Mansão Mohr

Resenhas - Mansão Mohr

1 | 2 | 3 | 4

lunasolis 28/10/2023

É interessante
O livro começa muito bom, ele realmente vai te instigando, até que a autora desiste. O final (sem spoiler) é apenas um monte de informação jogada sem explicação alguma e que fez eu voltar alguns capítulos pra ver se não tinha pulado nada de tão confuso que ficou. Fica claro em algumas partes do livro que tudo que a autora mais queria era uma frase de efeito porque tem coisas que a Sophie diz que são ? comparadas com as perguntas feitas, é mais pra ficar uau do que fazer sentido.

Os personagens são legais, não tem um desenvolvimento 5 estrelas mas é um desenvolvimento aceitável.

Jordana Leal 18/10/2023

Gostei bastante
Tem todo aquele mistério e horror que te faz ansioso pela vingança e feliz por ela finalmente chegar. Sou suspeita em dizer que deveria ter mais páginas, pq eu sempre quero mais, ainda sim o livro é muito bom.

Piter 28/11/2023

O tesouro Gótico que precisávamos
Como ávido fã de literatura gótica, pude ter a experiência de ler Mansão Mohr em primeira mão e me encantei com a narrativa num todo.

Ambientado na Era Vitoriana, tem-se como protagonista Sophie, uma mulher de baixa renda numa família opressora onde a jovem atua enquanto criada, sob condições desumanas, até que mortes começam a ocorrer nos arredores da floresta, evocando perigo, e ela conhece um certo cavalheiro inglês cuja boa retórica irá tirá-la da miséria. Ele a convida para trabalhar na mansão de sua família, mas todos na região os vêm como esquisitos e reclusos. Essa jornada irá forçar Sophie a encarar seu passado, aprender mais sobre si mesma, assim como a enxergar as pessoas certas pelas nas quais ela deve confiar.

A autora criou uma ambientação e atmosfera cativantes, repleta de verossimilhança e coesão com os sentimentos da protagonista. Tudo é muito marcante: a casa, a floresta, a mansão e todo o resto. Há muito peso histórico envolta da trama, percebe-se que Patrícia teve um trabalho de pesquisa e estudo competentes, tanto na hora de escrever os vestuários, os hábitos, as formas de tratamento e a cultura.

Gosto do realismo quanto à personagem, pois Sophie é uma garota com pouco acesso à língua formal - apesar de ávida leitora das Penny Dreadfuls, aspecto o qual me fisgou de modo instantâneo. Suas falas e jeito de pensar (ao menos inicialmente), refletem a condição na qual está inserida. Sou apaixonado por casarões vitorianos de arquitetura gótica, então as descrições dentro da Mansão da família Mohr me sugaram.

E por falar em gótico, não tenho dúvidas de que esse é um dos livros que faz extremo jus à ficção gótica do cânone. Uma prova de que nós, escritores brasileiros, não somente podemos fazer literatura desse eixo literário, como temos a aptidão e repertório para isso. O mosaico é tenebrosamente diverso: personagens de moral duvidosa, ambivalentes, com uma aura sombria e uma espécie de mal pairando no ar o qual persegue a todos. Temos dândis charmosos e enigmáticos, mulheres fortes, bruxaria, vampiros que remetem diretamente aos clássicos do século XIX e uma dose indispensável de sobrenatural, bem como terror psicológico e gore. Os arquétipos do goticismo espreitam por todas as páginas, explorados em várias camadas e numa linguagem a qual, apesar de datada, tem muito de atual.

Adoro a forma como a narrativa salta de modo gradativo. Começa numa calmaria soturna, em seguida, vai se manchando de sangue até se tornar um banho integral de violência, female rage e vingança com aquele gostinho o qual adoramos. As cenas do ato final são sanguinolentas, brutais, e contribuíram para efetivar meu envolvimento, já que adoro um livro pesado. O mistério percorre tudo, instigando o leitor a juntar as peças enquanto sempre dá uma roupagem nova, um segredo que não esperávamos, viradas bruscas, etc.

Negativamente falando, o terceiro ato talvez se prolongue demais no relacionamento da Sophie e também existem alguns capítulos mornos demais. De certo modo, achei a escrita um tanto melodramática em excesso em alguns momentos. Às vezes havia metáforas que não precisavam estar ali. Devo mencionar: há um plotwist na história me pareceu previsível, mas só porque já estou acostumado com esse tipo de trope; ele não tira a qualidade desse recurso dentro do livro, não mesmo. Contudo, ainda assim, achei repentino em demasia.

"Mansão Mohr", nesse sentido, nos traz uma mitologia vampiresca nova e velha de forma simultânea. Não esperava pelo trisal, nem por aquela(s) cena(s) hot a qual unem poesia e ardor sensual com um pouco de erotismo tétrico. Foi divertido, bem como instigante, acompanhar o crescimento da protagonista enquanto as outras peças se encaixavam.

Um ebook formidável que une paranormalidade, magia das trevas e questões femininas numa emanação atmosférica obscura sob véu oitocentista. Recomendo para todos os amantes da ficção goticista, de romances de época e os fâs de "Assombração na Casa da Colina", "Colina Escarlate", "A Bruxa", "Castelo de Otranto", entre outros.

Patricia975 03/10/2023minha estante
Obrigada!!! Fico feliz que tenha gostado. Dia 31/10 sai o spin off e um conto escrito pelo Bill.

Kessy 10/10/2023minha estante
Não vejo a hora de sair ?

Beah.wo 05/01/2024

Nem bom, nem ruim. Não cativou.
Antes de tudo! Que escrita maravilhosa!!!
Amei a forma como a autora coloca poemas em certas partes do livro. E gostei da maioria deles.?

Bom, agora vamos para o motivo de não ter amado!
O cenário é maravilhoso, gostei da proposta. Mas senti que as coisas aconteceram muito rápido!
A forma como a principal era ingênua no início, fiquei me questionando sobre algumas ações dela que (na minha humilde e inrelevante opinião), nao fazia muito sentido ela fazer, mas ok!
Odiei o Charles do começo ao fim!? O Bill? Nao me chamou tanta atenção assim não, fora que já imaginava o que ele seria no final.

Acho que esses pontos foram os principais. Se tivesse mais desenvolvimento e não fosse tão corrido as cenas, teria gostado bem mais!

Cibelle 13/01/2024

Nossa Mãe dos demônios
(3.8/5 estrelas)

Minha primeira resenha de 2024! Tinha comprado o livro quando lançou, mas não tinha tido a oportunidade de ler até agora.

Primeiramente, Patrícia tem uma escrita sublime e fantástica. Fazia muito tempo que eu não lia um livro gótico, e sua escrita conseguiu transportar o leitor para essa atmosfera de horror, desconforto e angústia, mas que de alguma forma, também é belo. Um dos pontos altos do livro é a escrita.

Outro ponto positivo são as ligações que a nossa protagonista, Sophie, tem com outras personagens, como a sua melhor amiga Carmella e sua meia-irmã Rebecca. Acho que são pontos muito positivos, que enriqueceram o desenvolvimento da personagem. É um livro +18, então tem muitas cenas de Gore que são assustadoras, e tenho que confessar que foram as partes que eu mais me empolgava para ler. São muito bem escritas e se você balançasse o Kindle, com certeza cairia sangue rsrs. Um dos pontos positivos também foi a forma de abordar críticas como direitos das mulheres da época, que foram introduzidas no enredo de forma orgânica, porque fazia sentido no crescimento da personagem e na sua vingança.

Alguns pontos que eu acho que poderiam ser melhorados são, a forma que os vínculos foram criados com alguns personagens (não queria falar muito para não dar spoiler a quem não leu). Acredito que tanto a paixão quanto o ódio da Sophie por outros personagens vieram de forma muito rápida, e até meio sem sentido. Entendo que ela era uma mocinha que era muito ingênua no começo e vai crescendo durante o livro, mas infelizmente não me pareceu muito crível. Também senti falta de alguns assuntos que foram abertos na história, algumas informações relevantes também são jogadas/contadas para o leitor, mas não foram muito desenvolvidas. Um dos personagens que deveria ser o "vilão" ou pelo menos, uma figura ali importante para o desenrolar, teve uma aparição curta e um fim um pouco rápido demais. E isso meio que me deixou chateada, porque eu queria ver mais sobre.

Mansão Mohr poderia ter sido uma duologia, e talvez assim algumas partes e personagens poderiam ser mais trabalhados. Eu com certeza leria. Foi uma experiência muito boa para mim, apesar das minhas ressalvas, eu acho que é uma história que vale a pena ser lida.

Queria, inclusive, agradecer a Patrícia, pois foi o meu primeiro livro finalizado esse ano. Logo na primeira semana, meu pet (que viveu a vida toda comigo) veio a falecer, e a única coisa que eu conseguia fazer era ler. Então, fica aqui meus agradecimentos por ter feito o livro.

Giovanna.paginasda 26/09/2023

Apaixonada por fantasia sombria! @paginasdagio
Na primeira noite lendo, li quase 30% da história de tão maravilhosa que é.

Eu diria que é uma fantasia gótica, pois tem os toques de fantasia, mas tem o lado bem violento e macabro também, ou seja, tudo o que eu amo.

A personagem principal, Sophie, é incrível! Amei ela desde os primeiros capítulos. A verdade é que todos os personagens são muito bem escrito, até mesmo os mais odiosos.

Eu amei ver toda a evolução da Sophie, de como ela sofria nas mãos de todos e após diversos acontecimentos tristes, ela vai tornando-se mais segura de si.

Sobre o romance no livro, não posso falar muito se não seria spoiler, mas fui enganada e fiquei em choque quando algumas coisas foram descobertas. Mesmo assim, me desesperei e me apaixonei por quem a Sophie escolheu no final.

As cenas em que ela vai se tornando cada vez mais maldosa são incríveis, adorei que ela abraçou o seu lado bruxa e sobrenatural e foi se vingando de todos que já fizeram mal a ela.

Para quem busca uma fantasia sombria, essa história é genial! Já estou animada para acompanhar os outros livros dessa série, mesmo que esse ainda seja o primeiro.

leiturasdadeeh 18/09/2023

Resenha:

Nesse livro acompanhamos a história de Sophie e suas descobertas sobre quem realmente é, vemos seu desenvolvimento, sua luta, mas também sofremos junto com ela por todas as situações que a cercam, torcemos por sua vitória e celebramos quando ela chega. Acontecimentos brutais a cercam e nada realmente é o que aparenta ser. Com isso temos muitos mistérios para desvendar e magias para conjurar e é que assim mergulhamos nesse universo para acompanhar e torcer muito por Sophie.

Opinião:

Sério que história, entregou tudo e mais um pouco, um enredo perfeito, muito bem construído e maravilhosamente bem desenvolvido, todas as pontas que se abrem fecham de forma perfeita. Tudo ficou incrível, a escrita, a abordagem e desenvolvimento dos personagens, a relação entre eles, tudo se conecta na mais perfeita harmonia e como resultado temos a história de terror e fantasia mais incrível que já li. As cenas de mistério, terror, tristeza, foram feitas tão bem que sentimos junto dos personagens toda a tensão que o livro exala. O livro aborda fantasia, brux4ri4, v4mpir1sm0, romance, feminismo (trazendo a força das mulheres que lutam para defender as outras), mas também aborda assuntos como 4bus0 e mostra que a ganância do ser humano extrapola os limites aceitáveis. Mergulhamos junto de Sophie na investigação e na frieza que envolve os acontecimentos da vila. E a reviravolta de tudo isso surpreende, depois no vemos fascinados pelas descobertas pessoais dela e na forma como o relacionamento deles se desenvolve. E gente o final foi simplesmente incrível. Sério, não deixem de ler, esse livro é incrível e viciante, te faz querer mais e mais se envolver com a história e quando acaba a vontade de pedir mais para a autora grita alto.

M. Araújo 05/10/2023

Um conto de fadas macabro, violento e maravilhoso!
Em 1846, a floresta Latimer bebeu sangue. Em meio as árvores seculares e aos caminhos tortuosos e desconhecidos, um assassino violento aguardava a hora de fazer sua próxima vítima. Enquanto isso, Sophie Jones, é obrigada pela família de criação a fazer trabalhos exaustivos e a passar por situações humilhantes. No entanto, ao conseguir uma oportunidade de emprego na grande Mansão Mohr, Sophie descobrirá segredos sobre si mesma e ficará frente a frente com a verdade sobre o Monstro de Latimer.

“Mansão Mohr” é o livro de estreia de Patrícia Ferreira, e o primeiro livro da série “Cálice da Morte”. Com uma escrita envolvente e arrasadora, Patricia nos guia pela realidade dura de Sophie, que enfrenta grandes embates para sobreviver aos maus tratos de sua madrasta, tendo como apoio somente sua própria coragem e sua melhor amiga. A trama se desenrola com viés de contos de fadas, mas logo pende para o obscuro com divagações angustiantes sobre morte, ocultismo e cenários explícitos de horror e crimes violentos.
Esse é o tipo de livro que te pega na primeira frase, que te conquista em um capítulo e que não dá pra largar até acabar. NÃO DÁ! Perdi as contas de quantas vezes quis abrir mão das minhas obrigações só pra passar mais tempo com essa história, porque cada linha era um encanto diferente.
MM é um sabor de história, com toda a crueza do horror e do sobrenatural. Foi meu primeiro contato com #romancedark, mas não me decepcionei nem um pouco, já que Patrícia sabe como ninguém te colocar de frente a umas situações bizarras que se tornam em cenas muito intensas de paixão. Gostei da coragem da autora ao descrever bizarrices usando palavras bonitas, em nenhum momento senti que ela tinha receio de narrar qualquer coisa, e foi isso que me encantou. Não é uma crueza banal, um vocábulo mal utilizado, usando de ofensas, violências e palavras horríveis a fim de gerar temor e choque. É muito bem escrito, de verdade!
Sophie é uma personagem inocente, mas que cresce muito com a trama e que se torna alguém livre de hipocrisias. Os outros personagens também tem muitos mistérios e camadas, o que te faz ansiar por saber mais sobre eles e procurar desesperadamente por respostas, o que torna “Mansão Mohr” ainda mais viciante – além de ter um CORVO de estimação.
Fui realmente transportada para a Europa medieval e passei um tempo perturbador e enriquecedor por lá, além de sair com satisfação, já que foi uma experiência maravilhosa.
O livro aborda trauma, emancipação feminina e ainda tem tempo pra discutir várias outras questões. Mas também sobra espaço pra romance e hot de milhões, e o melhor que li esse ano, e olha que não curto muito ler essas coisas. O que achei legal aqui é que a autora fugiu do clichê de personagem pura, virginal e incorruptível, dando espaço para uma jovem que se torna uma mulher livre de verdade, tanto mental quanto fisicamente, sem tempo pra repetição de livros desse teor espalhados por aí.
Muito obrigada, Patricia, pela confiança e pela oportunidade de ler essa obra-prima, já tô esperando muito os próximos porque sei que serão INCRÍVEIS.
Se fosse pra elogiar tudo que tem aqui eu ficaria horas, mas acho que por hoje é só, então venha se perder em meio aos demônios da grande “Mansão Mohr”.

Vivi 03/12/2023

Mansão Mohr
Primeiramente, gostaria de dizer que não é culpa da autora. Eu não peguei na promoçao do KU e me interessei pela capa e não li muito sobre o que seria. Não sabia que era um livro de dark romance e etc.

Eu AMEI o esboço da história, mas não curti muito o desenvolvimento! Acho que, ou o livro poderia ser maior para desenvolver, ou divido em dois. Sinto que a autora criou um universo muuuuuuuito bom, sério, a premissa do livro é fantástica, mas não consegui me prender na história pq tudo acontece muito rápido e meio que fica sem desenvolvimento, sabe? EU gosto de coisa enrolada, então pra mim se fosse uma série de livros, que ia desenvolvimento tudo bonitinho, acho que ia ser uma high fantasy do caralh@, mas passagens de uma relação para outra, os vínculos de um personagem com o outro, ou os acontecimentos especiais acontecem muito rápidos :(. Não curto muito dark romance/hot então nessas cenas só passei o olho. A escrita é muito boa, de verdade, e a premissa também, so não curti o desenvolvimento

Acck21 30/12/2023

Descobri pq ele é mais de 18... Mas não me arrependo nem um pouco, é maravilhoso mds. Nunca li nada parecido, em todos os sentidos...

lotus 29/02/2024

Gostei bastante da escrita e do enredo criado. Todo o mistério e lutas que a protagonista está passando é cativante, assim como as criaturas neles, o gore encaixa certinho na história e apesar do casal ser bom, gostaria de mais desenvolvimento e profundidade acerca deles.

becambrosio 21/02/2024

Eu esperava um pouco mais do livro.
A história poderia ser melhor desconvida e o relacionamento entre os personagens também.
A ideia da história é até interessante porém depois de um tempo você meio que se obrigada a terminar de ler, já que fica meio entediante

Sophia 13/05/2024

Nossa! Eu tô surpresa do quão rápido foi ler esse livro.
Bom, eu gostei de um modo geral do livro, achei a Sophie uma boa protagonista e achei o desenvolvimento dela muito bom. E ñ só ela, mas os outros personagens tbm

Contudo, esse livro ñ me agradou muito em alguns aspectos. Como o fato de eu ter descoberto o plot do Charles ou o fato do roteiro se perder um pouquinho em alguns momentos ao longo da história ou o fato de algumas coisas ficarem meio mal explicadas ou até tendo uma explicação rápida.

CONTUDO eu consegui ter uma boa leitura, me surpreendeu em muitos outros plots e os momentos q são de terror/gore funcionaram muito bem pra mim.
E no fim das contas foi uma boa leitura, q me arrancou suspiros, risos e bons momentos.

1 | 2 | 3 | 4