Em algum lugar lá fora

Em algum lugar lá fora Jabari Asim

Resenhas - Em algum lugar lá fora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lusia.Nicolino 12/01/2024

Conhecer o passado pode nos ajudar a proteger o futuro
"- É um bom momento para dizer as sete palavras" - diz Margaret para William. Já estamos no final da história e já sabemos o que são as sete palavras, mas esses serão mesmo os seus nomes? E não é fácil chegar ao final porque são sempre pesadas as histórias sobre a escravidão, não importa em que parte do mundo ela aconteça. Asim enfrenta a tarefa dessa narrativa com maestria e nos conta sobre um grupo de escravos que vive entre fazendas no sul dos Estados Unidos. Nomeando os escravos como Sequestrados e os donos das fazendas como Ladrões, relembra que a cor da pele causa mais do que sofrimento físico, causa um sofrimento profundo pelos amores, filhos, amigos que são açoitados, vendidos, perdidos, um sofrimento que os brancos julgam que os "sem alma" não tem. Com capítulos curtos, intercalando as vozes das personagens em cada um deles, usa uma estrutura que ajuda na dinâmica da leitura e explora diferentes perspectivas, às vezes sobre a mesma situação.

Quote: "- Estou em algum lá fora - sussurrei. - Estou em terreno livre. Não há nada entre mim e você exceto um campo aberto. Não há chibatas, não há Ladrões, não há cães atrás de nós, apenas grama, luz do sol e uma brisa fresca e suave. Corra até mim - incitei-o. - Pegue minha mão. Corra até não conseguir mais."

Ediany 10/01/2024

Acerto da TAG, livro curto, praticamente te força a ler de uma vez só. Profundo, com uma voz especial para cada um dos narradores.

Nadja.Oliveira 30/12/2023

Mais um que vale a leitura
É um livro bom, que é narrado sobre as perspectivas de vários personagens. Em alguns momentos achei que isso deixou o livro um pouco confuso, mas de um modo geral gostei.

LeonardoGS89 29/12/2023

Emocionante
Em Algum lugar lá fora é um romance histórico que retrata a vida de quatro pessoas escravizadas em uma fazenda, do qual não é citada a localização, o autor, Jabari Asim, usa uma linguagem poética e envolvente para narrar as histórias de amor, dor, esperança e resistência desses personagens, que são chamados de Sequestrados pelos seus opressores, os Ladrões. Não tem como não se encantar pelos personagens, desde os protagonistas até os secundários, entretanto, há personagens que são extremamente detestáveis, inclusive alguns dos sequestrados como o caso de Cupido, Clandence e Ben, os personagens são bem construídos e complexos, e o autor consegue criar empatia e identificação com os Sequestrados, ao mesmo tempo em que desperta repulsa e indignação pelos Ladrões.
O livro mostra as atrocidades cometidas contra os Sequestrados, mas também revela a sua humanidade e a sua capacidade de sonhar com um lugar melhor, lá fora.
O livro tem momentos de muita tensão e apreensão, inclusive logo no início já deparamos com uma cena bem forte, mas também de ternura e beleza. É uma obra que nos faz refletir sobre a história, a sociedade e a humanidade, se trata de uma obra de ficção, mas baseada em fatos históricos e em pesquisas do autor sobre a escravidão nos Estados Unidos. O autor usa termos como Sequestrados e Ladrões para expressar a visão dos escravizados sobre a sua condição e a dos seus algozes, e também para denunciar a injustiça e a violência do sistema escravista. O livro é uma crítica social e uma homenagem aos que lutaram pela liberdade e pela dignidade humana.

@eleeoslivros 29/12/2023

Um livro envolvente e muito bem escrito.
mtos gatilhos, mas precisa ser lido!
recomendo a leitura desse livro!!

Michelle.Sabrina 28/12/2023

Excelente!
Amei o livro, um dos melhores do ano. A narração alternada entre os personagens deixou a leitura mais fluida e TB mais curiosa. Alguns trechos nos fazem perder o fôlego com tanta crueldade, mas TB tem muita beleza e amor. Recomendo muito a leitura.

luizagross 24/12/2023

Em algum lugar lá fora se passa nos EUA, ainda no período da escravidão. Conta a história de um grupo de escravos, trazendo à tona suas emoções mais profundas, sendo cada capitulo a visão de um deles. Uma ficção de amor, amizade e solidariedade que vale a pena ser lida.

Juca 24/12/2023

Previsível
O livro não surpreende em nada. a maior parte dele eh uma descrição sem fim das torturas horrorosas e sem motivo (o que adiciona ao horror, claro) sofridas pelos sequestrados. não achei que o livro me sensibilizou mais para o assunto do que eu já tinha compaixão, não me ensinou mais fatos históricos, não fabricou uma satisfação fictícia do que poderia ter sido? achei uma leitura que se enfraquece no próprio excesso de peso, infelizmente.
dito isso, é muito bem escrito. o vocabulário trocando ?escravizados? por ?sequestrados?, ?anos? por ?colheitas?, todas as escolhas colaboram em mostrar quão imersa aquela sociedade estava nessa lógica escravista

Andreza 22/12/2023

Leitura fascinante que conta a vivência triste do período de escravidão pela ótica dos escravos, profundo e intenso vale muito a leitura.

Alessandra.Lantimant 20/12/2023

O livro fala sobre a trajetória de um grupo de escravizados em busca da liberdade. Utiliza os termos ?Ladrões? e ?Sequestrados?, o que achei bastante interessante. Uma história sobre fé? nos ancestrais, na cultura, em si e nos outros.

Wanessa_Gabriela 19/12/2023

Todos têm alma, tudo tem alma!
Difícil ler que pessoas não são consideradas como tal. Que sequer possuem alma, ou o simples entendimento da vida.
Por outro lado, que maravilhoso ler que tudo tem alma! Que Sequestrados sabem se comunicar de forma a parecer q são os estúpidos que os Ladrões acham que eles são, os deixando achar que sabem de tudo! Que as pessoas podem mudar seu ponto de vista diante da possibilidade de realidades mais favoráveis!
Diferentemente de outros livros que li com a mesma temática (Underground Railroad e A dança da água), esse livro me trouxe uma perspectiva diferente dessa luta pela liberdade. Achei bonito, apesar da realidade dura e triste. Nada foi fantasioso ou mágico, mas simples e crível! Mesmo quando há apelo ao ?sobrenatural?, não fica surreal. A forma como tudo foi construído praquele momento foi satisfatória.
Amei as personagens, suas nuances, suas habilidades individuais, seus nomes?
Mais um que a TAG acerta em cheio!

taisbellini 18/12/2023

Dinâmico e forte
O livro tem uma temática corriqueira da literatura, porém escrito sob um ótica diferente. Sob os termos ?Sequestrados? e ?Ladrões? os personagens (todos Sequestrados) contam suas perspectivas acerca dos acontecimentos nas fazendas onde trabalham e suas histórias de vida. Em alguns momentos, achei a narrativa monótona, mas do meio pro final não consegui parar de ler.

Santana 17/12/2023

"Em algum lugar lá fora traz, em uma espécie de mosaico, diversos elementos que compõem a cultura dos escravizados, como a religiosidade e os rituais" .
A sensibilidade do autor ao descrever a jornada dos personagens entre a fé/ancestralidade, os sonhos e o amor, preenche o livro de esperança.

Lety Valadares 16/12/2023

Esse livro conta a história de um grupo de escravizados. Apesar das circunstâncias que lhe foram imposta, eles não abandonam sua cultura, rituais, linguagem e a esperança de conquistar a liberdade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5