O Gato Brasileiro

O Gato Brasileiro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Gato Brasileiro

Bia Franzoi 25/02/2024

Gostei bastante do conto. A leitura é rápida e fluida, e a história não decepciona.

Não há muitos acontecimentos no início, mas, de repente, o personagem principal se vê em uma situação extremamente tensa, que me pegou do nada.

Gostei bastante do desfecho.

É um suspense surpreendente, muito bem pensado e escrito.

Recomendo!

Arthur Peixoto 24/06/2020

Bem ao estilo de Conan Doyle... Quase vira um caso para Sherlock Holmes... Kkkk

Kássio 27/06/2020

Ótimo conto! Foi muito bom ter contato com esse outro estilo do Arthur Conan Doyle.

Paulo 11/08/2020

Para quem está costumado com as histórias de Sherlock Holmes, ver uma narrativa de terror do autor é diferente. Conan Doyle tem uma escrita bastante descritiva o que pode não agradar tanto ao leitor moderno. Ele tende a descrever as cenas detalhadamente, posicionando personagens e objetos e as situações que se sucedem. Isso é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. Outro autor que se utiliza da mesma estratégia é Stephen King. Ao te dar todas as informações necessárias para a montagem da cena, ele dá pouca espaço à imaginação. Por outro lado ele consegue ser claro e cobrir todas as bases, sem deixar furos na sua narrativa.

A narrativa se foca em Marshall King, um homem cuja segurança financeira caiu por terra. Seus investimentos fracassaram e ele vai em busca de seu tio, o exótico Everard King, para conseguir algum tipo de apoio nesse momento de necessidade. Ele é o herdeiro de uma fortuna em títulos, mas o velho parece duro na queda e não há tempo para simplesmente esperar seu falecimento. Ao chegar na casa de seu tio, ele se depara com uma série de animais exóticos que ele trouxe de suas viagens ao Brasil. Sua esposa é pouco receptiva a ele, por algum motivo que ele não sabe. A estadia na casa de seu tio se revela ser agradável até que ele decide mostrar o animal mais querido de sua coleção: um puma preto, oriundo das selvas brasileiras. Um animal tão selvagem que dá medo ao mais corajoso dos homens. Mas, Marshall não pode sair sem uma resposta positiva de seu tio.

Conan Doyle vai fazendo um crescendo no terror da trama. Ele entrega ao leitor uma série de informações que serão usadas apenas mais à frente na história. Nada do que está sendo descrito está sendo feito à toa. Tudo vai ter alguma utilidade eventualmente. É o que a gente chama de payoff. Nesse ponto a narrativa é recompensadora ao leitor atento. Quando o clímax acontece, o autor não é tímido em descrever cenas tensas e incríveis. Se a narrativa é lenta no começo, depois ela ganha em ritmo e tensão. Eu gostei de como ele foi capaz de me enganar e achar que tudo acabaria bem, quando na verdade não. As coisas acontecem de uma forma tão surpreendente que não dá tempo de respirar. Repito: quem está acostumado com a narrativa detetivesca do autor, ver uma faceta de terror dele pode ser chocante. E revelador quanto à qualidade de sua escrita.

site: www.ficcoeshumanas.com.br
Guima 28/07/2021minha estante
Adorei a resenha! Realmente, o primeiro contato que tive com Canan Doyle (como muitos, imagino) foi com "As aventuras de Sherlock Holmes". Quando me deparei com este co ti, fiquei instigado e quando acabei de ler, chocado. Realmente, o conto é excelente.

Marcelha.Leone 13/06/2023

Leitura rápida e fluída, gostei muito do conto. Vale a pena o suspense. Me chamou a atenção a forma como o autor conduziu o desfecho. Indico.

Laura 02/11/2023

Rápido e instigante
Foi uma história bem curtinha que eu li rapidinho enquanto voltava pra casa.
Esse foi um conto que realmente me deixou bem curiosa, eu realmente não esperava pelas reviravoltas.
Super recomendo! ??

dudínea. 13/12/2022

Apenas um gatinho
Gostei bastante da história e da escrita do autor. A reviravolta do conto é bem interessante e até me deu vontade de ler mais coisas do autor.

Michele Alberton 18/07/2022

Um conto muito bom!
É interessante ver a fauna do Brasil ser retratada pela visão de um inglês no ano de 1898!!! Fica tão fantasioso... Mas enfim, o conto é muito bem escrito, a virada é divertida e a escrita do Doyle é aquele primor de sempre...

Muninn - IG @corvosdeodin 26/10/2020

Foi bem interessante explorar outra faceta de Arthur Conan Doyle, e também de perceber como alguns elementos de sua escrita estão presentes mesmo em uma obra tão distinta. A figura do Gato Brasileiro é majestosa, tal qual todo grande felino, sua apresentação ao leitor é feita de forma magistral e envolvente, assim como o mistério que irá ser desvendado ao longo da narrativa, que é feito de maneira ágil e crescente. Um conto para se ler rapidamente, mas que irá encantar tanto os leitores do mestre Conan Doyle quanto os que ainda não conhecem sua obra – e que provavelmente irão procura-las para ler subsequentemente.

site: https://www.instagram.com/p/CBJOfGeD4Ng/

Luciano 20/03/2022

História simples mas com uma ótima mensagem. Do que o ser humano é capaz em nome da ganância e quais as consequências disso.
Muito bom!

Raulatatab 07/06/2023

Um conto com menos de 30 páginas, angustiante e explendido.
O gato Brasileiro escrito pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle; o livro tem uma ótima narrativa que já é de se esperar de seu escritor que também escreveu Sherlock Holmes o cão dos Baskerville e Sherlock Holmes um estudo em vermelho.
????????
O conto conta a história de um homem falido que faz amizade com seu primo considerado ?rico? que passou muitos anos na América do Sul; seu primo tem um hobbie de ?colecionar? animais fantásticos e belos.
E é assim que nós leitores conhecemos seu gato que de acordo ele ?ao entrar em contato com sangue vira uma fera indomável ?

Vale muito apena dar uma mínima chance para o livro, poxa ele está gratuito no Kindle o preço dele é de R$:00,00

@Mihleituras 04/03/2021

Gostei muito, um bom conto com muito suspense. Bem interessante.

LOLAtrancy 14/01/2024

Final surpreendente!
O início da obra não tem muitos eventos importantes, mas quando chega na metade do livro, há uma reviravolta que te prende. Eu li em um dia.

Ariadne 18/04/2021

Um conto bastante envolvente, e com um final que nos deixa apreensivo até a última página. Mais um belíssimo resgate da Wish