Não vamos entrar em pânico

Não vamos entrar em pânico Kevin Wilson

Resenhas - Não vamos entrar em pânico

mari | @marisbookshelf 11/12/2023

Somos fugitivos. E a justiça está seca de fome atrás de nós.
Não vamos entrar em pânico é uma história sobre as consequências positivas e negativas de fazer arte, tanto para quem as cria, quanto para aqueles que consomem/compartilham. Também fala sobre temas como solidão, problemas familiares, saúde mental e sobre a época dos anos 80/90 e o ?pânico satânico? que era propagado na sociedade.

É uma leitura que entretém, começa com um tom cômico e vai ficando mais séria na medida que as coisas vão ficando fora do controle dos personagens. É difícil não ficar falando o famoso ?só mais um capítulo? para saber o que vai acontecer com esses adolescentes bobos e essa cidade pequena.

Por fim, achei que, como a sinopse indica, a parte atual da narrativa traria mais detalhes sobre a personagem assumindo a responsabilidade pela sua criação, mas acabou parecendo um final raso para mim, apesar de entender a mensagem que o autor quis passar. Mesmo assim, recomendo a leitura!

books7 30/12/2023

Não há motivos para entrar em pânico
Não tava nos meus planos encerrar o ano com uma leitura ruim, mas infelizmente aconteceu. Quando eu tava lendo esse livro bem no comecinho eu tava sentindo uma nostalgia tão grande pq esse livro tava na mesma energia dos livros e filmes q eu consumia lá em 2014/2015, só q aí tem um problema mt grande pq existi uma linha mt tênue entre o legal e divertido e o vergonha alheia baboseira nas coisas q eram feitas pra adolescentes nesse período (os livros do João Verde é a maior prova), e o q tava legal se tornou a maior idiotice em questão de pouquíssimas página.
Basicamente uma menina e o ficante dela resolvem criar algo com seus talentos artísticos e espalhar pela cidade só que um bando de idiotas distorcem tudo e vira uma grande bagunça, no meio disso tudo a garota fica mt irritada pelo q fizeram com a sua arte e as coisas começam a desandar.
Ok nessa resenha eu vou fazer diferente, a protagonista é chatinha e rebelde sem causa? Sim ela é! E é um porre ela e o garoto ficarem repetindo todo capitulo q eles fizaram uma coisa horrivel como matar alguem ou incitar a 3ª guerra mundial quando na verdade eles só fizeram a merda de um poster, mas não por conta disso q o livro ruim, vamos lembrar q a bendita é uma adolescente e o comportamento dela é mt normal pra idade ent tudo bem. O grande problema desse livro é o baixo qi das pessoas desse livro.
Eu vou explicar o plot desse livro sem dar spoiler e com uma analogia q encaixa mt bem na história: sabe o surto de "a xuxa é do diabo ela vendo a filha pra o capeta, coloca a musica dela ao contrario vai dar pra ouvir ela invocando Satã" ou o et de Varginha ou até mesmo o lance do punhal no Fofão?
Sabe esses sutos coletivos q acontecia mt nas décadas de 90 e começo dos anos 2000 de associar uma coisa completamente aleatória ao diabo ou forças do mal e vc falar "Ah q bobagem" e aí vc olha pra o lado e tá todo mundo acreditando nessa bobagem???? É basicamente isso q acontece nesse livro.
Pra encurtar eles fazem uma grande tempestade em um dedal, é ridículo, e aí vc fica pensando "Ah não é possível q isso se estenda por todo o livro" eu tenho uma péssima notícia pra te dar. A protagonista quando se torna adulta tbm fica aumentando o acontecimento, como se fosse algo estrambolico q não merece perdão, só q minha filha?????? Ela é completamente obcecada por essa coisa idiota, mesmo adulta parece q ela fica tentando relembrar os "dias de glória".
E pra piorar a situação o livro é todo mistérioso no começo com a premissa de oh ela fez algo terrível o q será? E aí quando vc vai ler essa parte vc fica completamente ??????? acho q se ela tivesse chutado uma velha na praça seria uma coisa mais grave do que o que ela fez.
Eu espero que terminar o ano com uma leitura ruim signifique um próximo ano só de leituras espetaculares pq tá foda...
Julia5048 05/01/2024minha estante
Oii, gostei muito da sua resenha em vários pontos, mas me parece mais que o livro quis falar sobre justamente isso, o quão idiota ou mais rebuscado algo precisa ser para que tome proporções maiores e saia do controle de quem as criou. Poderia dizer que isso seria bem típico dos anos mais antigos mas a gente vê isso até hoje e até com as famosas Fake News. O livro é meio decepcionante porque como você disse o começo da a entender que vai ser algo muito maior do que se pode imaginar e gera muita expectativa e quando a gente descobre que é algo tão sem pé nem cabeça, nossa! É bem frustrante mesmo. Mas continuo achando que ele cumpriu com o propósito dele de certa forma

Ramon122 08/12/2023

Não sei bem o que falar sobre esse livro? Foi um livro bom, mas não sei se gostei ou não? Achei a história boa! Mas não sei, não consegui me importar ou me conectar com os personagens. Meio adolescentes obsessivos e que inventam um desenho que acaba criando um grande pânico.

Ithyara 24/12/2023

Tema do livro: obsessão
Este livro é sobre uma adolescente comum que fica obcecada por uma coisa que ela e um ficante produziram quando adolescentes. Uma coisa ridícula e insignificante para tudo e todos, menos para ela.
Não vale o tempo dedicado à leitura. As notas baixas do Skoob condizem com o texto.
najubas0 31/01/2024minha estante
SIMM, é muito repetitivo e n tinha ngm pra avisar tipo "migos o que vocês fizeram nem foi tão grandioso assim, vamo da uma relaxada"

Jani.ribeiro 19/12/2023

Dois adolescentes criativos e apaixonados por arte se conhecem e decidem fazer algo juntos que muda completamente a vida deles e da cidade onde moram.

lipelimma 14/01/2024

⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Lorrayne Freire 31/03/2024minha estante
Em relação a obsessão da Frankie pelo poster. Eu achava chato quando ela era adolescente, mas achei que depois dela virar adulta ia ter amadurecido e lidar melhor com essa história e MESMO assim parece que ela agia da mesma forma.. Entendo que o Zecke foi babaca com ela, mas ela expor ela a toda essa história no final foi completamente sem noção ..
Tbm acho que poderia ter explorado melhor outros personagens, até a tal irmã que tem o mesmo nome.. tinha muita coisa ali pra explorar, mas era tudo sobre a Arte e a obsessão da Frankie sobre ela, sem nem explicar direito o pq dessa obsessão

Nicoli 23/12/2023

Curti a leitura
Li este pq li nothing to see here do mesmo autor e eu tinha gostado da escrita. Não achei nada demais, mas tinha gostado. Esse livro é parecido, não notei nenhuma grande diferença/melhora na escrita, mas foi uma boa leitura para mim.
A protagonista é bem real, tem uma personalidade que condiz com sua idade, seus irmãos são engraçados e sua mãe é amorosa, e várias vezes me identifiquei com a Frankie. Sinto que este autor consegue se expressar muito bem quando vai escrever sobre sentimentos e sensações meio bizarras, que não são muito comuns e que são de difícil entendimento,
Esse livro foi de fácil leitura e eu recomendo para quem está a procura de algo legal, nada incrível, mas legal.

stay4channie 18/01/2024

Ok
Peguei esse livro pra ler por causa do geekfreak, não sabia muito sobre o autor, etc. Mas desde o início achei interessante a proposta, e muito diferente o estilo de escrita... e acabou ficando nisso. O início da obra foi até legal, mas depois disso a obsessão da protagonista se torna repetitiva, não avança pra lugar nenhum, assim como há pouca intensidade nos acontecimentos da trama... até achei que ia melhorar no fim, mas na verdade foi uma conclusão apressada, e que representou a pouca exploração dos personagens secundários e do poder das consequências na história. Enfim, não gostei muito, mas foi rápido de ler.
najubas0 31/01/2024minha estante
simm, é tão repetitivo que cansa meudeus

Vivian.Strapasson 23/02/2024

Li esse livro em seguida do "Nada para ver aqui" do mesmo autor, mas infelizmente esse é bem inferior. Tem alguns pontos do humor característico do autor que é o ponto alto, mas no geral acabou que foi uma história não tão envolvente.

oMatheusFa 07/01/2024

Uma vibe john green
Bem gostosinho de ler. Li bem rápido, não sei se por ser curtinho, por ser simples ou por ser bom.

Lembra bastante as vibes de livros de 2015/2016.

daisy's 06/03/2024

Amei a ideia do livro de refletir sobre o papel da arte e como não há meios de controlar a percepção que as pessoas vão ter dela. Bem divertido e com uma boa escrita, mas o livro peca em forçar um relacionamento entre os personagens. Além deles não terem química, não senti tanto impacto no decorrer dos acontecimentos.

umbookaholic 03/04/2024

Uma prazer poder ler a escrita do Kevin Wilson d novo, mas uma tristeza q nem isso salvou essa história...

no começo, eu não me importei mt com os personagens. lá pros 30%, eu comecei a ligar um pouquinho mais e ficar apegado à eles, mas, até o fim da narrativa, sinto q não comprei a realidade do "presente" daquela história, o q dificultou muito minha relação com esse livro

por mais q não tenha gostado da história em si, a escrita do Kevin segue impecável e maravilhosa, transformando qualquer detalhes mínimo em cenas dignas de um curta da A24

Rodolfo_Domingos 15/01/2024

Começa como brisa, termina como furacão
Um dos livros mais brilhantes que já li. Começa como uma brisa, termina como um furacão.

É sobre arte, obsessão e amizade. É sobre aqueles momentos na vida que nunca serão dignos de comparação.