O Gato Brasileiro

O Gato Brasileiro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Gato Brasileiro

Mayara 10/01/2022

É um conto que te prende a atenção desde o início, o narrador é bem carismático, nesse sentido. Tem muitos elementos legais na história que é envolta de mistério junto com um contexto de família/herança... além do gato brasileiro, que sinceramente queria ver pessoalmente hahahaha
Muito ruim escrever resenha sem contar um pouco do conto, mas por ser um conto tão pequeno, melhor não dar spoiler

Carla 15/03/2023

Boa leitura, mas logo no início já tinha sacado toda a história, aí meio que na hora da revelação fiquei tipo "hm, ok"

Rafael2375 06/04/2023

A descrição do belo felino negro foi provavelmente o que eu mais gostei... Durante o clímax do conto, até tive uma certa simpatia pela situação que o personagem se encontrava, mas nada muito além disso.

Por fim, senti falta de uma escrita mais visceral, algo que desse arrepios na espinha.

Marilia 11/05/2023

Eu amei!!!!

No começo pensei: onde estou me metendo, isso aqui tá bem chato?

Mas do meio pro fim, ficou muito muito bom! Amei!

#Anafox 22/03/2024

Um conto de Conan Doyle, facinho de ler. QQ coisa q eu disser vai dar spoiler, então, leia ? seria, o gato brasileiro, uma pantera?

Francieli 13/11/2023

Filme?
Só eu que terminei essa leitura e pensei: uau, que belo enredo pra um filme?
Leitura rápida e excitante.
Ótimo conto pra ler em um momento de ressaca literária.

Rafaela (@exlibris_sc) 02/09/2020

Relendo com nova roupagem
Escrito em 1898, este conto prova que Doyle tambem é um otimo escritor de horror! De forma sobria e gradativa, Doyle constroi esse conto de horror com a elegancia de um lorde ingles no meio de um pesadelo capaz de estracalhar sua carne e alma com o piscar de um olho.

Nestas poucas paginas, alem do cenario sombrio e grotesco da morte iminente e da pior forma possivel, temos um individuo de gostos peculiares que, por tras das aparencias de cavalheiro, se mostra um verdadeiro vilao cuja cobica so nao é maior que sua psicopatia. “O Gato Brasileiro” mostra ao leitor que a sede de poder e controle do homem muitas vezes se volta contra ele mesmo; ate o pobre e lustroso animal - tirado de seu habitat com o intuito original de servir como bicho de estimacão - pode morder a mao que o nutriu por toda sua vida devido a soberba de “seu dono”. Voce encontrara uma diversao inusitada e pontuada de emocoes distintas, como tambem saira desta leitura tendo aprendido uma ou duas coisas a mais assim como o jovem protagonista do conto que certamente envelheceu alguns anos e adquiriu boas doses necessarias de sabedoria.

site: https://www.instagram.com/p/CB9UK02DBIP/

Aria2 09/06/2023

Os sinais estavam lá!
Panegírico, caudaloso, tremelicante... É bom quando um livro tem algo de refinado no vocabulário! Isso nos faz sentir que somos pessoas cultas e, ainda assim, a escrita é muito boa e enredo fácil de entender. A fama da escrita desse autor parece ser merecida e me deixou com vontade de ler os livros dele que estão esquecidos na minha lista "quero ler".

Um homem pobre, ignorado pelos parentes e futuro herdeiro de uma fortuna, se vê à espera de um milagre que o livrará de sua falência, quando é surpreendido por um convite vindo de um parente distante. Ele é recebido com muita alegria pelo anfitrião, mas isso não pode ser dito da esposa do mesmo. A mulher se comporta de maneira tão ofensiva, que se não fosse o fato de estar em necessidade financeira, o convidado teria partido dali no primeiro dia.

Recomendo a quem deseja una leitura rápida, satisfatória e com lições a serem aprendidas. Algumas reviravoltas esperam aqueles que decidam ler esse pequeno conto. As minhas habilidades de detetive me revelaram o desenrolar do conto antes de acontecerem, mas a forma como o desfecho foi feito me surpreendeu um pouquinho por achar que não haveriam mais surpresas depois de sacar o grande plot twist do conto.

Luna e o caos 18/07/2020

O Gato Brasileiro
Um conto incrível, inteligente, excelente!
Apenas desejei mais páginas, para passar mais tempo nesta história

Rosana Miyata 19/02/2023

Adorei ler um conto que menciona o Brasil.
A escrita é ótima e no meio do conto eu já estava curiosa para saber como ia se desenrolar.
Adorei como tudo foi elucidado no final.

Nana 30/04/2023

Não conhecia outras histórias de Conan Doyle além de Sherlock Holmes e confesso que esse conto foi uma grata surpresa.

Coruja 15/03/2021

Conan Doyle, é claro, dispensa apresentações. Mais famoso pela criação do detetive Sherlock Holmes, também escreveu em diversos outros gêneros, mistérios, aventuras e até alguns volumes sobre espiritualismo. Gosto particularmente de lembrar o autor que praticamente inventou a ciência forense acreditava não apenas em fantasmas e séances como também em fadas.

Dito isso, O Gato Brasileiro é uma história de terror que nada tem de sobrenatural. Marshall King, o narrador do conto, descobre-se em maus lençóis - financeiramente falando. O que é um tanto irônico, a se considerar que ele é o herdeiro presuntivo de um título de nobreza e toda a fortuna adjacente ao mesmo. Assim é que Marshall decide tentar a sorte com outro parente rico, o primo Everard, que acaba de chegar de uma viagem ao exterior e trouxe consigo uma variedade de animais e plantas exóticos - incluindo o felino do título.

Mas como diz o velho ditado, esmola demais o santo desconfia… e dizer mais que isso estragaria a experiência. O que posso afirmar é que Doyle sabe crescer a tensão e nos manter um suspense aflito com o clímax da história. Para ler se segurando na pontinha da cadeira.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/03/sociedade-das-reliquias-literarias-um.html

Cris 15/10/2023

Não é nada demais, mas uma ótima escapatória para um bloqueio, foi uma leitura bem rápida, o que me ajuda a sair dessa ressaca, aos poucos vou me recuperando.

Marina.Castro.F 06/05/2022

O gato brasileiro
Gostei muito desse conto. O plot é muito legal e a trama é envolvente; além disso o conto me deixou muito curiosa para saber o final. Recomendo !