Mulher pode ser pastora?

Mulher pode ser pastora? Viktorya Zalewski




Resenhas - Mulher pode ser pastora?


12 encontrados | exibindo 1 a 12


mottacarols 21/02/2024

Um bom livro introdutório (que é a sua proposta)
É importante lembrar: a autora tem um posicionamento igualitarista, então a resposta do título é que sim.

Mesmo não sendo a minha posição (o que eu percebi em meio à leitura) gostei muito de boa parte da argumentação que a Vik trouxe, principalmente no capítulo em que ela percorre por várias mulheres que exerceram papéis de liderança na Bíblia.

Para mim, o livro cumpriu a sua proposta: me introduziu ao tema sob a ótica igualitarista e me instigou a ler mais sobre o tema e também sobre outros posicionamentos.

O que me deixa mais alegre é ver mulheres com espaço dentro da teologia. Além do que foi lido por essas páginas, acredito que seja inspirador para outras mulheres que estudam e têm o desejo de aprender e ensinar sobre o Senhor!
YasClarck1609 06/03/2024minha estante
Também me alegra bastante ver mulheres com espaço na teologia




becaesousa 06/03/2024

Leitura fluida
A obra se dedica a defender exegética e teologicamente a legitimidade do pastorado feminino. A autora possui bom desempenho em defender os seus pontos guiados pela visão igualitarista, apesar de eu não conjugar da mesma visão apresentada na obra
Denise Ximenes 06/03/2024minha estante
Uau! Que texto bem elaborado! Parabéns.




VS06 15/12/2023

@vikzalewski fala sobre o papel das mulheres no ministério pastoral de uma perspectiva igualitarista.
Ela faz uma exegese minuciosa de passagens bíblicas relevantes, mostrando o papel da mulher na História da Redenção, as mulheres nos mais diversos ministérios, como profético (Miriã, Débora, Hulda), diaconal (Febe) , missional (Prisca), apostólico (Júnia) e, por fim, pastoral.
Vik se apoia em gigantes da teologia como Craig Keener, Gordon Fee, N. T. Wright, Dallas Willard, Nijay K. Gupta, Scot McKnight, Tremper Longman III, Cynthia Westfall, John Walton, entre outros, para analisar textos difíceis como I Co 11:2-16, 14:26-37, I Tm 2:1-15.
comentários(0)comente



Tt Antunes 28/12/2023

Necessário
A existência desse livro é muito mais sobre ser a favor ou contra. É sobre abrir o leque para argumentos e posicionamentos (que assim como diz na contracapa), são bíblicos e responsáveis para a nossa época.
Vivemos na era do conhecimento e do questionamento. Me sinto com o coração constrangido por poder adquirir os conhecimentos desse livreto e perceber que não só podemos mas devemos entender o que de fato significa honrar a Deus com os nossos papéis de gênero. Ansiosa para ler mais sobre complementarismo & igualitarismo! ??
comentários(0)comente



rafael.rocha 06/03/2024

Será que pode?
Cada livro gosto mais dessa coleção. Dessa vez a pergunta é, "Mulher pode ser pastora?" A autora, Vik, responde de uma maneira clara e fundamenta sua tese do Antigo Testamento ao Novo Testamento com excelência.

Vik sobe nos ombros de gigantes para fundamentar aqui que acredita e demonstra que não está indo contra bíblia quanto deixa claro em casa versículo citado o real significado.

Vale a pena a leitura de mais esse livro da "Coleção Teologia para todos".
comentários(0)comente



Marco Antonio da Silva Filho 27/03/2024

Uma análise fiel à Bíblia
Desde pequeno, cresci ouvindo na igreja que apenas homens poderiam ser pastores. Na verdade, acho que nem precisava ser dito nada sobre isso, era simplesmente o padrão. Entretanto, nunca foi colocado em dúvida se as mulheres poderiam ou não pregar no culto, pois não era incomum isso acontecer. Também era comum elas ensinarem em classes mistas na Escola Dominical. Foi assim que aprendi até ter contato com outras igrejas e teologias: "Mulher pastora? Isso não é bíblico", pensava. "Mulher não pode pregar no culto de domingo? Mas que absurdo é esse?", dizia a mim mesmo.

Talvez, assim como eu, você tenha feito questionamentos parecidos e tenha seus próprios pensamentos sobre eles. É importante que pensemos de maneira responsável sobre tais questões, e é isso que o livro "Mulher pode ser pastora?", de @vikzalewski pode nos ajudar a fazer. Mais do que estudar dois ou três textos que parecem responder negativamente seu título, o livro vai muito além.

A proposta da série da qual o livro faz parte é a de responder biblicamente perguntas sinceras, de um modo acessível. Esse livro não é diferente, por isso é curto, mas consegue abordar bem as principais questões sobre o tema. Apresenta de maneira primorosa a mulher na Bíblia, com seus aspectos, contextos e o que Deus diz a respeito delas nas Escrituras, desde o Gênesis até o Novo Testamento.

O livro nos faz olhar com mais atenção a mulher na criação, profetisas como Miriã, Débora e Hulda, mestres como Priscila, além de outras que exerceram papéis de liderança na igreja. Também não foge dos textos difíceis, mas os analisa de maneira responsável, buscando suas línguas originais e o contexto de seus destinatários. Recomendo a qualquer interessado em teologia em geral, não apenas nessa questão, pois responde a questão de modo satisfatório e desperta ainda mais interesse em pesquisar sobre o tema.
comentários(0)comente



AlexandreFreitas 26/04/2024

Livro com leitura fluida
Gostei muito das argumentações sobre o tema, a muitos anos atrás eu não concordava com a autora, mas passei a concordar depois de um tempo. Mas para mim foi muito bom ler argumentos mais teológicos sobre o tema, passei a concordar mais ainda.
Por mais obras como essa.
Recomendo muito.
comentários(0)comente



Thaiane Koppe 18/05/2024

Um estudo bíblico muito coerente
A leitura deste livro se faz necessária diante de algumas interpretações errôneas de textos bíblicos sobre a mulher, e a autora explicou no livro de forma coerente o porquê de alguns textos sobre não atuação feminina na igreja terem sido escritos. Acho que fica claro que muita coisa nós devemos nos lembrar da cultura e do contexto em que foram escritos, pois Paulo dá recomendações não no intuito de excluir mas de evitar falsos ensinos. Um estudo embora curto, muito equilibrado e bem escrito. Gostei muito desse projeto, teologia para todos. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Jones de Lira 02/12/2023

Liberalismo teológico e nada mais
Este livro sobre "pastorado feminino" é de uma pobreza teológica vergonhosa. Um show de apelações liberais e adaptações das Escrituras sem igual. A autora usa a NTLH como base para expressões nada a ver com o original. Assim fica fácil construir uma argumentação atraente para muitos leitores com a guarda apologética baixa. Nem vale uma refutação. ??
comentários(0)comente



Mariana113 29/03/2024

Mulher pode ser pastora?
O livro é uma introdução, o que é a proposta dessa coleção e mesmo com poucas páginas, tem bons argumentos, eu gostei!
comentários(0)comente



Paula.Bomfim 26/05/2024

Visão (maravilhosa) do igualitarismo.
E a resposta é...
.
Sim! De acordo com a autora, a mulher pode falar na igreja, ensinar, liderar e exercer autoridade, e portanto pastorear!
.
Esse é um livro pequeno (95 páginas), porém denso, por ser cheio de informações. A autora não desperdiçou uma única linha, ela aproveitou cada palavra para defender seu ponto de vista. Cheio de opiniões de teólogos famosos (a maioria eu não conhecia kkkk), mas principalmente de referências históricas e bíblicas (tanto do AT quanto do NT), o livro é uma delícia de ler. Terminei em 4 dias.
.
A linguagem é muito acessível, mas já aviso: precisa obrigatoriamente ter sua Bíblia ao lado para consultas. Do contrário você vai ficar ?boiando? em alguns capítulos.
.
A narrativa toda segue a linha do igualitarismo, onde ?homens e mulheres são iguais em valor, e a presença de mais líderes homens nas Escrituras se dá por fatores e necessidade culturais.?
.
É claro que, se você não concorda com a ordenação pastoral feminina não será convencido, nem mudará de idéia baseando-se nos argumentos deste livro. Agora, se você assim como eu ainda não tinha opinião formada sobre o assunto, a tendência é que você concorde com a Vik (ou simplesmente queira muitoooo que a argumentação dela esteja correta).
Claro, que ainda quero ler algum livro da outra linha (complementarista) pra poder formar uma opinião a respeito. Inclusive, já tenho alguns no meu carrinho de compras da Amazon kkkk.
.
O prefácio MARAVILHOSO é do querido Rodrigo Bibo.
.
Super indico esse livro! Ele é bem baratinho, paguei uns R$ 19,00 na Amazon, mas acho que vale bem mais.
.
Ainda quero fazes uns vídeos sobre o livro (e sobre este assunto). O que você gostaria de saber a respeito??
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR