A estranha Sally Diamond

A estranha Sally Diamond Liz Nugent

Resenhas - A estranha Sally Diamond

1966 encontrados | exibindo 1 a 16

Rogéria Martins 02/12/2023minha estante
Arrasou na resenha, amiga! Parabéns!
Concordo demais com você, neste caso pediu uma continuação pra tapar os buracos na história.

Carolina165 02/12/2023minha estante
Obrigada Rô, amiga! Foi ótimo ter vc pra desabafar durante a leitura. Eu teria colocado mais coisas, mas não gosto de fazer resenhas mto longas, então coloquei só o principal. Tem tanta coisa que eu queria que tivesse sido diferente ?

Gleidson 02/12/2023minha estante
Ótima resenha! Parabéns, Carol!

Michela Wakami 02/12/2023minha estante
Parabéns pela resenha Carol! Eu com certeza não lerei esse livro.??

Vanessa.Castilhos 02/12/2023minha estante
Adorei a resenha, Carol!! ???? Não imaginava que fosse tão forte... ?

Obrigada Gleidson!! ??

Obrigada Mi!! ?
Apesar de tudo valeu a pena a leitura

Obrigada Van!! ?
É bem forte sim, se for ler vá preparada.

Fabio 03/12/2023minha estante
Belíssima resenha, Carolzinha, querida!??????
Sintetizou perfeitamente!!!!!?
Parabéns!

Carolina165 03/12/2023minha estante
Obrigada Fábio, querido!! ??
Que bom que vc gostou, fico feliz!!

Rogéria Martins 03/12/2023minha estante
Amiga, foi ótimo desabafar com você sobre essa leitura!
Realmente, eu também queria que muita coisa tivesse sido diferente. Mas foi uma boa leitura, no fim. Ansiosa para os próximos ????

Simone.Novaes 11/12/2023minha estante
Fico muito feliz que alguém ficou com o mesmo sentimento que eu ao terminar a leitura, fiquei enjoada com a falta de justiça em relação ao Peter e como ele ficou livre para ser um abusador, sei que isso acontece na maioria das vezes mas é um livro então eu esperava mais.

Carolina165 12/12/2023minha estante
Tbm fiquei aborrecida Simone, queria que tivesse uma continuação pra essas coisas que não gostei serem corrigidas.

Rogéria Martins 04/12/2023

"A Estranha Sally Diamond" tinha a fórmula para o sucesso: capítulos curtos, narrativa fluida e enredo completamente viciante. É impossível deixar o livro de lado, juro! Você vai passando pelos capítulos e nem percebe. Mas não poderia deixar de avisar que, se você é uma pessoa sensível a violência e violência sexual, talvez este não seja um bom livro.

A trama é bem desenvolvida, conta com bons personagens (onde ficamos genuinamente felizes em acompanhar seu progresso) e outros completamente odiosos. Sério, dá MUITA revolta.

Infelizmente, a autora deixou a desejar no final. Ok, eu sei que na vida nem tudo é justo - e isso ela conseguiu passar bem no livro - mas o final pareceu extremamente preguiçoso e injusto.
Débora 04/12/2023minha estante
Amei sua resenha, Rogéria!!!?? Agora estou aqui pensando se devo ou não fazer essa leitura.?

Carolina165 04/12/2023minha estante
Resenha excelente amiga!! ??
Amei!! ??
Adorei ler com vc, debater e desabafar a cada capítulo!! Vc me ajudou mto nos meus momentos de surtos ???

Carolina165 04/12/2023minha estante
Débora, eu recomendo mto o livro, é mto bem escrito, e apesar de ter tido mtas coisas que eu queria que tivesse sido diferente, valeu a pena a leitura. Mas só um aviso: é muito, muito pesado. Se for ler vá preparada.

Débora 04/12/2023minha estante
Obrigada por avisar, Carol!!!?

Rogéria Martins 05/12/2023minha estante
Carolzinha, foi ótimo ler com você, amiga!
Obrigada por aturar meus surtos ?? foi maravilhoso! Espero ler muitos outros com você ????

Rogéria Martins 05/12/2023minha estante
Débora, muito obrigada, amiga querida! ?
Vale a pena sim, mas como disse a Carol: vá preparada. É realmente um livro bem pesado e perturbador.
Espero que a autora faça uma continuação pra tapar os buracos na história ?

Débora 05/12/2023minha estante
Obrigada, querida Rogéria!??

Rogéria Martins 07/12/2023minha estante
Obrigada, amiga! Te conhecendo, acho que você não vai gostar mesmo ??

Rosana199 14/12/2023minha estante
Amei sua resenha. Foi bem o que pensei. Não entendi o final. Será que tô tão burra assim ??

Brenda Felipe 14/12/2023minha estante
o final fez sentido pra mim pela data. a data explica tudo pra mim?

Rogéria Martins 14/12/2023minha estante
Obrigada, Rosana! Não é burra não, o final ficou meio esquisitinho. Tinha um potencial tão grande...

Rogéria Martins 14/12/2023minha estante
Brenda, não sei se fiz a conexão das datas da forma correta.
Se importa de me mandar uma mensagem, por favor? Obrigada!

ducaldieraro 08/01/2024

Favoritado
O livro te prende do início ao fim, todos os plots te surpreendem e te deixam ainda mais interessado no livro. Gostei muito da construção dos personagens, das ambiguidades, dos sentimentos conflitantes que cada situação provocava durante a leitura. Muito foda, favoritadissimo!!!!
Leiturista 08/01/2024minha estante
Eu acho que nunca vou esquecer esse livro

Michelle167 08/01/2024minha estante
Sim!!!! Eu ameiiiiiiiiiiiiiii toda a construção!!! Só fiquei meio assim com o final... Mas mesmo assim não me fez dá menos de 5 estrelas

Jis Rocha 08/01/2024minha estante
Está no meu carrinho e foi muito bem indicado

yope 08/01/2024minha estante
me deixou cm mais vontade de ler esse

Júlia Danigno 11/01/2024minha estante
esse finaaaaal aaaaa

Emília 13/03/2024minha estante
Uma decepção o final. Quem gosta de ter finais ruins e injustos, pode ler e esperar isso no final.

Adri Maura 04/04/2024minha estante
Será que vai ter continuação? Acho que merecemos

Mimislimað¦ 14/04/2024minha estante
É de terror ????

Michelle167 15/04/2024minha estante
Não, Mimis?

Thayná Krueger 04/12/2023

Surpreendente
O livro estava sendo lido por várias amigas/amigo aqui no Skoob e me despertou muita curiosidade. Decidi embarcar na leitura sem ter lido sequer a sinopse e fiquei completamente surpresa com tudo o que acontece nesse livro.

A escrita da autora é excelente, que mantém o leitor ávido por descobrir o desenrolar dos acontecimentos a cada momento, por meio de capítulos curtos. No entanto, é importante ressaltar que o livro aborda temas sensíveis, então recomendo cautela a quem deseja ler esse livro. Não dei 5 estrelas, devido ao final.
CPF1964 04/12/2023minha estante
E se tiver continuação ? Vai alterar a avaliação ?

CPF1964 04/12/2023minha estante
Em SP (considerada a melhor polícia do Brasil) de cada 10 casos ...2,8 são resolvidos. Para sua reflexão........

CPF1964 04/12/2023minha estante
Neste caso no Brasil prevaleceria a regra ....

CPF1964 04/12/2023minha estante
Quer final feliz ? Leia a sensacional (sic) Ali Hazelwood......

Thayná Krueger 04/12/2023minha estante
Agora você me pegou. Se tiver continuação e "final feliz", será que eu mudo nota? ?

Thayná Krueger 04/12/2023minha estante
Eu acho que o que me incomodou foi a verdade esfregava na minha cara. O mundo como ele é, não é 5 estrelas ?

CPF1964 04/12/2023minha estante
Sua avaliação foi muito boa. Acho que 5 estrelas é too much para este livro.... ???

Sei ???

Mila Campos 24/02/2024

??
Decidi ler esse livro por causa do Paulo Ratz. Ele não panfletou errado, mas até eu chegar no último capítulo, já tinha me esquecido do fato de ter um final péssimo. Confesso que foi uma leitura que me prendeu e que conseguiu fazer com que eu criasse teorias mirabolantes (amo fazer isso). No geral foi um tempo de leitura gostoso.
ValAria34 24/02/2024minha estante
Estou lendo esse e mds tbm fui ler por causa do Paulo ratz e Gzuis estou em completo chique

ValAria34 24/02/2024minha estante
Choque *

Kyony 24/02/2024minha estante
Eu tbm li hj e tirando o final eu teria dado 4 estrelas.

Carolini21 24/02/2024minha estante
O final e decepcionante mesmo.
Queria uma continuação, pq o livro tem tanto potencial.

Kyony 24/02/2024minha estante
Será que n vai ter? Pq esse final foi aberto demais pra mim.

Mila Campos 24/02/2024minha estante
eu espero que tenha, mas acho difícil hein

Thayane.Fachi 08/05/2024minha estante
Simm, fiquei aflita com o final da Sally como assim depois de tanto evolução ela voltou a ser reclusão??? Afff e o irmão ficar a solta (ahhhh), me apeguei tanto a Sally ?

estherdeos 28/04/2024

Eu estava amando o livro, pronta pra dar 5 estrelas, mas o final deixou MUITO a desejar.

Todo o desenvolvimento dos personagens foi jogado fora, pra mim o final foi sem pé nem cabeça, uma decepção atrás da outra. Não indico a leitura de tanto que fiquei frustrada com o fim.
Jordaann 28/04/2024minha estante
Nunca passou frio

estherdeos 28/04/2024minha estante
Nossa eu fiquei muito frustrada, serio
Li com um grupo de amigos e ninguém gostou do fim kkk

Jordaann 28/04/2024minha estante
Antes fosse o fim pra mim KKKKK o jeito que termina pra Sally foi apenas a cereja do bolo mas não gostei do livro num geral

estherdeos 29/04/2024minha estante
Cara, no geral eu tava curtindo mas o final me deixou maluca kkkkk

Evan 04/05/2024minha estante
Eu já dei 5 estrelas e favoritei por causa do final, porque pra mim é o mais próximo da realidade, mostra que a vida não é justa e quase sempre as coisas não terminam bem.

Jordaann 04/05/2024minha estante
Mas eu acho que quando ela diz que não gostou do final, é referente ao desenvolvimento da Sally, que foi jogado todo no lixo

estherdeos 04/05/2024minha estante
Exato, eu não gostei do que você tá falando, mas o que me fez odiar foi a questao de jogar o desenvolvimento da sally todo fora, não faz sentido com tudo que rolou durante o livro

Cristal.ber 16/12/2023

Paulo Ratz me convenceu!
Eu quase não leio esse tipo de livro, maaaaas o Paulo sabe ser persuasivo, e tudo que ele indica geralmente eu gosto muito, então eu fiz leitura conjunta com uma amiga e enfrentamos juntas a loucura que é esse livro.
Eu gostei bastante da Sally, e por mim o livro ficava só nessa dramedia da vida cotidiana dela, ela superando as coisas e vivendo, mas o livro tem vários plots, que leva a história para um lugar mais sombrio.

Eu particularmente sabia/senti que certos personagens iriam ir para alguns caminhos tortuosos e por isso fiquei mais atenta oq não me deixou muitooo supresa com esse plot, porém eu consegui sentir as fortes emoções que tanta gnt sentiu.
Eu fiquei muito indignada com o que o pessoal faz no final com a Sally, gnt isso me deixou tão irritada que eu tirei uma estrela.

Em resumo, eu não colocaria esse livro como um Thriller policial, pq não achei que tem uma investigação que seja o foco da história, então é um Thriller psicológico mais do que policial.
Achei que é um grande incentivo a terapia embora como eu disse no final da uma derrapada.
Uma outra coisa é que durante a leitura eu jurava que a Sally vivia em outra década e não na atualidade, não sei pq mais fiquei com essa sensação e conversando com a minha amiga, ela tbm teve essa sensação!

Eu não sei explicar oq eu senti com a escrita, pq é muito fluido e te prende muito na história, mas ao mesmo tempo eu lia e lia mais um pouco mais parecia que eu não avança muito, mas não me desanimava pq eu tava muito envolvida com tudo que tava acontecendo, então tenho esse sentimento meio confuso.

Enfim, se vc for ler, tome cuidado é pesado com assuntos difíceis. E vá assistir o vídeo do Paulo Ratz do livraria em casa.
Clary16 16/12/2023minha estante
Tô quase lendo por causa do Paulo também

Cristal.ber 17/12/2023minha estante
Então menina eu fui pq eu vi o vídeo e minha amiga tbm, ela ficou muito empolgada aí aproveitei pra ler com ela. Mas tudo que o Paulo indica eu gosto então sabia que esse livro não ia decepcionar. Se vc for ler só toma cuidado. Mas nada que o Paulo tbm já não falou hahaha

Clary16 17/12/2023minha estante
Sim, eu vi ele falando sobre os gatilhos e tudo mais, tô considerando ler pq gosto de um bom drama

sam 17/12/2023minha estante
Eu fiquei interessada em ler, mas tanta gente falando do final, que não gostaram e etc, que desanimei

Clary16 17/12/2023minha estante
Eu não ligo tanto para finais ruins, se o meio for bom

Cristal.ber 17/12/2023minha estante
O final não interfere muito na história, eu acho até que condiz bastante com todo o clima. Mas lê sim e se envolve sem se preocupar com o final.
Pra mim o final nao mexer muito comigo! Então vai de pessoa pra pessoa, talvez vc nem ache ruim.

miri.miri 04/06/2024

Traumas, isolamento e consequências.
Logo no início fui cativada pela protagonista, Sally Diamond é anti-social ao ponto de fingir que é surda pra não ter que conversar com as pessoas. O livro gira em torno dela, do passado dela, e também de outro personagem muito importante. Esse livro é extremamente viciante, um grande inimigo da ressaca literária!

Não querendo me aprofundar e explanar os acontecimentos, vou dizer por alto que a história é pesada com situações de cárcere privado, abuso, entre outras. Vamos acompanhando o passado e o presente alternado entre capítulos, as duas partes, as duas maneiras expostas de como certos traumas vividos na infância podem afetar alguém. Coisas cruéis. Acredito que um exemplo de como traumas geram traumas ou ainda pior...

Eu realmente gostei da Sally, a forma como ela é sincera mesmo que isso traga problemas. O jeito como ela encara as emoções e o jeito assertivo de pensar. Foi algo interessante de acompanhar. As partes mais leves do livro. Mas mais interessante ainda foi o Peter, o trauma dele sendo mais extenso em duração e o jeito que aquilo terminou...

O livro é muito bom, diria que entrega tudo já na metade, por isso no final pareceu perder a força, murchar um pouco. Não foi bem o final mais impactante de todos, mas foi capaz de deixar um encômodo. Uma conclusão boa se não for comparar com a alta qualidade do livro ao todo. E fica melhor se você refletir. A Sally fez a escolha certa de vida... Na minha humilde opinião anti-social. 10/10.

Preciso comentar alguns pontos importantes, com spoiler.

!!!!! Lá vem o SPOILER !!!!!!

!

Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de Peter ainda seguir acreditando que não era igual ao pai, mesmo copiando parcialmente as atrocidades dele. Foi uma viagem ele ser capaz de manter a Lindy em isolamento mesmo sabendo a dor do isolamento. Ele sofreu por ser isolado, mas isso não o fez ter empatia com a situação. Ele só se tornou uma cópia modificada do pai, assumindo a vida deturpada que lhe foi dada. Eu vi ele como psicopata... Mas ele tem o lado vítima. Entretanto, o final provou que ele estava estragado pra sempre. E a parte incômoda é que ciclo vai continuar. Esse é o desconforto que esse final passou, mesmo sendo sútil. O abuso que Conor sofreu da mãe foi passado adiante em uma espiral de ódio, que se fez misoginia e vontades doentias. Algo passado de mãe pra filho, e de filho pra filho. O que Conor fez com Denise, Sally, Lindy e o próprio Peter... Foi irreversível, sequelas dolorosas e brutais.

Quando digo que Sally fez a escolha certa... Me refiro realmente a ela ter terminado o livro sendo anti-social novamente. Sei que não é o melhor, mas às vezes a zona de conforto é tudo o que precisamos pra não surtar.

( !!! Spoiler Acima !!! )
olivversion 04/06/2024minha estante
Esse livro é perfeito

Amanda S 04/06/2024minha estante
Li só a parte se spoiler! Rsrs Gostei a forma de dividir a resenha desse jeito! Mas se torna meio perigoso pra quem deixa o "curtir" aqui: vc poderia ter xingado a minha mãe na parte com spoiler, que eu teria curtido a publicação sem ver! Kkkkk

*"parte sem spoiler"

miri.miri 04/06/2024minha estante
Eu esqueci de dar espaço, desculpe pelo risco (e juro que não xinguei sua mãe kkkkk). Eu iria adorar se a opção de marcar spoiler no Skoob não escondesse a resenha inteira, seria bem melhor pra mim.

Amanda S 04/06/2024minha estante
???? Vou confiar em vc, quanto a minha mãe! Kkkk Realmente, seria ótimo se pudesse esconder só parte do post...

majesticbi 06/06/2024minha estante
Um dos meus livros favoritos

Simone de Cássia 17/01/2024

Comecei achando que o foco seria a tal Sally e seus "estranhismos". E se fosse, ia ser abandonado com ou sem esquisitice. Mas de repente começou a aparecer um trem diferente aqui, um personagem interessante ali, e a trama foi surgindo com todos os seus mistérios e horrores de que são capazes os seres (des) humanos. Como ficção é surreal, como realidade, abjeto. Achei uma pontinha solta que me incomodou, mas dizer que ela tira o brilho do todo seria muita chatice mesmo para minha "malevolidade". Ótimo livro.
tai.reading 17/01/2024minha estante
você também achou que o final ficou péssimo? deu a impressão que a escritora correu para finalizar o livro e acabou perdendo a construção social da protagonista.

Fabricio268 17/01/2024minha estante
Malévola 2024. Totalmente Benévola. ??

Drica 17/01/2024minha estante
Fabrício, já será o momento da troca da foto de perfil da nossa querida amiga? Acho que não, né? Seria muiiiito prematuro ???

Simone de Cássia 17/01/2024minha estante
Fabrício, não vamos exagerar tbm, né? "Benévola" é jogar por terra a minha fama de má... rs rs rs Drica, prematuro e improvável ! kkkkk

Simone de Cássia 17/01/2024minha estante
Tai, sim, achei que as coisas foram se resolvendo de um jeito mais fácil do que o provável. Mas no geral achei que o livro vale à pena.

tai.reading 17/01/2024minha estante
É uma pena encontrar livros com finais assim, mas foi bem interessante passar um tempo com a Sally

Ellie25 03/03/2024

Sally Diamond
Que escrita maravilhosa, eu me senti tão confortável lendo que a sensação que eu tive, era que eu estava dançando em perfeita sincronia. A ambientação incrível, e construção dos personagens me deixaram fascinada. E sem contar os plots ?.
Ainda estou digerindo aquele final...
Janderlânio 03/03/2024minha estante
O final não é digno do livro.

Ellie25 03/03/2024minha estante
Confesso que fiquei um tanto decepcionada também. Esperava mais...
Pareceu tão improvisado, sabe ?!

Janderlânio 03/03/2024minha estante
Justamente, um livro tão bom até chegar ao final que é inadmissível. Até pensei em ler outra obra da autora, mas desisti por medo de chagar a um final e me decepcionar novamente.

Gabyz.z 03/03/2024minha estante
Jurava que a escrita seria difícil? A história é monótona com muita descrição e narração?

Ellie25 03/03/2024minha estante
Não é nada monótona e a escrita é muito boa. Flui perfeitamente e te prende de uma forma incrível...

Junior Rodrigues 03/02/2024

Dura e real do começo ao fim, mas muito bem contada...
O bom de participar de leituras coletivas é conhecer alguns estilos diferentes de escrita e principalmente de história e A Estranha Sally Diamond entra nesse quesito, já que somos apresentados logo de cara a uma protagonista totalmente fora da caixa - o que me fez lembrar vagamente Holly Gibney em alguns aspectos - e que possui seu jeito peculiar de ver, entender e lidar com o mundo à sua volta. Sei que não deveria, mas em alguns momentos me peguei rindo desse modo que ela tem ao interagir com outras pessoas e acredito que a autora foi sagaz ao inserir um contexto mais próximo do real e com isso a história de Sally causa uma aproximação natural para quem estiver lendo.

Achei interessante que a autora utilizou um rico material de referência, seja de casos reais ou de filmes/séries sobre dois temas especificos e isso enriquece a trama e mostra o excelente trabalho de pesquisa que foi feito nesse livro. Além disso, as situações e os personagens que estão na história, provavelmente foram retirados de situações reais que aconteceram em algum momento e em algum lugar, o que torna ainda mais intensa a experiência.

Na minha opinião, esse livro é um drama denso, impactante e repleto de questões sobre crimes reais e com toques bem leves de suspense, isso por conta de algumas situações que acontecem - e infelizmente devem ter acontecido ou ainda acontecem nesses casos - do que propriamente pela condução da historia pela autora. O que não deixa de ser um livro que merece ser lido por todo o trabalho desenvolvido, mas que realmente deve afetar pessoas mais sensíveis aos temas que se propõe a tratar não só na jornada de Sally Diamond, como também na de Denise, Lindy, Madeleine, Natascha, Sylvia e tantas outras crianças que desapareceram.

Recomendo!
Rogéria Martins 03/02/2024minha estante
Eu também lembrei muito da Holly com a Sally, Junior!
Muito bom saber que você gostou da história!

Junior Rodrigues 03/02/2024minha estante
Sim, mas é uma história dura e que como tem muitos casos reais relacionados fica ainda mais triste

Carolina165 04/02/2024minha estante
Tbm lembrei desses casos reais enquanto tava lendo Junior, e pensar que o mesmo pode ter acontecido com essas crianças é insuportável.

Junior Rodrigues 04/02/2024minha estante
E infelizmente ainda ocorrem em vários lugares, principalmente em países subdesenvolvidos

Rogéria Martins 04/02/2024minha estante
Infelizmente tem muitos casos reais assim mesmo, Júnior...

Camila 30/12/2023minha estante
Droga agora vou ter que tirar da minha lista??eu botei tanta fé que ele era bom

kaarine 30/12/2023minha estante
amiga é muito ruim kkkk

Bru 31/12/2023minha estante
Tô tão decepcionada que nem sei

kaarine 31/12/2023minha estante
Bru, mds que bomba, perda de tempo quem achou isso bom é pq nunca leu um Thriller de tirar o fôlego, meu pai do céu, até verity é melhor que isso

wellia 22/03/2024minha estante
falou tudo

Nadia 28/03/2024

Traumas irreparáveis!
Fiquei presa na leitura desde as primeiras páginas que já entrega boa parte do suspense, no decorrer do livro foi mais linear pois tratou de desvendar os acontecimentos iniciais. Gostei bastante e super indico!
Só 4 estrelinhas.....?????

Nadia 30/03/2024minha estante
Amigo faltou emoção na segunda metade do livro... kkkkk

CPF1964 30/03/2024minha estante
Entendo perfeitamente, amiga Nadia.

CPF1964 30/03/2024minha estante
Eu fui mais generoso......

Jhenny Carneiro 28/02/2024

Boa escrita, detalhes desnecessários e um final preguiçoso
O início me deixou intrigada, pois a autora solta uma bomba sem explicação e some, quase que literalmente, porque pela metade da leitura nada é revelado e existe um foco gigante em detalhes nada interessantes de como quem vai querer comprar uma casa, como ela é, por que o terreno é valioso bla bla bla
o final? uma perda de tempo, parece que ela cansou de escrever, ligou a tv e escreveu sobre a primeira notícia que leu.
não curti
Antônia Caroline 28/02/2024minha estante
Kkk tô me sentindo exatamente assim

Thaysa16 28/02/2024minha estante
Ai não gostei do final também!!!

bruno 29/02/2024minha estante
o final estragou demais o livro

Yasmin 02/03/2024minha estante
exatamente, q final horrível

Leticia 16/12/2023

Não tem como esse livro não ser 5 estrelas
Adorei o livro do começo ao fim, livro lido pela indicação do Paulo Ratz e ele sabe do que está falando
Uma narrativa super fluida, a história é aterrorizante mas você sempre quer saber mais. E quando você descobre vê como a história vai por um lado que eu não esperava
E nenhum momento saberia em como esse livro terminaria, plot atrás de plot sempre uma surpresa
Cristiane 22/12/2023minha estante
Também vou ler por indicação dele!

Mari 27/12/2023minha estante
Comecei a ler por causa dele tbm e tô amando

lybruma 31/12/2023minha estante
eu li por indicação do Paulo Ratz também e, inclusive, ADOREI o final, achei perfeito.

azumikah 12/01/2024minha estante
Estou lendo por indicação do Paulo também e minha nossa, que livro!

1966 encontrados | exibindo 1 a 16