Onde vivem as monstras

Onde vivem as monstras Aoko Matsuda

Resenhas - Onde vivem as monstras

Carolina165 04/11/2023

Um livro muy loco
Este livro é uma coletânea de contos baseados em histórias do folclore japonês, bem como nos chamados rakugo (uma espécie de monólogo humorístico) e peças de kabuki (um tipo de teatro japonês). No final do livro tem todas as histórias que inspiraram cada conto deste livro.

Basicamente os contos contam com protagonistas femininas, que são nada mais nada menos que fantasmas!! Porém estes fantasmas possuem todas as características de uma pessoa viva.

Há contos narrados em primeira pessoa, outros narrados em segunda e outros em terceira, o que traz uma grande variedade de vozes, o que achei bem interessante. E nem todos são protagonizados por fantasmas, em alguns deles eu ficava me perguntando: cadê o fantasma aqui? Teve uma história inclusive que foi protagonizada por uma árvore!

Outro aspecto que me chamou a atenção é que as histórias vão caminhando de modo que temos a impressão que estão seguindo o começo, meio e fim. Porém, quando você menos espera, bam! Acabou. Só que curiosamente a gente não fica com aquela sensação de incompletude, de que ficou faltando um final. A sensação que temos é de que cada conto é do jeito que é e pronto.

Para quem for ler, saiba que encontrará aqui um livro diferente, excêntrico, com contos bizarros porém divertidos, para quem gosta de fugir do convencional de vez em quando.
Rogéria Martins 04/11/2023minha estante
Adorei a resenha, amiga! Obrigada pelas orientações, já vou ler sabendo um pouquinho do que esperar.
Adorei a forma como você escreveu!! ???

Carolina165 05/11/2023minha estante
Obrigada Rô, minha amiga!! ??
Tomara que vc goste da leitura, vou acompanhar quando vc for ler, e já tô ansiosa pra poder discutir sobre ele com vc ?

Silvia Cristina 05/11/2023minha estante
Me interessei ? obrigada pela bela resenha .

Obrigada Silvia!! ?
E uma excelente leitura pra vc! ??

Fabio 05/11/2023minha estante
Belíssima resenha, Carolzinha, querida!
Ta escrevendo muito hein!!!?

Michela Wakami 05/11/2023minha estante
Os japoneses e seus fantasmas.??????
Parabéns pela resenha, amiga.?

Carolina165 05/11/2023minha estante
Obrigada Fábio, querido!! ?
Sempre mto bom contar com sua presença e incentivo! ??
É vc que escreve mto, suas resenhas são top!!

Carolina165 05/11/2023minha estante
Michela, amiga, obrigada!! ??
Vou te falar, gostei mto dos livros japoneses que andei lendo ultimamente! Achei que fosse só Querida Konbini, mas tô chegando a conclusão que gosto mto do estilo da literatura japonesa. Inclusive já tenho outros na minha lista!

Michela Wakami 05/11/2023minha estante
Como casa de ferreiro, espeto é de pau, eu quase não leio autores japoneses, mas quero muito.
A maioria dos que eu li, gostei muito.
Menos o Murakami.?

Carolina165 06/11/2023minha estante
Eu tbm Mi, mas agora tá saindo vários livros de autores japoneses e coreanos que tô gostando bastante ? já quero todos! Murakami nunca li.

Michela Wakami 06/11/2023minha estante
Tá saindo mesmo, amiga. Estou super feliz!?

Livia Barini 06/11/2023minha estante
Parece bem diferente Carol. Tomara que fique mais barato logo kkk

Carolina165 06/11/2023minha estante
É sim Lívia, bem diferentão, mas eu gostei ?

Lima O Limão 10/11/2023minha estante
Interessante, deve ser gostosinho de ler

Gabriela 06/01/2024minha estante
Eu tô amando muito esse livro! Com dó de acabar ?

Jenni 18/11/2023

Diferente...
Não era o que eu estava esperando, não chega a ser confuso, mas também não achei tão bom, parece incompleto, um rascunho.
São diversos contos baseados em histórias do folclore japonês. Protagonizados em sua maioria por fantasmas, nada assustadores, apenas diferentes.
Como a própria sinopse fala, são histórias com protagonistas feministas e realmente em todos os contos têm críticas sutis a alguns temas, como cobrança estética, assédio, perseguições, etc.
Gostei do estilo de escrita, foi uma leitura rápida, entretanto, não achei marcante.

VitAria.Matuno 08/02/2024

Esse livro tem vários contos ligados à lendas japonesas. No começo eles não fazem muito sentido, mas começam a se interligar e alguns detalhes acabam surpreendendo. Eu, pessoalmente, amo a cultura japonesa e vivo querendo aprender mais sobre. No final, a tradutora cita as referências do livro para.um contexto para leitores que não conhecem e ficam meio perdidos. Eu amo representatividade em livros, portanto amei o protagonismo das mulheres. Não chega a ser um livro UAU, mas é uma boa história para passar o tempo

Apmmota 08/04/2024

O fantasma do feminismo kkk
A obra de Aoko Matsuda é super interessante. Por meio do folclore japonês, que é riquíssimo, ela conta histórias fazendo um paralelo com o mundo real, em sua maioria, relacionadas com a situação das mulheres na sociedade.

Por ter como base histórias típicas japonesas, pode parecer confuso e às vezes sem nexo (para nós, claro), mas ao longo da obra tudo vai se encaixando e bom. Achei muito muito interessante.

cecis 22/01/2024

Um livro que não planejava ler e que acabei gostando bastante. Possui vários contos inspirados em lendas do folclore japonês, mas com uma perspectiva mais moderna. Levei meu tempo pra ler e aproveitar cada pedacinho desse livro e não me arrependo. Acho que vez ou outra vou voltar pra ler um conto, porque achei muito interessante. Me diverti a leitura inteira e achei bem cativante o final de cada história. Cada uma tem o seu ensinamento ou apenas acaba de um jeitinho bom.

DéboraMP 12/01/2024

Onde vivem as monstras
Esse livro é uma coletânea com 17 contos que falam do sobrenatural e bizarro, com protagonismo feminino.

A leitura foi difícil, pois não consegui me conectar as histórias. Insisti em terminar, pois adoro ler contos e tive esperança de que uma hora ia começar a fluir. Das dezessete narrativas, gostei apenas de uma; as outras até são legais, mas não achei nada surpreendente.

Joice.Yuko 07/05/2024

Livro necessário para sociedade
O livro é um conjunto de contos do Japão com uma ênfase no feminismo. A figura da mulher é ressignificada nesse livro. Gostei muito desse livro. Fala das consequências do patriacardo. Tanto para os homens como as mulheres.

Jose151 24/01/2024

Que surpresa!
Eu adorei essa ideia dos contos serem sobre lendas orientais, histórias de fantasmas e até sobre o folclore, isso tudo com histórias as vezes bem humoradas, as vezes tristes, as vezes assustadoras e até feministas de fundo.

Simplesmente um dos livros mais diferentes que eu li em muito tempo.

Tirei uma estrela porque, da metade pro final, os contos começaram a se interligar, e senti falta de um final mais fechadinho.

Outra coisa foram as inspirações da autora para cada conto, gostaria que as inspirações viessem logo após cada conto e não no final do livro. Inclusive serve de dica pra quem vai ler, é bem provável que vc aproveite mais a leitura, se ler um conto e já pular pro último capítulo para ler a inspiração para esse conto que vc leu.

Dihbs 24/01/2024

Aoko Matsuda explora narrativas que mesclam o fantástico, o cotidiano e o feminino. Matsuda utiliza de contos folclóricos japonês, para contar histórias cotidianas das mulheres que desafiam convenções, destacando a força e complexidade em diferentes contextos.

Cada conto oferece uma perspectiva sobre a natureza humana, mergulhando o leitor em um mundo onde as monstras revelam situações com as quais nos identificamos ou conhecemos alguém que se identificaria.

Dango Yoshio 31/01/2024

Uma boa surpresa
Monstras, aqui, não vai no sentido de seres violentos, disformes e sanguinários como estamos acostumados a associar. Nesse livro, Monstras são seres (místicos ou terrenos) que vão contra a norma, contra o que a sociedade dita como o "normal".

São contos que misturam realidade e fantasia, reinventando narrativas japonesas clássicas e mitológicas. Histórias protagonizadas por mulheres e que falam sobre sua força e os desafios que enfrentam de forma divertida e interessante.

Confesso que comprei mais pela capa da Ing Lee, mas me surpreendi positivamente com a leitura.

JosAtomoedajp 17/02/2024

Simplesmente QUE LIVRO MARAVILHOSO!!!
O absoluto brilhantismo da autora em mesclar folclore japonês, feminismo, crítica à sociedade japonesa em vários aspectos, um toque de sobrenatural e contemporaneidade são incríveis. Acho que até quem não tiver as referências do folclore japonês vai aproveitar muito a leitura, afinal é um livro excelente.

malu 08/02/2024

Onde vivem as monstras: o feminino fantasmagórico
Em onde vivem as monstras, temos uma coletânea de contos inspirados no folclore japonês e protagonizados por personagens femininas.
Com uma narrativa cômica e muitas vezes arrepiante, a história se desenrola com elementos muito fortes de realismo mágico: fantasmas entre os humanos, mulheres que se transformam em raposa e uma agência gerenciada por figuras já mortas!
São breves contos que nos apresentam elementos culturais, bem como reflexões sobre a influência da mídia do eixo Europa-Eua na cabeça de mulheres japonesas. Além disso a questão do trabalho e maternidade também são abordados neste livro, variando a forma: leve ou mais densa.
Outra parte muito interessante, é que os contos são independentes, então a ordem de leitura é desprezível, porém na maioria deles, os personagens estão interligados, um aparecendo no conto do outro.
Sendo assim, esse livro é uma boa aposta para ler algo mais engraçado e leve!

Cecilia 10/12/2023

As fantasmas
As histórias curtinhas, leves e irreverentes, meio conectadas entre si e baseadas em mitos, contam a repressão e violência que as mulheres sofrem na sociedade japonesa.

Gabriela 08/01/2024

Eu fiquei apaixonada pelo livro! É super divertido de ler, soltei boas risadas ao mesmo tempo que fiquei emocionada, de ver alguns contos de uma perspectiva bem feminista. Achei bem legal os contos serem inspirados em folclore japonês! Muito diferente de tudo que já li. Os personagens fantasmas viram uns queridos, e é uma surpresa revê-los de um conto pra outro. Deu dó de terminar o livro, já quero lê-lo novamente.