto por trás de uma ficção, um modo bem realista. Você consegue visualizar todo o sofrimento vivido durante a guerra, e durante toda a leitura torce por um bom final, que aliás, achei que teve uma surpresa agradável apesar dos pesares.

Jamile 03/04/2023

Um bom livro
Um bom livro, não é uma história real, mas bem que poderia ser. Já li diversos livros de histórias reais sobre a segunda guerra mundial e este com certeza poderia ser um desses. Você não espera pelo final que ele tem, pelo trauma que a personagem principal carrega e que deletou de sua memória. Recomendo.

bieloliveirao 06/04/2023

Surpreendente
Não dava nada por esse livro, mais agora se tornou um dos meus favoritos (ganhei esse livro na última caixinha do skoob). Amei a forma que a autora abordou o tema, uma história de ficção que se passou depois da guerra, mesmo que os personagens não existam na vida real a história do livro é semelhante à muitas pessoas que passaram pela situação pós guerra, amei muito o livro e o final foi surpreendente. Recomendo