Em algum lugar lá fora

Resenhas - Em algum lugar lá fora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jose 15/12/2023

O que exite lá fora?
O livro conta a história de vários amigos escravizados que vivem em uma fazenda, onde são explorados, maltratados, desacreditados e torturados. E no fim só tem a eles mesmo e aos seus ancestrais como apoio.

Esse livro nos provoca a pensa também nas nossas limitações, naquilo que nós escraviza, e ajuda a refletir na busca pela liberdade, a pensar o que seria essa nossa liberdade. Para os personagens, uma vida sem correntes. E para nós!?

Um ótimo livro, apesar de esperar mais do final, super sensível, muito rico. Super recomendo essa leitura!

Danilo546 14/12/2023

Nome: Em algum lugar lá fora
Autor: Jabari Asim
País de origem: Estados Unidos
Período de leitura: 06 a 24/11/23

Comentário SEM SPOILERS: Enviado pela TAG em novembro, o livro narra a história de um grupo de escravizados numa fazenda dos Estados Unidos enquanto passam pelas humilhações diárias, mas sem perder a humanidade e a força inigualável de quem é obrigado a resistir. A linguagem utilizada na obra é muito interessante (Ladrões e Sequestrados ao invés de Senhores e Escravizados/Escravos), justamente para acentuar ainda mais o horror da escravidão. Por algum motivo, a leitura não me cativou muito e eu demorei um tempinho pra conseguir finalizar o livro. Mas isso em nada diminui o valor da obra, que, por seu próprio tema, merece ser lida e divulgada sempre mais! ??

Lucy 14/12/2023

Gostei do estilo da escrita, apesar de que em alguns momentos a troca de personagem deixasse um pouco confusa a história. Diferentemente de outros livros com tema semelhante, achei este de certa forma poético, focado mais no sentimento, nas palavras, no ser Humano do que na dor da situação.

kakamarks 13/12/2023

Leitura mais que necessária!
?Declarar que gosto das coisas significa que vou me magoar quando elas forem retiradas de mim. Nada que é bom dura?

Uma história sobre o período da escravidão por si só já trás uma grande responsabilidade.
O livro relata a história de um grupo de escravos, seu dia a dia, crenças e culturas. Chama bastante atenção pela forma dura e cruel de como eram tratados e ao mesmo tempo não perdiam esperança e vontade de ter uma vida melhor mesmo diante de tanta brutalidade, medo e aflição.
É uma leitura necessária, para nos mostrar e lembrar das feridas causadas naquela época e que até hoje deixam vestígios (infelizmente).
O autor soube abortar com excelência o tema alem do jeito que conseguiu colocar o ponto de vista de cada personagem diante das situações, fazendo com que pudéssemos enxergar por vários ângulos.

Pra mim, sem dúvidas é um dos melhores livros que passou por mim! Me fez refletir bastante.

Minhas sete palavras seriam:
Escute, observe, aja, ame, esperança, fé e coragem!

theus33 12/12/2023

?? ? aquele com a luta por liberdade;;
Em Algum Lugar Lá Fora é um dos melhores livros que eu li em toda minha vida. Ao mesmo tempo, também é um dos mais brutais.
Por meio de uma narrativa assertiva e personagens extremamente bem desenvolvidos, Jabari Asim representa de forma crua a violência da máquina colonial e da sociedade escravista americana. Além disso, o autor ultrapassa barreiras e adentra a mente dos personagens escravizados, representando com maestria seu medo, suas aflições e sua forma de resistir. E, bom, ao menos para mim, é isso que torna Em Algum Lugar Lá Fora um livro tão especial. O autor utiliza da sua ficção histórica não só pra representar as feridas profundas de um sistema, mas também para humanizar aqueles que foram vítimas dele. A dura realidade de William, Cato, Pandora e Margaret, narradas em primeira pessoa, não só denuncia uma brutalidade, mas também demonstra as formas que estas pessoas utilizaram para resistir a ela, seja pelo amor e o sentimento de comunidade criado entre os Sequestrados, seja tornando seus dias minimamente menos dolorosos.
Jabari Asim também utiliza da linguagem como forma de propagar o pensamento decolonial. Ao invés de dividir os personagens entre senhores e escravos, ele utiliza de termos como Ladrões e Sequestrados.
Por fim, Em Algum Lugar Lá Fora é uma leitura que com certeza vale a pena. Dá voz a diversas histórias repletas de dor que muitas vezes ficam perdidas pelo tempo e valoriza de todos os modos a memória daqueles vítimas de um sistema cruel movido pelo sangue. Mostra como os Sequestrados, apesar de todas as mazelas impostas à eles, encontraram formas de resistir e de aguardar dias futuros, dias de liberdade e, no caso da obra em questão, um espaço em meio a tanto caos para amar seus semelhantes.

Matheus.Salvador 10/12/2023

Em algum lugar lá fora
?Em algum lugar lá fora? de Jabari Asim, escritor até então inédito no Brasil, foi a escolha da @taglivros Curadoria de Novembro, mês da consciência negra.

A obra narra a história de pessoas escravizadas, em um mundo dividido entre Sequestrados (escravizados) e Ladrões (proprietários brancos) - uma narrativa envolvente, porém incomoda e dura em muitas partes - sem deixar de ser bela, pois ao longo das páginas se entrelaçam amizades, amores, afetos e desafetos, além de personagens marcantes.

Aliás, assim é a linha temporal da obra, cada capítulo é narrado alternadamente entre os personagens principais. É inevitável não se envolver (e em muitas vezes revoltar e entristecer) com cada episódio de violência empregada contra os sequestrados.

Para fechar, a luta pela liberdade vai se desenrolando ao decorrer da obra. Liberdade essa que por vezes era uma dualidade: a vontade de ser livre e o medo do que iriam encontrar pela frente, a incerteza.

Mais um baita livro enviado pela TAG! Um período que está marcado na história para todo sempre e que merece sempre um olhar delicado e criterioso.

Matheus Duarte 10/12/2023

É uma leitura que incomoda, dura em muitas partes, mas não deixa de ser bela.
Um livro aparentemente leve por tratar de temas como amor, liberdade, afetos, família, ancestralidade, mas como pano de fundo uma sociedade extravagista do sul dos EUA.
E o fato de ser um romance polifônico, com cada capítulo se conectando com a grande história, só deixou ele mais interessante. Poderia ter muito mais páginas

Fabiene.Barbosa 10/12/2023

O livro conta a história de um grupo de escravos em uma fazenda americana. Seu cotidiano à luz da escravidão, suas angústias e anseios. Bem como o seu percurso durante a fuga.

Uma leitura pesada, mas extremamente necessária, que nos faz sentir as emoções dos personagens e torcer para que eles tenham um destino melhor

Diego642 09/12/2023

Uma obra necessária!
Este livro narra a vida dos negros escravos utilizados nas propriedades extrativistas do regime de plantation no sul dos Estados Unidos. Entretanto, nesse livro especialmente, a história é contada sob a óptica dos próprios escravos, onde são abordados temas como amor, pertencimento, perdas, ancestralidade e espiritualidade. Durante a narrativa, entramos em contato com várias passagens que mostram a violência na qual os negros estavam submetidos e como eles faziam para resistir a tudo isso. A liberdade para eles estava ligada a uma dualidade: de um lado o desejo de ser livre; de outro, o medo do que iriam encontrar para além das fronteiras das propriedades dos seus senhores (o desconhecido). A história é contada por meio da narrativa de cada personagem e, a medida que a história continua, as informações vão se encontrando e formando uma história única contada por vários. Uma verdadeira obra de arte!

Campa0 08/12/2023

Luta e sensibilidade!
É um favorito? Claro! Não dei 5 estrelas porque gostaria que tivesse mais umas 300 páginas. É uma história sobre a luta negra, durante a escravidão estadunidense. Narrado por personagens negros escravizados, chamados de Sequestrados: Willian, Cato, Margaret, Pandora e Ramson. A gente entra nesses eus, e conhece a história de cada pessoa. Personagens que lutam muito. Uma história recheada de dor, sofrimento, tristezas, mas também muito amor, luta e esperança. Narrativa curta, fluida e crua. Tem magia, misticismo tb. O pequeno Zander é uma fofura de menino, representa a alegria e também esperança. As mulheres da trama são fortes. Torci muito e me emocionei demais com a saga desses personagens. Ahh e os senhores de escravos também tem outro nome: Ladrões! Li louca pra saber o destino de cada personagem.Super recomendo!

Josana.Baltazar 08/12/2023

Em algum lugar lá fora.
Este livro está entre os meus favoritos desse ano. Como pode uma história wue retrata toda violência da escravidão, nos encantar ao invés de entristecer. Personagens bem definidos por cada característica pessoal tendo em comum a dor de terem suas vidas "sequestradas" . A desconfiança, o medo, a superação a fé. Encantador. Vale muito a pena ser lido.

Andrea170 06/12/2023

Encantador
Leitura leve e fluida porém dolorida de esperança, sentimentos, emoções nas relações humanas com muita superação.

LuHilst 05/12/2023

Um livro de inverter paradigmas
Uma história de sequestradores e sequestrados, para colocar uns pingos nos is das nossas histórias. Destaco a diversidade de estratégias de sobrevivência dos sequestrados, ricamente compartilhadas com o leitor através da técnica de multiplos narradores.

Josana.Bispo 03/12/2023

Ter certeza é uma força. É importante lembrar: descendemos dos Fortes.
Muito aconteceu para que estivéssemos aqui hoje.

Candido Neto 03/12/2023

Não tem suavidade.
A esperança está em algum lugar lá fora. A liberdade está em algum lugar lá fora. Eu li Em algum lugar lá fora, e fiquei bastante impactado.

Do lado mais crítico ouço as vozes em minha cabeça elogiando o trabalho de escrita cuidadosa e sem exageros, quase objetiva demais. Do lado afetivo, as vozes se empolgam com a sensibilidade e com a brutalidade que nos faz querer afagar os Sequestrados.

Negros escravizados são chamados de Sequestrados, todo o resto do mundo é feito por Ladrões.

O livro é curto (poderia ter 900 páginas, mas não tem). Primeira obra do autor a ser traduzida no Brasil. Tomara que seja bem acolhido, precisamos ler tudo o que ele escreveu.

1 | 2 | 3 | 4 | 5