Nadando no escuro

Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

kelly.brekker 19/03/2024

"nadamos, destemidos, livres e invisíveis na escuridão..."
QUE LIVRO!!!!

eu já sabia que iria doer, sabia que seria uma daquelas histórias que deixa a gente só o caco, mas o que eu não sabia era a arte em forma de escrita desse livro.

que coisa mais pura e linda??? eu fiquei apaixonada por cada frase e o modo como o autor descreve o que estava acontecendo na época de uma forma tão simples e compreensível, é pra sofrer juntos com os personagens, esse final já era previsto mas mesmo assim deu uma dorzinha no coração.

e sério? ter mencionado james baldwin foi meu ponto fraco, eu ameiiii

"e as chances estavam contra nós desde o início: não tínhamos ninguém para nos mostrar o caminho. como que iríamos saber o que fazer? será que ao menos acreditávamos que merecíamos sair impunes por nossa felicidade?"

booksbytriz 04/04/2024

Extremamente surpreendida
No início do livro, eu não sabia muito bem do que se tratava porque apesar de ter conhecido ele por indicações de várias redes, não procurei saber muito afundo pra não ?perder? a experiência.

Logo nos primeiros capítulos já gostei do livro, a escrita me cativou muito e a história de vida do personagem também. Acho que o principal motivo de eu ter gostado tanto foi da pegada de poesia que o livro trás.

O Janusz me ?irritou? boa parte do livro, principalmente quando ele tentava mudar a opinião do Ludzio sobre o que estava acontecendo na cidade deles e em como ele fazia o Ludzio de otário.

Eu gostei muito do livro em diversos aspectos e acho que vai ser uma das minhas melhores leituras do ano. e como diz o Ludzio: ?Fagulhas também causam incêndios?.

polly 04/04/2024

Uma leitura delicada e envolvente
Minhas expectativas pra esse livro eram altas, ficção histórica, crise do socialismo, Polônia no século vinte, coisas que por si só ja me chamam a atenção. Nadando no escuro é um drama, um romance, mas não se engane achando que vai arrancar os cabelos de sofrer pq eu tenho certeza qe essa não é a intenção do autor. Ludvik é um narrador anestesiado, pela propria dor, medo e vergonha, então ele nos conta com uma gama de detalhes (possíveis, detalhes possíveis) sobre como viveu sua vida desde a partida do seu primeiro amor. Nadando no escuro me aparece como uma carta à Janusz, uma forma de Ludzio dizer "eu amei você, e quis ser amado de volta" mas nós não podemos esperar dos outros o amor como queremos.
Delicado e envolvente, uma história sobre o amor na sua forme mais natural.

Laura.Clobochar 04/04/2024

Se seu amor não é bem vindo, retire-se.
Novamente, Paulo Ratz me influenciando a ler um livro.
Quando vi a resenha do livro fiquei intrigada com a história já que tinha um pouco de história/política envolvida num romance.
Esse livro foi o primeiro em muitas coisas para mim: primeiro romance gay, primeiro livro com enredo político soviético e primeiro livro de um autor alemão/polonês.
A leitura é muito fluida e fiquei envolvida com o personagem principal desde o início. Sofria e me emocionava ao longo de sua história.
Só não dei 5 estrelas porque achei que os capítulos podiam ser melhor divididos. Outro ponto é que como a história é escrita no passado e presente, as vezes ficava confusa em qual cenário o personagem estava.

vcmechamademar 04/04/2024

Uma enxurrada de sentimentos.
Esse livro me tocou em lugares que ainda doem, fiz uma anotações e destaquei frases muito significativas. Mas esperava algo diferente da história, mas gostei bastante de qualquer forma!

Mab 04/04/2024

Muito triste e muito bom.
Aqui a gente acompanha a relação de dois personagens que vivem na polonia lá por volta de 1980. Eles precisam enfrentar muita homofobia e os crescentes ataques de violência na cidade. Mas eles querem fazer de tudo para terem uma vida boa e serem livres. O problema é que os dois diferem muito no que acreditam ser essas coisas, levando a história para um final triste e solitário. Acredito que o personagem principal amou mais e sofreu muito. Senti falta de um pov do outro. Mas gostei, muito bem escrito e reflexivo ?
@readwithmab

Heyy_Duuda 03/04/2024

Comecei a ler pela indicação da Livresenhas e UAU. Um livro incrível, bem triste porém muito real (?). Amei demais e super recomendo.

E COM VOCÊS UM TRECHO QUE ME PEGOU DEMAIS
"...eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim."

Karoline 06/04/2024

Uma história de amor que me encantou no início, e me fez chorar no final.
Adorei que o Ludwick narra a história, como se estivesse contando ou escrevendo para o Janusz.
Interessante que sozinhos, eles são perfeitos um pro outro, mas quando o mundo, pessoas, ideologias, vida real entra na relação, ela vai se esfarelando e os distanciando.
Enfim, gostei muito!

jorgelucaspires 01/04/2024

Swimming in the Dark - Fourth reading of the year.
Rico em detalhes! Nadando no escuro é um romance Queer ambientado na Polônia dos anos 1980, que na época era a República Socialista da Polônia. A beleza deste livro está em seus contrastes.

Entre a liberdade de viver fiel à sua identidade, mas também as algemas que viver a sua verdade o obrigam a entrar.

Desde as primeiras páginas, o autor Tomasz Jedrowski me fez sentir um misto de emoções. Adorei acompanhar o Ludwik! Fiquei tão fascinado que li em um dia. ?????

Me lembrou muito de dois filmes ?Call Me By Your Name? e ?My Policeman?.

Toniolo 31/03/2024

Nadando no escuro
Muito bom!! Os personagens são maravilhosos e a história muito bem ambientada trás várias reflexões e passagem onde a identificação com o personagen

Julia 31/03/2024

"Eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar.
Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho

Por Garoto 31/03/2024

Gays tristes
Gostei, mas nada de tão tocante quanto eu esperava.
Me lembrou um pouco o filme Centro do meu mundo, além do livro O Reencontro do autor Fred Uhlman, um dos meus favoritos da vida.
Vale a leitura.

Alisson5h 31/03/2024

Tô triste
Me deixou Put0. Dito isso 5 estrelas ? e favoritado.
Um amor proibido, um governo autoritário juntamente de uma sociedade conservadora. Esse livro me trouxe muitas reflexões, dor, raiva e esperança em certos momentos.
Até o onde o amor perdura e dura ?
Os ideias de ambos os personagens são muito marcados em cada um, cada um com sua visão de mundo.
Um quer ser livre o outro aceita viver no comodismo, será que isso pode dar certo ?
Uma sociedade hipócrita, preserva e preconceituosa. Pessoas marcadas pela dor, pela fome, pela falta de recursos e dinheiro.
Dois homens se apaixonam, mas será que paixão é suficiente pra sobreviver em meio a esta nebulosidade?
Eu amei esse livro, me trouxe sentimentos, me comoveu, e me trouxe reflexões. Recomendo muito !!!

Delduque.Avelino 31/03/2024

Livro lindo e extremamente necessário!
Terminei o livro bem reflexivo. A delicadeza e poesia da trama nos dá tristeza, mas acho que o grande triunfo de ?Nadar no Escuro? é acrescentar, ao enredo de amor e perda, uma dimensão verdadeiramente política, onde, através de dois jovens adultos, conhecemos duas formas distintas de olhar para um regime totalitário e opressor. Isso foi necessário demais. A forma que Tomasz conduz-nos numa viagem comovente através de um país desigual, dando-nos a conhecer uma história de amor que, ao contrário de muitas outras, se vê posta à prova, por todos fatores óbvios, é tão lírica.

Gisllany 30/03/2024

É pra mim um livro razoável
Tem alguns bons pontos como o final, mas a parte política foi bem difícil de ler