Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

Adriana1161 23/12/2023

Romance juvenil
Livro gostosinho de ler porém bem juvenil.
Rixa multigeracional.
Frases clichês dispensáveis
Romance estilo Romeu e Julieta.
Muito parado, porém com alguns pontos fortes como o regionalismo, o sotaque, as comidas. Também aborda o bullying.
Pega um ritmo mais pro final.
Personagens: Pedro, Lari, Alice, Victor, PC, Amandinha, Cintia, dona Eulalia, Isabel, dona Selma, dona Clara, seu Floriano, seu Romário, PC, professora Carla
Local: Olinda - atual
@driperini

Isabela- 22/12/2023

São e açúcar foi um dos melhores desse ano. A história é fofa, adorei que trata da luta entre pequenas e grandes empresas. O cenário nordestino com características muito bem trabalhadas é um toque especial nessa obra fantástica

Itla.Bezerra 20/12/2023

Agradável de ler.
Bom, tenho muito o que agradecer à esse livro por me conseguir tirar de uma ressaca literária de dois meses, mas mesmo assim não se tornou um livro que eu indicaria pra alguém.

A protagonista tem um desenvolvimento bom, o mocinho também! mas o desenvolvimento da família deles eu senti que foi feito nas pressas, tanto que pra um livro de 400 páginas, a família veio se "resolver" nas últimas 30 páginas.

As mães de ambos os protagonistas, mil vezes mais infantis do que eles próprios! Alice não queria ver Eulalia nem pintada de ouro na frente dela, e nas últimas 30 páginas elas começaram a se suportar? achei muito sem sentido. Uma relação de anos de ódio, mudar tão drasticamente. A autora deveria ter desenvolvido a relação delas, com no mínimo umas 100 páginas.

Ver a Lari se apaixonar pelo Pedro, e o Pedro se apaixonar pela Lari, é a coisa mais linda! acho que foi por eles que eu consegui ainda dar 3 estrelas.

Victor, Cintia e PC são os verdadeiros protagonistas! Lindos, incríveis, perfeitos!!! queria que tivessem aparecido mais. ?

O epílogo me incomodou muuuito! fiou muito cara de final de novela mexicana! uma coisa bem forçada.

A escrita da autora é perfeita, mas nos diálogos dos personagens ela deixa muito a desejar! muitas vezes eu tive que desligar o kindle por causa da vergonha alheia dos diálogos.

No geral, foi uma leitura agradável por ter me tirado de uma ressaca literária, e por causa do romance bem construído dos protagonistas.

Lya 18/12/2023

Amei
Esse livro é super bem escrito e eu amei a ambientação, quero conhecer olinda ainda mais!!
a história é super leve mas tem seus gatilhos, adorei a construção dos personagens e me tirou da ressaca, esse livro é ótimo e e precisa de mais reconhecimento

criadeapolo 16/12/2023

GENIAL, conquistou meu coração como livro nacional favorito
MUITO BOM! Um livro extremamente bem escrito, leve, divertido e envolvente. A autora retrata o nordeste brasileiro de forma esplêndida, explorando as comidas tradicionais da região como parte fundamental da história, genial.

Sal e Açúcar conta a história de Lari Ramires e Pedro Molina, dois adolescentes "inimigos" que se odeiam por conta de uma rixa que já dura gerações. Ambas as famílias são donas de padarias, que ficam de frente uma para a outra, mas a anos a Sal é brigada com a Açúcar. A rixa ultrapassa o ambiente do bairro e entra dentro da vida deles, mas na escola Lari e Pedro são forçados a trabalhar juntos, e assim percebem que talvez, o outra não seja tão ruim assim.

Essa história emocionante e bem escrita traz a cultura brasileira de forma exemplar, nos entrega um romance profundo, diálogos reais e adolescentes, que realmente agem como adolescentes, mas que dão o seu jeitinho. O tipo de história que te faz chorar, rir e sair dando pulinhos pela casa. Indico MUITO.

Matsufugi 06/01/2024

Enemies to lovers nacional!
Apesar de ter sido publicado originalmente no exterior, o livro maravilhoso criado pela autora brasileira é ambientado em Olinda, e conta a história de dois adolescentes de famílias rivais no meio gastronômico e, que por consequência também são inimigos.
Pedro e Lari carregam um legado mútuo de ressentimento passado entre gerações, até que são obrigados a trabalharem juntos na cozinha em uma tentativa de salvarem suas padarias da falência.
Quase um ?Romeu e Julieta? moderno, ?Sal e Açúcar? possui uma narrativa leve e envolvente que conecta o leitor à obra e também exalta a cultura nacional e o regionalismo, nos fazendo amar não somente os personagens mas também detalhes do nosso próprio país. Simplesmente fantástico!

Geovana.Gomes 10/12/2023

Quando alguém me perguntar o que é "slowburn" eu vou respondeu Sal e Açúcar.
O romance nesse livro é TÃO lento, que quando aconteceu nem teve graça pra mim, só foi fofo. E não é só o romance que é lento, tudo no livro é, em alguns momentos a questão da rixa entre as famílias me deu preguiça.

regis49 06/12/2023

Preciso dizer que tava meio assim de ler por ser um livro de adolescentes e uma pegada Romeu e Julieta (já que não sou tão fã dessa história). No começo achei meu chatinho, mas paguei com a língua demais!!! Que livro bom. Quando mais você ler, mais dar vontade de continuar. As vezes fico meio assim para livros nacionais, mas esse me pegou muito. Uma leitura fluida e com gírias nordestinas, amo!! Achei uma história linda e me emocionei em muitos momentos. Um livro bem sessão da tarde. Adoraria um filme sobre. Amei!

manuella 03/12/2023

Simplesmente perfeito! Como pernambucana, amei a nossa representatividade nesse livro que me cativou tanto com essa história meio Capuletos contra Montéquios (que termina com um final feliz!), além de nós fazer sentir orgulhosos de nossa cultura tão rica e poderosa que muitas vezes nos esquecemos!

Gabriela 28/11/2023

Que livro gostosinho, me lembrou sessão da tarde!
eu amei ver como as famílias evoluíram e como tudo finalmente caminhou como eu esperava.
leiammmmmmm

Tatiany.FranAa 23/11/2023

Romário e Julieta, a maior receita
Eu tive que esperar um pouco para digerir tudo, mas uma coisa eu tenho certeza, esse é o meu livro favorito de romance até então, superou totalmente os anteriores. Eu já tinha um carinho enorme pois se passa em Olinda e eu moro perto de Recife, então ler as descrições de lugares que já passei foi simplesmente mágico, a ambientação ser em Pernambuco me fez criar muita expectativa, e graças a Rebecca e suas mãos de fada para escrever entregou tudo, a cultura, a comida, as gírias, não tenho críticas quanto a isso. ( Só fico imaginando como colocaram alma sebosa, caraia e tabacudo em inglês KKKKKKK)
A trama enemies to lovers na minha opinião foi ao pé da letra pois houve de fato o enemies, ou ao menos um rivals e o lento desenvolvimento (slow burn) até o Lovers, e foi maravilhoso que o sentimento evoluiu em ambos lado ao mesmo tempo, de fato até então eles se odiavam, e é exatamente isso que eu espero de uma história com esse gênero.
Quanto a os personagens eu me apaixonei pelo Pedro junto com a Lari??, mas num geral são todos muito cativantes, profundos e cheios de histórias e personalidade, eu me dou por satisfeita com o caminho que a trama familiar percorreu, nada a acrescentar e nem criticar, mas confesso que senti falta de mais cenas de Lari e Pedro depois que de fato tudo se resolveu, achei o final rápido, mas faz parte, a maioria dos livros são assim.
Espero muito que tenha continuação, por favor Rebecca Carvalho faça alguma coisa.??

Bianca 22/11/2023

Um romance romario e julieta
Uma releitura do classico Romeu e julieta, ou melhor; Romário e Julieta!
Fofinho, bem adolescente. Por isso minha nota 3 estrelas, não que o livro seja ruim, eu que sou um pouquinho mais madura kkkkk

Kelly.leiturafeemu 21/11/2023

Inesperado
Que livro mais lindo, apesar de ser uma história de um casal jovem (17 anos) é uma história encantadora, com reviravoltas inesperadas, mas um final super esperado. Não a nada que não podemos conseguir com um pouco de determinação.