Mulher pode ser pastora?

Mulher pode ser pastora? Viktorya Zalewski

Resenhas - Mulher pode ser pastora?

AlexandreFreitas 26/04/2024

Livro com leitura fluida
Gostei muito das argumentações sobre o tema, a muitos anos atrás eu não concordava com a autora, mas passei a concordar depois de um tempo. Mas para mim foi muito bom ler argumentos mais teológicos sobre o tema, passei a concordar mais ainda.
Por mais obras como essa.
Recomendo muito.

Mariana113 29/03/2024

Mulher pode ser pastora?
O livro é uma introdução, o que é a proposta dessa coleção e mesmo com poucas páginas, tem bons argumentos, eu gostei!

Marco Antonio da Silva Filho 27/03/2024

Uma análise fiel à Bíblia
Desde pequeno, cresci ouvindo na igreja que apenas homens poderiam ser pastores. Na verdade, acho que nem precisava ser dito nada sobre isso, era simplesmente o padrão. Entretanto, nunca foi colocado em dúvida se as mulheres poderiam ou não pregar no culto, pois não era incomum isso acontecer. Também era comum elas ensinarem em classes mistas na Escola Dominical. Foi assim que aprendi até ter contato com outras igrejas e teologias: "Mulher pastora? Isso não é bíblico", pensava. "Mulher não pode pregar no culto de domingo? Mas que absurdo é esse?", dizia a mim mesmo.

Talvez, assim como eu, você tenha feito questionamentos parecidos e tenha seus próprios pensamentos sobre eles. É importante que pensemos de maneira responsável sobre tais questões, e é isso que o livro "Mulher pode ser pastora?", de @vikzalewski pode nos ajudar a fazer. Mais do que estudar dois ou três textos que parecem responder negativamente seu título, o livro vai muito além.

A proposta da série da qual o livro faz parte é a de responder biblicamente perguntas sinceras, de um modo acessível. Esse livro não é diferente, por isso é curto, mas consegue abordar bem as principais questões sobre o tema. Apresenta de maneira primorosa a mulher na Bíblia, com seus aspectos, contextos e o que Deus diz a respeito delas nas Escrituras, desde o Gênesis até o Novo Testamento.

O livro nos faz olhar com mais atenção a mulher na criação, profetisas como Miriã, Débora e Hulda, mestres como Priscila, além de outras que exerceram papéis de liderança na igreja. Também não foge dos textos difíceis, mas os analisa de maneira responsável, buscando suas línguas originais e o contexto de seus destinatários. Recomendo a qualquer interessado em teologia em geral, não apenas nessa questão, pois responde a questão de modo satisfatório e desperta ainda mais interesse em pesquisar sobre o tema.

becaesousa 06/03/2024

Leitura fluida
A obra se dedica a defender exegética e teologicamente a legitimidade do pastorado feminino. A autora possui bom desempenho em defender os seus pontos guiados pela visão igualitarista, apesar de eu não conjugar da mesma visão apresentada na obra
Denise Ximenes 06/03/2024minha estante
Uau! Que texto bem elaborado! Parabéns.

rafael.rocha 06/03/2024

Será que pode?
Cada livro gosto mais dessa coleção. Dessa vez a pergunta é, "Mulher pode ser pastora?" A autora, Vik, responde de uma maneira clara e fundamenta sua tese do Antigo Testamento ao Novo Testamento com excelência.

Vik sobe nos ombros de gigantes para fundamentar aqui que acredita e demonstra que não está indo contra bíblia quanto deixa claro em casa versículo citado o real significado.

Vale a pena a leitura de mais esse livro da "Coleção Teologia para todos".

mottacarols 21/02/2024

Um bom livro introdutório (que é a sua proposta)
É importante lembrar: a autora tem um posicionamento igualitarista, então a resposta do título é que sim.

Mesmo não sendo a minha posição (o que eu percebi em meio à leitura) gostei muito de boa parte da argumentação que a Vik trouxe, principalmente no capítulo em que ela percorre por várias mulheres que exerceram papéis de liderança na Bíblia.

Para mim, o livro cumpriu a sua proposta: me introduziu ao tema sob a ótica igualitarista e me instigou a ler mais sobre o tema e também sobre outros posicionamentos.

O que me deixa mais alegre é ver mulheres com espaço dentro da teologia. Além do que foi lido por essas páginas, acredito que seja inspirador para outras mulheres que estudam e têm o desejo de aprender e ensinar sobre o Senhor!
YasClarck1609 06/03/2024minha estante
Também me alegra bastante ver mulheres com espaço na teologia

Tt Antunes 28/12/2023

Necessário
A existência desse livro é muito mais sobre ser a favor ou contra. É sobre abrir o leque para argumentos e posicionamentos (que assim como diz na contracapa), são bíblicos e responsáveis para a nossa época.
Vivemos na era do conhecimento e do questionamento. Me sinto com o coração constrangido por poder adquirir os conhecimentos desse livreto e perceber que não só podemos mas devemos entender o que de fato significa honrar a Deus com os nossos papéis de gênero. Ansiosa para ler mais sobre complementarismo & igualitarismo! ??

VS06 15/12/2023

@vikzalewski fala sobre o papel das mulheres no ministério pastoral de uma perspectiva igualitarista.
Ela faz uma exegese minuciosa de passagens bíblicas relevantes, mostrando o papel da mulher na História da Redenção, as mulheres nos mais diversos ministérios, como profético (Miriã, Débora, Hulda), diaconal (Febe) , missional (Prisca), apostólico (Júnia) e, por fim, pastoral.
Vik se apoia em gigantes da teologia como Craig Keener, Gordon Fee, N. T. Wright, Dallas Willard, Nijay K. Gupta, Scot McKnight, Tremper Longman III, Cynthia Westfall, John Walton, entre outros, para analisar textos difíceis como I Co 11:2-16, 14:26-37, I Tm 2:1-15.

Jones de Lira 02/12/2023

Liberalismo teológico e nada mais
Este livro sobre "pastorado feminino" é de uma pobreza teológica vergonhosa. Um show de apelações liberais e adaptações das Escrituras sem igual. A autora usa a NTLH como base para expressões nada a ver com o original. Assim fica fácil construir uma argumentação atraente para muitos leitores com a guarda apologética baixa. Nem vale uma refutação. ??