O peito oco Suzana Amorim

Resenhas - O peito oco

Thaysa 22/05/2024

O peito oco
Ser mãe é de uma beleza inigualável, mas a maternidade tem mais espinhos que rosas certamente. Neste livro, acompanhamos a história de uma mulher que acaba de ter um filho, mas ao contrário do que esperava, não se sente completa, preenchida. A história do seu passado se intercala com o momento presente, em que busca se reencontrar. Uma escrita muito sensível e real.

Joaquim 19/05/2024

Fazia um certo tempo que eu não lia algo tão bom quanto esse livro.
A sinceridade da personagem principal e como a ida ao passado para a construção da compreensão do presente da mesma foi sensacional.
Penso muito na maternidade e o que ela pode significar para as mulheres, peito oco foi uma contribuição para a minha apreensão da realidade.
Com certeza um dos meus favoritos do ano.

Sabrine Amalia 28/04/2024

A voz de uma maternidade
Penso se posso dizer que o livro fala de uma não-maternidade.
Mas não. Não se trata da ausência de uma maternidade, e sim de uma possibilidade de maternidade.
Uma experiência única que cada mulher pode passar de forma diferente. É sobre isso que o livro trata, uma personagem mãe, uma personagem mulher, que se vê distante de si, de seu peito oco que mesmo assim alimenta, que mesmo assim vaza.
Que ama, que protege, mas que se vê mãe, mulher anulada, pois se invalida.
Não sou mãe ainda, e, mesmo assim, creio que a autora conseguiu tratar de uma situação similar a tantas outras. Que amam os filhos, mas não amaram a maternidade.
E, como dizem os atuais terapeutas, está tudo bem...

Fernanda.Malagutti 18/04/2024

Uma obra inteiramente feminina!
O livro é uma obra inteiramente feminina! É doce, delicado, profundo, intenso? me identifiquei em várias partes com a personagem principal, me coloquei no lugar dela, e me identifiquei e ao mesmo tempo não queria estar na sua pele em muitas vezes. Capacidade gigante da autora de colocar a gente na pele da personagem. A obra foi uma imersão declarada no mundo feminino ! Uma verdadeira obra de arte! Recomendo demais a leitura!

7aura 31/03/2024

Verdadeiro
A história conta sobre como maternidade, em diversas instâncias como um trabalho doador, árduo e pesaroso. É uma escrita interessante que mescla a prosa com a poesia ?

Lua 27/03/2024

O vazio da maternidade
Em “O peito oco”, Suzana Amorim escancara através de sua personagem a realidade de muitas mulheres que adentram o território da maternidade, livre do romancear comum desta seara.

A protagonista vive a história em diversos pontos da vida, todos eles marcados pela relação familiar/materna/paterna e pela dificuldade com o autoconhecimento, trazendo frustração e dúvidas sobre si e a vida que escolheu viver.
O vazio, a dor de não se encontrar em um papel que ela achava que seria natural, a coloca com todas as suas vulnerabilidades e humanidade muito próxima às mães da realidade.

O final do livro reforça a ideia de recorte e continuidade, afinal somos sujeitos em construção, não tolhendo a história desta mulher com o desfecho que a põe em uma caixa sem possibilidades. Sendo passageiros da vida, a diversidade dos caminhos nos deixa pensativos sobre que rumo essa vida irá tomar, pois o certo é que depois da maternidade, ainda que não pareça ou que não seja por lugares que planejamos, a vida segue.

Um livro bem escrito, daqueles que viciam, com uma narrativa fluida e bem construída, que alterna acontecimentos da infância, juventude e vida adulta da personagem. Tudo isso, levando a quem ela é hoje. O desfecho nos coloca no lugar de autores, que eu particularmente adoro. Qual será o desenrolar da vida dela?

Adriana854 06/03/2024

O Peito Oco
Estou impactada com esse livro. Que primor! Um tema de extrema relevância tratado com crueza e sensibilidade. Que escrita maravilhosa! Não se enganem pela sinopse, "O Peito Oco" não explora apenas a maternidade, a narrativa vai muito além. É a luta de uma mulher para reencontrar sus identidade. Suzana Amorim, virei sua fã.

*Disponível Para Assinantes do Kindle Unlimited

TÍTULO: O Peito Oco

AUTORA: Suzana Amorim

NÚMERO DE PÁGINAS: 91 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Uma mulher que acaba de ter uma filha e, ao contrário do que podia prever, não se sente preenchida.
Espantada com o vazio no qual a maternidade a lança, deseja reencontrar-se. Com profundidade e um toque de ironia, misturando presente e passado, O peito oco é um romance que escancara as problemáticas maternas e, sobretudo, as relacionais. A partir de lutos, amores e alternância de papéis, a crise é, em última instância, de identidade.

Insta: @literaturacookies

P. G. S. ZAGO 16/02/2024

Livro lindíssimo sobre a jornada das heroínas recém mães
Quem, como eu, gosta de leituras contemporâneas e que tratam de temas pertinentes com muita sensibilidade e crueza, vai adorar o livro da Suzana Amorim.

O peito oco é uma ficção psicológica que concorre ao Prêmio Kindle de Literatura e aborda temas como maternidade, identidade, crises e perdas.

Apostando em uma escrita não linear, que mistura presente e passado, além de trazer muitas reflexões e perspectivas sobre o futuro, a autora apresenta sua protagonista, que, intencionalmente, não tem nome e, assim, representa tanto todas as mulheres que vivenciam a solidão da maternidade, como demonstra sua crise existencial, e que percorre essa jornada solitária da maternidade.

Não é um livro sobre depressão pós-parto, apesar de conter vários elementos indicativos de que essa é a jornada que a protagonista atravessa ao longo da narrativa. A história dessa mulher não nomeada é muito maior que apenas isso.

É sobre a confusão de papéis e como interpretá-los quando se está diante de uma total ausência de identidade, quando não se consegue encontrar identificação, referências e quando a mulher, nesse momento intensamente solitário, se confronta com uma realidade diversa daquela que idealizou e percebe que os sentimentos que lhe assolam não são aqueles que supunha que experimentaria.

Esse livro é uma desromantização da maternidade e, com muita sutileza e um tanto de ironia, representa o feminino e traz luz para um momento que é muitas vezes sombrio na vida das recém mães.

Apesar do dramatismo do tema e das emoções pungentes que a autora explora nessa narrativa, é uma leitura muito fluída e agradável, que conduz para muitas reflexões, especialmente para quem já vivenciou esse processo ou pretende vivenciar.

Aproveite essa leitura riquíssima em emoções e profundidade emocional, que percorre os caminhos femininos, não só da maternidade, como também das identificações, desafios, dores e culpas das mulheres, que são tão nossas, mas de todas nós.

BArbara1679 25/01/2024

O peito oco
Esse livro é uma alternância entre passado e futuro, mostra o outro lado da maternidade que ninguém comenta, que ninguém se orgulha, achei interessante como o livro aborda a solidão da mulher nessa fase. Recomendo!

sophibbm 23/01/2024

Na sinopse, diz que aborda os desafios da maternidade mas eu achei que fala mais do que é ser uma mulher adulta tomando decisões diante do que não se pode controlar, tentando se encontrar - e aí, a maternidade também entra. O caminho é solitário. Na vida e no maternar. A autora não deu nome aos personagens e eu interpretei como sendo qualquer pessoa. Eu, você, a vizinha, a colega de trabalho.. qualquer uma pode passar pelos processos que a protagonista passou. As dúvidas, as angústias, os recomeços, a sensação de falta.. E assim é a vida, né?
Bianca_Stievano 03/02/2024minha estante
O peito oco é uma obra sensacional que aborda temas importantes na vida da mulher como as mudanças, perdas, luto, carreira e saúde mental. Nem tudo sai como o planejado na maternidade e na vida. E há momentos que é preciso encarar a realidade: busca por ajuda profissional.

Le Vieira 19/01/2024

Ninguém havia lhe dito que seria preciso parir uma mãe, além de parir a própria filha.
Tenho lido muito desse tema ultimamente e a cada nova leitura, me surpreendo ainda mais. A história é fluida e a personagem sem nome e características próprias contribuem para a identificação. Toda a trajetória de vida da personagem a levou àquele ponto. Suas escolhas, sempre respingadas pelas escolhas das pessoas ao seu redor e nunca verdadeiramente suas, carregam a amargura e o ressentimento até o momento presente. Adoçam tanto a maternidade, que deixam de fora o peso das abdicações - conscientes ou não - às quais a mãe recém nascida tem que se submeter; de estar ali mas nunca para si.

“Estava farta de ter que recolher sua tristeza e colocar na lixeira do hall para dar conta da vida e dos afazeres.”

Bia 19/01/2024

5 estrelas
Que livro incrível. Que escrita maravilhosa. Não tenho palavras para descrever o suficiente. Como é profundo. Como retrata a realidade. É sobre o ser humano, o ser mulher, o ser esposa, o ser mãe, o ser filha, o ser sobrinha e não ser para si, é sobre a vida como ela é. Sensacional!

lovrwz 04/01/2024

Um dos livros mais incríveis que já li
Nem acredito que consegui ler esta obra incrível de graça, com certeza vou pensar sobre esse livro por dias a fio. Simplesmente incrível.

Carolina1220 01/12/2023

"Ninguém vai embora porque ama"?????
Leitura sensível e intensa.

Ser mulher no mundo em que vivemos é uma das coisas mais difíceis do mundo. Ser mulher, esposa, filha, aluna e principalmente mãe.

É uma história voltada pra maternidade, pras suas dificuldades, pra sua realidade nada mágica e linda. O choque da vida nua, crua e solitária de uma mulher que se faz mãe e não se sente mãe.

Não apenas mãe mas mulher, em todas as suas faces e realidades, duras e impossíveis mas que são realizadas com o ímpeto e a coragem de quem faz o impossível ser possível mesmo que sem querer.

Intensa, dramática e real demais para não ser lido com um nó na garganta e um aperto no peito. Constantemente prestes a chorar a cada página, porque a realidade é visível e real demais pra ser encarada de frente sem dor

Yasmin 25/11/2023

Incrível.
O Peito Oco é lancinante. Doloroso. Incrível. É como assistir as escolhas - e os erros - de alguém, muito perto, mas de fora. Saber seus pensamentos e saber que não condizem com suas vontades. Além de bem escrito, é sentimental, mesmo com sua lógica brutal.