O Gato Brasileiro

O Gato Brasileiro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Gato Brasileiro

Angelica.Vanci 02/06/2020

Arthur Conan Doyle além de Sherlock Holmes
Quando eu vi o titulo do autor já fiquei animada, quando eu li foi melhor ainda. Esse conto é simples e ao mesmo tempo tem um dinamismo muito interessante, e para não dar spoilers: um final surpreendente! Para quem gosta de um humor levemente negro é um prato cheio, e quem é fã do Doyle pode vir aqui conhecer esse outro lado dele.
Adriana Naves 02/06/2020minha estante
O Mundo Perdido, o do Conan Doyle, também é muito legal

Angelica.Vanci 02/06/2020minha estante
Sim!! Embora eu seja suspeita para falar porque eu adoro o Doyle :P

Adriana Naves 02/06/2020minha estante
^_^

Paulo 11/08/2020

Para quem está costumado com as histórias de Sherlock Holmes, ver uma narrativa de terror do autor é diferente. Conan Doyle tem uma escrita bastante descritiva o que pode não agradar tanto ao leitor moderno. Ele tende a descrever as cenas detalhadamente, posicionando personagens e objetos e as situações que se sucedem. Isso é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. Outro autor que se utiliza da mesma estratégia é Stephen King. Ao te dar todas as informações necessárias para a montagem da cena, ele dá pouca espaço à imaginação. Por outro lado ele consegue ser claro e cobrir todas as bases, sem deixar furos na sua narrativa.

A narrativa se foca em Marshall King, um homem cuja segurança financeira caiu por terra. Seus investimentos fracassaram e ele vai em busca de seu tio, o exótico Everard King, para conseguir algum tipo de apoio nesse momento de necessidade. Ele é o herdeiro de uma fortuna em títulos, mas o velho parece duro na queda e não há tempo para simplesmente esperar seu falecimento. Ao chegar na casa de seu tio, ele se depara com uma série de animais exóticos que ele trouxe de suas viagens ao Brasil. Sua esposa é pouco receptiva a ele, por algum motivo que ele não sabe. A estadia na casa de seu tio se revela ser agradável até que ele decide mostrar o animal mais querido de sua coleção: um puma preto, oriundo das selvas brasileiras. Um animal tão selvagem que dá medo ao mais corajoso dos homens. Mas, Marshall não pode sair sem uma resposta positiva de seu tio.

Conan Doyle vai fazendo um crescendo no terror da trama. Ele entrega ao leitor uma série de informações que serão usadas apenas mais à frente na história. Nada do que está sendo descrito está sendo feito à toa. Tudo vai ter alguma utilidade eventualmente. É o que a gente chama de payoff. Nesse ponto a narrativa é recompensadora ao leitor atento. Quando o clímax acontece, o autor não é tímido em descrever cenas tensas e incríveis. Se a narrativa é lenta no começo, depois ela ganha em ritmo e tensão. Eu gostei de como ele foi capaz de me enganar e achar que tudo acabaria bem, quando na verdade não. As coisas acontecem de uma forma tão surpreendente que não dá tempo de respirar. Repito: quem está acostumado com a narrativa detetivesca do autor, ver uma faceta de terror dele pode ser chocante. E revelador quanto à qualidade de sua escrita.

site: www.ficcoeshumanas.com.br
Guima 28/07/2021minha estante
Adorei a resenha! Realmente, o primeiro contato que tive com Canan Doyle (como muitos, imagino) foi com "As aventuras de Sherlock Holmes". Quando me deparei com este co ti, fiquei instigado e quando acabei de ler, chocado. Realmente, o conto é excelente.

Letícia 19/08/2020

Quem é o gato brasileiro?
Tenho algumas obras do autor em casa, mas sem ter lido.
Gosto muito de contos e quando vi o nome do autor já fiquei interessada.
Nem imaginava como se daria a escrita e que eu fosse gostar da leitura.
Se passando em terras brasileiras, mistura mistério, fantasia e suspense, você não para de ler querendo saber o desfecho e conhecer quem é o gato brasileiro do título!
Excelente narrativa!
hash_160 19/08/2023minha estante
A história não se passa no Brasil.

Jefferson.AlcAntar 27/05/2020

Bacana!
Conto muito bom, contos bem rápidos de se ler uns 20 minutinhos de leitura... amando os contos que estão sendo enviados pela sociedade de relíquias literárias!

Ohara 30/05/2020

Conto 2 da Sociedade das Reliquias Literárias da Editora Wish.

O suspense do conto é ótimo, até dá um friozinho na barriga. E eu realmente não esperava por aquele final. Eu amei o conto.

Hellen84 04/06/2020

Devo dizer que fiquei até surpresa com o desenrolar da história?
Claro que Conan Doyle é mestre no que escreve, mas sabe quando você lê e não espera pelo desfecho?
Senti até uma palpitação durante a descrição de algumas cenas!
Adorei muitão a experiência.

Sumaia.Gomes 11/06/2020

Uma tradução impecável da editora que reviveu esse conto que eu nem imaginava que existia. Doyle é um dos primeiros autores que li e sua escrita sempre é gratificante. Apesar de simples, tem um ótimo ritmo e um narrador carismático. Uma leitura gostosa e rápida para um distrair em um fim de noite ou mesmo para se ler a tarde.

Drigo 18/06/2020

Interessante
Gostei da form que foi construído o universo do conto, com poucas linhas eu entendi quem eram os personagens, mesmo que a esposa do primo foi bem rasa e estereotipada para falar a verdade. Final legal, podeira ser mais.

Beatriz.Sanchez 20/06/2020

Simples
Talvez por ser o autor responsável por Sherlock Holmes, acho que esperava algo diferente, mas provavelmente me decepcionei com minha própria expectativa já que a história não prometia ser nada além do que foi. É uma história boa, simples e funcional.

Arthur Peixoto 24/06/2020

Bem ao estilo de Conan Doyle... Quase vira um caso para Sherlock Holmes... Kkkk

TAssia19 24/06/2020

Amei
Uma leitura rápida, levemente assustadora e emocionante! Só achei q a personagem feminina ficou como enfeite bonito e exótico. Poderia ter mais detalhes sobre ela.

Giulia29 25/06/2020

Amei a ambientação desse conto e da sua atmosfera super misteriosa

Kássio 27/06/2020

Ótimo conto! Foi muito bom ter contato com esse outro estilo do Arthur Conan Doyle.

@eleeoslivros 06/07/2020

um bom conto. um bom final.
gostei bastante da história e do final.

Luna e o caos 18/07/2020

O Gato Brasileiro
Um conto incrível, inteligente, excelente!
Apenas desejei mais páginas, para passar mais tempo nesta história