Separados pelo Holocausto Monica Hesse

Resenhas - Separados pelo Holocausto

Alessandra.Lantimant 27/05/2023

Simplesmente perfeito! ?Qual é a expectativa mínima que tenho de decência humana em uma guerra que foi totalmente desumana??

Clauclau/Eu leio sim e daí 23/05/2023

Separados pelo Holocausto
Nesse romance histórico, iremos acompanhar em estado bruto, a trajetória dolorosa, sacrificante, angustiante e cheia de incertezas de uma jovem judia, Zofia Lederman, que se viu liberta dos Campos de Concentração no fim da Segunda Guerra Mundial. Apesar de tanto sofrimento ao ser subjugada, maltratada, desnuda de sua inocência e dignidade , tendo de exercer o tempo em que passou no maldito cativeiro a serviços forçados, algo a mantinha viva, era a promessa feita para seu irmão caçula Abek. Eles iriam se encontrar para reescreverem suas novas histórias. Apesar de estar com sua saúde mental e física abalada ela irá enfrentar todos os riscos, percalços e descrenças para encontra-lo. Mas, será que no meio de tantos desaparecidos ela ainda o encontrará?
Opinião: Uma leitura extremamente chocante, rica em detalhes e muita fluida. Apesar de muito triste, com muitos traumas pós-guerra, não deixa de ser um enredo enriquecedor. Aqui pude sentir a amargura como os sobreviventes saíram de sua clausura de abusos, com a alma doente. Internamente eles morriam, quase sempre. Todo dia eles morriam um pouco. Eles apenas queriam ter o direito de viver e não serem julgados. Mas, julgados por quê? Um enredo onde a esperança de dias melhores pode acontecer, mas nem sempre como o planejado, e que se pode escolher seguir, ou esperar e manter-se na inércia da dúvida. Adorei!

site: https://www.instagram.com/euleiosimedai/

Arthurdamacenoo 12/05/2023minha estante
esse foi o melhor livro que eu já li...

Cah. 20/04/2023

Não sei se eu gostei ou detestei o final ...
Você se emociona pela busca de Zofia pelo irmão Abek, e até te causa certa " raiva " a insistência dela ...

E no final você descobre que o cérebro de Zofia em defesa bloqueou certas memórias ...

Mas se por um lado ela perdeu, por outro ela ganhou uma nova "família".

E como terminou a relação de Zofia e Josef, detestei ...

bieloliveirao 06/04/2023

Surpreendente
Não dava nada por esse livro, mais agora se tornou um dos meus favoritos (ganhei esse livro na última caixinha do skoob). Amei a forma que a autora abordou o tema, uma história de ficção que se passou depois da guerra, mesmo que os personagens não existam na vida real a história do livro é semelhante à muitas pessoas que passaram pela situação pós guerra, amei muito o livro e o final foi surpreendente. Recomendo

Jamile 03/04/2023

Um bom livro
Um bom livro, não é uma história real, mas bem que poderia ser. Já li diversos livros de histórias reais sobre a segunda guerra mundial e este com certeza poderia ser um desses. Você não espera pelo final que ele tem, pelo trauma que a personagem principal carrega e que deletou de sua memória. Recomendo.

JESSICA BATISTA DA SILVA 07/03/2023

Separados pelo Holocausto
Gostei bastante a forma que a autora abordou o assunto sobre o Holocausto por trás de uma ficção, um modo bem realista. Você consegue visualizar todo o sofrimento vivido durante a guerra, e durante toda a leitura torce por um bom final, que aliás, achei que teve uma surpresa agradável apesar dos pesares.

Aninha 26/02/2023

Separados pelo holocausto
O que dizer desse livro?
Mto impactante, conta a história de 2 irmãos que foram separados pela guerra...Ao final da guerra, depois de sobreviver a todos os horrores possíveis, Zofia sai pelo mundo em busca de cumprir a promessa que fez ao irmão caçula, eles iriam se encontrar novamente...tem cenas mto comoventes e um final surpreendente...essa fala dela já no final do livro, serve de conselho a todos nós: "Acho que devemos encontrar milagres onde pudermos. Devemos amar as pessoas á nossa frente. Devemos nos perdoar pelas coisas que fizemos para sobreviver. Pelas coisas que quebramos. Pelas coisas que nos quebraram".
Recomendo mto essa leitura!!!

Lari 25/02/2023

Esperança Inabalável
Gosto de ler tudo que diz respeito a segunda guerra. Esse livro eu recebi em uma das últimas caixinhas do clube skoob e, como sempre, não procurei maiores informações sobre ele, li apenas a sinopse e acreditei se tratar de um relato de fatos reais.
A medida em que fui lendo percebi que o livro apenas estava ambientado na segunda guerra. Perdi um pouco o entusiasmo para ler, mas segui por ver que a história estava dividida em algumas partes, podendo, assim, ficar mais interessante ao desenvolver.
O livro é maravilhoso. São 3 partes do pós guerra, na Polônia - Alemanha.
O resumo final da autora, onde nos conta que apesar dos personagens não existirem, suas aflições, esperanças e trajetos de vida são baseados em histórias reais, contadas e arquivadas em memoriais sobre o holocausto.
É maravilhoso ler sobre como aquelas pessoas extremamente devastadas encontraram forças para continuar, mesmo com as piores condições, com uma população que ainda os rejeitavam. É inacreditável que tudo isso tenha existido, mas é incrível como a força e a união os mantiveram firmes e vivos para construírem uma nova vida, família e realidade.
O livro vale cada minuto de leitura.

Belquis.Rosson 28/01/2023

Separados pelo Holocausto
Após a libertação dos Judeus Zofia inicia sua busca por seu irmão. Em meio a muitos acontecimentos ela não distinguie o real e o imaginário e quando pensa que encontro seu irmão a história toma um rumo surpreendente.

JuBarbosa 28/01/2023

Pós holocausto
Eu adoro livros que falam sobre holocausto, acho que aprendo muito com eles, mas esse foi o primeiro que li que remete ao pós holocausto, mostrando como ficaram os judeus quando foram resgatados dos campos de concentração.
Foi muito interessante e agregagor ter essa visão, porque eu sempre me perguntei o que de fato aconteceu, para onde foram, como se recuperaram e como faziam para procurar parentes sobreviventes. Eu adorei o livro, que mesmo sendo fictício, ensinou bastante.

Zenaide.Mota 22/01/2023

A história fala sobre dois irmãos que se separaram no holocausto, busca incessante da irmã, Zofia, pelo irmão.
No final desta história, a importância do amor e de seguir em frente.
Pelo desenrolar, imaginei outro final e outros caminhos na história, mas não é um final "tradicional".
Gostei!

Eduardo1304 18/11/2022

Separados pelo Holocausto
Livro muito bom , narrativa ótima, Alemanha, 1945 conta história de Zofia Lederman de dezoito anos em busca de seu irmão mais novo, Abek, foram os únicos membros de sua família a serem mandados para a fila da direita, para longe das câmaras de gás de Auschwitz-Birkenau. Todos os outros ? seus pais, sua avó e a tia ? foram para a esquerda, para a fileira da morte ?