Aos prantos no mercado

Aos prantos no mercado Michelle Zauner

Resenhas - Aos prantos no mercado

Bela 01/05/2023

Extremamente emocionante
Fui influenciada a ler pela quantidade de pessoas recomendando esse livro nas redes sociais e simplesmente me encantei com a história da Michelle Zauner e de sua mãe. Ao mesmo tempo que é dolorida e emocionante, é de aquecer o coração.
É o primeiro livro de biografia/autobiografia que leio e acredito que acertei muito na escolha. É linda a forma como a Michelle conta sua história com sua mãe, conectando-se através dela com a cultura e culinária coreana.
Algumas passagens são tão bem escritas que fazem passar um filme na cabeça. Especialmente o capítulo ?Geladeira de Kimchi?, que é lindo demais.

Renan 01/05/2023

Deliciosamente saboroso
Quando peguei pra ler esse aqui, a ideia era participar de um clube de leitura e também ver se era legal mesmo. Pois bem, conforme a leitura avançava eu ficava muito curioso em relação à história em si, porque a autora vai narrando a trajetória dela, os conflitos da adolescência e a relação conturbada com a mãe, mas fiquei doido pra experimentar a comida. A maneira como ela descreve os pratos, a textura, os sabores, os ingredientes, o modo de prepará-los e escolhê-lhos e até mesmo como eles apreciavam servir e saborear os pratos é encantadora. As combinações de textura, o ponto correto de cozimento das coisas, tava tudo ali explicadinho. A história é emocionante porque ela vai avançando e a maneira como ela enxerga a relação dela com os pais, mas principalmente a mãe, vai mudando. Ela começa a entender melhor porque as coisas são como são e achei isso muito bonito, ela passa a compreender melhor o próprio universo. É uma leitura autobiográfica, mas também tem muita coisa além, família, carreira, muita coisa bacana sendo discutida. Eu adorei e recomendo a leitura.

@neoubliepas_ 25/09/2022

Coréia <3
Que delícia de livro. A conexão clara que acontecesse através da culinária.
Todas as dificuldades de um enfrentamento de doença e consequente luto.
Muito emocionalmente esse livro.

Juliana222 29/04/2023

Acho que isso talvez é algo estranho de se comentar, mas esse livro me fez criar muita curiosidade sobre a culinária. Não apenas a asiática, apesar de ela aparecer muito no livro, mas sobre a culinária em geral também, temperos, acompanhamentos, o processo de cozinhar. O modo como o luto é descrito é muito profundo, mesmo que eu não tenha vivenciado isso consegui imaginar como a Michelle se sentiu com essa perda. Não tem como dizer se a história é boa ou ruim por se tratar de uma história real, mas achei o jeito que a autora escreve muito interessante. Acho que seria legal se tivesse um glossário no livro, porque em vários momentos são citados alguns pratos coreanos que não possuem explicação de como são e eu realmente queria saber.

Taumaturg0 14/04/2023

Choro
Eu não sei como ela conseguiu escrever esse livro, estou completamente destruída, olho inchado, nariz vermelho, tudo.
Só consigo pensar o quão difícil e terapêutico deve ter sido pra ela escrever esse livro. Michelle Zauner, VOCÊ É FODA!

Carla Verçoza 13/04/2023

Adorei esse livro!
Nessa autobiografia, Michelle conta sobre o luto por sua mãe, um relato emotivo e triste, mas também muito envolvente e escrito de forma bastante agradável.
A relação dela com a comida, uma forma afetiva de se conectar com a mãe e com a cultura coreana, é bem interessante de acompanhar.
Gostei demais e já sinto falta dessa história, agora que terminei a leitura.

Maria.Thereza 30/03/2023

Íntimo e honesto
Esse é o livro mais honesto que eu já li.

"aos prantos no mercado" é um relato pessoal que oferece uma reflexão sobre a perda e o luto. Michelle (a autora), filha de mãe coreana, escreve sobre suas memórias e sentimentos em relação à morte da mãe, e o papel da culinária neste processo.

diferente do que eu achava, não é uma obra que romantiza a relação mãe e filha - muito pelo contrário. ela escreve sobre a conturbada relação com a mãe, as consequências do luto no relacionamento com o pai e, no meio de tudo isso, como a culinária desempenhou um papel emocional e cultural para lidar com as diferentes situações

ao compartilhar sua própria história, a autora cria uma obra profundamente pessoal e emocionante

evellyn 03/05/2023

Muito lindo como a michelle conseguiu pôr em um livro e em músicas toda a dor que ela sentiu quando perdeu a mãe e todos os anos em que ela se via como alguém que não conseguia ter uma relação amorosa materna.

como pode todas as mães presentes na vida de suas filhas, no mundo, serem da mesma forma?

estou apaixonada pela relação do peter e michelle e como mesmo eles tendo casado às pressas em um momento tão conturbado, eles ainda permanecem juntos como marido e mulher e como uma banda tão boa! to viciada em posing for cars e in hell!

Lahdutra 19/03/2023

“Quando uma pessoa desmaia, a outra instintivamente suporta seu peso.”
Autobiografia linda, crua, imersivamente honesta sobre uma relação mãe-filha, coberta com um molho de luto, humor e muita comida coreana.

Apesar de triste, o livro é absolutamente cativante. Chorei muito, sorri e transcrevi algumas frases para o coreano como se fosse possível absorver uma cultura que não era a minha.

A cena final se encaixou tão bem... terminei de ler com aquela sensação de quentinho no coração.

“Se houvesse um deus, parecia que minha mãe devia estar com o pé no pescoço dele, exigindo que coisas boas surgissem em meu caminho.”

p.s: Terminei de ler e fui correndo assistir a entrevista da Michelle no Jimmy Fallon e ouvir suas músicas.

Cecilia 14/03/2023

Choro e comida
Quem gosta de comida coreana vai ler e ficar com fome o tempo todo. E vai chorar muito com as passagens críticas da morte da mãe.
É um livro gostoso de ler apesar do exagero das descrições das comidas.

Vic feitoza 08/03/2023

Coração quentinho
Amei a leitura desse livro, a escrita de um sabor de mel que só melhorou ainda mais a experiência. Me identifiquei demais com a história e o fato da relação com a culinária trazer afeto e amor.

Anna85 08/03/2023

Aos prantos lendo aos prantos no mercado
Como começar? eu amo livros reflexivos e esse, diferente de vários que já li, apenas contou um relato que me fez refletir.
Me identifiquei muito com a relação familiar e com o luto contados no livro. Tive a oportunidade de observar as situações de vários ângulos e refletir a respeito de cada um deles.
Recomendo a todos que já passaram pela fase do luto e que, assim como eu, teve várias desavenças e crises com a família.
Também recomendo a pessoas estrangeiras, de famílias estrangeiras ou de pais de países e culturas diferentes a lerem, pois o livro mostra a aceitação de suas origens e de quem você é.
Uma obra que te faz evoluir e amar mais.

Aninha 28/02/2023

Misto de várias coisas
Esse definitivamente nao é um livro fácil de ler, mas ele também não será uma leitura esquecível. Que força da autora pra escrever a própria história jogando tanta realidade, tanta dor, mas ao mesmo tempo tanto amor ali. Não tenho ideia porque por ventura esqueci que isso é uma história autobiográfica, isso só deixa o tudo que é lido ainda mais profundo.

rapha 26/02/2023

Guarde suas lágrimas para quando eu morrer
Li para o Clube "Leia Mulheres SP", leitura de fev/2023.

Michelle é a vocalista da banda Japanese Breakfest, filha de mãe coreana e pai norte americano. Ela perde sua mãe para o câncer e o livro nos traz seu processo de luto.
Nunca tinha ouvido falar da autora ou da história, então fui pega bem de surpresa. Michelle escreve como se contasse sua vida para uma amiga, de uma forma leve e sensível.
As páginas de suas memórias nos fazem refletir sobre a relação mãe e filha e os mais variados processos de negação e culpa em reação ao "amor materno".
A autora também nos deixa com água na boca ao descrever várias especiarias da culinária coreana, e como esse foi a zona de conforto que à aproximou da sua identidade asiática.
Perfeito!