SPQR

SPQR Mary Beard

Resenhas - SPQR

1 | 2 | 3 | 4

Antero Silveira 28/06/2021

O livro foi muito bem escrito por Mary Beard. Todos os assuntos são tratados de maneira clara e precisa.

kiki.marino 08/02/2021

Sentimentos confusos ao ler este livro, Mary Beard é uma grande historiadora, mas este livro parece uma grande e repetitiva narrativa de outros livros e fontes sobre a História de Roma com poucas opiniões adicionais e "curiosidades". Lutei para ler até 50% do livro que foca no Ciceron.
Eu esperava uma descrição dos fatos históricos fluida, ousada, com uma perspectiva feminina, mas é apenas tradicional.

A propósito, acho o livro ótimo para estudantes iniciantes em História.

Ellen 07/10/2020

O que você sabe sobre a Roma Antiga?
Siga-nos no Instagram: @livreemletras

ivro: SPQR. Uma História da Roma Antiga?

Autora: Mary Beard

Tradutor: Luis Reyes Gil

Editora: Crítica

Mary Beard é uma senhora muito simpática e de humor afiado, classicista do mundo romano antigo e professora em Cambridge. Uma grande referência para quem estuda a civilização romana antiga, mas principalmente para quem não é dos Estudos Clássicos, já que ela procura produzir conteúdos acessíveis a todos que tem curiosidade no período.

O que falar desse livro e dessa autora? Quando eu crescer quero escrever que nem ela. Linguagem acessível, direta, cheia do humor mas sem perder a elegância, uma leitura gostosa e simples. Ela conseguiu sintetizar sua opinião profissional e sua visão dos imperadores e passar uma mensagem bem clara, na maioria dos momentos. Eu não precisei concordar com ela em todos os momentos para curtir o livro.

Dois pontos me incomodaram: 1) a amarração final para explicar o porquê, segundo a tese que ela defende, que o Império Romano teve seu final quando o Imperador Caracalla expandiu a cidadania romana a todos do Império no começo do século II d.C. me pareceu mal explicada ou sem argumentos o suficientes. E 2) abordou pouco a questão religiosa na Roma Antiga que ia além do culto ao Imperador. Talvez seja porquê o meu trabalho é justamente sobre as religiões antigas, eu senti falta ver mais sobre isso no livro, ainda mais porquê ela tem dois livros riquíssimos sobre o assunto (ou talvez seja exatamente por isso que ela não aprofundou).

Recomendo muito a todos que tenham interesse na História da Roma Antiga e queiram saber mais sobre como era esse mundo e seus Imperadores, afinal, como ela mesma diz: "Prestamos aos romanos um desserviço quando fazemos deles heróis, e também quando os demonizamos. Mas prestamos a nós um desserviço se deixarmos de levá-los a sério - e se pusermos um fim ao nosso diálogo com eles"

site: https://amzn.to/30Hozbl

Fábio Valeta 17/08/2019

Conheci Mary Beard graças a um vídeo compartilhado no meu Facebook pelo meu irmão Marcelo, uns dois anos atrás. Na época, achei a fala dela tão interessante, que acabei comprando tanto este livro quando outro chamado “Pompéia”, dedicado à aquela cidade (este, ainda aguardando para ser lido).

Após ler SPQR (o nome é um anagrama que, em latim significava “O Senado e o Povo Romano”), posso dizer com certeza de que as compras não foram em vão. O livro é um primor de erudição, didatismo e amor pela história. Em uma busca para detalhar os primeiro mil anos de Roma, de sua mítica fundação (supostamente) no ano de 753a.C. até meados do século IIId.C, a autora usa de uma variedade de fontes, pesquisas arqueológicas e análises tanto dos clássicos estudos sobre Roma quanto dos mais recentes.

Em um primeiro momento, ela procura discutir sobre os primeiros séculos da cidade mais famosa do mundo antigo, um momento na história no qual temos pouquíssimas informações vindas do próprio período. A maioria das fontes escritas são de 300 a 400 anos após a fundação da cidade e quase sua totalidade misturada com lendas locais. Um dos primeiros trabalhos do livro é inclusive tentar desmitificar os primórdios de Roma, partindo justamente de dois de seus mais famosos mitos fundadores: 1) a história dos irmãos Romulo e Remo, criados por uma Loba; 2) O poema épico Eneida, que vincula a fundação de Roma com a lendária guerra de Tróia. Com esses dois mitos, textos romanos (como dito acima, escritos séculos depois dos eventos narrados) e os resquícios arqueológicos do período, a autora procura traçar um panorama de Roma em seu início.

A arqueologia obviamente tem um papel fundamental nessa análise, mas no caso de Roma ela pode ser bastante complexa uma vez que a cidade possui quase 3 milênios de existência e nas escavações não é incomum encontrar objetos do século V a.C. misturados com outros do século V d.C. Construções muitas vezes foram erguidas em cima de construções mais antigas, usando as vezes uma pilastra ou muro da construção anterior. Então pode ser que uma casa erguida do século III d.C., por exemplo, pode ter como parte de sua estrutura esqueletos de uma construção muito mais antiga. A cidade de Roma é um grande sítio arqueológico em que o passado distante e o não tão distante estão intrinsicamente misturados.

Partindo desse início mítico, Beard analisa os mais variados aspectos da vida romana, desde as vidas do cidadão comum (sendo que muitas vezes os únicos indícios de existências são seus próprios túmulos) até de cidadãos mais ilustres e conhecidos, como Cícero, Júlio César e outros. À medida que avançamos no tempo, as fontes escritas são mais frequentes (embora muitas delas ainda produzidas décadas ou mesmo séculos após os acontecimentos narrados) e os resquícios arqueológicos mais “fáceis” de identificar.

Para facilitar esse trabalho, as demais ciências têm sido grandes aliadas do estudo da História. Eu fiquei fascinado ao descobrir que a partir do estudo das arcadas dentárias de esqueletos antigos, é possível descobrir a região aproximada de onde essa pessoa cresceu, uma vez que o tipo de alimento consumido durante o crescimento deixa marcas que podem ser analisadas pela tecnologia atual, e então serem comparados com o tipo de alimentação disponível em cada região do mundo, permitindo então toda uma análise sobre os movimentos migratórios dentro do Império.

A autora não fica limitada apenas à cidade, acompanhando o crescimento da influência de Roma à medida que ela se expande. Por sua extensão, existem mais de apenas um mundo Romano: o da própria cidade e o das regiões influenciadas por ela. Das areias do Egito até a Muralha de Adriano, na Britânia. E ainda assim, existem diferenças entre os ricos e pobres, os dominadores e dominados em cada uma dessas regiões. Beard tenta, a medida do possível, dar voz a todos esses grupos, embora alguns sejam mais obscurecidos pela falta de fontes e referências do que outros.

É um livro incrivelmente denso, mas com uma escrita agradável e acessível. Um trabalho que gera apenas satisfação ao ser lido.

Impressões. E digitais. 23/03/2019

Uma história da Roma antiga?
Apesar de constar da capa que SPQR diz respeito a ?uma história da Roma antiga?, esta é uma constatação bastante modesta. Mary Beard nos convida a um passeio pelo primeiro milênio da história romana com apontamentos críticos à forma como lidamos com a História no geral.
O grande crivo da obra é demonstrar que a história pode ? e deve ? ser analisada de forma menos mecanizada. Isso porque tendemos a interpretá-la em retrospectiva e, por mais que pareça um exercício óbvio, o resultado está longe de ser acurado: ?adequamos? a História a fim de torná-la uma sequencia cronológica e inextrincável. Com isso, apontamos algozes e heróis, tiramos conclusões precipitadas e fechamos os olhos para todas as outras possíveis consequências que uma ação é capaz de engendrar.
É igualmente importante ter em mente que os escritos antigos trazem a visão de seus escritores: unilaterais, tendenciosas e/ou exageradas, e nem sempre fidedignas. Um exemplo típico é um embate entre o culto orador Cícero e o bandido Catilina ? ou seria, na realidade, o embate entre um conservador elitista e um defensor dos oprimidos?
Por fim, é interessante notar como problemas da organização político-social moderna encontram lastro na romana. Ressalto algumas, como as manobras do legislativo para economicamente vetar projetos do executivo ? uma versão romana do congresso americano e do Muro de Trump? ?, o manuseio das próprias instituições da República para legitimação de um governo despótico, a objeção a políticas assistencialistas e a noção de que ressaltar a diferença fortalece um movimento de identificação e de resistência.
(BEARD, Mary. SPQR: uma história de Roma antiga. Trad.: Luis Reys Gil. ? 1 ed. ? São Paulo: Planeta, 2017)

Albuquerque 12/11/2018

História bem contada
Fiquei bastante impressionado com o modo com que a autora contou a História de Roma. Simples e objetiva, escreveu para um público maior do que o acadêmico, mas sem perder de vista a crítica das fontes e o método científico. Excelente leitura, sinceramente não consigo visualizar nenhum ponto negativo que mereça uma menção. Acho que apenas quem não gostar de História vai achar o livro "chato"...

Halfleggr 18/09/2018

Uma viagem de milênios
Livros históricos tem fama por serem chatos e difíceis de serem lidos. Por vezes os autores usam linguagens técnicas que afastam os leitores leigos. Não é o caso de SPQR. Mary Beard faz um excelente trabalho, uma pesquisa histórica tão profunda e completa como nunca vi antes. Além disso, sua linguagem é fácil e boa de ser lida. A leitura desse livro se equivale a uma viagem pela história de Roma.

Recomendo ler primeiro os livros Roma e Império de Steven Saylor, que são ficção histórica, e depois entrarem na pura historia de Beard.

Paula 15/04/2018

Socorro
Esse livro bateu o recorde de tempo que demorei para ler algum livro em toda a minha vida! O começo foi muito difícil, confuso, não sei se foi a tradução ou essa forma que a autora escolheu para dialogar com o leitor. Mas foi uma leitura bastante difícil. O que salva é a parte da Roma República e Roma Imperial, para quem gosta de história é sensacional, dá pra entender o mundo ocidental bem melhor.

Nanda Lima 16/02/2018

Todos os caminhos levam a Roma
O livro trata da História do Império Romano em seu 1º milênio, do começo da cidade de Roma por etruscos e latinos perto do rio Tigre até o reinado do Imperador Comodus, filho de Marcus Aurelius.
Roma era uma república até Julio Caio Cesar tomar o poder e se tornar ditador. O primeiro imperador, de fato, foi seu sucesso, Augusto. Alguns dos principais imperadores romanos foram Augusto, Tibério (época de Cristo), Calígula, Cláudio, Nero, Adriano e Marco Aurélio.
Os romanos realizaram grandes feitos de engenharia como a Via Ápia, a Muralha de Adriano, o Coliseu, as fontes termais e casas de banho, palácios e aquedutos. Os romanos eram um povo bastante higiênico, civilizado e organizado para a época. Estavam muito a frente de seu tempo em diversos aspectos.
O livro derruba mitos difundidos e traz luz a ideias obscuras sobre Roma. Excepcional documento sobre um povo cuja cultura, costumes e política foram a base para a nossa civilização ocidental.

RobsonGrangeiro 07/09/2017

A capa não engana, é realmente uma obra linda!
Um milênio de história, contada com o cuidado de apresentar todas as dimensões de cada situação apresentada. É este o sentimento que se tem ao ler esta obra grandiosa, porém extremamente curta.
Como a autora informa, há muito que se contar, porém é humanamente impossível contar e abranger tudo em uma obra.
Mas, ao final, como todo o livro bom de história, há dicas de quais caminhos percorrer em busca de mais. Mesmo que muito da história romana ainda esteja sendo descoberta agora mesmo, ainda haverá muito por vir.
Excelente obra, autora e tradução com linguagem acessível e simples.

1 | 2 | 3 | 4