SPQR

Resenhas - SPQR

1 | 2 | 3 | 4

Carol Amaro 08/12/2020

Senado e o Povo de Roma
Amo ler sobre Roma e os romanos e nesse livro a Mary Beard cobre com maestria mil anos de batalhas, intrigas e grandiosidade. Perfeito pra quem curte a história desse povo que influencia o mundo até hoje.
O livro tem diversas figuras de referência, então provavelmente a versão física traz uma experiência melhor de leitura.

Susin 31/12/2020

uma viagem a roma
A Roma antiga me desperta interesse naturalmente. Mary Beard consegue prender esse interesse de maneira magistral.

O livro é de fácil leitura e bastante ilustrativo e nos traz um vislumbre do mundo romano.

Sugiro a leitura a todos que procurem uma melhor e maior visão de mundo ou como eu, gostem de história.

Derek 24/04/2022

Incrivelmente bem escrito e informativo
Livro excelente. Apesar de ser um livro de História, não é "acadêmico demais", no sentido de ser restrito a quem estuda o tema e é da área, além de ser muito bem escrito, com uma leitura leve e que flui muito bem.

Mostra uma Roma em seus diversos aspectos, focado no povo e na política (representada pelo senado e pelos imperadores), mostrando toda a opulência, organização (e falta dela), mas também toda a crueldade, ganância e desigualdades que podemos encontrar até hoje nas civilizações de todo o mundo. Além de derrubar diversos mitos que costumamos acreditar ou glorificar sobre os antigos romanos.

Em resumo, pelas palavras da autora:
"Prestamos aos romanos um desserviço quando fazemos deles heróis, e também quando os demonizamos. Mas prestaremos a nós mesmos um desserviço se deixarmos de levá-los a sério - e se pusermos um fim ao nosso diálogo com eles."

Wellinton.Sena 15/03/2021

SPQR é perfeito em sua busca pela verdade real!
A historiadora Mary Beard, após nada menos do que 50 anos de estudos sobre o Império Romano escreveu este magnífico livro intitulado de SPQR (Senatus Populus Que Romanus) - "O Senado e o Povo de Roma".

O livro retrata o primeiro milênio de Roma, desde sua fundação até o início do período imperial porém não com foco exclusivo em avanços militares ou grande batalhas, estes narrados de maneiras superficiais, mas sim na política, cultura, intrigas e acontecimentos cruciais.

Mas o grande diferencial desta obra, além de seu notório embasamento em textos e documentos originais é o fato da autora tratar todos os eventos de maneira cética e objetiva, buscando a verdade real dos fatos e descartando mitos e contos da época, sem buscar produzir uma história mas sim contar a verdadeira história de roma.

O livro consta com diversas figuras e fotos de relíquias históricas além de fazer menção a diversos autores clássicos que tentaram contar períodos da história de roma ou que até mesmo vivenciaram tais períodos, como por exemplo Cícero.

SPQR é uma obra literária digna de estar na prateleira de qualquer biblioteca do mundo.

RogerBoy 15/03/2021

Excelente!!
Um livro denso e muito bem escrito. A autora analisa a história romana de forma crítica, desde a fundação de Roma, fortemente calcada nas figuras míticas de Rômulo e Enéas, até o ano 212 d.C, no qual o imperador Caracala concede cidadania romana a todos os cidadãos livres.

A narrativa, rica em detalhes, não é enfadonha e fornece um rico panorama, fundamentado não somente em relatos históricos, mas também na análise da literatura, arquitetura e descobertas arqueológicas.

Recomendo a leitura.

Tiago Queiroz 08/01/2021

Um livro de análises
Este livro não é exatamente uma história da civilização romana, mas uma análise dela em muitos aspectos, desde as diferenças entre o conceito Romano de república e cidadania e o nosso até registros históricos. É um pouco cansativo em alguns trechos. Não achei o livro ruim, mas não era o que eu esperava. Acho que ele é mais indicado para pesquisas. Se você estiver preparando um estudo de alguma particularidade do mundo romano, com certeza este livro deverá constar em sua bibliográfica, até porque a autora é uma das maiores especialistas mundiais no assunto.

Acacio 16/07/2023

Roma para os romanos
Excelente obra! Detalhada, leitura cativante, explica de forma descontraída as interações e a construção política do maior império do mundo.

Krever 21/08/2023

O começo...
O primogênito da minha estante, o início de tudo, devo admitir que não fora uma das minhas melhores leituras, mas para uma pré adolescente apaixonada por história (e por ter sido meu primeiro livro) devo confessar que ele é fascinante, cheio de segredos e curiosidades sobre uma das mais belas sociedades (ao meu ver) que já existiu, as gravuras repletas de detalhes tornam a experiência da leitura algo incomparável, aos amantes de história e da cultura romana apresento um bela viagem no tempo à Roma.

Gertrudes 06/08/2022

Uma história sobre a história de Roma
Além de uma viagem a Roma Antiga, Mary Beard oferece uma reflexão sobre como a história de Roma vem sendo contada e recontada. A forma como dados e documentos são interpretados. Como os romanos se viam e se definiam e como alguns historiadores os interpretaram. Uma leitura fascinante.

Thalezito 15/01/2022

O Triunfo Romano
Mary Beard fez um ótimo trabalho com SPQR, cobrindo 1000 anos de história romana de forma acessível, porém sem deixar de lado o rigor acadêmico.
O melhor capítulo do livro é sobre Cícero, advogado romano do fim da República Romana, cujos discursos contra Catilina são icônicos e estudados até hoje.

Recomendo para todos que estiverem interessados a começar a estudar sobre a Roma Antiga.

Emerson_BH 06/03/2020

Leitura cansativa
Até que enfim terminei esse livro! O livro é bom mas a leitura é cansativa.

Caesar 18/04/2021

Mary Beard é uma das maiores Historiadoras de antiguidade clássica da atualidade. Em sua obra que reuni resumidamente mais se 50 anos de estudos, a Historiadora faz um traçado histórico da sociedade romana desde a sua formação até os anos inciais do Baixo Império.

paulo 01/10/2020

Um excelente trabalho, muito árduo pelo que a autora expõe nas páginas finais (mais de 50 anos), com uma linguagem acessível e extremamente rico em conteúdo, cobrindo desde as lendas sobre a fundação de Roma até pouco antes da crise, como alguns historiadores chamam, no século III d.c.

Liv 01/07/2021

Explicativo
Li esse livro por questões acadêmicas e foi uma experiência muito agradável. É uma leitura extensa e em algumas partes, se torna cansativa, por isso, recomendo ler com bastante tempo disponível, para aproveitar o máximo possível. A autora faz uma viagem bem resumida ao longo do primeiro milênio da Roma Antiga e para aqueles que não conhecem nada (assim como eu antes da leitura), exerce muito bem o seu papel. Não acho que leria esse livro por lazer mas continua sendo uma obra muito bem escrita.

1 | 2 | 3 | 4