Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

Larissa Benevides 18/10/2023

Sal e Açúcar - Rebecca Carvalho
"Voinha me ensinou a enxergar cozinhas como lugares mágicos onde tudo se transforma em lembranças deliciosas."

Uma doçura.

A sensação durante a leitura desse livro foi realmente o de estar em uma padaria sentindo o cheiro de coisas gostosas e assistindo um bom filme da sessão da tarde.

O livro vai contar aquela história de famílias rivais que brigam por conta dos negócios. Apesar de clichê, a autora consegue prender a atenção do leitor para que acompanhe o jovem casal percebendo que a briga entre as famílias já passou do momento de acabar.

A protagonista é minha xará, Larissa, e confesso que apesar da narrativa ser exclusivamente dela ainda sim por diversos momentos foi por conta dela que ficava nervosa por deixar a situação da rixa ainda mais forte.

Mas relevando algumas situações por se tratar de adolescentes, a história é leve e cativante. As descrições das cenas na cozinha deixavam minha barriga roncando.

A cereja do bolo é aquele plus de livro nacional que se passa no Brasil, as descrições das cidades que conhecemos, as gírias e cultura do nosso nordeste retiraram sorrisos carinhosos enquanto lia.

Achei que o final foi bem corrido, a autora poderia ter soltado mais informações dos personagens no decorrer da história melhorando essa sensação de que todo o conteúdo foi liberado nas ultimas 100 páginas. Ou o livro poderia ser mais curto.

Uma leitura rápida e leve. Um romance adolescente enemies to lovers para distrair na sua TBR.

@srta.bookstan 19/10/2023

Amei!
Uma história leve, muito envolvente e com uma escrita super fluida a autora nos apresenta personagens apaixonantes, como Lari Ramires e Pedro Molina.

Além dos personagens a autora traz muitas referências à cultura nordestina, a história se passa em Olinda, Pernambuco. Com descrições de paisagens lindas, pontos turísticos e o sotaque carregadíssimo da região a autora nos faz ficar totalmente presos a história.

Lari e Pedro vem de uma geração de padeiros e o livro traz muitas receitas típicas brasileira, de dar água na boca, e todo um universo culinário. Impossível ler sem sentir desejo!

Os personagens secundários são encantadores também, alguns engraçados que nos proporciona boas risadas. Cada um traz muita representatividade. Os jovens estão na fase concluindo o ensino médio, estão decidindo qual caminho trilhar, traz indecisões, inseguranças, pressões e descobrimentos. Os adultos com muitos problemas a serem resolvidos precisam fazer escolhas maduras para o bem da família.

Um romance baseado em Romeu e Julieta, bem construído e desenvolvido, narrado na primeira pessoa, tem drama, muita rivalidade entre famílias, cenas divertidas, um romance fofinho e sonhos realizados. Recomendo super, muito bom!

Raphiss 20/10/2023

Ramires e Molina
Ah se eu pudesse me teletransportar para esse livro, só pra comer todasssssssss as comidas e claro assistir de camarote a treta entre os Ramires e os Molinas ??

Lari é Ramires, Pedro é Molinas , e a treta tá garantida

Clássico Romeu e Julieta que as famílias se odeiam kkkk mas aqui eles foram mais espertos viu gente, não teve morte não

Amei a escrita, amei conhecer mais sobre Olinda, amei ler o sotaque dos personagens e as comidas meu povo? Q q foi isso, fiquei aguada

Recomendo muito a leitura ??

Ana Claudia 21/10/2023

A família de Larissa Ramires tem uma padaria chamada Sal. Do outro lado da rua existe uma outra padaria chamada Açúcar que pertença à família de Pedro Molina. As duas padarias ficam em Olinda, no Recife.

Há muitos e muitos anos existe uma rixa muito grande entre essas duas famílias. É uma briga que ultrapassa gerações e que Larissa e Pedro estão absorvendo sem nem saber o porquê.

Sempre que tem um evento, uma competição, as duas famílias tentam uma prejudicar a outra seja boicotando o trabalho ou disseminando boatos.

Quando a avó de Lari morre, a padaria Sal fica em uma situação financeira fragilizada. Na mesma época de sua morte, surge na mesma rua um novo supermercado, Pague menos, que com seus preços baixos está tirando a clientela da padaria.

Lari não tem nenhuma habilidade culinária, ela é um verdadeiro desastre na cozinha e, desta forma, não consegue ajudar seus pais a reerguer a padaria. Mas Lari não esmorece e está disposta a fazer qq coisa para ajudar a padaria que sua avó tanto amou.

Surge então um campeonato de culinária e ela se inscreve. Só que ela descobre que Pedro Molina também está participando e ela terá que estar com ele nessa competição. No início ela bate de frente com ele, assume as dores da sua família pela rixa existente até que ela passa a conhece-lo no dia a dia e percebe que ele não é o ?monstro? que a sua família pinta.
A convivência deles faz com que Lari passe a vê-lo com outros olhos e ele a ela. Aos poucos um amor surge, eles ficam escondendo esse sentimento de todos com medo de que suas famílias descubram. No entanto, chega uma hora que não da mais para esconder.

Que romance mais gostoso de ler. É bem adolescente, mas é divertido acompanhar como que um amor surge em meio a uma treta de família e como eles lidam com isso. Adorei a parte do campeonato de culinária e meio que fiquei com água na boca com as comidas que eles preparavam. Um romance leve, divertido, muito fluido e envolvente. Super vale a pena ler.

LenSa 25/10/2023

Romance leve e fofo que fala sobre dois adolescentes que estão trilhando o seu futuro no último ano do ensino médio. Eles são duas famílias rivais, tem uma vibe meio Romeu e Julieta de uma forma mais leve. A história se passa em Olinda e todas as comidas e sotaques descritos ao longo da história me deixaram nostálgica.
Sal e açúcar são duas padarias, uma de frente para outra, que são rivais há gerações. Ao longo da história vamos vendo os segredos sendo revelados e, também, todas as mágoas e tristezas que envolvem essas famílias. Mas, apesar de tudo isso, no fundo ambas as famílias sabem que as suas atitudes uma para com a outra não são corretas.
Até que Pedro e Larissa começam a conversar e se conhecer melhor na escola, a partir daí a história dessas famílias sofre muitas mudanças.

Vitorlimaas 28/10/2023

Q fofinho
Achei o livro bem descontraído,fácil e rápido de se ler, uma vibe bem clichê porém interessante.
No começo não estava gostando muito,não estava me adaptando a alguns personagens, porém ao decorrer do livro eu mudei totalmente de opinião. Oq me deixa muito feliz, pois não gosto de não gostar de livros nacionais.
Achei que a Rebecca fez um trabalho excelente, e estou ansioso para a continuação?. Vai ter né?!

grlm 10/10/2023

Sal e Açúcar
Pedro Molina e Larissa Ramires, dois adolescentes de 17 anos que possuem em comum o amor pela culinária e também uma rixa entre suas famílias que é passada de geração para geração.

Mas as coisas precisam mudar quando uma rede de  supermercados se instala em seu bairro derrubando pequenos negócios familiares da região. Mas, como dizem: tem males que vem para o bem. A vinda do supermercado fez crescer a preocupação de Pedro e Larissa, que deixam de lado as rixas familiares e se juntam para tentar manter os negócios de suas famílias de pé. Durante essa tentativa eles descobrem sentimentos mais profundos e um passado desconhecido por muitos.

Gostei muito da leitura. Livro nacional que se passa no nordeste, onde é sitado várias comidas típicas e linguagens específicas da região, além de um anemies to lovers que a gente ama, um romance que se encaixa e que não fugiu do habitual para um relacionamento entre adolescentes. Infelizmente não tem o ponto de vista dos dois personagens, mas, apesar disso, a autora tem uma escrita que flui bastante. Não gostei muito do final pois foi bem corrido e não teve tantos detalhes, acho que deixou um pouco a desejar.

"Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina!"

gabis 12/10/2023

MUITOOOOO BOM!

Como boa pernambucana, saber que a história se passava aqui já me deixou morrendo de vontade de ler e o livro me tirou da ressaca literária.

A história é muito envolvente e te prende querendo saber mais sobre Lari e sobre Pedro, sobre os Ramires e os Molinas, torcer por eles, duvidar de algumas coisas?

Recomendo demaisss, muito muito bom!

julesz 01/11/2023

Que livro bom!! Devorei ele em 2 dias e a cada menção da avó da Lari eu chorava, sendo alguém que tem a avó como pessoa mais importante pra mim, ler ela falando sobre a avó me deixou toda chorosa. Pedro e Lari me deixaram toda boba batendo os pés e rindo que nem uma doida, fofos demais, adorei ver eles se desenvolvendo ao longo do livro

Meachou 09/11/2023

Um livro fofo sobre a história de duas famílias
Excelente para jovens que estão começando a ler, e um ótimo meio de conhecer a literatura nacional

Gi Queirooz 11/11/2023

APENAS LEIAM
O livro tem uma pega divertida de filme da sessão da tarde, acompanhar a Lari e o Pedro enche nossos corações de amor e o deixa quentinho. Eles erram, acertam e trilham suas jornada de acordo com seus corações. Uma leitura leve, viciante e que é impossível não se apaixonar. Além de tudo, se passa no nosso Brasil e amado nordeste ??

Cherry Mari 15/06/2024

Agora quero experimentar todas as comidas que o livro cita
Esse livro é aquele tipo "farofa", "água com açúcar" e bem clichê. Um livro simplesmente gostosinho, fofo e leve, aquele tipo de livro que te tira de uma ressaca literária e que ainda tem um pouco de Enemies to Lover.

Achei muito legal essa releitura de Romeu e Julieta no nordeste, sempre é muito bom ler livros nacionais, conhecer um pouco mais sobre culturas do nosso país através da leitura.

Gostaria que Cíntia, PC e Victor tivessem mais desenvolvimento, os poucos momentos que eles aparecem são incríveis.

Achei o romance mal desenvolvido, demora muito pra acontecer e quando acontece só recebemos migalhas, poderia até dizer que o livro é mais sobre rixa entre as famílias do que romance mesmo, queria ter lido mais sobre o Pedro e a Lari juntinhos, nas partes fofas eu surtava, se tivesse mais deles juntos sendo um casal, seria perfeito.

O número de páginas poderiam ser reduzidas, o começo é muito longo e arrastado, muitas coisas poderiam ter sido cortadas, e enquanto o começo é arrastado, o final é muito corrido, poderia ter sido desenvolvido melhor, o livro inteiro esperamos o "grande momento", e simplesmente tudo é resolvido em minutos.

bregomes 17/11/2023

Eu amei esse livro, muito mesmo.
Um livro bem fofo, bem aqueles que aquece seu coração. Vai muito além de um livro de romance, fala sobre familia, confiança, segundas chances...
eu fiquei encantada com esse livro, principalmente pelo fato de cozinhar ser minha paixão, me senti tão conectada com a história dos personagens... incrível!!