O Gato Brasileiro

O Gato Brasileiro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Gato Brasileiro

#Anafox 22/03/2024

Um conto de Conan Doyle, facinho de ler. QQ coisa q eu disser vai dar spoiler, então, leia ? seria, o gato brasileiro, uma pantera?

indyr 22/03/2024

Notas de rodapé
Quinto conto da Sociedade das Relíquias Literárias que li esse ano (dando continuidade ao meu desafio pessoal), sendo essa a relíquia 002, do mês de maio de 2020.

Primeiramente, o nome de um Jaguar ser Tommy quebrou minhas pernas KKKKKKKKK, mas apesar disso fiquei feliz de ver o Brasil sendo representado numa história tão antiga como essa.

Agora sobre a história em si, achei um conto bem escrito e que traz uma reflexão sobre como seus atos podem ter consequências inimagináveis.

May 16/03/2024

Um mistério de rápida leitura
Este livro contém:
* Presença de animais exóticos trazidos do Brasil;
* Falta de dinheiro;
* Uma visita misteriosa;
* Momentos de tensão que podem tirar o fôlego.

-- Resenha --
"O Gato Brasileiro", uma joia literária de Arthur Conan Doyle publicada em 1898, demonstra a habilidade do autor em criar uma narrativa ágil e repleta de suspense.

A história nos transporta para o cenário sombrio e intrigante da mansão de Greylands Court, onde Marshall King, herdeiro de Lord Southerton, é hóspede de seu primo Everard. A presença de um gato brasileiro, entre outros animais exóticos trazidos por Everard de sua viagem ao Brasil, adiciona um elemento misterioso à trama.

Conforme Marshall interage com os habitantes da casa, especialmente a esposa de Everard, fica claro que há segredos escondidos nas sombras de Greylands Court. A tensão aumenta à medida que Marshall tenta desvendar o motivo pelo qual sua presença parece causar tanta agitação e por que seu primo recebe telegramas misteriosos.

A resolução do mistério é intrigante, embora diferente dos contos protagonizados por Sherlock Holmes. Conan Doyle conduz habilmente o leitor por um labirinto de suspeitas e reviravoltas, mantendo o suspense até o desfecho surpreendente.

"O Gato Brasileiro" é um conto singular que destaca a versatilidade narrativa de Arthur Conan Doyle. Recomendo esta leitura para os apreciadores de histórias envolventes e cheias de mistério, que desejam explorar um lado menos conhecido do talento do autor além das aventuras do famoso detetive Sherlock Holmes.

vanessacrx 27/02/2024

Previsível
Valeu para conhecer mais obras do autor.
Durante o desenvolvimento da narrativa já da para perceber os o desfecho.

Bia Franzoi 25/02/2024

Gostei bastante do conto. A leitura é rápida e fluida, e a história não decepciona.

Não há muitos acontecimentos no início, mas, de repente, o personagem principal se vê em uma situação extremamente tensa, que me pegou do nada.

Gostei bastante do desfecho.

É um suspense surpreendente, muito bem pensado e escrito.

Recomendo!

Jamile162 24/02/2024

Muito bom apesar de curta.
Amo quando o livro deixa a explicação pra o final, juntando os fatos e dando um sentido as coisas.

Final merecido dmss pra o Sr. King aquele safado.

Bianca.sz 22/02/2024

Pra falar a verdade? Bem chatinho.
Achei esse livro extremamente previsível.

B.rogs 12/02/2024

Surpreendente
Que história bacana, em menos de 30 páginas uma história tão envolvente e tão bem construída, sem nenhuma ponta solta. Eu amei.
Li com interesse no título, até acreditando ser de um escritor brasileiro, fiquei surpresa em ver que o autor é o mesmo de Sherlock. Pude imaginar quase tudo vividamente e experimentar as sensações dos personagens.

Senti falta da descrição física da Sra. king, falar que é uma brasileira só pode me parecer uma indígena em mente, somos tão misturados que mesmo um descente de asiático, africano ou europeu poderiam ter sido imaginados como uma esposa brasileira.

Recomendo para quem quer ler algo bem construído e curtinho ^^ me senti tão satisfeita lendo quanto quando li 'o vilarejo - Raphael Montes' de 96 páginas, muito bem escrito também, mas nada leve.

Doug 30/01/2024

Gostei
Enquanto estava lendo, fui criando várias teorias e acertei quase todas. Principalmente a da mulher brasileira.
Foi uma leitura rápida, mas muito interessante.

Katharina.Pedrosa 27/01/2024

Divertido
Este foi meu primeiro contato direto com o autor, e quis ler justamente pelo título.
Apesar de antigo, a linguagem é compreensível e o texto é cheio de reviravoltas.

Rogério Pietro 22/01/2024

Doyle sendo Doyle
A escrita típica de Conan Doyle se mostra com toda a sua riqueza e inteligência neste livro. A história bem poderia ser uma aventura de Sherlock Holmes se fosse contada do ponto de vista de alguém que não vivenciou as desventuras narradas pelo personagem principal. É fácil imaginar Holmes e Watson entrando naquela jaula para investigar as pistas do que aconteceu naquela noite fatídica. Recomendo O Gato Brasileiro.

Marianna 21/01/2024

Um bom livro, leitura rápida e legal, gostei das referências brasileiras e principalmente do plot twist

LOLAtrancy 14/01/2024

Final surpreendente!
O início da obra não tem muitos eventos importantes, mas quando chega na metade do livro, há uma reviravolta que te prende. Eu li em um dia.