Mein Kampf

Mein Kampf Adolf Hitler

Resenhas - Mein Kampf

Luciana 15/07/2023

O que dizer?
Esse livro já estava na minha lista de leituras a alguns anos. Mês passado li mais um livro sobre o Holocausto e concomitante resolvi participar da #leituradadeinverno proposta pela Laura do Literapia e uns buquês de etc. Este livro entrou na categoria de "livro pra te tirar da zona de conforto". E como tirou!
Levei 3 semanas pra lê-lo e por muitas vezes quis abandonar. Não me arrependo de ter lido, me sinto muito perseverante e vitoriosa por ter conseguido ler todo mas não leria novamente.
A leitura não acrescenta nada mas eu precisava "ouvir o outro lado da história".
É dividido em duas partes: a primeira é uma autobiografia do Hitler e a segunda é um compilado de ideias confusas e por vezes contraditórias com a intenção de formar um partido que revolucionasse a política da Alemanha que estava na miséria devido ao resultado da primeira guerra.
Eu entendo por que Hitler conseguiu tantos adeptos de sua política. Pois um povo que está na miséria e recebe promessas de mudança tão enfática e que a princípio parecem trazer resultados é facilmente ludibriado.
A única coisa que eu concordei no livro é a influência mentirosa da mídia e dos jornais que te fazem acreditar no que convém. Isso acontece no mundo todo até os dias atuais mais do que nunca.
Fora isso o livro é enfadonho, quase 700 páginas indo e voltando nas mesmas coisas. Poderia ter sido escrito em menos de 300 páginas.

Tyago bustorf 03/03/2023

Racismo com palavras complicadas e inteligentes
Antes de ler, eu tava com medo de ser manipulado pelas palavras do Hitler e do nada virar nazista, mas aconteceu exatamente o reverso, o intuito de ler esse livro foi justamente para me apronfundar mais junto com a visão do próprio criador dessa ideologia, quando olhei esse livro de cara, pensei que o livro só seria ele falando judeu tinha que 🤬 #$%!& e que os arianos eram fodas mas dei uma chance, e o livro foi exatamente o que eu pensava, foi só ele dizendo que a razão de todo o mal do mundo era por que os "arianos" se misturavam com as outras raças e isso deixava eles mais preguiçosos, fracos e burros, o mais incrível de tudo era que ele tinha preconceito até com outros brancos europeus que não eram arianos, como por exemplo os eslavos, e acho mó bizarro que o racismo daquela época era tanto, que até os próprios brancos europeus tinha preconceito de outros brancos europeus, outra coisa sinistra é que ele baba muito o ovo dos arianos, dizendo que eles foram o povo escolhido de Deus, e que quem quisesse acabar com eles "sujando o sangue deles", ou seja, se um outro povo diferente quisesse se misturar com eles, seria pecado por que estava acabando com o "povo que tinha a "semelhança" de Deus, isso sem nenhuma fonte bíblica, e pro Hitler, todos os problemas do mundo tinham um cunho racial, que poderia ser resolvido se o sangue ariano se perpetuasse, achava que quem queria destruir a raça ariana eram os judeus, e o Hitler nem sequer era ariano. Tbm por mais que ele seja um monstro, Hitler não chegava nem perto de ser psicopata, pelo contrário, era uma pessoa totalmente sentimental, e cheio de traumas, porém o nacionalismo extremo e o racismo da época se pontecializaram na mente dele, e o resultado disso a gente já sabe. Hitler perdeu os pais quando tinha 15 anos,saiu do vilarejo com 16 se mudou pra viena pra sobreviver sozinho, no livro ele muitas vezes reclama da fome que ele sentia, e passava por extremas necessidades, quando jovem, ele ia para reuniões do sindicato marxista por que distribuiam comida por lá, não tinha amigos, não tinha familia, então era um cara totalmente fudido da cabeça, tinha TDAH, além disso sofreu muitas frustrações na vida, depois da guerra que ele serviu como soldado, gostava de sair na praça para alimentar os ratos, enquanto alimentava-os, se lembrava dos tempos que ele passava fome, gostava de animais e sentia compaixão pela classe trabalhadora, isso antes de ser político, no livro ele se demonstra como uma pessoa que estava indignado com tudo o que acontecia com o povo alemão, também percebesse que logo ao virar politico ele adquiriu uma sindrome de salvador, achava que somente ele era capaz de salvar os alemães e a raça ariana, e qualquer um que discordasse dele trabalhavam para os judeus e que queriam destruir a alemanha, mas enfim, recomendo esse livro apenas para pessoas que se interessam por uma história mais aprofundada, uma pessoa sem interesse por história e que irá ler esse livro apenas por curiosidade, não vai conseguir terminar pelo fato de possuir 700 páginas, ter uma linguagem extremamente complicada, e que possuiu como o único assunto o ódio pelo povo que não seja da raça ariana, resumindo, são 700 páginas dele babando o ovo de ariano sem nem ele ser um, dei uma avaliação de 3 estrelas apenas por se tratar de um patrimônio histórico valioso, mas não sei nem como eu conseguir terminar o livro

Leandro423 10/01/2023

Muitos me julgaram quando iniciei a leitura desse livro sempre com o mesmo argumento "como vc pode ler um livro escrito por esse cara?".
Porém, eu li por curiosidade para tentar entender o que levou a tudo que veio a acontecer.
O livro em si não nos ensina nada. Não tem um plano de governo, não fala se acabará com a fome, se irá criar emprego, nada disso.
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira que conta mais sobre a vida dele antes de sair da Áustria é se fixar na Alemanha, fala da recusa da academia de artes, fala da derrota da segunda guerra e desde o início arruma seus culpados. Judeus e burgueses.
Para não falar que o livro não nos ensina nada, se vc tem alguma aspiração politic e quer saber como mover multidões esse livro é ideia, consegui achar similaridades com o discurso dos últimos presidentes de Brasil de Collor pra cá (se vc irá discordar de mim sinto muito, somente lendo o livro para enteder).
De resto, é um livro mau escrito pacas, com muitas ideias embaralhadas e sem sentido que mais te confunde do que te direciona, fora a destilação de odio gratuita.
Recomendo a leitura para quem quiswr entender um pouco do contexto historico e de como a Alemanha estava nos anos de 1920.

Alexandre 17/09/2022

A escrita do livro é confusa, mas logo no início da pra você perceber que o Hitler não gosta de ninguém que não seja da sua "raça" e que todos os alemães devem ser patriotas e que devem respeitar e servir seu país, parei de ler por ser tedioso e por me dar um certo nojo.

JoAo 27/12/2021

Altamente doentio
Por ser uma obra escrita por um dos maiores lunáticos que esse mundo já viu, é uma viagem pela mente deste repugnante, entretanto, subestimado líder. Através de Mein Kampf é possível compreender uma parte do seu ódio e devaneios sócio-culturais. Trata-se de uma excelente obra, pois é importantíssimo deixar os loucos falarem para que possamos saber quem são eles.

Moinnss 02/10/2021

Tenha senso crítico
Mein Kampf é um livro complexo, pois Hitler tenta o tempo inteiro lhe mostrar seus pensamentos sobre o povo não ariano, e quem sabe minimamente de história sabe que esses pensamentos eram ridículos.Eu li somente com o objetivo de entender como ele fez uma mudança de opinião em tão pouco tempo em tantas pessoas.Ele conseguiu.O tempo inteiro o livro parece uma redação do Enem e ler ele com uma mente instável ou com um senso crítico "ruim" não vai fazer bem nem ao leitor nem a sociedade.

pietrafiorio 06/05/2021

Olha, não é ?o? livro..
Realmente, é um livro que para quem gostaria de compreender a história da segunda guerra, é muito bom!!
Mas não gostei muito, recomendaria ler se quisesse aprender mais sobre o tema abordado, se for essa sua intenção, a leitura é válida :))
Caso estejam a fim de entender sobre o tema, também indico ?O diário de Anne Frank? ?

Emy 12/04/2021

ADOLF, UM HOMEM SEM CORAÇÃO.
Aqui nesse livro vemos a prova de que Adolf Hitler, era um homem bastante inteligente, porém, tinha um grande defeito, usava sua inteligencia para oprimir judeus. Infelizmente. Mas quem quiser ler esse livro, eu super recomendo. Só tome cuidado, pessoas com pouca capacidade podem achar esse monstro um homem inocente.

tatxvae 07/04/2021

um livro muito interessante e chocante, mesmo que escrito por um monstro. foi diferente ver o ponto de vista do assassino

Sídnei 23/01/2021

leitura maçante
Cm se espera de Hitler, sua obra mostra o tamanho do seu ego, seu racismo inescrupuloso e sua doentia ideia de raça superior. Uma obra dessas nos ajuda a pensar quão doente um ser humano pode ser.

Costa 15/09/2020

Comentário
Nao me interpretem mal por ler um livro do Hitler mas foi uma curiosidade como se de um livro de um serial killer se tratasse! Quanto ao livro, achei muito extenso e com muitas partes irrelevantes com referencias desconhecidas e muitas delas desadequadas à época atual.
Concluindo, só recomendo se você tiver mesmo muito muito muito interesse, caso contrário procure outro livro!

Lord 22/05/2020

...
"Penso que "Mein Kampf" deva ser amplamente conhecido, um texto preconceituoso, presunçoso e que traz embutidos neuroses e psicoses indiscutíveis, conhecê-lo talvez seja a melhor forma de impedir que aquelas ideias ressuscitem."
Cassilia 22/05/2020minha estante
Li muitas referências de Mein Kampf em um livro rescente que li, 'O colecionador de lágrimas' do Augusto Cury, me aguçou muito a curiosidade de ler.

Vicente Ferreira 28/12/2018

Mein Kanpf
A Alemanha é o mundo não podem dizer que não sabiam que Adolf Rither tinha como objetivo exterminar todas as raças inferiores.
O seu maior ódio se concentrou nos judeus que foram massacrados em massa com todo tipo de crueldade possível. O livro mostra claramente o anti semitismo e o tão sonhado terceiro reich.
A expansão do espaço vital alemão e o domínio do mundo começando pela a Europa.
O anti semitismo está de volta e ganha força contra minorias de todo o mundo.