A Queda de Númenor

A Queda de Númenor J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

gi 07/04/2024

é meio frustrante o fato de 70% das coisas estarem em 'Contos Inacabados', é tipo ler o livro uma segunda vez so que mais organizado na cronologia. Mas, como sempre, o universo do Tolkien continua impressionante.
ESSE ISILDUR É UM BURRO DESGRAÇADO HEIN MEU DEUS

Marcos 27/04/2023

Um estudo
Totalmente para fãs de Tolkien, o livro não é uma maravilha, mas é um livro para se aprofundar na história que já conhecemos, uma estudo que vale muito apena.

Taci.Souza 23/01/2023

Ler os escritos de Tolkien sobre a Terra-média, só reforça a minha admiração por sua mente imaginativa. Livros como "A Queda de Númenor" nos mostram o quão complexo era o seu processo criativo e o quão amplo se faz o seu legendário.

É inegável, a medida que avançamos na leitura desses textos complementares, o cuidado e comprometimento que Tolkien tinha com a sua obra; a preocupação de não deixar pontas soltas, de estar sempre revisando e reorganizando detalhes para entregar uma mitologia forjada na verossimilhança.

É notável o amor e empenho que ele dedicou à obra de sua vida, na qual só deixou de trabalhar por razão de sua morte. Após a partida do autor para os campos imortais, coube ao seu filho, Christopher, seguir expandindo e protegendo esse legado, missão que ele realizou com fidelidade e determinação herdadas do pai.

Esse tipo de experiência literária potencializa a admiração e gratidão que agitam meu coração, cada vez mais Tolkieniano.
B.norte 24/01/2023minha estante
Comprei esse semana, já está na pilha de leitura ?

Fabio.Nunes 18/09/2023

Um porto que nunca é engolido pelo mar
A queda de Númenor - J.R.R. Tolkien
Editora: Harper Collins, 2022

Dentro do oceano que é a literatura, a obra de Tolkien é uma espécie de porto. Aquele local de segurança onde nos sentimos em casa.
Nessa obra, a Harper Collins compila em ordem cronológica os fatos ocorridos na segunda era de Arda, com a ascensão e queda de Númenor, a forjadura dos anéis de poder e a derrocada de Sauron com a última aliança entre elfos e homens.
Recomendo para quem já está habituado à obra do autor e quer saber mais dos acontecimentos que orientaram a criação da série "Os anéis de poder" da Amazon.
"Et Eärello Endorenna utúlien. Sinome maruvan ar Hildinyar tenn' Ambar-metta!"
(Do Grande Mar vim à Terra-média. Neste lugar habitarei, e meus herdeiros, até o fim do mundo.)

Breno 16/07/2023

Excelente!!!
O livro é basicamente o retrato da segunda era, e toda a estória conhecida de Numenor.
É incrível a riqueza dos detalhes sobre Numenor, é algo que todos os fãs do Mestre Tolkien deveriam ler, trás uma riqueza a mais sobre o universo da terra média, e deixo um destaque a minha parte favorita, que é a estória de Aldarion e Erendis.

Larissa.Herbsthofe 17/02/2023

Incrível
Um povo que poderia ter se destinado a muitas glórias e se perdeu pela ambição e inveja. Tinham tanto a destinar de conhecimento e descobertas, mas abriram uma cratera sob os próprio pés e se destruíram com uma "ajudinha" de Sauron.

hobbitusille 14/06/2024

Tava esquecendo da resenha desse
Eu gostei muito da forma de como o livro foi organizado, senti que, em comparação com os outros livros de contos específicos, a queda de númenor fluiu muito muito muito bem.

minha única reclamação mesmo são os erros da edição da harper collins, que não tem nem como defender.

mas de resto, acho que é um dos meus contos favoritos e o livro faz um ótimo trabalho em juntar todos os pedaços necessários dessa história pra gente aqui
ron 14/06/2024minha estante
poderia comentar mais sobre esses erros? só tá faltando esse na minha coleção dos livros do Tolkien, mas vi gente comentando sobre os erros e tô hesitante

atrapalham muito?

hobbitusille 14/06/2024minha estante
atrapalhar, pessoalmente, não atrapalharam não, viu. mas é que são erros de digitação muito bobos, um inclusive no título do livro logo no começo, e que vindo de uma editora tão grande como a HC foi um desapontamento pessoal (que muitos compartilham comigo kkkkj)

mas, ainda assim acho que vale a pena ler!

ron 14/06/2024minha estante
obrigada pelo esclarecimento. com certeza irei ler, talvez numa segunda impressão kk

@eu_sandroka 03/01/2023

#SandrokaIndika :-)

Eu amo o fato de terem tornado textos corridos as anotações do #MestreTolkien. Gratidão eterna, Christopher S2. Aqui temos uma narrativa um tanto mais longa do que a que há em * contos inacabados * e também em * O Silmarillion *. Compreende também uma introdução à terceira era. & o último capítulo é de embasbacar, apesar de ter ficado à parte da narrativa principal, inclusive por apresentar outra densidade pro Elendil.
#SobreLivrosEseusAfins #LeiaTolkien

site: Https://www.Instagram.com/eu_sandroka

Matheus 26/02/2023

Aquilo que provavelmente o leitor que acabou de ler O Senhor dos Anéis esperava encontrar em o Silmarillion está aqui!
Um pouco de repetições, principalmente para quem já leu algo a mais a história de Aldarion recontada se torna cansativa, mas quando passa e se detalha melhor o conto dos Amos e os feitos dos resi de Númenor una Segunda Era, os feitios dos anéis e a investida de Sauron à Terra da Dádiva, a história cumpre aquilo que dela se espera!

Lobinha Sincera 05/08/2023

Há muita coisa em que vemos nos livros de Silmarillion e contos inacabados, mas os extras fazem valer muito a leitura ??

Erick 20/03/2024

Li muitas críticas do livro, tratando a obra como supérflua, já que boa parte da história aqui contida, também está presente em outras publicações. Sou fã de Tolkien e alguns livros (como o Silmarillion), eu li há muitos anos e existem coisas que eu mesmo nem me lembrava. Por isso, achei A Queda de Númenor interessante. Recordei, curti, revivi esse mundo fantástico.

Para mim, nota 10, livro perfeito (como todos os outros).

Cesar Garcia 09/02/2024

Rico e lindíssimo
A Queda de Númenor é um livro que nos conta sobre a história dos numenorianos até a sua queda.
Um livro com a qualidade dos escritos de Tolkien, nos carrega através de sua belíssima escrita em mais um pedaço da rica história da Terra Média. Para quem quer saber mais sobre a Segunda Era da Terra Média é super indicado.

@bibliotecagrimoria 12/01/2023

A Segunda Era da Terra Média é a mais lacunar das três era a do legendário do Tolkien. No entanto, esse livro cumprirá o objetivo de cobrir, de forma resumida, esse período de pouco mais de 3000 anos.

A edição de Brian Sibley tem como objetivo reunir em um único volume notas e passagens de outras obras de Tolkien sobre a cidade de Númenor, do apogeu a queda. Algumas fontes são os Contos Inacabados, as Histórias da Terra Média, além de cartas e anotações de Christopher Tolkien.

E de fato, como a história de Númenor se liga à Segunda Era, o livro acaba sendo a ponte perfeita entre O Silmarillion, que se concentra em grande parte na Primeira Era do mundo, e os eventos de O Hobbit e o Senhor dos Anéis, na Terceira Era.

O texto está organizado de forma coerente, dando ao leitor uma linearidade da narrativa, o que ajuda a se situar no encadeamento dos fatos.

Sem dúvida é uma obra que encantará fãs de Tolkien.

Marlon.Vitor 24/03/2024

Não gostei muito da forma como foi escrito o livro, é mais como um documentário falando sobre toda a história de numenor até a sua queda. Porém sou amante de Tolkien, e tudo que lemos sobre a terra media só agrega conhecimento. Então bora pra próxima leitura sobre esse incrível mundo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5