O peito oco

O peito oco Suzana Amorim

Resenhas - O peito oco

Jessica.Cacko 23/11/2023

Mulheres NÃO ROMANTIZE A MATERNIDADE!
Com uma escrita fluida e muito real, a narrativa sobre a maternidade e suas dores de mulher e mãe é muito forte, me encontrei com o passado e o presente da protagonista e me vi dentro do livro da primeira página até a última.
Tive alguns gatilhos durante a leitura e foi muito bom por sinal, assim posso lidar com algumas coisas que habitam em mim e ir trabalhando aos poucos.

Mulheres NÃO ROMANTIZE A MATERNIDADE!

Vamos ser reais!

Livros que abordam sobre a maternidade real é necessário e o peito oco é uma leitura indispensável.
readerobssesed 23/11/2023minha estante
Cansada de ver as pessoas romantizando a maternidade, há muitas dores e todos relacionam dar a luz á uma felicidade pura e instantânea. Muito necessário.

sophibbm 23/01/2024

Na sinopse, diz que aborda os desafios da maternidade mas eu achei que fala mais do que é ser uma mulher adulta tomando decisões diante do que não se pode controlar, tentando se encontrar - e aí, a maternidade também entra. O caminho é solitário. Na vida e no maternar. A autora não deu nome aos personagens e eu interpretei como sendo qualquer pessoa. Eu, você, a vizinha, a colega de trabalho.. qualquer uma pode passar pelos processos que a protagonista passou. As dúvidas, as angústias, os recomeços, a sensação de falta.. E assim é a vida, né?
Bianca_Stievano 03/02/2024minha estante
O peito oco é uma obra sensacional que aborda temas importantes na vida da mulher como as mudanças, perdas, luto, carreira e saúde mental. Nem tudo sai como o planejado na maternidade e na vida. E há momentos que é preciso encarar a realidade: busca por ajuda profissional.

Andressa Klemberg 23/09/2023

Atravessamentos
O peito oco é uma narrativa instigante, que nos coloca no lugar da personagem em seus lutos. O luto de perder alguém, mas também o de perder a si mesma. O luto de descobrir que a maternidade é algo completamente diferente do que idealizava. O luto em tantas formas e cruezas que a vida nos apresenta e Suzana nos traz com uma riqueza de história que nos atravessa.

Ceginara 15/10/2023

Sentimentos e vazios preenchidos
A dimensão do que sentimos nas escolhas, na maternidade, nas cobranças e necessidades reavaliam a mulher em ação enquanto preenche espaços e lida com seus vazios. Suzana trouxe um lindo e reflexivo vislumbre dessa situação, deixando, ao final, o gostinho para o que possa vir. Recomendo ler.

skuser02844 15/10/2023

O Peito Oco é um amparo, pertencimento pra loucura de estreia materna. Uma leitura de escuta, como que encontrar um amigo oque passa pela mesma estrada e nos da permissão pra falar. Lindo, íntimo e real.

Thaisa 15/10/2023

Uma história sensível e profunda
Quando iniciei a leitura de O peito oco, não esperava encontrar uma história tão sensível e profunda. Muitas mulheres idealizam e romantizam a maternidade, mas a realidade é bem diferente e foi isso que Suzana nos mostrou com essa história.

A escrita fluída me prendeu do início ao fim, me fez refletir o quanto é doloroso e solitário a perda de nós mesmas. Eu amei a leitura e super recomendo.

Ana do Café com Leitura 16/10/2023

O PEITO OCO
Um misto de calmaria, por conta da escrita suave e muito bem tratada de Suzana Amorim, com percepções e identificações de quem é mãe. Foi isto que senti com essa narrativa rápida e gostosa de ser lida.
Lembrei-me de tantas sensações antes sentidas e muitas, inclusive, que até então não havia percebido tê-las na ocasião, quando tinha acabado de gerar.
Parabenizo a autora pelo lindo legado deixado à nossa literatura!

Augusto 14/11/2023

As coisas foram fluindo...
As relações durante a mudança da personagem foram surgindo e isso foi um dos pontos legais da narrativa, mas senti um escanteio em uma delas que gostaria de mais.

Senti o desgosto, o respirar acelerado, todo o medo da personagem principal e amei isso, amo quando a narrativa consegue nos colocar a parte daquele ciclo da personagem.

Ninguém tem nome, creio que isso seja por conta das temáticas serem de alguma forma identificável para quem ler, e isso eu amo demaisss.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 20/11/2023

Olá queridos amigos leitores! Nessa semana tenho tentado ler alguns dos livros concorrentes ao prêmio Kindle, tenho escolhido bem aleatoriamente na página das obras participantes e tenho ficado positivamente surpresa.
Minha última leitura finalizada foi O Peito Oco de @suzanaamorim___ .

???Já não aguentava mais tanta poesia. Queria luz branca, agulha, bisturi e o bebê do lado de fora, por favor.?

Nesse livro conhecemos uma mulher sensata e decidida, que apesar de ter planejado sua gravidez, se vê solitária, esgotada e deprimida no puerpério, se perguntando se há algo de errado com ela, ou se contaram uma história diferente da real para ela.
Enquanto isso, os leitores conhecem também um pouco de seu passado, o divórcio dos pais, a luta diária da mãe, as escolhas de vida da tia.
Cada detalhe de sua vida construindo a imagem de quem ela é hoje.

?? ?O tempo passou e a fez somente mulher, nada mais ? e isso já era mais do que suficiente.?

O Peito Oco é uma obra de arte impossível de consumir sem se identificar.
Como mãe me vi nas situações ali mostradas, na dor para amamentar, no sonho do parto perfeito, na simbiose que deveria existir instantaneamente segundo as outras mulheres, e que quando não existe é escondida, sufocada, pois se ousarmos falar disso com alguém seriamos taxadas para sempre.

A tia da protagonista é outra mulher incrível da trama, decidiu que não teria filhos e não se dobrou aos cônjuges ou a sociedade, sendo feliz e realizada com suas escolhas.

O Peito Oco é uma ruptura com a romantização da maternidade, uma exposição do que muitas mulheres não se permitem falar, e um alerta para que olhemos com atenção para as novas mães oferecendo conforto, sem os milhares de conselhos que as fazem se sentir inaptas.

O livro tem menos de 100 páginas (uma leitura rápida e profunda) e está disponível em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#premiokindle #premiokindle2023 #opeitooco #suzanaamorim

Yasmin 25/11/2023

Incrível.
O Peito Oco é lancinante. Doloroso. Incrível. É como assistir as escolhas - e os erros - de alguém, muito perto, mas de fora. Saber seus pensamentos e saber que não condizem com suas vontades. Além de bem escrito, é sentimental, mesmo com sua lógica brutal.

Carolina1220 01/12/2023

"Ninguém vai embora porque ama"?????
Leitura sensível e intensa.

Ser mulher no mundo em que vivemos é uma das coisas mais difíceis do mundo. Ser mulher, esposa, filha, aluna e principalmente mãe.

É uma história voltada pra maternidade, pras suas dificuldades, pra sua realidade nada mágica e linda. O choque da vida nua, crua e solitária de uma mulher que se faz mãe e não se sente mãe.

Não apenas mãe mas mulher, em todas as suas faces e realidades, duras e impossíveis mas que são realizadas com o ímpeto e a coragem de quem faz o impossível ser possível mesmo que sem querer.

Intensa, dramática e real demais para não ser lido com um nó na garganta e um aperto no peito. Constantemente prestes a chorar a cada página, porque a realidade é visível e real demais pra ser encarada de frente sem dor

lovrwz 04/01/2024

Um dos livros mais incríveis que já li
Nem acredito que consegui ler esta obra incrível de graça, com certeza vou pensar sobre esse livro por dias a fio. Simplesmente incrível.

Bia 19/01/2024

5 estrelas
Que livro incrível. Que escrita maravilhosa. Não tenho palavras para descrever o suficiente. Como é profundo. Como retrata a realidade. É sobre o ser humano, o ser mulher, o ser esposa, o ser mãe, o ser filha, o ser sobrinha e não ser para si, é sobre a vida como ela é. Sensacional!

Le Vieira 19/01/2024

Ninguém havia lhe dito que seria preciso parir uma mãe, além de parir a própria filha.
Tenho lido muito desse tema ultimamente e a cada nova leitura, me surpreendo ainda mais. A história é fluida e a personagem sem nome e características próprias contribuem para a identificação. Toda a trajetória de vida da personagem a levou àquele ponto. Suas escolhas, sempre respingadas pelas escolhas das pessoas ao seu redor e nunca verdadeiramente suas, carregam a amargura e o ressentimento até o momento presente. Adoçam tanto a maternidade, que deixam de fora o peso das abdicações - conscientes ou não - às quais a mãe recém nascida tem que se submeter; de estar ali mas nunca para si.

“Estava farta de ter que recolher sua tristeza e colocar na lixeira do hall para dar conta da vida e dos afazeres.”

BArbara1679 25/01/2024

O peito oco
Esse livro é uma alternância entre passado e futuro, mostra o outro lado da maternidade que ninguém comenta, que ninguém se orgulha, achei interessante como o livro aborda a solidão da mulher nessa fase. Recomendo!