O Gato Brasileiro

O Gato Brasileiro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Gato Brasileiro

Marina.Castro.F 06/05/2022

O gato brasileiro
Gostei muito desse conto. O plot é muito legal e a trama é envolvente; além disso o conto me deixou muito curiosa para saber o final. Recomendo !

Luciano 20/03/2022

História simples mas com uma ótima mensagem. Do que o ser humano é capaz em nome da ganância e quais as consequências disso.
Muito bom!

Mayara 10/01/2022

É um conto que te prende a atenção desde o início, o narrador é bem carismático, nesse sentido. Tem muitos elementos legais na história que é envolta de mistério junto com um contexto de família/herança... além do gato brasileiro, que sinceramente queria ver pessoalmente hahahaha
Muito ruim escrever resenha sem contar um pouco do conto, mas por ser um conto tão pequeno, melhor não dar spoiler

Vanessa.Coimbra 29/12/2021

Conto com narrativa fluida e com uma parte angustiante que dá um friozinho na barriga, recomendo a leitura.

Consumidora de Histórias 21/01/2023

Adorei!
Arthur Conan Doyle é o criador de Sherlock Holmes, além de produzir algumas boas histórias de suspense e terror. Durante o café da manhã, eu resolvi começar a leitura do conto O Gato Brasileiro, segundo conto do projeto Sociedade das Relíquias Literárias e diverti bastante com a história.

Publicado originalmente em 1898 na revista The Strand, O Gato Brasileiro conta a história de Marshall King, um provável herdeiro do Lorde Southerton, que está com grandes problemas financeiros. Achando que Marshall herdaria alguma fortuna dos parentes ricos e principalmente do Lorde Southerton, o pai de Marshall não se importou com o futuro do filho. Completamente endividado e sem nenhum dinheiro para eliminar as dividas, Marshall decide tentar a sorte com o primo Everard King para ajudá-lo nas questões financeiras.

Everard havia chegado recentemente do Brasil e consigo trouxe vários animais e plantas exóticas, incluindo um felino de pelos negros que tinha sido capturado durante sua viagem ao Brasil. O puma negro era o animal mais querido de Everard que fez questão de mostrar para Marshall assim que chegou a sua casa. Apesar de ser um dos animais mais sanguinários e traiçoeiros, Tom era considerado manso e aceitava a presença de Everard numa jaula de ambiente natural. A estadia na casa do primo estava bem agradável para Marshall, mesmo achando a esposa de Everard um pouco grosseira e por algum motivo, não queria a presença dele em sua casa. No entanto Everard alegava que sua esposa era uma brasileira pouco receptiva e logo acostumaria com a presença de Marshall.

Na véspera de retornar para casa, Marshall ainda achava a esposa de Everard fria perante sua presença, contudo não podia ir embora sem conversar com o primo e ter uma resposta positiva para seus problemas financeiros. Após uma longa conversa onde Marshall explicou claramente todos os seus problemas financeiros, Everard prometeu em ajudá-lo no dia seguinte, pois era madrugada e desejava ver seu animalzinho de estimação antes de deitar. E Marshall acompanhou Everard até a jaula de Tom.

Não imaginava que Arthur Conan Doyle manteria o suspense até o final da história. Durante a leitura de O Gato Brasileiro, o escritor entrega várias informações ao ponto de vista de Marshall para serem desvendadas quase no final da história. Com isso Conan Doyle consegue brincar com a angustia do leitor até encontrar o desfecho da história entre Everard e Marshall. A escrita é muito fácil de compreender e por ser um conto bem curto, com poucas páginas, dá para lê-lo em poucas horas.

Vou terminando minha opinião por aqui mesmo, para não estragar a experiência do leitor que ainda não leu. Mas posso dizer que é um conto maravilhoso, bem desenvolvido onde mostra discussões morais e principalmente sobre a ambição. Até onde uma pessoa tem coragem de ir para conquistar seus objetivos. Com certeza foi mais um conto que a Wish resgatou que vale a pena ler.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/01/o-gato-brasileiro-arthur-conan-doyle.html

Jessy.Botelho 14/12/2021

Diferente da primeira relíquia da Sociedade das Relíquias Literárias, esse conto tem bastante suspense e tensão por toda a leitura.
Apesar do nome ser "O Gato Brasileiro", ele é apenas o meio para um fim, que na verdade é bem clichê em romances históricos atuais.
Mas isso não tira o mérito da boa escrita, do texto fluido e da tensão que causa toda a situação descrita, o comportamento dos personagens e a razão, que só é revelada bem no finzinho.
Ele tem a medida certa, não enrola e nem corre com a narrativa. Uma verdadeira relíquia.

VerAnica 05/08/2021

Conto #2 da SRL
Conan Doyle não decepciona. Esse conto é delicioso de ler. Muito bem escrito, a narrativa prende a atenção do leitor até o desfecho da história. Em poucas páginas o autor criou uma história de suspense que nos deixa com o coração na boca, uma trama onde o vilão é surpreendente e com uma criatura (gato? Tigre?) Muito intrigante. A explicação pros motivos do primo é excelente, não há pontas soltas! Amei a leitura.

Guima 28/07/2021

Surpreendente
?E então, com uma onda nova de horror, meus olhos se voltaram para a lamparina. A vela estava curta, e já quase começava a se apagar. Em dez minutos, estaria totalmente extinta. Eu tinha apenas dez minutos para fazer algo, pois sentia que se fosse deixado no escuro com aquela fera aterrorizante, não conseguiria agir. Só de pensar nisso, eu ficava paralisado. Corri os olhos ao redor daquele recinto da morte, e eles pararam no único ponto que parecia prometer ? não direi segurança ?, mas um perigo menos imediato e iminente do que o chão.?

- Trecho de "O gato brasileiro", de Arthur Conan Doyle publicado pela Editora Wish

Como já dizia Donald E. Westlake, ?um bom conto é uma joia em miniatura, tão concisa e cuidadosamente lavrada como um relógio fino, mas ao mesmo tempo viva?; e com este conto não poderia ser diferente.

Quando estava eu a andar pelos corredores virtuais de uma certa livraria, me deparei com este conto que me chamou a atenção. Quando vi que era de Arthur Conan Doyle, foi impossível resistir!

Embora conhecido popularmente por seus romances e contos protagonizados por Sherlock Holmes, Conan Doyle produziu muitas outras obras de qualidade excepcional, como este conto - um conto de suspense cuja trama principal explora o lado mais obscuro do homem, seu desejo descontrolado.

Neste conto acompanhamos o bon vivant Marshal King, um jovem de gostos caros em sua luta pessoal para poder se sustentar, mas que encontra a sua vida por um triz em uma reviravolta nada esperada!

Publicado pela primeira vez em 1898 pela Strand Magazine com ilustrações de Sidney Paget, o conto remonta uma trama malévola pela busca de riquezas. Essa é uma leitura indispensável para fãs de Conan Doyle e história de suspense - uma leitura que me fez grudar no livro da primeira à última página e, devo confessar, me fez fechar os olhos em alguns trechos.

Aninha 30/05/2021

Ótimo conto
Everard King após aventurado pelo Brasil retorna à Inglaterra e traz diversos animais. Por carta ele convida seu primo Marshall para visitá-lo. A princípio, Marshal é mal recepcionado pela esposa brasileira do primo, porém mesmo com a aparente hostilidade ele decide permanecer na mansão, pois está fracassado financeiramente e tem esperanças de que seu parente possa ajudá-lo. A partir de então toda estória começa a se esclarecida e assuntos de família e herança são desvendados com uma pitada de tensão e suspense.

Theyzy 21/05/2021

Nem sempre querem o seu mal
Ao ser mal recebido pela esposa do anfitrião pensou que ela não o quisesse ali, porém no desenrolar da trama descobriu que nem sempre a primeira impressão é a correta.

Ariadne 18/04/2021

Um conto bastante envolvente, e com um final que nos deixa apreensivo até a última página. Mais um belíssimo resgate da Wish

Giu 03/04/2021

?O gato brasileiro? é um conto um pouquinho previsível, mas nem por isso menos interessante ou divertido. O clímax é de te fazer prender a respiração!

Coruja 15/03/2021

Conan Doyle, é claro, dispensa apresentações. Mais famoso pela criação do detetive Sherlock Holmes, também escreveu em diversos outros gêneros, mistérios, aventuras e até alguns volumes sobre espiritualismo. Gosto particularmente de lembrar o autor que praticamente inventou a ciência forense acreditava não apenas em fantasmas e séances como também em fadas.

Dito isso, O Gato Brasileiro é uma história de terror que nada tem de sobrenatural. Marshall King, o narrador do conto, descobre-se em maus lençóis - financeiramente falando. O que é um tanto irônico, a se considerar que ele é o herdeiro presuntivo de um título de nobreza e toda a fortuna adjacente ao mesmo. Assim é que Marshall decide tentar a sorte com outro parente rico, o primo Everard, que acaba de chegar de uma viagem ao exterior e trouxe consigo uma variedade de animais e plantas exóticos - incluindo o felino do título.

Mas como diz o velho ditado, esmola demais o santo desconfia… e dizer mais que isso estragaria a experiência. O que posso afirmar é que Doyle sabe crescer a tensão e nos manter um suspense aflito com o clímax da história. Para ler se segurando na pontinha da cadeira.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/03/sociedade-das-reliquias-literarias-um.html