A Queda de Númenor

A Queda de Númenor J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marlon.Vitor 24/03/2024

Não gostei muito da forma como foi escrito o livro, é mais como um documentário falando sobre toda a história de numenor até a sua queda. Porém sou amante de Tolkien, e tudo que lemos sobre a terra media só agrega conhecimento. Então bora pra próxima leitura sobre esse incrível mundo.

Matheus 26/02/2023

Aquilo que provavelmente o leitor que acabou de ler O Senhor dos Anéis esperava encontrar em o Silmarillion está aqui!
Um pouco de repetições, principalmente para quem já leu algo a mais a história de Aldarion recontada se torna cansativa, mas quando passa e se detalha melhor o conto dos Amos e os feitos dos resi de Númenor una Segunda Era, os feitios dos anéis e a investida de Sauron à Terra da Dádiva, a história cumpre aquilo que dela se espera!

White 23/03/2024

Cronologia da segunda era
Como eu havia mencionado nas resenhas de outros livros do universo criado pelo Tolkien, a cronologia dos acontecimentos da primeira e segunda era são um pouco confusos, pois muitos fatos ocorrem simultaneamente, muitos nomes são semelhantes ou se repetem e a linhagem dos homens é muito mais longa do que a dos elfos, e esse livro tenta organizar um pouco isso, pelo menos em relação aos acontecimentos da segunda era que tiveram muita influência na terceira (O Hobbit e O Senhor dos Anéis).

Vi muitas críticas ao livro ressaltando que ele não apresenta nada novo, e isso é verdade, as informações contidas nele são retiradas de vários outros livros do Tolkien, no entanto, ele tenta organizar todos esses fragmentos de acordo com a passagem do tempo e a linhagem dos reis de Númenor, facilitando o entendimento do leitor, principalmente o que veio a conhecer esse universo a pouco tempo, portanto, não o considero um livro ruim ou desnecessário, mas acho que ele não serve para aqueles que já consumiram tudo o que já foi publicado sobre a Terra Média.

Anniye 09/03/2023

Númenor é tão linda
Eu amei esse livro com todo o meu coração, ele não é um livro introdutório para os trabalhos do Tolkien, mas sim um livro para aqueles que assim como eu querem saber mais sobre o universo literário criado pelo Tolkien.
Foi muito bom ler esse livro e saber mais da história de como surgiu númenor e como surgiram e quem eram os númenoreanos/ dúnedain e também como foi o processo de corrupção que rolou ali.
Enfim no final quero deixar aqui que Sauron foi um gênio, e que fiquei com raiva de alguns dos últimos reis, assim como fiquei com dó de alguns personagens.
Vou com certeza revisitar esse livro! ?

Marcelo 15/09/2023

Creio que a obra peca, em colocar vários mini capítulos, quando poderiam contar a história de maneira mais linear. Sendo que alguns eventos são complementares e não necessitavam de uma separação, mais como o Contos Inacabados. Mas vale a pena, as ilustrações são ótimas, e ótimo para estudo da Segunda Era. Enfim, um 4.

ramiromat 03/02/2023

É um grande compilado de toda história de Númenor. Conhecemos os reis e suas façanhas, resultando na sua própria destruição. Algumas partes me cansaram (como já tinha acontecido em O Silmarillion e outros livros). Mas é interessante como sempre há algum detalhe que nos é despercebido e que, ao retornar, modifica e amplia o nosso saber do mundo Tolkien.

subversivegrrl 27/01/2023

Mais uma edição de excelência
Ignorem se falaram que esse livro é resumido em Silmarillion... O Silmarillion não aprofunda o suficiente sobre a segunda era e esse livro é riquíssimo em detalhes, ótima leitura para quem quer saber mais sobre a segunda era. Faz questionar também como um universo literário consegue ser tão amplo e detalhado, mas acho que esse questionamento serve pra Tolkien num geral. No mais, nota 10.
Ramires Gabriel 02/02/2023minha estante
Uau

Bruce 19/04/2023

Uma ótima obra que detalha os momentos de Númenor desde seu surgimento até sua ruina. Explicando os reis e rainhas e traçando um paralelo com os acontecimentos fora desse reino. Uma leitura muito prazerosa para aqueles que buscam conhecer melhor o mundo de Tolkien.

abnerlobo 18/04/2023

O livro tem uma parte interessante da história, mas é apenas uma grande linha do tempo.

Pra mim, começou a ficar um pouco mais interessante lá na metade do livro.

Luiza810 18/12/2023

A obra possui além da referência principal a Atlântida, várias referências bíblicas. É uma história que acontece antes dos eventos de Senhor dos anéis, dentro do mesmo universo. É um conto triste que fala sobre guerra, destruição de um dos reinos mais poderosos do mundo, cobiça, ganância e diversos outros temas.

Juba 08/02/2023

Eu diria q é a mesma situação do livro anterior (natureza da terra média) eh bom ler para saber mais a fundo o que aconteceu porém nos outros livros já tem bastante informação

Zaqueu 31/05/2023

A glória e queda de um povo.
Interessante como Tolkien descreve no decorrer desta obra maravilhosa a ascensão e queda de Numenor. Como que a ordem sem harmonia com a vida pode se tornar um caos e como o homem tem as duas forças em suas mãos de fazer sua própria história de glória e queda. Temos Sauron corrompendo as mentes apenas oferecendo o que eles sempre queria, poder para dominar o mundo todo. Mesmo pagando um preço altíssimo eles vão caminhando a passos largos para o precipício até não sobrar mais nada para contar. Me lembrou bastante da obra do mesmo autor onde após passar todo o sofrimento Frodo se vê a chance de destruir o anel no fogo e diz que o anel é dele só dele. Ou seja todo homem por mais fiel que tenta ser estará sujeito a corrupção do mundo, e a perda dos valores que ele acredita, pode cair por terra e viver na escuridão onde é assombrado pelos Nazgul. Todas as obras desse autor maravilhoso nos trás grandes lições de vida e aprendizado para nossas vidas.

PaulinhaGuedes 19/02/2024

Eu sou tolkeira e vou ler tudo que tiver o nome dele ...
Vi algumas pessoas dizerem que esse livro é uma cópia de tudo que tem Silmarilion, mas como não li Silmarilion, me divertir muito lendo. Pra mim, é incrível como Tolkien construiu todo o imaginário dele, eu vi muito da série "Anéis de poder" nesse livro e já to ansiosa para saber como vão adaptar.

Fabricio.Campelo 27/01/2023

Nada de novo sob o céu.
Mais uma vez são histórias antes já faladas que agora foram mostrados os esboços e anotações para a criação delas.

Porém o Brian fez algo infinitamente melhor que o Christopher, que foi criar uma história linear. Ele colou as informações de forma coerente, sem ficar voltando no exato mesmo ponto 5 vezes sem sentido nenhum.

Ele fez algo que teve início, meio e fim, e não início, fim, início, início, meio, meio, fim, meio, início, meio, fim, meio, meio, fim, início, fim.

Isso foi de longe a melhor construção desses livros com as histórias de Tolkien pra a criação do universo da terra média e Arda.

Durante livro temos pequenas informações bem legais que não tivemos nos outros.

O final tem um epílogo bem legal, onde tudo está calmo, para acalmar os corações que tanto sofreram com a jornada da leitura.

Gostei, mas não existe nada de novo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5