O Gato Brasileiro

O Gato Brasileiro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Gato Brasileiro

lucie6 04/01/2024

"Fiz isso e vi que estava olhando para dentro de uma sala grande e vazia, construída em rocha e com janelas pequenas e gradeadas na parede mais distante. No centro dessa sala, no meio de um clareira de luz dourada do sol, havia uma criatura enorme deitada, grande como um tigre, mas negra e muito brilhosa. Era simplesmente um gato preto enorme e muito bem-cuidado, e ele se estendia e se banhava naquela luz exatamente como um gato faria. Era muito gracioso, muito vigoroso e diabólico de uma maneira delicada e calma, e por isso eu não conseguia parar de espiá-lo."

Não estou acostumada com contos que possuem uma linguagem mais "formal" (não é essa a palavra) como a de negócios, mas é uma leitura pensante e que traz inúmeras reflexões.

Letícia 19/08/2020

Quem é o gato brasileiro?
Tenho algumas obras do autor em casa, mas sem ter lido.
Gosto muito de contos e quando vi o nome do autor já fiquei interessada.
Nem imaginava como se daria a escrita e que eu fosse gostar da leitura.
Se passando em terras brasileiras, mistura mistério, fantasia e suspense, você não para de ler querendo saber o desfecho e conhecer quem é o gato brasileiro do título!
Excelente narrativa!
hash_160 19/08/2023minha estante
A história não se passa no Brasil.

Bruna | @bmartinssss 02/09/2023

Arthur Conan Doyle além de Sherlock Holmes!

Publicado em 1898, em “O gato brasileiro” podemos ver a versatilidade da narrativa de Conan Doyle em uma história cheia de suspense

Marshall King, herdeiro de Lord Southerton, é convidado na casa de seu primo Everard, que recentemente retornou de uma viagem ao Brasil. Everard trouxe consigo uma coleção de animais, incluindo um tatu, um papa-figo e um gato brasileiro.

Como é um conto bem curto, tenho medo de dar algum spoiler, mas esse é uma história ótima. Cheia de mistério e com uma pitada de terror, eu adorei a experiência de ler mais uma vez Conan Doyle - dessa vez, sem o estimado Holmes

Publicado no Brasil em maio de 2020, este foi o segundo conto do projeto Sociedade das Relíquias Literárias da @editorawish que resgata textos clássicos, raros ou esquecidos. Eu amo demais esse projeto!

Angelica.Vanci 02/06/2020

Arthur Conan Doyle além de Sherlock Holmes
Quando eu vi o titulo do autor já fiquei animada, quando eu li foi melhor ainda. Esse conto é simples e ao mesmo tempo tem um dinamismo muito interessante, e para não dar spoilers: um final surpreendente! Para quem gosta de um humor levemente negro é um prato cheio, e quem é fã do Doyle pode vir aqui conhecer esse outro lado dele.
Adriana Naves 02/06/2020minha estante
O Mundo Perdido, o do Conan Doyle, também é muito legal

Angelica.Vanci 02/06/2020minha estante
Sim!! Embora eu seja suspeita para falar porque eu adoro o Doyle :P

Adriana Naves 02/06/2020minha estante
^_^

Nilsonln 18/03/2023

Quê medo!
A partir do momento que o "gato" é inserido na história já fiquei tenso. Fiquei só pensando que isso daria muito errado para nosso querido personagens individado, e não deu outra. Conto assustador, uma lição de narrativa condizente com o talento fantástico de Doyle. Recomendo a leitura!

VerAnica 05/08/2021

Conto #2 da SRL
Conan Doyle não decepciona. Esse conto é delicioso de ler. Muito bem escrito, a narrativa prende a atenção do leitor até o desfecho da história. Em poucas páginas o autor criou uma história de suspense que nos deixa com o coração na boca, uma trama onde o vilão é surpreendente e com uma criatura (gato? Tigre?) Muito intrigante. A explicação pros motivos do primo é excelente, não há pontas soltas! Amei a leitura.

Mari Vannucci 22/01/2021

Um bom conto, mesmo, pra mim, não sendo um dos melhores de Doyle...
Ainda assim, a escrita não deixou a desejar. Descritivo no ponto certo, gostei muito da ambientação, me fez visualizar facilmente o espaço.
Mas esperava um pouco mais do final.

Davi Teixeira 24/02/2023

Muito bom!
O conto é bem escrito. Com elementos de suspense e horror/terror sua leitura prende a atenção do leitor. O final é muito interessante e deixa uma lição, cuidado com a ganância, ela pode te levar a morte. A titulo de curiosidade, o autor do conto é o Arthur Conan Doyle, ou seja, o mesmo criador do personagem Sherlock Holmes.

Nayara Moraes 03/07/2023

Bacana
No geral, eu li porque estava de graça na Amazon e livro de graça é uma espécie rara. Em resumo, o livro trata sobre dois caras gananciosos, mas só o felino me interessou, porque são criaturas radiantes e é isso.

Tainá.J 21/02/2023

Meu primeiro 5 estrelas do ano!
Um conto assustador, e que, apesar de curto, daria um ótimo roteiro para um filme de terror.

Prova também, de que, um bom autor (um excelente, nesse caso!) é capaz de fazer uma história genial e bem amarrada, em poucas páginas!
Essa habilidade sempre me encanta!

A revisão deixou a desejar, com erros de concordância e palavras repetidas; o que foi decepcionante, levando em conta a editora e o projeto em questão, que admiro muito.

De qualquer forma, isso não ofuscou a qualidade da história e por isso não descontei na avaliação.

Indico pra quem curte um suspense. Se lido na madrugada, como fiz, e se estiver chovendo, a imersão na história é maior!

No momento, a versão digital, encontra-se gratuita na Amazon.

Gostou da resenha? Me siga também no Instagram: @autorando.se

Marilia 11/05/2023

Eu amei!!!!

No começo pensei: onde estou me metendo, isso aqui tá bem chato?

Mas do meio pro fim, ficou muito muito bom! Amei!

Rafael2375 06/04/2023

A descrição do belo felino negro foi provavelmente o que eu mais gostei... Durante o clímax do conto, até tive uma certa simpatia pela situação que o personagem se encontrava, mas nada muito além disso.

Por fim, senti falta de uma escrita mais visceral, algo que desse arrepios na espinha.

#Anafox 22/03/2024

Um conto de Conan Doyle, facinho de ler. QQ coisa q eu disser vai dar spoiler, então, leia ? seria, o gato brasileiro, uma pantera?