SPQR

Resenhas - SPQR

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo 11/06/2023

SPQR
"SPQR: A História da Roma Antiga", escrito por Mary Beard, é um livro abrangente que narra a história de Roma, desde suas origens humildes como uma pequena cidade-Estado até se tornar um vasto império que dominou grande parte do mundo conhecido.
A autora mergulha nas raízes de Roma, explorando sua fundação lendária e a formação da República Romana. Ela examina a sociedade romana em detalhes, abordando temas como política, economia, religião, cultura e vida cotidiana. Beard utiliza pesquisas históricas atualizadas para fornecer uma visão clara e acessível desse período crucial da história.
Ao longo do livro, a autora também aborda os principais eventos e figuras históricas de Roma. Ela explora a expansão territorial do império, as guerras que Roma travou e as mudanças políticas que ocorreram, desde a ascensão de líderes como Júlio César até o estabelecimento do Império Romano com Augusto.
Mary Beard não se limita apenas aos eventos políticos e militares, mas também analisa a vida cotidiana dos romanos comuns. Ela explora os desafios e as aspirações das pessoas comuns, além de destacar a influência duradoura da cultura romana no mundo contemporâneo.
Por fim, o livro destaca o legado de Roma. A autora mostra como a arquitetura, o direito, a língua latina e outras contribuições romanas moldaram a civilização ocidental. Ela ressalta a importância de compreender a história de Roma para entender o desenvolvimento da sociedade e da política ao longo dos séculos.
"SPQR: A História da Roma Antiga" é uma obra aclamada que combina pesquisa acadêmica sólida com uma narrativa envolvente. É recomendado tanto para aqueles que desejam se aprofundar na história antiga quanto para leitores em geral interessados em descobrir as fascinantes histórias e legado da Roma Antiga.
Recomendo essa leitura.

Liv 01/07/2021

Explicativo
Li esse livro por questões acadêmicas e foi uma experiência muito agradável. É uma leitura extensa e em algumas partes, se torna cansativa, por isso, recomendo ler com bastante tempo disponível, para aproveitar o máximo possível. A autora faz uma viagem bem resumida ao longo do primeiro milênio da Roma Antiga e para aqueles que não conhecem nada (assim como eu antes da leitura), exerce muito bem o seu papel. Não acho que leria esse livro por lazer mas continua sendo uma obra muito bem escrita.

Mimi 23/04/2024

Um dos livros mais importantes que existe sobre Roma Antiga!

Cobrindo mil anos da história romana, SPQR revela em detalhes como Roma cresceu de uma vila insignificante na Itália Central para se tornar a primeira potência global. A inglesa Mary Beard, professora de Cambridge e autora de vários best-sellers, vive há mais de 30 anos pesquisando o Império Romano. A partir de inúmeras leituras, estudos de arqueologia e de documentos escritos em pedras e papiros, ela faz uma análise eloquente dessa história e mostra
o que os romanos pensavam sobre si mesmos e suas realizações. SPQR é a abreviação que os próprios romanos adotaram para o seu Estado: "Senatus Populus Que Romanus", ou "Senado e o Povo de Roma". Neste livro, Beard detalha como foi formada a identidade e a cidadania romana e mostra porque essa cultura ainda influencia o mundo no século XXI. Com mais de 100 ilustrações e inúmeros mapas, SPQR ficou mais de um ano em listas de best-sellers nos Estados Unidos e na Europa.

759 páginas
Editora: Crítica

?? A autora escreveu com maestria a história de Roma de uma forma que não cansa o leitor.

??Temos muitas referências importantes.

?? Recomendo demais a leitura para quem quer conhecer a história dos romanos.

Caesar 18/04/2021

Mary Beard é uma das maiores Historiadoras de antiguidade clássica da atualidade. Em sua obra que reuni resumidamente mais se 50 anos de estudos, a Historiadora faz um traçado histórico da sociedade romana desde a sua formação até os anos inciais do Baixo Império.

França 12/04/2021

Roma para além do mito
O livro de Mary Beard é excelente. A autora parte de uma análise contemporânea, porém não revisionista, da história romana desde os primórdios até o início do século. III.
A meta do livro é analisar como uma pequena cidade no Mediterrâneo se transformou no maior império antigo. Para isso Mary se propõe a analisar a história da Roma mitológica, seu período como república e início da era imperial.
O que mais chama atenção na obra é seu olhar para a sociedade romana e não apenas de seus generais, cônsules, imperadores e batalhas históricas. Qual era o papel da mulher em Roma? Como atuava o senado na época da república e no que se transformou no império? O que a mitologia do surgimento de Roma pode nos dizer sobre os romanos antigos ? Essas são as perguntas que Mary se propõe a responder.

Livs 18/02/2021

Viva Roma
Eu li pra fins acadêmicos e considerando a temática eu achei que seria penoso de ler (de certo modo foi rs) mas a linguagem é de fácil compreensão, além de apresentar uma boa organização dos temas e detalhes importantes e curiosos para os amantes de história latina

Leninha 12/11/2020

Livro fabuloso!
Livro sensacional, história muito bem organizada, e instigante! Você consegue ler esse livro rapidamente, embora não tenha sido meu caso, devido não ter sobrado tempo. Mas quando você pegar para ler, não quer largar mais: A Roma Antiga Espera Por Você!

paulo 01/10/2020

Um excelente trabalho, muito árduo pelo que a autora expõe nas páginas finais (mais de 50 anos), com uma linguagem acessível e extremamente rico em conteúdo, cobrindo desde as lendas sobre a fundação de Roma até pouco antes da crise, como alguns historiadores chamam, no século III d.c.

Nanda Lima 16/02/2018

Todos os caminhos levam a Roma
O livro trata da História do Império Romano em seu 1º milênio, do começo da cidade de Roma por etruscos e latinos perto do rio Tigre até o reinado do Imperador Comodus, filho de Marcus Aurelius.
Roma era uma república até Julio Caio Cesar tomar o poder e se tornar ditador. O primeiro imperador, de fato, foi seu sucesso, Augusto. Alguns dos principais imperadores romanos foram Augusto, Tibério (época de Cristo), Calígula, Cláudio, Nero, Adriano e Marco Aurélio.
Os romanos realizaram grandes feitos de engenharia como a Via Ápia, a Muralha de Adriano, o Coliseu, as fontes termais e casas de banho, palácios e aquedutos. Os romanos eram um povo bastante higiênico, civilizado e organizado para a época. Estavam muito a frente de seu tempo em diversos aspectos.
O livro derruba mitos difundidos e traz luz a ideias obscuras sobre Roma. Excepcional documento sobre um povo cuja cultura, costumes e política foram a base para a nossa civilização ocidental.

Leandro 16/05/2017

SPQR - Diário de Seriador
Aos amantes de uma boa história antiga, esse livro é indispensável para qualquer interessando em aprender sobre Roma, a Cidade Eterna. Com uma leitura leve e repleta de detalhes, Mary Beard torna simples um tema recheado de complexidade.

A fio condutor de grande parte do livro é Cícero, um advogado, orador e político romano. Não por acaso, esse personagem viveu em um dos períodos mais importantes da história romana que foi a transição da República para o Império. Com isso, sua escolha é mais que perfeita, se mostra necessária. Com base em suas cartas e produções podemos ter uma melhor ideia de como era visto em Roma alguém que tivesse por objetivo o poder solitário, além de diversas características da vida dos romanos.(...)

Para ler o restante, acesse Diário de Seriador

site: http://www.diariodeseriador.tv/2017/05/livros-resenha-spqr.html

Halfleggr 18/09/2018

Uma viagem de milênios
Livros históricos tem fama por serem chatos e difíceis de serem lidos. Por vezes os autores usam linguagens técnicas que afastam os leitores leigos. Não é o caso de SPQR. Mary Beard faz um excelente trabalho, uma pesquisa histórica tão profunda e completa como nunca vi antes. Além disso, sua linguagem é fácil e boa de ser lida. A leitura desse livro se equivale a uma viagem pela história de Roma.

Recomendo ler primeiro os livros Roma e Império de Steven Saylor, que são ficção histórica, e depois entrarem na pura historia de Beard.

Albuquerque 12/11/2018

História bem contada
Fiquei bastante impressionado com o modo com que a autora contou a História de Roma. Simples e objetiva, escreveu para um público maior do que o acadêmico, mas sem perder de vista a crítica das fontes e o método científico. Excelente leitura, sinceramente não consigo visualizar nenhum ponto negativo que mereça uma menção. Acho que apenas quem não gostar de História vai achar o livro "chato"...

Impressões. E digitais. 23/03/2019

Uma história da Roma antiga?
Apesar de constar da capa que SPQR diz respeito a ?uma história da Roma antiga?, esta é uma constatação bastante modesta. Mary Beard nos convida a um passeio pelo primeiro milênio da história romana com apontamentos críticos à forma como lidamos com a História no geral.
O grande crivo da obra é demonstrar que a história pode ? e deve ? ser analisada de forma menos mecanizada. Isso porque tendemos a interpretá-la em retrospectiva e, por mais que pareça um exercício óbvio, o resultado está longe de ser acurado: ?adequamos? a História a fim de torná-la uma sequencia cronológica e inextrincável. Com isso, apontamos algozes e heróis, tiramos conclusões precipitadas e fechamos os olhos para todas as outras possíveis consequências que uma ação é capaz de engendrar.
É igualmente importante ter em mente que os escritos antigos trazem a visão de seus escritores: unilaterais, tendenciosas e/ou exageradas, e nem sempre fidedignas. Um exemplo típico é um embate entre o culto orador Cícero e o bandido Catilina ? ou seria, na realidade, o embate entre um conservador elitista e um defensor dos oprimidos?
Por fim, é interessante notar como problemas da organização político-social moderna encontram lastro na romana. Ressalto algumas, como as manobras do legislativo para economicamente vetar projetos do executivo ? uma versão romana do congresso americano e do Muro de Trump? ?, o manuseio das próprias instituições da República para legitimação de um governo despótico, a objeção a políticas assistencialistas e a noção de que ressaltar a diferença fortalece um movimento de identificação e de resistência.
(BEARD, Mary. SPQR: uma história de Roma antiga. Trad.: Luis Reys Gil. ? 1 ed. ? São Paulo: Planeta, 2017)

Fábio Valeta 17/08/2019

Conheci Mary Beard graças a um vídeo compartilhado no meu Facebook pelo meu irmão Marcelo, uns dois anos atrás. Na época, achei a fala dela tão interessante, que acabei comprando tanto este livro quando outro chamado “Pompéia”, dedicado à aquela cidade (este, ainda aguardando para ser lido).

Após ler SPQR (o nome é um anagrama que, em latim significava “O Senado e o Povo Romano”), posso dizer com certeza de que as compras não foram em vão. O livro é um primor de erudição, didatismo e amor pela história. Em uma busca para detalhar os primeiro mil anos de Roma, de sua mítica fundação (supostamente) no ano de 753a.C. até meados do século IIId.C, a autora usa de uma variedade de fontes, pesquisas arqueológicas e análises tanto dos clássicos estudos sobre Roma quanto dos mais recentes.

Em um primeiro momento, ela procura discutir sobre os primeiros séculos da cidade mais famosa do mundo antigo, um momento na história no qual temos pouquíssimas informações vindas do próprio período. A maioria das fontes escritas são de 300 a 400 anos após a fundação da cidade e quase sua totalidade misturada com lendas locais. Um dos primeiros trabalhos do livro é inclusive tentar desmitificar os primórdios de Roma, partindo justamente de dois de seus mais famosos mitos fundadores: 1) a história dos irmãos Romulo e Remo, criados por uma Loba; 2) O poema épico Eneida, que vincula a fundação de Roma com a lendária guerra de Tróia. Com esses dois mitos, textos romanos (como dito acima, escritos séculos depois dos eventos narrados) e os resquícios arqueológicos do período, a autora procura traçar um panorama de Roma em seu início.

A arqueologia obviamente tem um papel fundamental nessa análise, mas no caso de Roma ela pode ser bastante complexa uma vez que a cidade possui quase 3 milênios de existência e nas escavações não é incomum encontrar objetos do século V a.C. misturados com outros do século V d.C. Construções muitas vezes foram erguidas em cima de construções mais antigas, usando as vezes uma pilastra ou muro da construção anterior. Então pode ser que uma casa erguida do século III d.C., por exemplo, pode ter como parte de sua estrutura esqueletos de uma construção muito mais antiga. A cidade de Roma é um grande sítio arqueológico em que o passado distante e o não tão distante estão intrinsicamente misturados.

Partindo desse início mítico, Beard analisa os mais variados aspectos da vida romana, desde as vidas do cidadão comum (sendo que muitas vezes os únicos indícios de existências são seus próprios túmulos) até de cidadãos mais ilustres e conhecidos, como Cícero, Júlio César e outros. À medida que avançamos no tempo, as fontes escritas são mais frequentes (embora muitas delas ainda produzidas décadas ou mesmo séculos após os acontecimentos narrados) e os resquícios arqueológicos mais “fáceis” de identificar.

Para facilitar esse trabalho, as demais ciências têm sido grandes aliadas do estudo da História. Eu fiquei fascinado ao descobrir que a partir do estudo das arcadas dentárias de esqueletos antigos, é possível descobrir a região aproximada de onde essa pessoa cresceu, uma vez que o tipo de alimento consumido durante o crescimento deixa marcas que podem ser analisadas pela tecnologia atual, e então serem comparados com o tipo de alimentação disponível em cada região do mundo, permitindo então toda uma análise sobre os movimentos migratórios dentro do Império.

A autora não fica limitada apenas à cidade, acompanhando o crescimento da influência de Roma à medida que ela se expande. Por sua extensão, existem mais de apenas um mundo Romano: o da própria cidade e o das regiões influenciadas por ela. Das areias do Egito até a Muralha de Adriano, na Britânia. E ainda assim, existem diferenças entre os ricos e pobres, os dominadores e dominados em cada uma dessas regiões. Beard tenta, a medida do possível, dar voz a todos esses grupos, embora alguns sejam mais obscurecidos pela falta de fontes e referências do que outros.

É um livro incrivelmente denso, mas com uma escrita agradável e acessível. Um trabalho que gera apenas satisfação ao ser lido.

kiki.marino 08/02/2021

Sentimentos confusos ao ler este livro, Mary Beard é uma grande historiadora, mas este livro parece uma grande e repetitiva narrativa de outros livros e fontes sobre a História de Roma com poucas opiniões adicionais e "curiosidades". Lutei para ler até 50% do livro que foca no Ciceron.
Eu esperava uma descrição dos fatos históricos fluida, ousada, com uma perspectiva feminina, mas é apenas tradicional.

A propósito, acho o livro ótimo para estudantes iniciantes em História.

1 | 2 | 3 | 4